25/01/16

CHEGA!

Não alinho em preconceitos quando se fala de claques. Se por um lado lhes imputo um histórico recheado de problemas de mau comportamento, e não ignoro que por elas circula hoje muito dinheiro, tornando-as num centro abusivo de poder, à margem da lei, dos clubes e até do futebol, por outro reconheço que os jogos sem banda sonora não seriam iguais. E os cânticos das nossas claques são particularmente arrebatadores.
Acresce que, nos maus momentos, perante assobios ou silêncio generalizado, só eles apoiam a equipa. E fazem-no sempre. Em casa e fora. Ao sol ou à chuva.
Dito isto, e com o devido cuidado de não tomar o todo pela parte, acho que é chegada a hora de identificar e pôr na ordem o bando de imbecis que, reiteradamente, no nosso estádio e fora dele, inclusive no estrangeiro, nos envergonha enquanto benfiquistas.
Aquilo a que assistimos, no passado sábado, no seio de uma das claques, e que já sucedera noutras ocasiões, é inqualificável, imperdoável, e só pode ser resolvido com mão muito dura. Terá de ser o próprio clube a fazê-lo, antes que alguém o faça por nós, com consequências bem piores.
Não me interessa se as claques são legais ou ilegais. De uma forma ou de outra, não deixarão de ter as mesmas virtudes e defeitos. Mas a minoria que, em nome delas, se comporta daquela forma selvagem, não tem lugar no estádio, nem no clube, nem no futebol.

Não adianta apelar-lhes. Não lêem jornais, e se lessem, não percebiam. O meu apelo é aos nossos dirigentes, e aos responsáveis pela segurança do estádio. É altura de acabar com isto de vez. Se não puder ser a bem, terá de ser a mal. 

2 Comments:

Blogger Luis Ribeiro said...

É mais do que isso... o apelo deve ser feito à Liga de Clubes!
A Liga recebe milhares em pagamentos de multas por comportamentos menos próprios, poderia disponibilizar o todo, ou parte, desse dinheiro para melhorar as condições de identificação destes adeptos problemáticos. Mais do que ser o Benfica a defender os seus adeptos e o seu espaço, tem de ser a Liga a defender a industria que faz com que entrem milhares no cofre!

Se existirem formas de identificar os infractores, as multas passariam a ser imputadas a quem prevarica, bem como seriam impedidos de aceder aos recintos desportivos, e isso faria com que estes anormais que causam este tipo de problemas começassem a ficar em casa!

26.1.16  
Anonymous hooligan said...

Somos NN e para sempre ilegais!!

28.1.16  

Enviar um comentário

<< Home