TUDO EM ABERTO

Apesar da derrota frente ao México, a selecção nacional mantém de pé todas as suas possibilidades de apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de sub 20 a decorrer no Canadá. Bastará um empate no domingo frente à Gambia para a equipa de José Couceiro garantir o segundo lugar do grupo e assim seguir em frente.
Não há por isso que dramatizar um resultado que, tendo em conta a qualidade do adversário (esta sim, uma excelente equipa) não pode deixar de ser considerado natural. Recorde-se que a base da selecção mexicana foi campeão do mundo de sub-17, e conta com jogadores do topo da hierarquia mundial da sua faixa etária, como são os casos de Vela e sobretudo Giovanni Dos Santos, com lugar marcado no principal palntel do Barcelona para a próxima época.
Mesmo assim, Portugal fez um jogo bastante razoável, e o resultado mais justo talvez tivesse sido o empate. Até porque o penálti que abriu o marcador para os aztecas não pareceu muito claro.
Até ao intervalo, a haver um vencedor esse só poderia ser Portugal, e mau grado alguma quebra no início da segunda parte – traduzida sobretudo em falhas defensivas e golos -, a selecção nacional partiu para uns últimos minutos de bom nível, criando oportunidades em série, e acabando lamentavelmente por apenas reduzir distâncias quando o tempo que restava já era pouco. Pode-se pois Couceiro queixar da sorte, e pode também - desta vez com razão - lamentar que um erro de arbitragem tenha condicionado fortemente o resultado. Diga-se também que o grau de entrega e de organização desta equipa se tem mostrado num nivel francamente superior ao dos sub 21 na Holanda.
Em termos individuais as estrelas do primeiro dia (Gama e Coentrão) estiveram desta feita mais intermitentes – o novo reforço do Benfica fez-se notar também por um absurdo cartão amarelo que o vai impedir de jogar o último e decisivo jogo do grupo, coisas da idade… -, e o protagonismo foi para o autor do golo, Antunes, mas também para a entrada do avançado Guedes, que fez mais em 20 minutos do que Zequinha havia feito em mais de jogo e meio. Cá mais atrás há muito que corrigir, pois foram de novo os erros e as hesitações defensivas que comprometeram a equipa.
Domingo às 22.15, com transmissão pela RTP e pela Eurosport, Portugal decide então com a Gambia o seu futuro na prova.

2 comentários:

Anónimo disse...

Era um empate era.
Mas com este "empatas" a treinar não vamos a lado nenhum. Espero que ele vá. Mas para bem longe daqui (também pode ser para perto, se for o FC Porto).
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Anónimo disse...

Foram Couceirados !!!