MESTRE NA DISCIPLINA


Não é o 155º golo de Cardozo com a camisola do Benfica que domina as discussões. É antes uma reprimenda de Jorge Jesus a Ola John, feita aos olhos de todos, no final da partida.
Se há virtude absolutamente intocável no técnico encarnado, é a de disciplinador. Pode dizer-se que é arrogante, que inventa tacticamente, que despreza o momento defensivo, que esgota fisicamente os jogadores, mas ninguém pode dizer que Jesus não sabe como liderar um grupo de trabalho. Nos últimos trinta anos, não me recordo de um fase com tão poucos casos de indisciplina no plantel benfiquista como desde que Jorge Jesus chegou. Diria mesmo que essa é a sua principal mais-valia – que também se reflecte no rendimento dos atletas, na sua disponibilidade, e consequentemente no futebol apresentado. Neste aspecto, sim. É mestre!
Não o queiram pois ensinar como se lida com jogadores de futebol, muitos deles ricos e mimados (como dizia um certo senhor), e sem fazer corresponder a sua vida profissional e privada ao grau de responsabilidade que altíssimos salários lhes conferem. Ninguém sabe que instruções deu o treinador ao jogador antes do jogo, ou nos treinos prévios. Ninguém sabe de que forma (mais ou menos ostensiva, mais ou menos desleixada) ele as incumpriu. Neste, como em muitos outros casos, não falta quem fale de cor.
Ola John, ele sim, começa a ser um caso neste Benfica. Obviamente ainda é cedo para conclusões definitivas, mas cheira demasiado a… Balboa. Não lhe vi ainda absolutamente nada de positivo (nem técnica, nem velocidade, nem remate, nem cruzamento, nem sentido colectivo). Não tivesse custado oito milhões de euros, e estaria seguramente na primeira linha dos jogadores a dispensar.
Como atenuantes tem o factor idade, e também o facto de ser proveniente de um país e de um futebol onde as liberdades são bastantes diferentes das nossas. Por acaso irei à Holanda durante o mês de Agosto, e prometo tentar informar-me sobre as qualidades que justificaram tão elevado investimento. Mas lá que começo a temer um enorme fracasso, lá isso…
Quanto à partida (que os Jogos Olímpicos não me deixaram ver na totalidade), as indicações pareceram-me genericamente positivas, ainda que a Juventus – à semelhança do Real Madrid – se apresentasse bastante desfalcada, e com menos tempo de preparação.
No sábado, novo teste. Agora com o Fortuna Dusseldorf. Será o último jogo antes de se iniciar o Campeonato.

14 comentários:

M disse...

parecido com Balboa..pois...e a culpa é dele ou de quem o escolheu?

Seismilhoesum disse...

Mas não é assim que se resolvem as coisas. E não me venham dizer que o "catedrático" sabe muito de bola! Não é em "Praça Pública" que isto se faz!

Johnny Rook disse...

Eh pá LF !Porra.

1ª JJ é um cretino(o outro tinha razão). Se queria chamar a atenção ao jogador fazia-o no balneário ou no 1º treino a seguir. Esta atitude nada (mas absolutamente nada) tem a ver com disciplina. Só tem a ver com estupidez;

2º O OJ foi escolhido pelo mestre da táctica porque no jogo com o SLB deu 2 ou 3 corridas que deixou o Maxi para trás. É como o caso daqueles que vêm para o Benfica porque lhe marcaram um golo.

3º E não repreende o Melgarejo ou o Luisinho porquê? Porque o 1º é uma invenção e teimosia dele. Vai tramar o jogador a DE e o SLB perde um excelente extremo (talvez o melhor do plantel).

xirico disse...

Pois eu,embora ache que a dupla LFV/JJ já atingiu o seu princípio de Peter,acho inadmissível o que a blogosfera benfiquista tem dito sobre este raspanete.Lá porque são estrelas quase deuses só lhes faz bem levar nas orelhas se fazem merda.Eu também já liderei homens e compreendo perfeitamente JJ.

Anónimo disse...

Eu prefiro esperar mais tempo para ver o que o rapaz dá...prefiro acreditar que vai sair um Di Maria que um Balboa(arrepios...)

e concordo na parte da Juve ter menos preparação mas não que estava desfalcada...um ou outro elemento mas não mais que isso.e a equipa que jogou não andará longe do que vai ser a titular lá na Serie A

Anónimo disse...

Gostas de mascar pastilha de certeza.

ETU disse...

Jorge é um arrogante, socialmente incapaz, que teve uma atitude execrável com um dos seus.

Mestre na disciplina?! Por favor.

Não deixa de ser interessante que te predisponhas a queimar no teu blog um miúdo holandês que está cá há um mês. Cheira a novo Balboa? Sem palavras.

Anónimo disse...

avaliações sem qualquer tipo de nexo ha todos os dias. mas nao neste blog; por isso nao podia estar mais admirado. Eu gosto do jesus, mas o maior defeito dele e exactamente este: é um péssimo gestor de homens (não e preciso recordar os casos do ruben amorim, carlos martins, saviola, nuno gomes..). fazer isto publicamente a um jovem de 19 anos não só é mau para o rendimento futuro do jogador, como humanamente repugnanate

Anónimo disse...

Nunca se faz isto em praça pública, mas sim no balneário. JJ é uma aberração e Deus queira que me engane ou este ano temos mais do mesmo... é só show off ainda mais com alguém que nem o deve perceber direito.

Vitória do Benfica disse...

Tenho pena que este espaço feche, para férias. Admiro a sua capacidade para escrever tanto sobre o nosso clube, o profissionalismo do seu hobby.

Não gosto de Olá John. Não gostei da maneira como Jesus ralhou no final do jogo. Se Olá cheirou a Balboa, o que é verdade, não deixei de sentir um cheiro a Quique Flores e ás flores do Quique sempre que perdia. Aquela atitude de atribuir, em público, aos jogadores o onus da derrota. Olá foi escolha de Jesus assim como o é a escolha de Luisinho para lateral esquerdo.

O melhor deste defeso são os adversários, e isso sim é promissor. Só uma derrota até agora e dois empates um deles na última jogada

SLBenfica-news.blogspot.com disse...

Os balneários têm paredes por alguma razão e não será só para que possam tomar banho com privacidade.

Defensor de JJ, tenho a lucidez e honestidade para afirmar que este não foi o momento ideal.

Contra as Águias, a comunicação social tem olho de falcão. Á minima derrapagem estão lá!!

Saudações Benfiquista, votos de umas excelente férias e até breve (com o Benfica no comando!!!).

Manuel disse...

Benfiquistas ignorantes, que não percebem nada de gestão de recursos humanos é o que há mais e o que se vê mais na blogosfera.

Embora as equipas de futebol não seja propriamente a tropa, confundir a gestão de jogadores de futebol, estrelas com ego gigantesco, que têm de ser lideradas de uma maneira totalmente diferente do que, por exemplo, gestores ou trabalhadores nas empresas. Não há qualquer comparação.

Flores de estufa e gente piegas é o que há mais em Portugal. Nem conheço outro país igual. Por isso, e por outras coisas, é que os desportistas portugueses são tão fracos de cabeça quando chegam, por exemplo, a uns J Olímpicos. E encontram todo o tipo de desculpas para a sua mediocridade!

Deixem de ser piegas e maricas. Afinal o mesmo que fazem outros grandes treinadores como Ferguson e Mourinho. Há variados exemplos.

Se não aguentam, nem entendem, um simples raspanete dado com toda a razão não tem nada a fazer no desporto de alta competição. "If you can´t stand the heat, get out of the kitchen".

Claro que os abutres aproveitam logo toda e qualquer oportunidade para morder e dar bicadas no corpo do Benfica. Neste caso, na figura do JJ. Eu não vejo os andrades a fazerem nada semelhante. Sabem porquê? Porque eles nem estômago têm, embora vontade não lhes faltasse, para falar assim.

Anónimo disse...

Infelizmente neste Portugal "ranhoso" ainda há muita gente que se inflama com a disciplina! Pois claro, coitadinhos.Que país e que sociedade tão rasca!
Vão todos dar banho ao cão!!!

Jorge Silva

Seismilhoesum disse...

O "anónimo" Jorge Silva deve gostar, quando erra, se é que erra, que o chefe, se é que tem chefe, lhe berre e lhe chame a atenção à frente de toda a gente.