CARAS NOVAS






Não conheço alguns dos reforços do Benfica. Não tenho grandes dúvidas que muitos deles serão emprestados (Leo Kanu, Melgarejo, André Almeida ou Tiago Terroso, por exemplo), e poucos entrarão de caras na equipa.

Vejamos os principais, um a um:


ARTUR MORAES (ex Sp.Braga) – É, como disse, aquele que me parece com mais condições para assumir a titularidade no imediato, sobretudo se Roberto acabar por sair (como penso que seria desejável). É experiente, está adaptado ao país, conhece o campeonato, e tem qualidade. Não será o guarda-redes perfeito (esses são Casillas ou Neuer), mas é um excelente guarda-redes, perfeitamente à altura da baliza do Benfica.


DANIEL WASS (ex Brondby) – Vi-o jogar apenas alguns minutos, durante o Euro sub-21, e não me impressionou muito. O Benfica tem boas recordações de jogadores nórdicos, o que favorece as expectativas, mas, neste caso, a inexperiência não deverá permitir uma afirmação imediata. Será, na melhor das hipóteses, um bom suplente para Maxi (coisa de que o plantel carece). Na pior, mais um para a lista de cedências.


NUNO COELHO (ex Académica) – Passou-me totalmente despercebido ao longo do campeonato, pelo que não será, certamente, uma estrela de primeiro plano. É português, e como tal deverá permanecer no grupo, mesmo ocupando uma posição já lotada. Tem escola (foi internacional nas camadas jovens), e diz que é benfiquista (o que, valendo o que valendo, sempre soa bem aos ouvidos). Deverá passar o ano no banco, ou na bancada, a ver Javi Garcia, e eventualmente Matic, jogarem.


MATIC (ex Vitesse) – Foi englobado no negócio David Luíz, numa altura em que pouco se sabia sobre as necessidades do plantel neste defeso. A sua posição natural será a de Javi Garcia, onde já havia Airton, e onde também haverá Nuno Coelho. Não sei até que ponto poderá adaptar-se a outro lugar (por exemplo ao lado direito). Tem uma estatura considerável, aspecto que considero determinante, e conhece o futebol europeu, o que significa uma mais rápida integração. Tenho alguma esperança que se possa afirmar, mas não o conheço suficientemente bem para ter certezas.


BRUNO CÉSAR (ex Corinthians) – De todos os reforços é, à excepção de Artur, o que melhor conheço, pois vi-o jogar várias vezes no Campeonato Paulista, através do PFC. É um criativo, um repentista, que denota capacidade de passe longo, e de remate. Parece-me um pouco pesado, e pouco disponível na hora de defender. Mas acredito que Jesus o faça crescer competitivamente. Temo, pelo contrário, que Aimar e Carlos Martins lhe tapem a posição natural, e não sei qual será o seu rendimento numa ala. Na pior das hipóteses poderá ser um novo Roger; na melhor (com muito trabalho táctico, físico e psicológico), uma aproximação a Deco.


ENZO PEREZ (ex Estudiantes) – Nunca o vi jogar, mas as referências são boas. Trata-se de um jogador seleccionável na poderosíssima equipa argentina, o que é, à partida, um atestado de qualidade. Espero uma espécie de Nico Gaitán, mas para o flanco direito, onde a mais que certa saída de Salvio deixa um buraco por preencher. Dado o seu perfil táctico, e dadas as carências da equipa, creio que poderá entrar directamente na titularidade.


RODRIGO MORA (ex Defensor Sporting) – Quer Cardozo permaneça (o que espero, e desejo), quer saia e seja contratado alguém para o seu lugar (Piatti, Funes Mori ou outro), este uruguaio - proveniente do antigo clube de Maxi Pereira - não deverá passar do banco. Nunca o vi jogar, mas pelas referências que tenho é mais uma alternativa a Weldon ou Kardec (ambos de saída), do que a qualquer um dos titulares. Ainda é jovem, e, à semelhança de Jara, terá tempo para se afirmar. Não há certeza de que fique no plantel.


NOLITO (ex Barcelona) – Ser dispensado do Barcelona não é, necessariamente, um mau sintoma. Trata-se da melhor equipa do mundo, onde, para além de Messi, já estão Villa, Pedro, Bojan (este também de saída) e mais alguns jovens promissores de grande qualidade. Creio que se trata de um extremo, mas como nunca o vi jogar, não conheço em pormenor as suas características, nem faço ideia se terá condições de se afirmar imediatamente como titular. Conseguir um jogador jovem do Barcelona, a custo zero, não deixa, no entanto, de parecer um óptimo negócio.

13 comentários:

Anónimo disse...

Axo k não vale a pena fazeres um post só a dizer não conheço, nao conheço e não conheço.
Pior do que isso é que mostras o teu desconhecimento a ires na conversa de algumas baboseiras que vêm na imprensa sobre estes jogadores. E o Tiago Terroso não é jogador do Benfica!

LF disse...

Quando não vi jogar, digo que não vi. Procuro ser honesto, e não gosto de inventar.
Independentemente disso, há referências que se ouvem, que se lêem, há consultas a sites que se fazem, a foruns estrangeiros, às estatísticas da carreira, etc etc.
Fiz isso para alguns destes jogadores que confesso, todavia, não ter visto jogar.
Talvez não seja de grande utilidade para os leitores, mas na verdade não tenho muito mais a dizer sobre o Benfica 2011-2012.

Anónimo disse...

1 - matic no vitesse jogou mais vezes a interior esquerdo que a trinco.

2 - nolito não foi dispensado. o barcelona tentou renovar, várias vezes, até abril, e ele recusou, pois não queria continuar na sombra, apesar de ter tido a promessa de estar no plantel na próxima época (seria suplente)

3 - enzo perez não é um "gaitán", é menos fantasista e artista e mais raçudo e trabalhador - e isso faz-nos falta...

4 - falas do piatti como substituto do cardozo??? o piatti tem 1,63m de altura :D

Gramoxone disse...

Em vez de se escrever sobre os novos jogadores do Benfica, eu gostaria era de ver algo escrito sobre os que poderiam ter sido e não são devido a isto: http://videos.sapo.pt/IdyRstneGGBnWM033Ubn

Era sobre isto que eu gostaria de ver comentários. O resto é discutir lana caprina.

Anónimo disse...

O Nolito não foi dispensado no Barcelona. Isto é o Correio da Manha ou quê?!!
O Barcelona fez-lhe uma proposta de renovação mas ele preferiu sair porque sabia que dificilmente jogaria na equipa principal.
Factos Sr. Luis Filipe. Factos.

Vitória do Benfica disse...

Tudo me deixa triste neste Benfica 2011/2012. Não bastava já as paletes de jogadores que ninguem sabe quem são como ainda as denúncias de que o Falcão foi oferecido ao FCP. Tudo isto é muito triste e só uma boa exibição do Benfica na próxima época me fará esquecer que vai haver eleições em Outubro de 2012.

frank disse...

Ah eu conheco o Nolito,Bruno Cesar,e Enzo Peres sao tres excelentes contratacoes especialmente o ultimo enche-me as medidas quanto aos outros nao conheco,nao conheco nao conheco lol.

Diga disse...

acho estranha a analise...especialmente a jogadores de seleccao e que se sabe serem do Benfica ha algum tempo, convem ve-los (caso gritante do Enzo Perez, excelente jogador). Mais a mais, Matic eh completamente canhoto (nem sabe o que eh o pe esquerdo) logo dizer que ele podera dar um bom media direito eh...um disparate!

Anónimo disse...

O Nuno Coelho é do scp desde pequenino. Eu sei, porque era meu vizinho... na Covilhã.

jfk disse...

O Benfica precisa é de jogadores para jogar, não para o banco ou emprestar, a pensar no futuro.

Reafirmo o mesmo do início da última época: antes de se pensar no futuro há que acautelar o presente.

Sem presente, vencedor ou consistente, o futuro não passa de uma ilusão.

Peter disse...

Eu quero e ve-los a jogar so ai poderei dar uma opiniao valida, embora haja um que ja o vi jogar frequentemente e gostei, o Enzo Perez que fazia jogos magnificos nos Estudiantes.Nunca mais rola a bola.

71460_5/8 disse...

o Nolito não foi dispensado. Bem pelo contrário. O Barcelona ofereceu-lhe a renovação mas ele achou que estaria tapado para a equipa principal e por isso decidiu sair para poder evoluir. Espero que tenha sucesso.

Os outros "cromos" espero que pelo menos façam um bom banco que foi uma das coisas que faltou a época passada. Sempre que foi necessário os suplentes raramente chegaram à frente.

Há contratações que desde o inicio que foram assumidas como contratações de futuro. Contratar o André Almeida, jovem e português por 200 mil é uma pechincha se continuar a evoluir.

LF disse...

apenas umas notas:

- Se o Barcelona quisesse mesmo que o Nolito continuasse, ele continuaria lá. O resto é uma questão semântica.

- Eu não disse que o Matic podia jogar à direita. Disse que estaria tapado na sua posição de origem, e apontei, como desejável, uma adaptação à direita, apenas por ser o lugar mais carenciado.

- Não disse que o Enzo Perez era um Gaitán em termos técnicos. O que quis dizer é que poderia representar, para a equipa, o que Gaitán representa: um jovem argentino, com valor, seleccionável, valorizável, que joga pelos flancos.

- Não comparei Piatti a Cardozo. Mas são os jornais que têm escrito que a contratação de Piatti avançaria apenas no caso de Cardozo sair. Afinal de contas, são dois pontas-de-lança.

- Reafirmo que esta não é uma análise factual (como disse não vi jogar uma boa parte deles), mas apenas uma partilha de expectativas. Mas já percebi que foi mal entendida.