MAGIA NEGRA

Ao contrário do que acontecera há quinze dias atrás, a eliminatória da Taça de Portugal deste fim-de-semana não trouxe grandes surpresas. Apenas a derrota do Desportivo das Aves no terreno do Maia da 2ª B pode ser considerado um resultado incomum, se bem que a vitória do Atlético, carrasco do F.C.Porto, perante o Santa Clara do escalão acima, também mereça algum realce.
No jogo mais importante da eliminatória, o Benfica encontrou grandes dificuldades para se desembaraçar do União de Leiria, apenas conseguindo garantir a vitória dos últimos dez minutos de jogo, depois dos leirienses se terem colocado em vantagem já em plena segunda parte.
Os encarnados fizeram uma exibição muito acinzentada, sobretudo até ao momento em que se viram a perder. Até aí o Benfica pareceu sentir algumas dificuldades em assimilar o futebol de um Rui Costa ainda muito longe da sua melhor condição física, fazendo-se também sentir a ausência de Miccoli – elemento chave dos melhores momentos da equipa nesta temporada.
Com a substituição do apagado Manú por Mantorras, o Benfica ganhou alguma vivacidade e criatividade nas acções ofensivas. A pressão da equipa encarnada foi-se intensificando e começou a cheirar a golo. Seria na sequência de um livre batido por Simão, que Nuno Gomes penteou a bola para a baliza restabelecendo a igualdade e tranquilizando as cerca de 22 mil almas presentes na Luz.
O mais difícil estava feito, mas ainda assim o Benfica quis, e bem, aproveitar a embalagem para tentar evitar um desagradável prolongamento. Acabou por ser Mantorras, renascido para os golos, a ser novamente o talismã da equipa, anotando o golo da vitória num excelente movimento.Lucílio Baptista apenas terá exagerado na expulsão de Harison.

6 comentários:

Anónimo disse...

LF

O FS, lá comecou a inventar novamente, Benfica estava a perceber a táctica 4-4-2 e tentar evoluir como equipa, mas lá vem o FS baralhar tudo de novo

É certo que não tinhamos mais avançados, mas o Simão podia fazer o lugar de Miccoli e manter o esquema táctico de 4-4-2

Outra coisa que não percebo, é a maneira do Benfica jogar, até sofrer o golo, depois foram para cima do Leiria, já a jogar no 4-4-2 com o Mantorras e o Nuno Gomes na frente e marcamos dois como poderiamos ter marcado mais, se o jogo não tivesse já no fim, é esta actitude competitiva que eu não percebo

Em relação ao cartão vermelho ao jogador da U. de Leiria, não terá nada a ver com o proximo jogo do Leiria ?

O apito dourado, não estará de novo a atacar ?

Lá teremos de contratar um defesa central, após a saida do Ricardo Rocha, quantos vão sair mais ?

Isto é muito mau para a equipa !!!

cj disse...

agora é que vais ser adepto do pinhalnovense, hã?

Anónimo disse...

Catn,

Julgo que a alteração táctica se deveu à necessidade de fazer coabitar Rui Costa e Simão, conjugada com o momento de forma de Manú (eleito melhor jogador do torneio do Dubai).

Quanto à atitude competitiva o futebol é mesmo assim. Nenhuma equipa aguenta 90 minutos ao mesmo nível de intensidade, e por vezes factores psicológicos contribuem para esse deixa andar. Temos também de dar mérito ao U.Leiria na forma como foi conseguindo adormecer o Benfica.

Conto escrever em breve um post sobre Ricardo Rocha, e outro sobre Domingos Paciência.
A verdade é que atravesso uma fase de muita exigência a nivel profissional, e não me tem sido possível manter a cadência de publicação que gostaria e que os acontecimentos exigem.

Anónimo disse...

Cj,

Desde que não jogue contra o Benfica, em nome da nossa amizade, e de alguns bons momentos que passei nessa acolhedora terra (ainda existe o Bar do Chico ?), torcerei para que o Pinhalnovense faça uma excelente carreira na Taça, mesmo tendo sido o carrasco do meu Juventude de Évora.
Um abraço

Anónimo disse...

Já agora Cj,

Tu que és simultaneamente pinhalnovense e lagarto, por quem vais torcer nesta eliminatória ?

cj disse...

sou sportinguista mas também sócio do pinhalnovense, além do meu filho lá jogar.
estou à vontade, vença quem vencer...