MELHORES ARBITRAGENS ???

Não sei como se continua a insistir na ideia de este Mundial nos estar a mostrar melhores arbitragens que os anteriores. Ainda ontem, no Estados Unidos-Gana, o alemão Markus Merk (um juiz com mais fama que qualidade) assinalou um penálti “fantasma” contra os americanos, tendo-lhes validado já antes um golo em posição muito duvidosa. Mas o pior estava para vir. O britânico Graham Poll, árbitro do Austrália-Croácia, cometeu a proeza de, no mesmo jogo, perdoar duas grandes penalidades do tamanho do estádio aos australianos, validar-lhes o golo do empate em claro fora-de-jogo e, num erro que lhe vai seguramente condicionar a carreira, bater o record de amarelos a um só jogador, mostrando o cartão por três vezes (!!!) ao croata Simunic, que só então, ao terceiro, recebeu o cartão vermelho e a consequente ordem de expulsão. Incrível ! Nem na nossa superliga !!
Desde o início que os erros se têm vindo a suceder, alguns de extrema gravidade como os dois golos não considerados pelas equipas de arbitragem à Argentina (frente à Costa do Marfim) e à França (com a Coreia do Sul) respectivamente, ou uma grande penalidade perdoada à Itália no seu jogo com o Gana. Os critérios para atribuição de cartões são incompreensíveis (e até nós já beneficiamos disso, pois Miguel podia muito bem ter sido expulso frente ao México), os foras-de-jogo mal assinalados e deixados passar em claro sucedem-se jogo a jogo, jornada a jornada. E ainda só estamos na primeira fase.
A FIFA tem uma influência muito grande, e parece condicionar, além da realização televisiva (que evita repetir lances polémicos), também a opinião jornalística. Mas a verdade é que, mais tarde ou mais cedo alguma coisa terá que ser feita para evitar que um evento que move milhões de pessoas por todo o planeta, seja adulterado por erros absolutamente primários.
Porque não introduzir mais um árbitro de campo ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»