EVOLUÇÃO NA CONTINUIDADE

A convocatória de Scolari para o jogo frente ao Cazaquistão trouxe algumas surpresas. As justas chamadas de Nelson, Raul Meireles, Tonel, Carlos Martins, João Moutinho e Daniel Fernandes provam que o seleccionador nacional também sabe mudar quando isso se lhe afigura aconselhável.
João Moutinho é claramente um jogador de selecção A, pecando a sua convocação apenas por tardia. Nelson e Raul Meireles estão ambos em grande forma e são também jogadores ainda muito jovens que poderão ser apostas firmes a médio prazo. Tonel já terá estado em melhor forma do que no actual momento, mas não deixa de ser uma boa alternativa, sobretudo levando em conta o seu excelente jogo aéreo. A chamada de Daniel Fernandes insere-se numa lógica de observação que terá estado já subjacente à convocação de Bruno Vale e Moreira há tempos atrás. Carlos Martins, embora tratando-se de um jogador bastante oscilante, terá sido escolhido por ser um dos poucos jogadores portugueses com perfil para suprir eventuais ausências de Deco. Já a chamada de Jorge Andrade corresponde ao critério mais conservador que Scolari tem utilizado frequentemente para com aqueles que considera o seu núcleo duro, como é o caso do central do Deportivo.
Sendo jogo dos sub-21 particular, tendo em conta os sinais que o jogo de Chorzow deixou no ar, e dada a fragilidade dos Cazaques, percebe-se que tenha sido este o momento escolhido para promover alguma renovação, observando e testando novos jogadores. Não parece todavia ser de acreditar que isto signifique que nomes como Nuno Valente, Costinha ou Maniche (Fernando Meira e Petit estão lesionados) estejam descartados para o futuro. São jogadores experientes, que deram muito à selecção, e de certo voltarão ainda às convocatórias, assim que a necessidade do seu peso e maturidade competitiva se cruzem com uma adequada forma física. Até porque Scolari não costuma ser ingrato para com quem tanto o ajudou a conseguir os melhores resultados de sempre da “equipa de todos nós”.
Para este jogo, será natural que Portugal apresente um onze com a seguinte configuração: Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Paulo Ferreira, Raul Meireles, Tiago, Deco, Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes e Simão.

Sem comentários: