OS SEGREDOS DO F.C.PORTO

Não vi a totalidade do jogo do F.C.Porto com o Lyon. Não vi, aliás, a totalidade de nenhum jogo desta pré-temporada, exceptuando naturalmente os do Benfica.
Porém, o que vi da equipa portista chegou para perceber que as suas principais virtudes continuam de pé, independentemente da importância dos jogadores que saíram. E essas virtudes são fundamentalmente duas: organização táctica e poder físico.
Não foi com talento que o F.C.Porto chegou onde chegou. Jogadores como João Pinto, Paulinho Santos, André ou Jorge Costa (e agora Bruno Alves ou Raul Meireles) não eram prodígios de técnica, e a espinha dorsal das equipas portistas sempre se assemelhou mais a um exército do que propriamente a companhia de bailado.
O perfil competitivo do F.C.Porto assentou sempre na capacidade atlética e na agressividade posta em campo, paralelamente com uma disciplina táctica notável e de elogiar. Foi assim que estabeleceu a sua identidade e a sua imagem de marca desde os tempos de Pedroto. Foram essas propriedades - juntamente com os factores externos que se conhecem, mas não vêm ao caso - que levaram o F.C.Porto aos títulos nacionais e internacionais. Foi, sobretudo, com base nelas que ao longo dos anos oitenta se estabeleceu a diferença face ao Benfica (quase sempre com mais qualidade técnica, mas sem a fibra competitiva dos portistas), diferença essa que se foi aprofundando à medida que o amadorismo imperava na Luz. Foi inclusivamente assim que o F.C.Porto se afirmou na Europa, onde, encontrando equipas muitíssimo mais talentosas, poucas vezes terá encontrado conjuntos com o mesmo perfil competitivo.
Essa matriz de agressividade competitiva tem, pelo menos, três vertentes: morfológica, física e mental.
A primeira materializa-se na contratação de jogadores, sendo escolhidos apenas aqueles que possam corresponder ao perfil pretendido. Cristian Rodriguez, Mariano Gonzalez, Hulk, Cissokho entre outros, são exemplos de jogadores de grande pujança atlética, capazes de garantir disponibilidade, agressividade e força (Maxi Pereira seria provavelmente o jogador do Benfica que Pinto da Costa mais gostaria de ter), ao contrário de talentos como Hélder Barbosa, Bruno Gama e outros tecnicistas, formados no clube mas sem robustez para responder às exigências do modelo de base.
A segunda prende-se com a preparação atlética e médica que é dada ao plantel, e cujos segredos permanecem bem guardados nas estruturas do clube.
A terceira reside na forma como os jogadores são acompanhados e integrados na cultura portista, cultura essa de onde ressalta o profundo ódio ao Benfica e ao fantasma do “centralismo”, e a necessidade vital de o manifestar a cada minuto, a cada segundo, em cada jogo, em cada milímetro do campo, qualquer que seja o estádio, qualquer que seja o adversário, conseguindo assim o estado de espírito adequado a uma performance competitiva de elevadíssimo nível, impossível de acompanhar por um clube “normal”.
Temo que por entre a densa nuvem das questões de arbitragem, e no mar de dúvidas que as prestações de algumas equipas adversárias por vezes levantam, pouca gente no Benfica esteja desperta para estas questões, para a verdadeira força do F.C.Porto, e para as suas consequências nos jogos e nos campeonatos. Aliás, as minhas dúvidas acerca do potencial do actual plantel benfiquista situam-se precisamente aí – noutro país seria sem dúvida um grande plantel, mas em Portugal, no campeonato português, e para se bater com o Porto (e alguns seus sucedâneos), não é seguro que apresente robustez atlética e mental que lhe permita ganhar 15 ou 20 jogos seguidos contra adversários fechados, combativos e violentos, condição imprescindível para se tornar campeão.
Hoje, ao ver a forma como, já em plena segunda parte, e com poucas semanas de preparação, o F.C.Porto pressionava densamente o adversário sempre que este ultrapassava a linha do meio-campo, interroguei-me sobre quantas equipas europeias, nesta fase da pré-temporada, seriam capazes de o fazer daquela forma. Não creio que existam muitas. Interroguei-me se tal seria normal. Tenho dúvidas que seja.
O F.C.Porto não é, efectivamente, uma equipa normal.

26 comentários:

Anónimo disse...

O senhor qdo fala do Porto só diz disparates. Entao o Porto tecnicamente costuma ser fraco?? Fala em Jorge costa, P Santos, J Pinto, B Alves, tudo defesas, já o Benfica na defesa tem jogadores que são autenticos Pelés!
Tecnicamente, Lucho, Quaresma, Hulk, Deco, C Alberto, Diego, Domingos, Timofte, sempre foram mto fraquinhos! Qq Yebda, Sidnei, M Pereira, Mozer ou Ronaldo tecnicamente foram mto superiores!
Dizer que o Benfica tecnicamente tem sido melhor que o Porto só pode dar para rir!
Já qto ao ódio ao Benfica e ao centralismo, que diz serem força do Porto, certamente que a cambada de sul-americanos que o Porto tem n pensa noutra coisa, qq um deles é mais aguerrido em relação ao centralimo que qq tripeiro, vale o mesmo com jogadores naturais do sul do país que o Porto vai tendo nas suas fileiras.
Tenha lá paciência, fale do que sabe, q de futebol n é de certeza, e qdo n o puder evitar e assim tiver de ser, limite-se ao seu Benfica!

LF disse...

Lamento que nem toda a gente perceba aquilo que eu escrevo. Mas não tenho paciência para explicar muitas vezes.

Ricardo Campos disse...

para um benfiquista falas muito do porto!
o teu grande sonho é ser portista!

angelodias disse...

Concordo em parte com o que dizes mas é pertinente a tua opinião em relação à existência ou não da técnica nos jogadores do FCP.
O FCP sempre teve grandes jogadores, evoluídos quer tecnicamente quer tacticamente e sempre soube conciliar ambos os campos.
Falas de 5 ou 6 nomes de jogadores que obviamente o forte deles não seria a técnica, mas se quiseres dou-te 30 nomes de jogadores que passaram pelo FCP nos últimos anos que eram tecnicamente do mais evoluído que por aí anda.
Realmente o FCP não é uma equipa normal e só espero sinceramente que o Jesualdo entenda que os tubarões por essa Europa fora estão com os bolsos cheios e que por isso mesmo não há necessidade de deixar o Hulk tanto tempo em campo. O gajo já está preparado para os jogos a doer, por isso vinte minutos em campo é suficiente :)

Vitória do Benfica disse...

o anónimo que leia hoje a crónica do Miguel sousa Tavares e todas as outras que esse romantico animoso escreve sobre o Benfica e depois meta a violinha no saco.
Não há sequer um portista capaz de fazer uma análise lúcida e honesta sobre o Benfica como Luis Fialho faz do FCP.

Os Portistas são mesmo assim cheios de arsénio até à ponta dos cabelos

Peter disse...

Só uma coisa caro LF nem sempre essa força e organização do fcp de que fala chega para vencer e é nessas alturas que os árbitros entram em campo claramente a seu favor, e tudo isso é fácil quando se vive numa autocracia própria de um clube pequeno que é muito menos pressionável que o SLB.

Anónimo disse...

que dor de cotovelo...loool

continuam os mesmos tristes miseraveis!!!

mais um ano passa e mais um ano a serem enganados pelo orelhas que vos tenta comprar com pseudo craks do genero aimar suazo saviola ou reyes...


emfim continuem na merda pq é la que voces ficam bem!!!!!!!!!

facrego disse...

Já não tenho pachorra para aturar estes saudosistas da outrora Capital do Império! Façam o favor de ficarem felizes com as nossas alegrias, pois nós no Norte não temos esse costume de sermos ingénuos e comemorarmos as vitórias do vizinho. Recebemos bem quem nos visita, mas têm de ser cordiais com as nossas alegrias, pelo motivo serão sempre convidados para um novo S. João connosco ! Boas para todos, cá de um Portista do Porto e fiquem sempre bem com as nossas alegrias!

LF disse...

Angelo,

Claro que passaram muitos jogadores talentosos pelo Porto. Deco, Lucho e muitos outros.
Mas a afirmação do Porto, a sua diferenciação como grande equipa foi sempre feita no plano físico e da combatividade.
Pode não ter sido assim numa ou noutra época pontualmente, mas a identidade genérica do Porto nestas décadas tem sido essa. Até porque jogadores talentosos o Benfica também os teve, mas não me recordo de ver uma equipa do Benfica tão agressiva em campo como a média das equipas do Porto, mesmo quando o Benfica ganhava campeonatos (esses sim, quase exclusivamente à custa do talento de Diamantino, Rui Costa, Valdo etc)

Digamos que em termos de talento não houve uma diferença entre o Porto e o Benfica que justificasse tantos títulos para um dos lados e tão poucos para o outro. Houve sim na atitude competitiva, na força física, na disponibilidade posta em campo.

E na Europa, por maioria de razão, o Porto, nunca poderia ter competido em talento individual com Manchesters, Milans etc.
Conseguiu fazê-lo, porque a maioria dos seus jogadores foi sempre capaz de correr mais que a maioria dos adversários.

Razões para isso? As três que referi:
- contratações em função desse aspecto,
- departamento médico a anos luz do dos rivais
- e mentalidade guerreira (imposta no clube pelo presidente, no balneário pelos capitães, e respeitada por todos)

LF disse...

Vitória,

É engraçado como o MST esquece, por exemplo, o Centro de Estágio do Olival.

Aliás, eu acho normalíssimo que a Câmara de Lisboa defenda os interesses do Benfica, do Sporting ou do Belenenses, o que de resto parece que neste caso nem sequer foi feito.

Como acho normal que a do Porto defenda o F.C.Porto. Não sei se o faz, nem me interessa.

Como a de Olhão defenda o Olhanense.

Porque é que Lisboa, por ser a maior cidade, não tem o direito de pugnar pelos seus principais baluartes desportivos ?

LF disse...

Peter,

Eu referi que aquelas não eram as únicas razões.
Há as arbitragens, há a satelização dos adversários, e há quase tudo o que possa influir com os resultados.
No F.C.Porto nada é deixado ao acaso. Para o bem, e para o mal.

Mas o maior erro que o Benfica e os benfiquistas podem cometer é remeter para as arbitragens as justificações de todos os desaires.
Há muitos outros aspectos que os justificam.
Legais, ilegais, criminosos ou louváveis. Para Pinto da Costa não há limites.

Anónimo disse...

"Não foi com talento que o F.C.Porto chegou onde chegou".

Pena não teres visto jogar:
Vermelhinho
Oliveira
Futre
Semedo
Gomes
Sousa
Jaime Magalhães
Rui Barros
Madjer
Branco
Aloísio
Timofte
Domingos
Kostadinov
Jardel
Alenitchev
Deco
(...)

Mas também acho que não gostas realmente de futebol.

ele há coisas disse...

Lendo o post sehuinte, talvez se perceba de onde vem essa força toda

LF disse...

Vi jogar esses, e vi jogar também:
Rui Costa
Valdo
Diamantino
Ricardo
Vitor Paneira
Magnusson
Jonas Thern
Isaías
Aldair
Paulo Sousa
João Pinto
Paulo Futre
Schwarz
Caniggia
Edilson
Poborsky
Tiago
Simão Sabrosa
Geovanni
Miccoli
Karagounis
Aimar
Reyes
(...)

Balanço dos últimos 20 anos:
SLB 3 campeonatos
FCP 14 campeonatos

Espero agora ter sido claro.

iBenfiquista disse...

LF, isto que eu abaixo cito e afirmo, tem muito a ver como que tu escreves.

Acabei de ler o livro do Fernando Mendes, "Jogo Sujo", que me deixou chocado, mas não surprendido. Já afirmei, mais do que uma vez, que os primeiros títulos das Campeões e Intercontinental que o fcp ganhou foi com a ajuda do "doping". E tive acesso a indícios muito fortes para o fazer.

Depois de ler livro, e se unirmos as pontas soltas, facilmente chegamos à conclusão, como muito bem diz "O Benfica", de que são o Boavista e fcp os visados. O que nem admira. Ainda segundo o F. Mendes, que de certeza não está a mentir nem a inventar, existiam (existem?) clínicas no norte ("where else?") onde se faziam as investigações sobre estas substâncias e as respectivas dosagens a aplicar, de modo a não deixar traço nos controles anti-doping.

Estas experiências eram feitas em juniores (!!!), que serviam como cobaias. Eu pensava que as experiências sobre humanos tinham acabado com o nazis, mas pelos vistos, não.

Uma das consequências da tomada dessas drogas, e fala quem sabe, "provocava uma raiva enorme", "incutem uma raiva enorme" e "ficavam cheios de ódio", dentro deles. Onde é que eu já ouvi isto?

Numa reportagem da SIC sobre o doping em 97, um dos médicos (de Matosinhos) envolvidos diz o seguinte, "À base disto e dos árbitros, porque isto não chega para meter golos. Os árbitros também são muito importantes".

A máfia no seu melhor, sem dúvida.

Continua o Mendes, no clube seguinte, "existia um maior cuidado na administração de substância ilícitas... Esta postura mais cautelsa resultava de uma maior capacidade de acesso a informação confidencial, como vim a saber durante a época". "O nosso médico gava-se ter um contacto de alguém que o informava (a troco de dinheiro, preusmo eu) com antecedência de quais os jogos em que iris haver controlo".

Se este clube não é o fcp, vou ali e já venho.

Sem dúvida que o ódio e a raiva, e toda essa "pujança física", não são apenas resultado do treino físico. Existe mais alguma coisa por detrás. Tanto assim, que nos jogos-treino, como ontem contra o Lyon, onde não há qualquer controle antidoping, é fácil obter "raiva" e "ódio" com ajuda divina.

Também não surpreende toda esta força física de jogadores que, depois de deixarem de tomar estas águas mansas, do Douro presumo eu, perdem-na como que por encanto, quando chegam a outros destinos. Lol.

Não quero acabar sem citar mais um trecho do mesmo livro.

"Nada se prova, ninguém é preso, a impunidade é total. Não há homem justo ou bem intencionado que resista às redes do poder megalómano e criminoso que se vai instalando no futebol português através das mais variadas ramificações. O doping é apenas um desses tentáculos do mal que poluem a verdadeira essência do jogo".

Mais palavras para quê?

Saudações Benfiquistas

Sry Lanka disse...

LF...como portista com Dragon Seat há 10 anos digo, EXCELENTE post! Percebo perfeitamente aquilo q pretende demonstrar com o q diz. Os meus colegas portistas que o criticaram, devem tar a ver o post como uma tentativa de retirar brilho aos êxitos do FCP. Acho que não foi isso q transparecer quando fala nesses "segredos do FCP". Concordo inteiramente consigo, o FCP é muito mais fibra q arte, e eu com Portista, tb prefiro isso. Por isso se fala tanto em "jogadores à Porto". Antes quebrar q torcer, vamos a eles, até os comemo~...são vários dos nossos lemas...pq queremos é homens de fibra! Obviamente q só com fibra não se vai la, e a acompanhar essa teoria de homens de barba rija, de mais força q técnica, sempre tivemos um conjunto de artistas que complementam o grupo, e que faziam e fazem, o q o FCP é há muitos anos! Uma verdadeira EQUIPA! Assim se justificam as nossas inúmeras vitórias nacionais e internacionais com regularidade ao longo dos anos! Assim se fazem os campeões!!

ele há coisas disse...

O Sr. Sry Lanka (belo nome) diz-se "portista com Dragon Seat há 10 anos".

E eu que julgava que o dragõn só tinha sido inaugurado em 2004 e que essa modazinha de utilizar termos ingleses em tudo era ainda mais recente...

Unknown disse...

Convém não esquecer que o perfil do Porto tem muito a ver com o que cada jogador está ou não disposto a tomar durante a época. Se está fica, se não não fica.
Para quem jogou futebol sabe que não há nenhum ser humano que corra num campo de cerca de 100 metros e que consiga fazer sprints depois dos 60 minutos. Quando isto acontece (não farei exemplos se não não sai daqui)é porque o jogador possui um suplemento que lhe dá vigor físico e assim é natural que se ganhe os jogos.

Anónimo disse...

Já percebemos, o Porto ganha campeonatos por causa do doping, da corrupçao e dos clubes satelites.
A cegueira do LF n o deixa ultrapassar isso.
Falando em tecnica o LF fala em Reyes e Aimar, por exemplo, que explanaram a sua tecnica o ano passado. Só que n se lembra que mostraram toda a sua tecnica lentos ou parados.
Eu sei de um gajo com uma tecnica fabulosa que dá 300 toques na bola. Era boa contrataçao pro Benfica, ia ser uma equipa mto melhor que a do Porto, tecnicamente...

Já agora, falando em Caniggia e em doping, eu começo a entender mta coisa...

Anónimo disse...

Mais de metade dos jogadores que o LF refere como "mestres da tecnica", jogaram no Benfica qdo este ainda ganhava campeonatos.
Depois disso, os mestres da técnica que o LF fala, competiram com jogadores do Porto incomparavelmente superiores. Claro que para o LF, o Weldon ou o Cardozo tb já são "mestres da técnica", o Aimar tb foi mestre da técnica, ou mesmo o Rui Costa há dois anos. Pena que já jogaram no benfica a pensar na reforma (Futre idem), mas tirando isso, acho que o Benfica técnicamente tem sido do melhor que há (exceptuando, por exemplo o ano passado, Metalist, Olympiacos e Galatasaray)...

Anónimo disse...

Eu vejo o Matigol no youtube e digo, tecnicamente é um portento.
Qtos jogos fez pelo Villareal?
O problema do LF é que de futebol percebe pouco, tirando isso é o maior!

Anónimo disse...

Caro Ricardo, diz-se que o Ramires corre o jogo todo. Ás tantas tb toma alguma coisa...

condor disse...

De facto temos nós orgulhosos Dragões de reconhecer!
Vocês fora de campo são chatos como o caralho!
Dentro não valem um dos atrás mencionados,mas fora graças á falta de vergonha e honestidade são mesmo chatos!
Posto isto só me resta aconselhar-vos a comer um prato de merda pela manhã todos os dias em que o glorigozo não joga,já que nos outros sobra merda!

Anónimo disse...

O impressionante é que aqui fala-se do doping do porto e outros, e eu pergunto quantos jogadores do Benfica foram apanhados com doping nos ultimos anos?

Só fazer conta quantos...

Anónimo disse...

Vejam as páginas 2,3 e 5 de "O Jogo" de hoje para perceber o segredo do Porto. São níveis de exigência e detalhe que não existem nos rivais.

fapcastro disse...

Caro benfiquista: os nom3es. Nunes, Hernani, Chalana, Nuno Assis dizem-lhe alguma coisa? todos gajaos apanhados no Doping. O livro que vc refere, fernando mendes já referiu que as equipas citadas são o boavista eo Benfica..