BASTANTES MELHORIAS, MAS...

Cumpriu-se a tradição. O Benfica venceu o Torneio Guadiana, e, com ele, elevou as expectativas relativamente à sua época. Só faltou ser Nuno Gomes a levantar a taça para se repetir um quadro já visto e revisto em temporadas anteriores.

A vitória no torneio foi justa, e traduz claras melhorias competitivas face ao estágio na Suíça. Outra coisa não seria de esperar.

Embora o principal problema persista (na defesa), do meio campo para a frente já se sentiu algum perfume no futebol encarnado. Há reforços que são mesmo reforços, e alguns já da casa também parecem caminhar para a melhor forma. Falo, no primeiro caso, de Witsel, Matic, Nolito, Perez e Bruno César (todos centro-campistas), e no segundo de Gaitán e Saviola.

Também na baliza a situação estabilizou. Artur tem mostrado os atributos que fizeram dele um dos melhores guarda-redes da temporada passada, pelo que não creio que seja oportuna (e muito menos necessária) a contratação de Eduardo – que me parece condenado a passar uma época no banco, e a perder a titularidade na selecção nacional.

Mas, se o excesso não é um problema grave, já a escassez o pode ser. É o que se passa com o sector defensivo, onde a Copa América (nos casos de Maxi, Luisão e Garay), e não sei bem o quê (no caso do lateral-esquerdo), têm certamente tirado o sono a Jorge Jesus. É este o ponto de preocupação face ao plantel encarnado, até porque as segundas linhas (algumas delas perdidas em adaptações necessárias ao colectivo, mas prejudiciais à sua afirmação individual) não têm, genericamente, dado provas de estar à altura das exigências. Acresce que Roderick está no Mundial sub-20, Ruben Amorim e Jardel estão lesionados, e Miguel Vítor lesionou-se agora. Pior era impossível.

Maxi, Garay, Luisão e Capdevilla (a confirmar-se a contratação) asseguram um quarteto de qualidade indiscutível. O problema é que dificilmente poderão jogar todos a eliminatória europeia, e caso o façam, fá-lo-ão sem qualquer trabalho de mecanização prévio. Mas mesmo numa perspectiva de médio prazo – falo do campeonato -, não me parece que fosse má ideia adquirir mais um bom central.

Enfim. Veremos o que o jogo de apresentação reserva. Será a última oportunidade para fazer testes. A seguir, será a Europa que irá estar em causa.

9 comentários:

Jotas disse...

Julgo que mais importante que vencer o torneio do Guadiana, foi a eliminação do Brasil da Copa América, o que a par da eliminação da Argentina, permite que o Benfica possa integrar aquela que será certamente a dupla de centrais titulares com uma semana de antecedência, factor esse que como se constatou ontem é de extrema importância.

Anónimo disse...

Concordo com a questão do central. Precisamos de mais um pelo menos tão bom como o luisão.

Defesa direito temos o ruben amorim como alternativa ao maxi.

A minha grande preocupação é o ponta de lança. Neste modelo de jogo não há lugar para um ponta de lança como o cardozo. Veja-se o caso do ibra no barça. Em equipas compostas por jogadores muito rápidos que trocam muito bem bola ao primeiro toque e exploram constantemente o espaço vazio não faz sentido ter um ponta de lança estático, "um poste" na área.

Ontem já se viu um pouco do filme: bolas em profundidade para o cardozo, passes a rasgar a defesa em busca de espaços nas costas dos defesas simplesmente acabam em nada porque o cardozo não é um avançado móvel, é lento e domina mal a bola.

Sérgio Estrela

Anónimo disse...

Falta no seu discurso um nome ao qual o planeta Benfica deveria dar mais credebilidade e apoio: URRETA!
O Enzo é bom, e esta não é?

Vitória do Benfica disse...

Eu estou muito pessimista face aos resultados deste ano e tirando o facto de ser um clube, mais um corrupto, mas em que pelo menos a justiça parce funcionat, tudo me diria que não passariamos esta fase. Logo veremos
Também não entendo a contratação de Eduardo, mas enfim, assim como não entendo porque edemora tanto tempo a contrar. Será porque não há, de facto dinheiro.

Vamos ver o que o treinador da segunda divisão B faz. Entretanto acho que nenhum jogador sai de lá e se assim for só significa como diz o rapaz da bata branca que trabalha nos pauzinhos dos pózinhos: "eles sabem tudo, os outros também sabem, não dizem nada, mas também não pagam nada".

jfk disse...

A falta de um lateral esquerdo, quando há meses se sabe que Coentrão iria sair, é totalmente incompreensível.

Concordo que precisamos de um mínimo de 3 centrais de qualidade.

Adalberto disse...

Tenho visto os jogos de preparação do Benfica e para ser muito sincero não tenho gostado.
Considero que o planeamento da época foi, talvez, ainda pior do que a do ano passado. Hoje não temos uma equipa para jogar e ganhar aos turcos. Sem defesa, com muitas indefinições, sem tempo para entrosar algumas previsíveis entradas até 4ª feira, temo que não se consigam resolver os problemas a tempo de não hipotecar, outra vez, a época (pelo menos no que à vertente financeira diz respeito).Ainda somos muito amadores a preparar a época. Os erros pagam-se caro!
Claro que lá estaremos para apoiar o BEnfica!Viva o Benfica.

Nós Sébio disse...

- Ficarei intrigado se Jesus dispensar, como se diz, Urreta.

- Saviola talvez precisasse de perder uns quilos.

- Artur poderá ter sido uma das grandes contratações da época.

- Nolito promete.

De resto, indepentemente dos problemas conjunturais da defesa, não consigo ainda sentir-me com muita fé na equipa. Mas tenho alguma esperança de ter de vir a mudar de tom.

Manuel disse...

É sempre bom ver benfiquistas cépticos em relação à equipa. É bom sinal. É sinal que as expectativas estão baixas e que por isso tudo o que vier é visto de forma positiva.

Exactamente o contrário do ano passado, em que as expectativas (euforia e bazófia?) estavam tão exageradamente altas que a mínima contrariedade foi vista como uma catástrofe.

Por aqui se prova a bipolaridade da grande maioria dos benfiquistas.

Anónimo disse...

Concordo com quase todos os comentários. Uma coisa é que não percebo: porque é que se sabe tudo sobre o nosso Benfica? Que raio de (des)organização é que temos que isto nunca mais acaba e somos "comidos" quando queremos contratar bons jogadores!

António Rodrigues-Santarém