SERVIÇOS MÍNIMOS, COLECTA MÁXIMA

Com uma assinalável dose de felicidade e pragmatismo, o Sporting conseguiu o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, quando ainda faltam disputar duas jornadas da fase de grupos.
Depois de triunfar na Ucrânia num jogo em que foi, a espaços, totalmente dominado, o Sporting voltou a revelar uma tremenda eficácia na partida de Alvalade, marcando um golo solitário após uma exibição algo apagada, diante de um adversário tão mais forte (em termos técnicos) quanto mais ingénuo na sua abordagem competitiva.
O Shakhtar mostrou momentos de bom futebol – em ambos os jogos -, mas não conseguiu esconder algum romantismo, jogando bem mais aberto do que é comum observar em provas europeias. A equipa de Paulo Bento pôde assim, nesta dupla jornada, fazer aquilo de que mais gosta: controlar os jogos sem necessidade de procurar muito o golo, dado que tanto na Ucrânia, como agora em Alvalade jogou para um empate que, em ambas as situações, lhe servia perfeitamente. Em ambas as situações a fortuna acabou por bafejá-la.
Os leões ultrapassam assim pela primeira vez a fase de grupos. Não é a primeira, mas sim a quinta ocasião em que chegam aos oitavos-de-final, embora todas as anteriores tenham sido ainda com o antigo formato.
Na próxima jornada discute-se em Alvalade, entre Sporting e Barcelona, o primeiro lugar do grupo. E que bom seria para o Sporting alcança-lo, evitando assim os mais ferozes adversários na eliminatória de Fevereiro.
PS: Estiveram em Alvalade 24.282 espectadores. Para um jogo decisivo da Liga dos Campeões é de estranhar uma assistência quase igual à do Benfica-Penafiel para a Taça de Portugal.
Ao tomar conhecimento deste incrível número, interroguei-me: para que querem os adeptos do Sporting que o clube vá à Champions ?

11 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que passaram, os lagartos fazem falta ao futebol português e com o nivel de endividamento que têm este dinheirinho vem mesmo a calhar... É claro que o grupo era mesmo à medida - uma equipa ucraniana e outra suíça,contudo, tiveram o seu mérito, parabens.
No entanto, paradoxalmente, num jogo em que se decide a passagem para os oitavos da CL e apresenta uma assistência de 30 mil espectadores, diz tudo sobre a grandeza desse clube e da dificil fase que está a passar (eu nem sei bem porquê). Não restam dúvidas, o Sporting é hoje um clube sem chama, sem alma, sem paixão, sem identidade, ou ganham dois ou três títulos este ano (não sei se será suficiente) ou então vão continuar a definhar, a mirrar, até não sei bem onde, talvez a um Boavista lisboeta!...

Anónimo disse...

Não me parece que seja só bilhetes caros a impedir adesão e participação...até porque, o rival da segunda circular atravessou um incrível tempo sem titulos mas sempre teve um apoio mais condigno com pergaminhos do clube do que agora, que até tem ganho taças e supertaças e vai a finais e á LC...

é na minha opinião, dos 3, o mais...indefinido...

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

Não foram 30 mil, mas sim menos de 25.

O problema do Sporting é mais cultural do que propriamente desportivo ou institucional.

Trata-se de um clube que vive demasiado em função de um rival, e só em momentos onde essa rivalidade se revela a sua massa adepta se mobiliza.

"Para que ir ver jogos da Champions se nem lá está o Benfica ?" Será isto que pensam, mesmo sem se dar conta, muitos sportinguistas.

Quanto ao campeonato, enquanto estiverem atrás do Benfica os adeptos vão andar infelizes.


Depois há também que olhar ao perfil social do adepto do Sporting, que em larga medida não está para, numa noite fria e chuvosa, sair de casa para ver um jogo de bola.
São pessoas, na sua maioria, mais habituadas a ares condicionados, a sofás e a alcatifas. Com uma vida pessoal e familiar, enfim, mais burguesa.
Isto sem esquecer, naturalmente, alguns milhares de excepções.


Fiquei feliz pela passagem, embora, sendo franco, gostasse mais que fosse decidida apenas no último jogo, de modo a Paulo Bento não se poder centrar tanto no campeonato como certamente agora vai fazer.

Ao Sporting e ao Braga, desejo sempre as maiores felicidades europeias.

jfk disse...

Não ví o jogo, apenas um resumo.

Espero que vençam o Barcelona para poderem ficar em 1º no grupo.

Também me interrogo muitas vezes sobre a ligação dos sócios de Alvalade com o clube.

Talvez sejam realmente as comparações que lhes fazem mal.

Aliás, é extensível aos adeptos.

Regra geral, quando questiono (ao longo dos anos) aqueles que conheço sobre o momento da sua equipa, são descrentes em relação à equipa, em relação à real valia dos jogadores, em relação às expectativas.

E apoiar o rival, como também aqui vários Benfiquistas demonstram, nem pensar (com devidas excepções).

São também pródigos em criar problemas para eles próprios (tiros nos pés).

Agora querem condicionar a comunicação social repetindo exaustivamente que estão a ser mal tratados, injustiçados, perseguidos, vítimas de conspiração e más intenções, tratados diferencialmente, quando são eles próprios que fornecem aos média a matéria para estes explorarem.

Anónimo disse...

Parabéns ao Sporting,por mim podem ir longe pq não me afecta em nada,o Benfica não está nesta competição infelizmente.Realmente é estranho para quem dizia tão mal do Peseiro os adeptos do Sporting não comparecerem aos jogos do seu clube.

LF disse...

Não tenho dúvidas que a maioria dos adeptos do Benfica deseja que o Sporting vá longe na prova europeia.
O contrário não acontece, o que é pena.

Acho que o país - e também o Benfica - só têm a ganhar caso o Sporting chegue, por exemplo, às meias-finais.
Além do patriotismo, também razões mais pragmáticas como os pontos para o ranking, e o desgaste da equipa, pesam na análise.

Sendo a única equipa portuguesa do arco da respeitabilidade presente na Champions League, ainda mais merece o nosso apoio e aplauso.

Que esgotem toda a sua sorte na Champions, é o que lhes desejo.

Anónimo disse...

Lampiões palhaços !

jfk disse...

Palavras para quê?

LF disse...

Por cada dois destes, acredito que haja pelo menos um dos outros...

Anónimo disse...

O perfil do adepto do Sporting nunca te escapou, conheces de ginjeira. E o do Benfica, qual é? Sim qual é o adepto típico do Benfica? É do povo, mas será que ainda usa bigode, não toma banho e bate na mulher quando o glorioso perde? Será esta ainda matriz da nação vermelha - o Benfica está primeiro e o resto são cantigas!!!! Que se lixe a crise para ver o Benfica há sempre dinheiro… Seria curioso generalizares um pouco sobre o Benfiquista típico, até porque certamente terás mais conhecimento de causa. Um abraço.

Anónimo disse...

Hoje, o LF engoliu mais um sapito:D