14/06/12

A NOSSA MATEMÁTICA


7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde,
Queria só um esclarecimento em relação à situação do desempate a)
- Se ficar 2-3 para a Dinamarca no jogo contra a Alemanha, Portugal e Alemanha ficam empatados em golos, ambos com 3-3. Como é feito o desempate neste caso? Passa a Alemanha porque nos ganhou?
É que nas regras da Uefa diz o seguinte: "d) superior goal difference in all the group matches", portanto a Alemanha ficava com 5-4 (1-0 + 2-1 + 2-3) e Portugal dependeria da vitória que teria com a Holanda, se fosse por mais que um golo de diferença passava, mas se fosse por apenas um golo de diferença já dependia de como ficava o jogo visto que o próximos desempate da Uefa é "e) higher number of goals scored in all the group matches", portanto Portugal teria de ganhar por 3-2 para ter um score total de 6-5, ou seja, mais golos marcados do que a Alemanha.
Ainda neste cenário, caso ficasse 2-1 para Portugal, ambos terminavam com um score total de 5-4 e nesse caso a Alemanha passa porque a regra seguinte de desempate é "f) position in the UEFA national team coefficient ranking system". Neste caso não entendo ainda porque existem mais dois desempates nas regras da Uefa, é que ninguém está empatado no coeficiente da Uefa... ou seja, depois deste não há necessidade de mais desempates, certo?
Abraço,
Mike

14.6.12  
Blogger LF said...

Creio que é assim:

Dinamarca-Alemanha, 3-2
Portugal-Holanda, 8-0

CLASSIFICAÇÃO:
Dinamarca 6 pts
Alemanha 6 pts
Portugal 6 pts
Holanda 0 pts

1º CRITÉRIO:
Pontos nos jogos entre as equipas empatadas
Dinamarca 3
Alemanha 3
Portugal 3

2º CRITÉRIO:
Diferença de golos nos jogos entre equipas empatadas
Dinamarca (5-5)
Alemanha (3-3)
Portugal (3-3)

3º CRITÉRIO:
Número de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas
Dinamarca 5 APURADA EM 1º LUGAR
Alemanha 3
Portugal 3


DESEMPATE ENTRE PORTUGAL E ALEMANHA

1º CRITÉRIO:
Pontos nos jogos entre as equipas empatadas

Alemanha 3 APURADA EM 2º LUGAR
Portugal o ELIMINADO

14.6.12  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela resposta!
As regras de desempate são feitas para as três equipas até uma ter um critério favorável e depois para as restantes equipas volta-se à regra número um até que novamente se encontre uma regra que desempate.

P.S. Claro que quero passar aos quartos, mas mesmo não passando ganhar 8-0 à Holanda ia ser um espectáculo!

14.6.12  
Blogger LF said...

Embora o regulamento publicado no site da UEFA não seja muito claro quanto a um caso como este, eu acho que é esta a interpretação correcta.
Mas uma situação destas ia provavelmente gerar alguma polémica.

14.6.12  
Anonymous Anónimo said...

Pois... Eles dizem "the following criteria are applied, in the order given" mas não especificam se o critério segue sempre a ordem de a) a g) ou se quando se conclui que uma equipa se apurou o critério volta ao a) para as restantes equipa. Parece-me que a maneira como leste será a certa, mas fica a dúvida.
Eu já enviei um mail para a Uefa a tentar esclarecer a dúvida, mas ainda não responderam... deve estar tudo no Euro!
Abraço,
Miguel

14.6.12  
Anonymous Vasco said...

8-0?! enganou-se

14.6.12  
Anonymous Anónimo said...

O ZeroZero deu resposta às nossas questões.
Segundo eles houve um ponto acrescentado em 23/03/2012, já que antes dessa data os critérios de desempate eram utilizados de forma sequencial independente do número de equipas empatadas. Esse ponto diz o seguinte:
"Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas. Se este procedimento não levar a uma decisão, os critérios e) a i) são aplicados pela seguinte ordem".
Ver: http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=68621
Abraços,
Mike

15.6.12  

Enviar um comentário

<< Home