E VÃO DUAS...

Não há efectivamente melhor forma de realizar uma pré-temporada do que fazê-lo a levantar troféus. Depois do Torneio do Guadiana, agora o de Amesterdão – este um dos mais prestigiados da Europa, cuja lista de vencedores, nas suas onze edições, se resume a Manchester United, Arsenal, Ajax, Lázio, e agora Benfica.
Mais do que ter conquistado o torneio, o conjunto de Jorge Jesus fê-lo de forma clara e convincente, ganhando os dois jogos, marcando cinco golos, e alcançando momentos de grande qualidade ofensiva. Se com o Sunderland os encarnados muito haviam prometido, diante do anfitrião Ajax essas promessas concretizaram-se numa exibição que chegou a empolgar, e que a dado momento ameaçou mesmo a goleada (houve pelo menos duas oportunidades para consumar o 1-4).
A forma como este Benfica parte para o ataque é admirável, e não se via há já algumas épocas para os lados da Luz. Trocas de bola rápidas, passe curto, movimentação constante e desmarcações estonteantes são a marca que Jorge Jesus começa a deixar na sua equipa, o que resulta num futebol ofensivo, fluido, bonito, e, com mais algum tempo de treino, certamente espectacular e goleador.
Há jogadores cujas melhorias de rendimento face ao passado são particularmente notórias, de entre os quais Aimar, Di Maria e Cardozo talvez sejam os maiores exemplos. Saviola tem superado as expectativas, bem como Fábio Coentrão. Ramires apresenta-se como craque. E até Carlos Martins se tem mostrado muito activo.
Estaremos nós perante uma grande equipa?
Calma! Terminados os elogios, vamos aos pontos de preocupação que este torneio, e esta partida em particular, deixaram no ar, os quais se podem personificar em dois jogadores, cujas actuações não convenceram, e a partir dos quais o processo defensivo da equipa se ressentiu durante certos períodos do jogo.
Javi Garcia exibe alguma cultura táctica, sabe compensar os defesas, mas não se mostrou ainda um jogador ao nível do preço que custou (ao contrário de Ramires, de quem já se viu um cheirinho). Perdeu bolas em circunstâncias perigosas, no jogo aéreo não se viu, parecendo mais vezes ausente do que presente. É cedo para uma análise mais objectiva, e esta foi apenas uma primeira impressão de alguém que não o conhecia. Mas nestes dois jogos - confesso que talvez influenciado pelo preço do seu passe - esperava mais do médio espanhol, até porque já trazia alguns treinos do Real Madrid, não se podendo pois falar de diferenças de ritmo.
Pior, bastante pior, esteve Shaffer, que apresenta algumas qualidades quando tem a bola nos pés, que efectua excelentes cruzamentos para a área contrária, que se esforça e luta até à exaustão, mas cuja adaptação à rapidez do futebol europeu não está a ser, para já, conseguida. Custa-me escrevê-lo, mas frente ao Ajax o lateral argentino foi um verdadeiro buraco na defesa do Benfica, deixando passar os holandeses como queriam e lhes apetecia, parecendo nem perceber muito bem o que lhe estava a acontecer. Num lance deixou-se cair (sem falta), permitindo ao avançado contrário isolar-se. Noutro ficou parado a reclamar com o árbitro, com a bola a disputar-se dentro da sua área. Em três ou quatro ocasiões foi ultrapassado com a maior das facilidades, ora em tabelinhas ora em velocidade, quase sem oferecer resistência. No segundo golo do Ajax chegou, como quase sempre, atrasado.
Como disse atrás, tem qualidades técnicas, e parece empenhado. Os seus problemas são de velocidade, concentração e posicionamento. Trata-se talvez de uma questão psicológica: querer fazer tudo bem e depressa, para justificar o lugar. É um jovem, e precisa de apoio no interior do grupo e do clube, apoio que no passado não foi dado a jogadores que acabaram por sair do Benfica sem glória, para depois mostrarem grandes qualidades (por exemplo, Bergessio, também argentino, também proveniente do Racing). Talvez fosse benéfico que pudesse entrar na equipa aos poucos. O problema é que no banco está somente… Sepsi. Será que vamos voltar a ter David Luíz encostado à linha?
Muito trabalho portanto para Jorge Jesus. Se o Benfica já empolga a atacar, está ainda muito longe de evidenciar a solidez e a segurança defensiva de um candidato ao título. Mas, com tempo, seguramente chegará lá.
Para já, duas taças já cantam nas vitrinas da Luz. Valem o que valem, mas é muito melhor ganhá-las do que perdê-las. Na próxima semana há mais, com o Torneio de Guimarães, e por fim a Eusébio Cup. Depois tudo terá de estar a postos: dia 15 será a doer.

18 comentários:

Mário disse...

caro LF, não concordo com a opinião relativamente a Garcia, acho até que fez um grande torneio e mostrou--se o jogador que fazia falta na equipa e encaixa que nem uma luva no modo de jogar do benfica. O problema deverá ser o seu preço que lhe esta a pesar na opinião que tem sobre o jogador. Só o tempo dirá se valeu a pena ou não.

Quanto ao shaffer é de facto um bom jogador com a bola nos pés, sabe cruzar muito muito bem, precisa de se adaptar ao futebol europeu e as particularidades tácticas que o Jesus pretende mas acho que tem potencial para ser um bom reforço e titular indiscutível na equipa.

Gostaria também de referir que esta defesa, exceptuando o luisão, fez os dois jogos completos no torneio, incluindo o Garcia, é natural assim que estivessem desgastados e isso notou-se particularmente no shaffer e no Luisão que nem pré época fez ainda. acrescentar que o ajax tem avançados muito bons e rápidos e que a sua preparação está mais adiantada pois o campeonato holandês inicia-se na próxima semana.

Acredito que com mais frescura física e entrosamento esta equipa promete muito.

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Eis algumas das frases cheias de boa intenção que se podem ler na Revista Tabu numa entrevista dada Ricardo Costa, Presidente da Comissão Disciplinar da Liga.



Eis que quem decidiu atirar o Boavista para os confins dos campeonatos nacionais é adepto do ...Boavista. Situação curiosa, mas apenas pelo facto de o futebol português não estar preparado para saber os Clubes das pessoas que exercem este tipo de cargos.



Eis quem em 2004 começou a ver algo muito simples, apenas em 2004 a Justiça começa a intervir no Futebol !!!



Curiosa a sua resposta à seguinte pergunta:



"É o caso de dois jogos que levaram à condenação do FC Porto e do seu dirigente Pinto da Costa. Se fosse hoje, o clube azul e branco seria punido com a descida de divisão por causa dos actos cometidos pelo presidente?"



Resposta de Ricardo Costa: Exacto, com os novos regulamentos o FC Porto teria sido punido com a descida de divisão por tentativa de corrupção"



Perante isto, digo eu, e recordo que a subtracção de seis pontos ao FC Porto acontece numa altura da época em que o clube era já virtualmente campeão. Justiça vã!!! Justiça para calar.



E digo ainda como será possível campeonatos, resultados falseados pela corrupção vigente ao longo de duas décadas e meia a conspurcarem a futebol nacional, possam ficar registados para a história, apenas porque "se fosse hoje o FC Porto seria condenado" ou ainda porque apenas a partir de 2004 a justiça entrou no futebol.



Como será possível os adeptos de tão Corrupto Clube não pintarem a cara de vergonha pelo que se sabe apesar de "legalmente" ninguém lhes tocar. Eu respondo, quem estiver no futebol por bem, baixará e abanará a cara de vergonha e dirá que o porto infelizmente se confunde com o maior corrupto conhecido chamado Pinto da Costa e que se pavoneia pelas salas da Assembleia da Republica em cerimónias de beija mão e comendo do que todos nós produzimos. Vergonha!!! Outros, os sem escrúpulos, sem caracter, bandidos da consciência humana, ladrões de valores como ética e seriedade, abanarão a cabeça e ainda gozarão com todos nós, como que a dizer "sim matei" ou "sim roubei" mas..."já não nos podem tocar."

Peter disse...

Em total sintonia LF só espero é que o Luisão não saia.

Vitória do Benfica disse...

Foi um prazer ver este Benfica, a troca de bola é muito boa, mas mesmo muito boa. Não acho tanto Shaffer, mas antes Luisão a grande decepção. O ataque está bom mas a defesa ainda tem muito mas mesmo muito que se lhe diga.

moreira na baliza eu deixava-o lá ficar vendia Quim, que ficou muito desconcentrado depois de partir o punho.

Algo se está a passar no futebol português e o que me parece é que é para o bem do ffutebol e não para o mal.

Ontem revi o jogo do Benfica Sporting na Luz, que diferença no passe e na inteligência de jogo.

slbcarlitos disse...

Caro Luís Fialho, não posso estar em sintonia com a avaliação que faz do Javi Garcia. É lógico que ele terá que dar muito mais. Mas ele fez apenas dois jogos, caramba. E esteve bem. Ganhou bolas aéreas, sim. Esteve bem no capítulo do passe, sim. Cobriu muito bem os espaços indo à dobra dos companheiros. Fez algumas faltas e viu-se que no fim já estava a fisicamente de rastos. Tal como disse e muito bem o nosso mister Jorge Jesus, acertámos em cheio no Javi Garcia. Foi caro? Só o tempo o dirá. Balboa custou menos e foi muito caro. Já o Simão e o Cardozo custaram bem mais e sairam muito baratos.
Quanto ao Shaffer estou descansado. O problema dele, até ver, é exclusivamente de adaptação e de posicionamento. Tudo perfeitamente ultrapassável. Quanto à características naturais, técnicas e físicas, não há dúvida que estamos perante um excelente reforço.

Portanto só posso estar naturalmente optimista, mantendo-se o Luisão, que fique claro.

E já agora, que impere a verdade desportiva no próximo campeonato, coisa em que eu não acredito, muito sinceramente.

Abraço

Nuno Figo disse...

Não sei se concordo com as avaliações individuais. Existem inúmeras nuances que podem justificar as mesmas.

Mas podemos olhar para a equipa como um todo.
A capacidade ofensiva é, de facto, notável. Sendo que, sem Saviola, a equipa perde algum fulgor.

A capacidade de pressão alta é entusiasmante. Há tanto tempo não viamos o Benfica, compacto, a pressionar, em todo o campo?!

A solidez defensiva é preocupante. Dá a sensação que a barreira de meio-campo é sólida mas, uma vez ultrapassada, a equipa entra em sobressalto (aqui Javi Garcia parece ainda um pouco fora do esquema. Mas tem uma semana de trabalho com os colegas)
Os alas em particular sofreram bastante. Menos na direita que na esquerda, mas não só por culpa do lateral (Ramires e Ruben Amorim deram muito mais apoio que Di Maria e Coentrão).
Os centrais quase sempre bem, mas por vezes ultrapassados em contra-pé, visto que jogam bastante subidos.
Guarda-redes: Moreira em grande forma. Por mim, está resolvido "o problema" da baliza (se é que havia um).

Notas soltas:
- muitas faltas de Javi Garcia. Receio que assim, em Portugal, esteja tramado. Para mim, é ponto assente que o rácio nº de faltas/cartão amarelo é muito mais penalizador para o Benfica que para outros (grandes ou pequenos). Não é à toa que o SLB ficou em ÚLTIMO no campeonato fair play do ano passado, mesmo não sendo uma equipa "muito agressiva" (como outras).

- O drama do último passe: Di Maria e Carlos Martins revelam desacerto no último passe. Falta de calma? Saviola devia dar umas lições neste aspecto.


Destaque ainda para o facto do adversário ser o Ajax, a jogar em casa e à porta do início do campeonato. Não estando a atravessar um período de grande fulgor, os holandeses são uma boa equipa (a maioria dos seus jogadores seriam titulares, de caras, nos "nossos" 3 grandes).

Finalmente... dá gosto ver Jorge Jesus!!

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Caro LF

Não vou nem quero embandeirar em arco porque ainda falta comer muita relva até podermos sonhar com o campeonato.Mas neste ultimos jogos tenho visto uma coisa que,da ultima vez que vi...fomos campeoes!A chamada estrelinha da sorte,tem andado do nosso lado!
Há alguns que tem a sorte de ter o arbitro controlado,que tem a sorte de agredir e passar impune,que tem a sorte de fazer penaltis que nunca são assinalados e de verem assinalados penaltis que nunca existiram.Há quem tenha a sorte de contar com 5 jogadores do "campiom" e há quem tenha o azar de,com 5 jogadores do "campiom",descer de divisão porque não teve a sorte de receber as verbas de transferencias de jogadores pra clubes..."campions".
Há quem tenha essas sortes todas...
Mas pro Nosso Benfica só peço a sorte do jogo e ele tem aparecido!!
Não nos podemos esquecer que durante a epoca haverão muitos que quererão "moldar" a sorte do Benfica,teremos o azar de sofrer um penalti mal marcado,teremos o azar de ver um golo limpo ser anulado...por azar.Será assim ao longo da epoca que se avizinha.Mas o JJ esqueceu-se de referir uma coisa:O Benfica terá de jogar o dobro mas os apitadeiros tambem vão ter de apitar o triplo,pois,se na epoca passada foi a sem vergonhice que se viu,imaginem quando a equipa engrenar,até vão marcar foras de jogo ao Rui Costa!!!

Grande abraço

ele há coisas disse...

Há uns tempos, antes de vir para o Benfica, Jesus disse que o dedo do treinador se sente sobretudo na forma como a equipa defende. Segundo Jesus, é especialmente na defesa que o treinador influi, enquanto o ataque fica mais ou menos entregue à qualidade e inspiração dos avançados.

Não sei se é verdade ou não. Mas é certo que Jesus o disse, e que o Benfica anda a sofrer demasiados golos para um candidato ao título.

Ou seja, segundo a lógica de Jesus, o próprio Jesus ainda não fez nada de jeito.

Como ao LF, preocupa-me, no meio da natural e repetida euforia benfiquista, a forma como uma defesa que (excepção feita a Schaffer) está repleta de talento sofre tantos golos.

ele há coisas disse...

"quando a equipa engrenar,até vão marcar foras de jogo ao Rui Costa!!!"

muito bem dito: com humor também vamos lá

condor disse...

É deixá-los poisar!
Oh asnónimo,tu ainda adreditas nos dislates do ricardo pavão?
Porque não acreditas na justiça dos tribunais?
Porque não gostas desse tipo de justiça,não é azeiteiro?
Enquanto te vais masturbando enquanto lês as baboseiras desse monte de esterco,o Futebol Clube do Porto vai coleccionando titulos!
Prestem vassalagem ao grande FCP,que é a unica coisa que sobresai neste país,no meio de tanta mediocridade!

condor disse...

O Sport Lisboa e Benfica (SLB) tinha de pagar, até ontem ao final do dia, impreterivelmente, uma dívida de 2,5 milhões de euros à Euroárea.
Esta empresa, com quem o clube presidido por Luís Filipe Vieira tem acordos há vários anos, executou, esta segunda-feira, a primeira de uma série de letras bancárias, depois de o Benfica ter ultrapassado os prazos para cumprir a sua parte nesses acordos.
Em causa estão as contrapartidas prometidas pelo Benfica a esta empresa, por conta da venda dos terrenos onde está instalado o Centro de Estágio do clube, no Seixal, e do financiamento da construção deste empreendimento desportivo do Benfica.
A Euroárea financiou, com seis milhões de euros, o clube da Luz para este projecto, tendo Luís Filipe Vieira assumido, em nome do Benfica, que obteria das Câmaras de Lisboa e do Seixal novos alvarás para ampliação dos projectos urbanísticos da Euroárea – o que, segundo os responsáveis desta empresa, o clube não terá cumprido."

Então o Orelhas também garante alvarás de contrução ?
Tal como no futebol, também nos negócios imobiliários, faz as coisas por outro lado ...
Já que são tão amigos da transparencia...

jfk disse...

Vocês têm visto os temas do Record sobre o Benfica? Todos os dias há jogadores descontentes, a querer sair, outros que querem mandar embora e outros que se procuram porque os que lá estão não dão garantias.

Isto é todos os dias.

P... que os p...

Há dias a medalha de lata foi para o Ramires por ter perdido a final da Libertadores, imaginem, lata por perder uma final. Isso é prata, seus broncos, 2º lugar, para chegar a uma final há que ter mérito.

Depois a lata foi p o árbitro que marcou o penalti contra o Porto no jogo com o Leixões.

Já quando um árbitro marcou o penalti a favor do Atlético e não marcou a mão de Reyes, a lata foi para ... Tonel por ter estado nos 2 golos que o Sporting levou com o Guimarães.

E a procissão ainda não vai no adro!

Nuno Figo disse...

Entretanto...
Sofrendo de um caso sério de "défice de podridão" para relatar, o Record parte "à grande", nesta edição online, para um sem-fim de "notícias" sem qualquer fundamento e puramente especulativas.

Fiz uma pausa no meu boicote à edição online do pasquim (a edição em papel, há muito que me recuso a comprar) e aprendi várias coisas.

Ficamos a saber que Yebda, "o pivot defensivo", está descontente - segundo declarações de "fonte próxima" do francês.
Boa.

Também nos "informa" o Record que Luisão está de saída para o estrangeiro.
Ah sim?

E que o Benfica está interessado nos DOIS centrais do Grémio de POA... para supresa do próprio agente dos jogadores.
Fixe!

Finalmente, a cereja no topo do bolo: Luisão está "incomodado" com o facto de não ter sido aumentado. Esta "notícia" - com direito a capa - nem fontes aponta. O Record, simplesmente, sabe.
Ena!

Não se preocupem em ir ler. Aliás, abstenham-se de o fazer.
Sem hits no site e sem vendas na banca, o Record não se aguenta mais que 2 meses.

É fazê-los falir.

Só para gozo, envio o link do código deontológico dos jornalistas:
http://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?id=24&idselect=369&idCanal=369&p=368

Tentem encontrar o número de falhas do Record!

LF disse...

Eu não leio o Record.

Vejo as capas, e por vezes abro a edição on-line. Chega para perceber tudo.

Andaram meses a dizer que o Nené e o Ruben Micael vinham para o Benfica. Vieram?

Andaram meses a dizer que o Cardozo ia ser vendido. Foi?

Fizeram uma novela da renovação do Nuno Gomes. Ele não renovou ?

Porquê acreditar que Luisão, Di Maria, Yebda, Sidnei, Sepsi, Moretto, Urreta, e quase todos os outros sejam vendidos ou dispensados conforme o Record diz dia sim dia não?


Mas A Bola, em termos de especulação, não tem andado atrás.
Não é maldosa como os jornais do grupo Cofina (que ficou fora da Benfica Tv, ao contrário do que pretendia), mas as primeiras páginas estão a raiar a imbecilidade (o "regresso do Benfica europeu", por exemplo).

Ainda me lembro do Enevoldsen e do Mathieu.
Sem falar no Falcão.

E esta do Keirrison, conforme já aqui disse, cheira-me a golpada.


Enfim, se eu vivesse disto, também era capaz de ter de dizer umas mentiritas de vez em quando...

Anónimo disse...

Parece-me mto mais logico que o Keirrison vá para o Benfica que para o Porto, pq o Porto n está interessado em valorizar jogadores de outros clubes.

ele há coisas disse...

Caro Luís Figo

O Record anda desesperado. Uma contagem das medalhas e dos cartoons sobre o Benfica revelaria muita coisa.
Mandam 100 nomes de jogadores que o Benfica quer contratar e quando acertam uma lá vão buscar a capa em que a anunciaram, esquecendo as 99 em que falharam.

Eu tenho boicotado o Record, tanto em papel como na net. Aliás, a edição online da Bola está bastante melhor agora.

Ainda estão por explicar as razões de o Record ser (alegadamente) o jornal mais vendido.

jfk disse...

Devo dizer que também não compro o jornal.

Mas vejo a edição online e muitas vezes as notícias do Record são citadas por outros sites.

Como é o caso da notícia do Luisão de hoje.

Sobre A Bola, realmente, 'Regresso do Benfica Europeu'...

Mas são capas destas que levam muitos dos leitores diários dos jornais desportivos a decidirem a compra entre este ou o rival.

Nuno Figo disse...

Caríssimos,

Luis Figo, não. Nuno "Figo". Na verdade, Nuno Figueiredo (de Figo tenho pouco. A jogar, sou mais um Maxi Pereira com pouco jeito e dois joelhos à Mantorras).

Estou convosco no boicote à edição impressa destes pasquins.
Mas digo-vos mais! A edição online contribui actualmente para uma fatia grande das receitas dos jornais desportivos (pela publicidade, claro). Cada hit é uma esmola.
De mim, para esses tipos e doravante, nada. Nem um hit.

Aconselho a todos a leitura da comunicação do João Gabriel no site do Benfica. Nem gosto muito do Director de Comunicação do Benfica, mas desta feita esteve bem: diz JG que os jornalistas não têm só direitos, têm também deveres.

Volto pois a sugerir o link do código deontológico dos jornalistas.

Hoje também achei curioso o zapping que ia fazendo no jogo do Porto-Besiktas.
O comentador Sport TV de serviço merecia uma medalha azul-e-branca.
Impressionante.
Sob a habitual tese de "o Porto domina", conseguiram estar a falar durante largos minutos do domínio portista, enquanto o Besiktas fabricava lances de perigo. Quando um avançado do clube turco rematou ao poste da baliza de Beto, os comentadores pararam durante 1 segundo... e continuaram a sua alegre discussão sobre o potencial do clube corrupto. Repetição da bola no poste e... nem uma palavra sobre o tema.

Enfim, lá tive que mudar de canal. Ainda o jantar me caía mal.

Vemo-nos no estádio.