CLASSIFICAÇÃO "REAL"

Foi uma jornada repleta de casos de arbitragem.
No Funchal ficou por marcar uma grande penalidade a favorecer o F.C.Porto, e ficou por mostrar um cartão vermelho a um verdadeiro golpe de Karaté de Lisandro Lopez sobre um maritimista.
Em Alvalade o penálti – falhado por Polga, mas do qual resultou a expulsão do guarda redes Nelson – não existiu. Já a primeira expulsão resultara de um primeiro cartão amarelo francamente exagerado.
Na Figueira, para além de um festival de apito de todo injustificado face à correcção com que decorreu o jogo, terá ficado eventualmente por assinalar um penálti cometido por Luís Filipe nos instantes finais do jogo. É um lance difícil de avaliar, e muito semelhante ao de Rodriguez na semana anterior com o Paços para a Taça. Aceitar-se-ia que fosse assinalado.
Nota francamente negativa para o fiscal de linha que acompanhou o ataque do Benfica no segundo período, o qual cortou indevidamente pelo menos três lances em que jogadores do Benfica ficariam isolados e com muitas hipóteses de fazer golo. Por muito menos fez José Mota o barulho que fez…
Finalmente importa referir que os lançamentos de Binya são executados há já muito tempo daquela forma, muitos outros jogadores, nomeadamente nos países britânicos, os fazem do mesmo modo, e nunca vi ninguém protestar. Foi necessário um comentador de televisão lembrar-se de os pôr em causa para agora todo o coro do costume gritar “aqui d’el rei”, que o Benfica está a ser “levado ao colo”. Enfim….
Com vitórias por mais do que um golo, nenhum dos jogos sofre qualquer alteração pontual nesta classificação.
F.C.PORTO 45
Benfica 41
Sporting 33

6 comentários:

Anónimo disse...

AHAHAHAHA, você é o melhor juiz do mundo!! Serio, imparcial, justo!!! AHAHAHAAH, realmente consigo o benfica é quase campeão!! Nao destoa das palhaçadas do seu clube! todas as semanas sao ajudados e para você a classificação real é esta? AHHAHHAH..MAS NEM ASSIM CHEGAO AO DRAGÃO!!! UM CONSELHO, SEJA MAIS JUSTO E TALVEZ PASSE O BENFIQUINHA P PRIMEIRO LUGAR...AHAAHA..é ridículo isto!! OS MAIORES LADROES, LEVADOS AO COLO PARA O SEGUNDO LUGAR...VOCÊ É DE CHORAR A RIR..AHAHAHAHAHA!!! CONTINUE ASSIM!!!

Anónimo disse...

A vitória do Benfica por mais de um golo foi obtida nos instantes finais da partida, imediatamente a seguir à grande penalidade cometida pelo Luís Filipe. Concordo que esta tua classificação real começa a fazer pouco sentido. O Benfica não tem nenhuma razão de queixa, muito pelo contrário.

LF disse...

Basta lembrarmo-nos dos dois jogos com o Leixões, onde ficaram "apenas" 4 pontos, para a começar a perceber.
Ou já ninguém se lembra do golo limpo de Nuno Gomes, dos penáltis sobre o Cardozo, sobre Nuno Assis (este na primeira volta) e sobre Léo, apenas nesses dois confrontos ?

Também não podemos esquecer os foras-de-jogo mal assinalados nesta partida na segunda parte, a jogadores do Benfica isolados. Ou isso não interessa ?

É verdade que com o penálti do Luís Filipe - que é tão duvidoso como o cometido sobre Rodriguez na Taça com o P.Ferreira, e que na altura tanta polémica gerou -, no momento em que ocorreu, o Benfica dificilmente teria ganho.
Mas o Sporting, se não tivesse ficado a jogar contra nove (e se a primeira expulsão é duvidosa a segunda é escandalosa), também sentiria muitas mais dificuldades, assim como o Porto, caso Lisandro tivesse sido expulso, com o resultado em 0-0.
Acontece que essas são questões subjectivas, que nunca ninguém poderá aquilatar o quanto interferiram ou não no resultado final. A classificação "real" não pode entrar em linha de conta com elas, de modo a manter algum sentido e objectividade.

O Benfica este ano apenas foi beneficiado na Taça da Liga (na Amadora e em Setúbal).
No campeonato poder-se-ão encontrar três ou quatro lances pontuais de benefício, mas não traduzidos em pontos. Pelo contrário.

Custo a perceber como o ódio anti-benfiquista chega tão longe, ao ponto de até na Taça, onde não há competição directa entre os grandes (até agora, pelo menos), se levantarem tantas vozes por causa de um penálti duvidoso.

Se o Benfica fosse sempre tão beneficiado como vocês dizem, seria campeão ano sim ano não. Acontece que o campeão tem sido quase sempre outro...

LF disse...

Mas porque é que ninguém se atreve a fazer a sua própria classificação, conforme aqui já sugeri muitas vezes.
Será que têm medo dos resultados ?
Afinal é mais fácil lançar poeira retórica quando convém...

cj disse...

eu não faço a minha classificação porque tenho a noção que, por muito que me esforçasse, nunca seria totalmente parcial.
basta um penalty duvidoso contra num jogo e outro tb duvidoso noutro a favor (e sabemos como abundam), para se chegar a diferenças enormes.
esta "classificação "real"", que não é mais que a tua própria visão dos lances, é um absurdo.

LF disse...

Reconheço que objectividade a 100% não existe. Nem entre os especialistas de arbitragem há consenso acerca de determinados lances...
Esta classificação, sem pretender ser o alfa e o ómega da verdade da arbitragem, tem a utilidade de por vezes desmistificar certas "verdades absolutas", e sobretudo manter viva alguma memória do que se passou desde o início dos campeonatos, e assim combater a poeira que a quente esvoaça após cada jornada.

Quanto ao clubismo, naturalmente que não sou o melhor juiz em causa própria. Mas duvido que a maioria dos adeptos, do meu e de outros clubes, reconhecessem por exemplo, penáltis por assinalar ao F.C.Porto na Choupana e nos Barreiros, ao Sporting na Reboleira e na Luz, e mesmo nesta jornada aceitasse um penálti por marcar contra o Benfica.
Tudo isto dá-me algum conforto e alguma segurança nesta tarefa, mesmo tendo consciência que é humanamente impossível ser isento a 100%.

Mas quem acha que não é lícito traduzir erros de arbitragem em pontos ganhos e perdidos, então não deve falar de arbitragens. Se tudo é subjectivo, tudo é subjectivo.
Não podemos é criticar apenas por estados de alma, os quais, como se sabe, são sempre tremendamente parciais.