GRANDEZA (III)

Quando se vai disputar mais uma jornada da Liga dos Campeões, importa apresentar mais alguns quadros, daqueles que muitos não gostam de ver, mas cujo significado é iniludível.
Eis os clubes que mais vezes chegaram à final da principal prova europeia, os que mais vezes estiveram nas meias-finais, e os que com mais frequência atingiram os quartos-de-final:
O top-10 engloba sempre os mesmos emblemas, que são afinal de contas a elite do futebol europeu, independentemente dos momentos que, conjunturalmente, cada um deles viva - o Inter não disputa uma final desde os anos sessenta, o Liverpool não é campeão inglês há vinte anos, o Ajax e o Benfica não estão nesta edição da prova, e a Juventus passou pela segunda divisão há dois anos atrás, não deixando, todos eles, de se situar no plano superior do futebol internacional.

16 comentários:

Anónimo disse...

Interessante análise.

São sem dúvida "os históricos" do futebol que aí estão e os que movem a verdadeira "paixão" do futebol europeu. Faltará talvez o Arsenal.

Em termos conjunturais (mais ou menos alongados no tempo), não se encontram na lista alguns emblemas que hoje em dia conseguem bons resultados.
O Chelsea, desde que foi descoberto petróleo russo em Londres.
O FCP, à custa de 2 décadas de hegemonia recheadas, como ficou provado (e condenado), de ilegalidades e manobras de bastidores.
O Lyon, que nos últimos anos surgiu como equipa dominante no campeonato francês, depois do descalabro do Marselha (uma espécie de Porto francês, com a diferença que a justiça, no caso do Marselha, foi severa).

Interessante também verificar que, contrapondo este top com o ranking da UEFA, o Benfica se posiciona em 7º (à frente de Juventus e Ajax).

Ranking da UEFA, já agora, onde 14 dos 20 primeiros clubes são espanhóis, ingleses, italianos ou alemães. As excepções são Lyon, Shakhtar, Zenit, FCP, PSV e Benfica.

Sry Lanka disse...

Q pena eu não ter RTP Memória.

Sry Lanka disse...

Um quadrozinho dos vencedores da Intercontinental, não se arranja?

Ou dos participantes do formato Champions, tb não?

Ou dos clubtes mais títulados do mundo em todas as provas, nada? Vá, dubai, guadianas e eusébios não vale! Quanto muito a taça da bjeka!

É q já não sou do tempo dos quadros a preto e branco. Prefiro a cores.

Anónimo disse...

Para um refresh do anónimo:

16/09/2008

TAS arrasa Apito Final


No acórdão da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões que hoje se inicia, o Tribunal Arbitral do Desporto destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF.

Peter disse...

Nada que já não soubesse mas é sempre bom relembrar pq alguns tem a memória curta ou fingem que não sabem.

Anónimo disse...

Continuam a viver do passado.

João N disse...

Para um refresh ao "anónimo"

As escutas não foram aceites, mas que estão lá...estão!

Eu acho graça, nós portugueses que passamos a vida a criticar a justiça porque os "ricos" safam-se sempre, somos (ou alguns de nós) capazez de negar o inegável quando nos interessa!

Tiago Pereira disse...

Peter:
Memória curta? A última vez que o benfica venceu a antiga taça dos campeões europeus foi à quase 60 anos! Eu a isso chamo memória muito longa...

Anónimo disse...

O Porto não foi condenado de nada...
Os tribunais civis até agora deram razão em todos os processos já julgados.
Os tribunais desportivos (nomeadamente o TAS que é o Tribunal mais importante em relação ao direito desportivo) também deram razão ao Porto.
O único órgão que condenou o Porto foi o CD da Liga, "comandado" por um compadre do Benfica com base nas acusações de Carolina. Acusações que foram desfeitas em tribunal, estando aquela "senhora" agora com processo por perjúrio.
Mas continuem:) que nós vamos ganhando e assistindo com prazer ao lento desfinhar desse (outrora) grande clube, SLB, que agora está nas mãos de uma associção, essa sim, de malfeitores (o futuro se encarregará de o mostrar).

pedro disse...

Porque não concordamos com a opção da RTP em retirar o épico Domingo Desportivo da grelha de programação.

Assinem a petição para o seu regresso.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2009N374

Ajudem na divulgação através de sites,facebook, twitter, blog´s, amigos, etc

Anónimo disse...

tábem ó arrasa...
o conteúdo das escutas é conhecido de todos e essas ninguém as nega

Anónimo disse...

Caro LF está enganado, o Benfica está na lista por causa de um momento conjuntural, os anos 60 do Eusebio, declarado patrimonio nacional por Salazar e por isso impedido de ser vendido, numa altura em que era importante para o regime dar circo ao povo.
Tirando os anos 60, diga-me lá em que posiçao estaria o Benfica...
Mas claro, entender isso seria algo extraordinario e eu n sou Jesus (Cristo) para lhe tentar explicar o óbvio.

eduardo disse...

ó tempo volta pra trás; é quase quase como a história das eleições, em que ou ganhava José Sócrates ou a Outra Senhora; ah, que saudades desss tempos... cheirinho a mofo, coisa bafienta; ah, que saudades...... pôrra prás articulações que doem pra caraças....

Ricardo Campos disse...

muito bem!
ó fialho coloca aí uma folha de excel com a equipa portuguesa com maior numero de titulos europeus conquistados...

tu muito gostas de quase vitorias!

Afonsus disse...

Pergunta do dia,

será que por haver um clube em que a maioria dos seus adeptos são anónimos isso queira dizer que eles têm vergonha de alguma coisa ou que não conseguem justificar o injustificável? Coisas que me ocorrem.. Afonsus

Peter disse...

Caro tiago pereira isto é tudo uma questão de memórias se para si 60 anos é muito é porque o seu disco rígido contém poucos gigas de memória eu modestia á parte tenho bem mais gigas de memória que o tiago, felizmente.Caro anónimo sobre o salazar e o Benfica até nem vou gastar muitos gigas de memória mas só para lhe recordar de alguns factos desse tempo digo-lhe só isto em que data foi inaugurado o estádio da Luz, das antas e de alvalade? Quando o verificar logo vê quem eram os clubes que engraxavam o ditador de santa combadão e quem é que tinha uma atitude diferente.