CLASSIFICAÇÃO REAL

Esta terá sido, provavelmente, a jornada com mais decisões polémicas, desde que se iniciou a Liga.
Em todos os jogos se verificaram vários erros graves, ainda que em termos de pontos só uma partida (a de Vila do Conde) origine correcções.
RIO AVE-SP.BRAGA
Apenas vi os golos, e na verdade, o do Rio Ave nasce de uma falta de João Tomás. Depois de tantas ajudas, chegou a vez do Sp.Braga também ser penalizado pelas arbitragens.
Resultado Real: 0-1

FC PORTO-ACADÉMICA
Uma arbitragem caótica deixou a sua marca em quase todos os golos. Mas logo na primeira parte, ao não sancionar um penálti cometido por Bruno Alves, Hugo Miguel começou a errar.
O central portista escapou, aliás, duplamente à expulsão. Quer nos dois amarelos que deveria ter visto e não viu, quer no vermelho que ficou por mostrar quando agrediu de forma selvática um seu adversário, primeiro com o cotovelo, depois com a bota, em mais uma demonstração de violência e da respectiva impunidade. Nada que não estejamos já habituados a ver nos relvados portugueses.
Esse lance (o da agressão) é impressionante. A forma como Bruno Alves o disputa é verdadeiramente elucidativa daquela que é a sua postura em campo, e deixa no ar a interrogação: será apenas a agressividade de quem quer ganhar e sabe que o pode fazer por todos os meios ? ou será mais alguma coisa ?
Um golo obtido por Farias em fora-de-jogo completa o ramalhete de ajudas aos da casa.
Mas há que dizer que ambos os golos da equipa estudantil ficaram também marcados pela ilegalidade. No segundo não tenho dúvidas, há mesmo mão na bola. No primeiro gostaria de ver outra imagem, mas infelizmente (por acaso ou não) a RTP apenas disponibilizou uma, onde parece haver infracção, mas não fica a certeza absoluta de tal acontecer. Sendo os indícios demasiado fortes, devo todavia, em justiça, retirar ambos os golos à Académica.
Resumindo, o Porto marcaria apenas duas vezes, e a Académica uma (a do penálti). Bruno Alves teria sido expulso com a sua equipa em desvantagem, mas todas as conjecturas que se possam fazer sobre essa eventualidade carecem de objectividade.
Resultado Real: 2-1

BENFICA-NACIONAL
Outra arbitragem péssima, igualmente com prejuízos para ambos os lados.
Na primeira parte assistiu-se a um verdadeiro show do fiscal-de-linha (chamemos-lhes assim) do lado dos bancos. Faltas mesmo nas suas barbas que fez que não viu, desorientação total, e para culminar, a validação do golo do Nacional, obtido em claro fora-de-jogo. Perto do intervalo foi poupada a expulsão a Patacas, que já com cartão amarelo protagonizou uma entrada violenta sobre Di Maria, passível de lhe valer o segundo cartão.
Ao intervalo temi o pior. Pensei como seria fácil a meia-dúzia de indivíduos vestidos de negro, reduzir a cacos toda a exuberância e talento de uma grande equipa de futebol.
Obviamente que o Estádio da Luz não podia ficar calado. A assobiadela monumental com que brindou a equipa de arbitragem ter-lhe-á feito sentir os erros que tinha cometido, e admito que o penálti (inexistente) assinalado aos três minutos da segunda parte possa ter tido origem nessa má consciência. Tenho dúvidas que exista simulação (parece mais um tropeção ou uma escorregadela), mas, de facto, não havia qualquer razão para grande penalidade.
Os erros não se ficaram por aqui.
Pouco depois, novamente o mesmo fiscal-de-linha (e como seria bom saber os seus nomes, de onde são, como apareceram no futebol etc), anula um lance de ataque ao Benfica que culminaria num golo de Saviola. Mais tarde, foi novamente a vez do Benfica ser favorecido, com a marcação da falta que originou o 5º (?) golo e expulsão (mais tardia do que injusta) de Patacas, num lance em que Ruben Amorim tropeça nas suas próprias pernas.
Espero não me estar a esquecer de mais nenhum lance.
Um grande espectáculo não pode ser apagado por uma exibição desastrosa do árbitro, para mais, quando acabou por não ser ele a definir o vencedor. Mas esta arbitragem prova a falta de categoria de alguns árbitros, e a falta de cuidado de Vítor Pereira ao nomeá-los para certos jogos.
Resultado Real: 5-0

V.GUIMARÃES-SPORTING
Dois erros claros marcam este jogo, um para cada equipa.
No lance do golo anulado a Caicedo, o equatoriano está em linha no momento do passe, pelo que se trata de um equívoco do assistente. Por outro lado, há um penálti, também na primeira parte, cometido por Vukcevic junto da linha de fundo, e que Olegário Benquerença não terá visto.
São ambos lances difíceis de avaliar sem recurso às repetições televisivas. Mas com estas, percebe-se claramente que os erros aconteceram.
No golo do Sporting, quando é efectuado o passe, Matias Fernandez está atrás da linha da bola, nada havendo assim que apontar à decisão do auxiliar.
Resultado Real: 2-2

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 24
Sp.Braga 19
FC Porto 17
Sporting 12

21 comentários:

Anónimo disse...

o 1º da briosa é legal. o primeiro do porto, ilegal. farias faz-se ao lance. resultado real - 1-2

Unknown disse...

O fiscal de linha do lado dos bancos chama-se Alex e é natural de Marco de Canaveses!

Anónimo disse...

Já o penalty sobre o Vucevic não viste. Enfim, és lampião.

Anónimo disse...

No 2º do FCP, Farias tava muito sozinho! Não pode! devia ter sido anulado! O 1º da Briosa é fora da área devia valer por 2, ou 3, tipo basket! Resultado final 0-3. Ta bom assim palhaços???

Anónimo disse...

A gaja q passa os fatos dos delegados da liga chama-se Almerinda e é natural da terra dela!! Daaaaaaaahhhhhhhhh!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Patacas toca com o joelho no pé de Ruben Amorim, quando este estava a "sprintar". É efectivamente falta e 2º amarelo.

Matias disse...

há também um golo mal anulado a Saviola por fora-de-jogo inexistente (ainda na primeira parte, logo após o golo do Nacional)

eduardo disse...

o anónimo do primeiro comentário não tem outro nome: BURRO!...

Brytto disse...

É evidente a falta de Patacas com o joelho sobre R.Amorim, não entendo como é que podes concluir que não há pénalti. Aliás a reacção do próprio é ilucidativa, nem sequer protestou... O pénalti sobre o Aimar admito que não seja, mas que há um bracinho maroto, lá isso há...

condor disse...

Os lampeões ladram e a caravana dos tetracampeões passa rumo ao penta!
Rumo ao penta sim,que estas bombitas que dão aos "atletas"do benfas,terceiro classificado do ultimo e do penultimo campeonato um dia destes rebentam-lhes nas mãos!

Anónimo disse...

Andrade Eduardo,

Os anos e anos de corrupção do teu clubezeco acabaram. Os papéis estão a inverter-se para o seu equilibrio natural e só um burro como tu não consegue admitir a superioridade do Benfica.

Já vi alguns comentários teus aqui pelo Blog e devo informar-te que não tens muita inteligência nessa ervilha a que chamas cérebro. O teu clube de merda tem sido beneficiado há mais de 20 anos à custa de frutas e apitos dourados, devias ter vergonha na cara e enterrar-te num buraco antes de vires comentar nos blogs Benfiquistas.

Acabou-se a mama andrades, espero que o Benfica vos encha o saco também à antiga!

O vosso presidentezeco de merda é que nunca mais abriu o bico, deve andar com uma azia.

H. disse...

Patacas toca nos pés do Rúben Amorim, daí ele ter tropeçado.

BLACKLIST disse...

1ª vez que visito o Blog e certamente a última!

Anónimo disse...

Patacas reafirmou que o comportamento de Jesus gerou grande revolta: «Claro que Jorge Jesus faltou ao respeito ao Nacional. Todos sabemos que aquele gesto não era o que foi dito depois. Mais valia ter pedido desculpa do que dizer o que disse. O plantel está revoltado. O que fizeram a Manuel Machado é tremenda falta de respeito. Mas nem vale a pena a falar muito disso. Se calhar é por isso que o FC Porto ganha mais vezes.»

Todos aqueles que não são fanáticos, cegos, e anti, pensam assim senhores!! Tomem, e embrulhem!

LF disse...

Talvez tenham razão no lance do Ruben.
Mas com um resultado real de 5-0, nem me vou incomodar a alterar o post.

Anónimo disse...

e incomodares-te a alterar pelo penalty sobre o vuk?

António Pista disse...

A verdade é essa mesma!

Mas contra tudo e contra todos é impossível parar a qualidade dos jogadores do Benfica!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

LF disse...

Não há nenhum penálti sobre Vuk !

André Pedro disse...

Este último anónimo é um fartote de rir!! Com certeza se esqueceu do último treinador que passou por Portugal e que teve comportamentos tão ou mais controversos do que este de Jorge Jesus.
Pois não devia! Afinal, muito festejou você a custa dele!

Um tal de José Mourinho, não sei se já ouviu falar...

eduardo disse...

ó ANÓNIMO do primeiro post: nem dignidade tens para ter nome; verme

Rui disse...

cá está mais um exemplo do teu fanatismo clubístico, então o teu amigo lucílio permite um golo precedido de uma falta escandalosa sobre o central moisés, que permite que joão tomás se isole e dê o golo ao rio ave, passou o jogo a marcar faltas ridículas ao braga, quando este dominou todo o jogo mas não pode sair de lá com outro resultado, e nem alteraste a pontuação do líder SC Braga?

ganha juizo