UM JOGO; DOIS BENFICAS

Numa competição com as características desta Taça Uefa, começar a fase de grupos alcançando um empate na casa de um dos concorrentes directos terá forçosamente de ser considerado um bom resultado.
Depois do jogo, olhando a todo o seu decurso, e não questionando minimamente a justiça do seu desfecho, fica todavia no ar um ligeiro travo a desilusão. Talvez o facto de o Benfica ter chegado ao último quarto-de-hora em vantagem no marcador contribua para esse estado de espírito, mas creio que a principal razão se prende com a forma como a equipa se desuniu nessa ponta final, designadamente a partir do momento em que saiu Katsouranis. Na verdade, fica a sensação de que o Benfica dos primeiros setenta minutos teria ganho este jogo com alguma tranquilidade, e isso deixa alguma amargura.
Estou a escrever em cima do final do jogo, não sabendo ainda porque motivo foi substituído o grego. O que é certo é que a sua saída se revelou dramática para uma equipa que já entrara em campo sem Yebda, ficando a partir daquele momento com todo o meio-campo defensivo entregue ao generoso, mas claramente insuficiente, Binya. Pouco depois saiu também Reyes, e os encarnados perderam ainda mais a capacidade de segurar a bola, aspecto que, aliado à pressão bastante subida que fizeram desde o primeiro minuto da partida, lhes foi permitindo controlar o jogo. Sem bola e sem capacidade de pressão, o Benfica entregou ao adversário todas as hipóteses de criar perigo, de marcar e de ganhar. O Hertha criou perigo, marcou, mas o desperdício dos seus avançados possibilitou ao Benfica sair de Berlim com um empate. Do mal o menos.
Até aos setenta minutos o Benfica foi pois a equipa confiante e disponível que se havia mostrado diante de Sporting e Nápoles, ainda que naturalmente sem a mesma propensão ofensiva. Penso dever ser esse o verdadeiro Benfica com que devemos contar, e ao qual teremos ainda de acrescentar Yebda e Aimar, entre outros.
Os minutos finais mostraram a outra face desta equipa. A insegurança, os passes errados, os espaços concedidos. Tudo o que, por exemplo, permitiu ao Leixões o empate na última jornada do campeonato.
Ficou provado que um meio-campo com três unidades criativas – e duas delas bastante inexperientes – não funciona. Di Maria e Urreta têm muitas dificuldades no processo defensivo, Carlos Martins está longe do seu melhor, mas também é fundamentalmente um jogador de bola no pé. Um sector intermediário com esta configuração torna-se um convite às incursões dos adversários, expondo a linha defensiva a um esforço que manifestamente não consegue suportar. Que fique a lição.
Destaque na equipa benfiquista para as exibições de Sidnei (mau grado um ou outro erro), Luisão, Nuno Gomes e Quim, que parece de volta à sua forma habitual. Reyes e Katsouranis, mesmo sem dar muito nas vistas, estavam também a fazer um trabalho precioso até serem substituídos. Suazo entrou bem, e Di Maria foi intermitente.
Duas vitórias nos jogos em casa garantem matematicamente o apuramento, mas talvez um empate e uma vitória possam ser suficientes. O Benfica tem pois todas as condições para chegar à fase seguinte. Venha o Galatasaray.
PS: Grande vitória do Braga. Bela jornada europeia para as cores lusas.

17 comentários:

Anónimo disse...

Quanto a mim, foi muito mau, salvou-se, claro, o resultado, completamente injusto para os anfitriões.
A jogar fora assim com este esquema táctico, vamos sofrer muito, é que a equipa não consegue segurar a bola por pouco tempo que seja.
Dois avançados + dois extremos que defendem mal (Reyes até nem está tão mal)+ Binya = Derrota ou com sorte ,empate.

Ricardo Campos disse...

bom jogo parabens!
deve ter sido o unico jogo do assassino bynia onde não apanhou nenhum cartão amarelo.

o assassino katsoranis saiu com azia ou foi impressão minha?

Anónimo disse...

Porque é que o Ruben Amorim não jogou?Para mim jogava no lugar do Yebda. O Binya destrói bem para logo a seguir entregar ao adversário.O Quique esteve mal nas substituições o Reyes e o Katsouranis nunca deviam ter saído, o Binya e o Di Maria aceitava-se agora o espanhol e o grego não. Acho que o Nuno Gomes o Reyes e o Sidnei foram os melhores,o Di Maria marcou 1 golo mas para mim revela ainda muita ingenuidade, e o Urreta é ainda mais ingénuo logo só poderia substituir o argentino e nunca o Reyes.Ganhámos 1 ponto e isso não é mau de todo mas tivémos o pássaro na mão e deixámos-o
fugir outra vez como em Leixões devido a más substituições, e no final só não perdemos porque o Vorononin é fraco na concretização.Por isso é que o Rafa Benitez o dispensou do Liverpool.Simpatizo com o Quique Flores, sei que ele está a fazer um trabalho de fundo positivo que nos trará alegrias num futuro próximo mas acho que ele nas substituições é um pouco ingénuo, embora eu entenda que ele pretenda homogeneizar os seus conceitos de jogo a todos os jogadores do plantel,nestes jogos internacionais os jogadores com mais estaleca tem que jogar 1 jogo inteiro.Só se os jogadores tiveram problemas físicos é que se admite as suas substituições.


P.S.E para variar lesionou-se 1 bom jogador que estava a atravessar 1 bom momento de forma, O Yebda,parece que este clube anda embruxado.Ganda Braga

Anónimo disse...

chiça aurelio la estas tu pa...

que grande chato pa, la vens tu pa, chiça, que cumbersa assassina pa

chato pa

saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

O Ruben Amorim estava lesionado

LF disse...

Acho que até aos 70 minutos o Benfica fez o jogo que tinha que fazer.
As substituições mataram a equipa.

Com Katsouranis e Reyes em campo o Benfica tinha ganho o jogo.

MALUCODOFUTEBOL disse...

Um resultado melhor que a exibição, subtituições de bradar aos ceús e lesões inadmissiveis atiraram o Benfica para um mau resultado. (Mas que raio... como é que um jogador profissional se lesiona no aquecimento?).
Era de prever o escalonamento da equipa, mas uma vez mais verificou-se que o Benfica não deve jogar com dois avançados mais dois alas que não defendem. Isso é jogar em 4 - 2 - 4, isto é, só dois médios a defender não dá. O futebol actual não dá para isto, basta o treinador contrário ser inteligente que o meio campo passa a ser um passador. (Está de caras que o Benfica necessita de ir ao mercado buscar um lateral direito + um médio direito já que Balboa é um autentico flop).
Di Maria, apesar do golo que marcou, continua a não me convencer e necessita de levar duas chapadas na tromba, literalmente. Haja alguém que lhe diga que o futebol profissional não é futebol de rua, nem está a jogar ao "FIFA" ou ao "PES" no computador.
Nuno Gomes merece elogios pela atitude e pela garra. Cardozo terá de passar uns jogos no banco, já que não corre, não luta, neste momento terá de passar algum tempo fora (deve ser a síndrome "titularidade garantida" que também já afectou Nuno Gomes - veja-se as diferenças do Nuno em apenas alguns meses ao saber que não tinha sempre lugar no 11).
Provavelmente, sou eu que sou demasiado exigente, mas empatar com o Hertha de Berlim não é um bom resultado. Nós somos o Benfica, caramba!!! Não era o Bayern de Munique ou era?
Finlamente, quanto a Quique, mais uma vez provou que tacticamente deixa a desejar (atenção, que eu gosto de Quique). Tal como aconteceu com o Leixões, esteve mal nas substituições e é neste tipo de jogos (principalmente na Europa) que o dedo do treinador vem ao de cima. O Benfica ainda tem de aprender a ser pragmático e a controlar o ritmo de jogo. Enquanto isso não acontecer, não passaremos de uma equipa que luta pelos titulos, mas que não os ganha. E é isso que distingue as grandes equipas: a capacidade de ganhar jogos, mesmo sem jogar bem, assim como os titulos. Porque, digam o que disserem, sem titulos não existem boas equipas.
P.S: Mas o que raio aconteceu a Yebda? Parece bruxedo. Nos ciclos importantes o Benfica nunca tem todos os jogadores disponiveis porquê? Também é por aqui que se explica a superioridade dos rivais nos ultimos anos.
P.S (2): Não quero ser advogado do diabo, mas e David Luiz? É outro Mantorras?

RN disse...

Quique Flores tem uma personalidade e um discurso que agradam. Aliás, é daqueles treinadores que terá sempre boa imprensa. Contudo, a verdade é que, até agora, o que se tem visto é que a sua leitura táctica dos jogos deixa muito a desejar - em vários encontros tem feito substituições que só ele deve compreender.

jfk disse...

Quique nunca altera a equipa da sua forma mais ofensiva para um modelo mais consistente em termos defensivos.

Contra o Leixões a entrada de Leo, mantendo-se Jorge Ribeiro em Campo certamente tinha mantido o resultado em 1-0.

Ontem Leo também deveria entrar porque o meio campo tem que proteger a defesa. Não se pode permitir que o adversário chegue à linha defensiva sem oposição. Não há defesa que resista.

Mas está a ser assim desde o 1º jogo e vai continuar. O Benfica não tem jogadores para manter aquele sistema de jogo de princípio ao fim, logo vamos continuar a sofrer. E vamos ter alguns dissabores. A menos que Quique perceba que tem que ser ele a corrigir o que está mal.

LF disse...

Eu continuo a acreditar que houve algum motivo extra-tactico para tirar o Katsouranis.
Cansaço ?

Tacticamente foi uma substituição absurda.

Sendo mauzinho, diria que foi à Queirós...

Ricardo Campos disse...

Caro M., Sinto-me no direito de chamar assassino a dois jogadores do benfica, um pq mandou um dos melhores jogadores do mundo para o estaleiro e foi tudo branqueado, outro simplesmente pq não sabe jogar á bola.
são tão assassinos da mesma forma que os do porto são corruptos.
abraço M, desculpa ter-te chateado mais uma vez

LF disse...

Se Binya e Katsouranis são assasinos, que dizer de:

-Paulinho Santos
-Frasco
-André
-Fernando Couto
-Jorge Costa
-Costinha
-Rodolfo
-Bandeirinha
-Bruno Alves

?

Anónimo disse...

caro aurelio...

discordo consigo!

ja percebi que a questao do katso/andersson (e isso de ser dos melhores do mundo ainda esta muito longe de ser provado...)vai ser daquelas eternas questões entre adeptos do SLBenfica e do seu clube...

pessoalmente acho que o katso teve uma entrada extremamente forte, mas legal e leal. Nao levantou pitons, n levantou pernas, varreu o chão e cortou o lance, na bola (o contrário por exemplo, de um central brasileiro que fez nome no SLBenfica, que depois de ir a deslizar uma série de metros, cortava a bola e ainda fazia questão de deixar uma "marquinha de amor" nos adversários..)...é certo que depois tocou e de um modo bem forte no seu pré-melhor-jogador-do mundo, nao ha como negar, lesionando-o..

ontem no decorrer do jogo em Berlim, houve um corte do Luisão que me fez lembrar esse lance, com o Voronin...o homem em esforço corta o lance, in extremis, e dá-se o contacto entre ambos, que, diga-se de passagem, até doeu só de ver..ninguem tirou o pé, Luisão cortou, deu-se o choque...se, o Luisão não tivesse chegado à bola primeiro, era uma cacetada de vermelho directo...chegou, foi corte duro, mas leal..

é a minha opinião acerca dessa eterna questão...

sobre o Binya..é tão assassino como o seu Bruno Alves que passa a vida, após saltar, a cravar pitons nas costa e nuca de adversários...ou você tem postura igual ao Jesualdo, que nunca vê tal coisa e acha que jogador em questão é leal e tal e nunca agride ninguém?

A entrada do binya sobre o jogador do Celtic foi, na minha opinião, verdadeiramente assassina, estas coisas têm de ser vistas com honestidade, independentemente das cores que vestimos...e nesse lance, fiquei da cor da minha camisola vermelha por um jogador do meu clube ter uma entrada daquelas!!!

Nunca mais voltou a repetir tal coisa!

Não sou, nem de perto nem de longe, adepto do Binya..mas parece que esta a pagar uma factura demasiado elevada por um acto de estupidez que cometeu....os amarelos que tem levado têm sido por acumulação de amarelos de sucessivas faltas, nao pela intensidade das mesmas..

saudaçoes Benfiquistas

M.

Ps: o caro aurelio nao me chateia nada, bem sei que apenas pretende, pontualmente, honrar a sua reputaçao..de chato!!

:)

Ricardo Campos disse...

Caro LF:

vocês muito gostam de história...
enfim!!!
falem da realidade dos dias de hoje.

Ricardo Campos disse...

Caro M:

eu posso dizer o mesmo de todas as entradas violentas dos jogadores do Porto... foram sem intenção.

se o katsoranis fez aquilo sem intenção, pq é que andou a desculpar-se e a fazer telefonemas a dizer que estava arrependido?
se quiser deixe.me o seu email q eu envio-lhe documentação.
todos sabemos que o assassino katsoranis é maldoso, chega ao ponto de agredir colegas de equipa em pleno jogo...
ou será que tb foi uma tentativa leal de fechar ao boca ao luisão?

não vejam só o que vos convem.

lembram-se do adepto que invaiu o campo no jogo da dinamarca?
sabem qual foi o castigo?
agora comparem com a vossa situação e vejam quem esta acima da lei...

Ricardo Campos disse...

para terminar LF:

O BYNIA SE FOSSE JOGADOR DO PORTO, VOCÊ JA TINHA CALOS NA PONTA DOS DEDOS DE TANTAS VEZES ESCREVER QUE ELE DEVERIA SER IRRADIADO...
MAS COMO É JOGADOR DO BENFICA, VOCÊ COMO É HABITO NUM BOM BENFIQUISTA BRANQUEA A SITUAÇÃO...
LEMBREM.SE QUE VOCÊS BENFIQUISTAS JÁ MATARAM DENTRO DE ESTADIOS... E O QUE ACONTECEU???
NADA...
GRANDE ABRAÇO, BOM FIM DE SEMANA FUTEBOLISTICO PARA TODOS AQUELES QUE VÊM FUTEBOL E NÃO VÊM COMO OS TOUROS VERMELHO Á FRENTE.

Anónimo disse...

Concordo com asua análise. Mais uma vez tivemos o jogo na mão e deixamos fugir. Considero Quique um bom treinador, inteligente e metódico, mas já não e a primeira vez que falha nas substituições. Ontem chegou a ser caricato, com o Benfica a perder o meio campo impunha-se a entrada do carlos martins mas não a saída do katsouranis, deveria ter saído o Di Maria que para além do golo não fez rigorosamente nada e ja estava em perda física. Depois a saír Reyes não deve entrar Urreta, deveria ter entrado o Leo e segurado o meio campo com mais musculo e posse de bola que Martins, katso e jorge Ribeiro poderiam ter dado. Quando vi as substituições vi logo que o Benfica não ganharia o jogo.
Já em Paços de Ferreira e frente ao Leixões Quique não soube colocar as peças no jogo de forma a segurar mais a bola e a controlar o jogo até ao final.
Pode ser que aprenda com os erros eda próxima vez acerte.

saudações Benfiquistas