GRUPO TRAIÇOEIRO

O Zenit veio a calhar. Mas como, para mim, o pote 4 era bem mais importante que o 1, e aí a hipótese Leipzig era a pior de todas, não me parece que este tenha sido um bom sorteio.
Pode dar para passar em primeiro, mas também para ficar em último. Eu prefiro grupos que garantam a Liga Europa, e a disputa do segundo lugar.
Mas os sorteios são o que são e não aquilo que queríamos que fossem, pelo que o Benfica só tem de puxar por si e tentar o apuramento. 

DESCIDA A TERRA

Se houvesse uma aula para explicar detalhadamente, uma por uma, todas as fragilidades da equipa do Benfica, este clássico poderia ser suficiente.
Conceição conseguiu, por um lado, manietar os movimentos interiores de Rafa e Pizzi, por outro, pressionar e empurrar Samaris e Florentino para trás, isolalando totalmente os dois pontas de lança e entregando-os docemente à marcação dos centrais, destapando assim um enorme buraco na zona de construção - onde não havia, nem há, um Jonas ou um Félix.
Assim, o Benfica viu-se forçado a adoptar um jogo directo e pelo ar, aspecto em que, tanto Seferovic como RDT são particularmente deficitários.
Anulando o futebol ofensivo encarnado, os dragões apenas precisaram de explorar as proverbiais debilidades na transição defensiva, e o espaço concedido nas costas dos laterais, doenças de que o Benfica padece desde os tempos de Jorge Jesus, para se imporem com alguma naturalidade, e alcançarem uma vitória justa.
Foi um jogo, o campeonato é ainda uma criança, e poucas equipas da liga portuguesa serão capazes de questionar deste modo o Benfica de Lage.
Mas ficou claro que, para ter alguma ambição europeia, esta equipa ainda precisa de algumas coisas, como desde logo reforçar a sua defesa, ou pelo menos a forma como defende, e encontrar um novo número dez, ou nove e meio (Jota?). 

JACKPOT

Subida para o pote 2.
Evitar Real, Atlético, Dortmund e Tottenham no sorteio .
Mais quase 2 milhões de receita.
Todos os jogos em canal aberto.
Nunca uma derrota europeia do FCP teve tantas virtudes.
Obrigado Krasnodar! 

CHAPA 5

Sporting ou Paços. O tratamento é o mesmo.
Como diz o título da crónica de A Bola, "o campeão voltou e não está para brincadeiras".
E, como na Supertaça, nem foi preciso jogar muito. Algumas acelerações, e... tau.
É assim o Benfica de Lage, e cada vez mais parece imparável. Pelo menos em Portugal. 

GANHAR!


A VERDADE SOBRE BRUNO FERNANDES

Propostas daqui, propostas dali. Disputado por Manchester United, por Tottenham, por Real Madrid e pelo Resto do Mundo. Mas Frederico Varandas, intransigente na defesa dos interesses do clube, só vende acima de 70 Milhões.
Esta é a versão-novela, que alimenta jornais.

A verdade é outra: Manchester United, Manchester City e Real Madrid jamais apresentaram qualquer proposta pelo jogador. E o Tottenham foi o único clube que mostrou real interesse, avançando com 45 milhões - valor bastante justo, digo eu.
Varandas, e os sportinguistas, meteram na cabeça que, se João Félix foi vendido por 126M, Bruno Fernandes, que acham ter igual valor, não poderia sair por muito menos. É o que eles acham. Até poderá ser também o que a Liga achou, quando o escolheu como melhor jogador nos dois últimos campeonatos, esquecendo-se, primeiro de Jonas, e depois de Félix, Pizzi e Rafa. 
O mercado não mente, e é óbvio que um jogador de 19 anos, com o talento de João Félix, tem uma margem de progressão incomparavelmente maior. E um preço em consonância.
Bruno Fernandes, à beira de completar 25 anos, não é melhor jogador do que Rafa. Nem do que Pizzi. E não chegava aos calcanhares de Jonas. Suspeito também que João Félix, aos 25 anos, seja incomparavelmente superior. A diferença é que Bruno é a super-estrela no seu clube, onde não há mais ninguém a brilhar. Fosse Rafa do Sporting, e Varandas pediria 200 milhões, perante gritos de "Bola de Ouro!" dos mais entusiásticos adeptos.
Cada macaco no seu galho: Bruno Fernandes é o melhor jogador do...Sporting, clube que há quase vinte anos não é campeão, que nos últimos onze só esteve na Champions League três vezes, nunca passando a fase de grupos. E acaba de levar cinco na Supertaça.

As coisas são o que são, e lá por os sportinguistas, e, vá lá, a generalidade dos portugueses, acharem que o Sporting é um grande, no mercado internacional não passa de uma espécie de Maribor. E a bitola de Bruno Fernandes é considerada dentro dessa mediania, para não escrever outra coisa.

TORNEIOS DE VERÃO - a propósito da ICC

Outrora bastante prestigiados, os torneios amigáveis de verão (“Veraniegos” em Espanha) foram, sobretudo a partir dos tristes anos noventa, perdendo um pouco da sua aura.
Enquanto no passado eram momentos para exibir forças e rotinar estratégias em equipas já absolutamente definidas, no presente, com os mercados abertos e os plantéis em ebulição, tornaram-se simples desfiles com dezenas de jogadores em ritmo de passeio.
A International Champions Cup, com cartazes de luxo, é uma tentativa de adaptar o carisma do passado às vicissitudes do presente. Rodam-se jogadores, mas a força dos emblemas convidados, o mediatismo crescente, as transmissões televisivas para todo o mundo, os generosos prémios monetários, e o facto de ser disputado preferencialmente em zonas de mercado onde o futebol de elite durante a temporada não chega, fazem com que a ICC seja já bastante mais do que um simples torneio amigável, e caminhe para o grau de prestígio deveras considerável.  
A este propósito, e uma vez que o Benfica inscreveu o seu nome na lista de vencedores (bem acompanhado por Real Madrid, Manchester United, PSG, Barcelona e Tottenham), segue um quadro com os vencedores dos vinte principais torneios particulares de futebol – alguns deles já extintos, outros com formatos diferentes, sempre com um olhar naturalmente português.

Clique para aumentar


TOTAL DE VITÓRIAS NOS 20 PRINCIPAIS TORNEIOS

As 19 vitórias do Benfica: 1 International Champions Cup, 2 Ramon Carranzas, 1 Teresa Herrera, 1 Torneio de París, 1 Torneio de Amesterdão, 1 Taça Ibérica, 1 Torneio de Vigo, 3 Eusébio Cups, 5 Torneios Guadiana, 3 Torneios Cidade de Lisboa.

COMO ERA ELE NA ESCOLA?


Setembro de 2016: Miguel Albuquerque agride jogador de Futsal do Benfica, sendo suspenso por 16 meses.
Março de 2019: A esposa de Miguel Albuquerque foi agredida no Dragão Caixa, após violenta troca de palavras entre o marido e elementos afectos ao FC Porto.
Maio de 2019: Miguel Albuquerque é julgado em tribunal por violência doméstica após queixa da ex-mulher.
Agosto de 2019: Miguel Albuquerque diz ter sido agredido por 15 elementos afectos ao Benfica (por nada? por ser do Sporting? é assim tão conhecido das massas?).

As conclusões tire-as o leitor.

TOP 10 GOLEADAS EM DÉRBIS


ESMAGADOR

As diferenças entre Benfica e Sporting ficaram bem expressas no resultado, e na exibição dos dois conjuntos, na partida que valeu o primeiro troféu oficial da época aos encarnados.
Não há, neste momento, comparação possível entre os dois plantéis, podendo dizer-se que, estivessem Pizzi ou Rafa no Sporting, e o ídolo por lá era outro.
É verdade que ao intervalo o marcador de 1-0 reflectia um desafio equilibrado, embora sempre com sinal mais positivo da equipa de Bruno Lage. Na segunda parte, com o avolumar do resultado, veio ao de cima toda a fragilidade física, psíquica e futebolística dos de Alvalade, e não fosse o desperdício em mais do que uma ocasião e estaria vingado o 7-1 de 1986.
Os destaques individuais vão para Pizzi, Rafa, mas também Vlachodimos (na primeira parte), Gabriel, Florentino e Ruben Dias. O jovem Nuno Tavares tem grandes qualidades, mas procura constantemente o pé esquerdo, o que, naquele flanco, lhe retira alguma capacidade de fazer a diferença, sobretudo em acções ofensivas.
Do lado do Sporting, foi lamentável assistir a mais um episódio de humilhação dos atletas, forçados a enfrentar os insultos de um grupo de pseudo-adeptos, que pelos vistos continua a ter bastante poder naquelas bandas. As claques são o cancro do Sporting, mas eles ainda não perceberam. É para o lado que dormimos melhor...
Nota ainda para a alegada agressão ao director das modalidades do Sporting. Ninguém sabe o que se passou, mas aquele indivíduo já foi "agredido" demasiadas vezes, o que não deixa de causar algumas interrogações. Uma delas: será que é verdade? Outra: a ser verdade, porque motivo lhe batem tanto, e em tantos locais diferentes? Aceitam-se apostas.

BOLA QUADRADA

Benfica-Sporting em 1948: Azevedo agarra a bola perante Espírito Santo e Corona.