A NOSSA MATEMÁTICA


7 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Queria só um esclarecimento em relação à situação do desempate a)
- Se ficar 2-3 para a Dinamarca no jogo contra a Alemanha, Portugal e Alemanha ficam empatados em golos, ambos com 3-3. Como é feito o desempate neste caso? Passa a Alemanha porque nos ganhou?
É que nas regras da Uefa diz o seguinte: "d) superior goal difference in all the group matches", portanto a Alemanha ficava com 5-4 (1-0 + 2-1 + 2-3) e Portugal dependeria da vitória que teria com a Holanda, se fosse por mais que um golo de diferença passava, mas se fosse por apenas um golo de diferença já dependia de como ficava o jogo visto que o próximos desempate da Uefa é "e) higher number of goals scored in all the group matches", portanto Portugal teria de ganhar por 3-2 para ter um score total de 6-5, ou seja, mais golos marcados do que a Alemanha.
Ainda neste cenário, caso ficasse 2-1 para Portugal, ambos terminavam com um score total de 5-4 e nesse caso a Alemanha passa porque a regra seguinte de desempate é "f) position in the UEFA national team coefficient ranking system". Neste caso não entendo ainda porque existem mais dois desempates nas regras da Uefa, é que ninguém está empatado no coeficiente da Uefa... ou seja, depois deste não há necessidade de mais desempates, certo?
Abraço,
Mike

LF disse...

Creio que é assim:

Dinamarca-Alemanha, 3-2
Portugal-Holanda, 8-0

CLASSIFICAÇÃO:
Dinamarca 6 pts
Alemanha 6 pts
Portugal 6 pts
Holanda 0 pts

1º CRITÉRIO:
Pontos nos jogos entre as equipas empatadas
Dinamarca 3
Alemanha 3
Portugal 3

2º CRITÉRIO:
Diferença de golos nos jogos entre equipas empatadas
Dinamarca (5-5)
Alemanha (3-3)
Portugal (3-3)

3º CRITÉRIO:
Número de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas
Dinamarca 5 APURADA EM 1º LUGAR
Alemanha 3
Portugal 3


DESEMPATE ENTRE PORTUGAL E ALEMANHA

1º CRITÉRIO:
Pontos nos jogos entre as equipas empatadas

Alemanha 3 APURADA EM 2º LUGAR
Portugal o ELIMINADO

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta!
As regras de desempate são feitas para as três equipas até uma ter um critério favorável e depois para as restantes equipas volta-se à regra número um até que novamente se encontre uma regra que desempate.

P.S. Claro que quero passar aos quartos, mas mesmo não passando ganhar 8-0 à Holanda ia ser um espectáculo!

LF disse...

Embora o regulamento publicado no site da UEFA não seja muito claro quanto a um caso como este, eu acho que é esta a interpretação correcta.
Mas uma situação destas ia provavelmente gerar alguma polémica.

Anónimo disse...

Pois... Eles dizem "the following criteria are applied, in the order given" mas não especificam se o critério segue sempre a ordem de a) a g) ou se quando se conclui que uma equipa se apurou o critério volta ao a) para as restantes equipa. Parece-me que a maneira como leste será a certa, mas fica a dúvida.
Eu já enviei um mail para a Uefa a tentar esclarecer a dúvida, mas ainda não responderam... deve estar tudo no Euro!
Abraço,
Miguel

Vasco disse...

8-0?! enganou-se

Anónimo disse...

O ZeroZero deu resposta às nossas questões.
Segundo eles houve um ponto acrescentado em 23/03/2012, já que antes dessa data os critérios de desempate eram utilizados de forma sequencial independente do número de equipas empatadas. Esse ponto diz o seguinte:
"Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas. Se este procedimento não levar a uma decisão, os critérios e) a i) são aplicados pela seguinte ordem".
Ver: http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=68621
Abraços,
Mike