QUE CONVERSA É ESSA?

Acabei de escrever um texto para o jornal “O Benfica” - será publicado na próxima sexta-feira, e depois poderei reproduzi-lo aqui - a elogiar o trabalho de Jorge Jesus, defendendo que a sua continuidade no clube não deverá estar dependente de qualquer resultado que possa acontecer até final da época, e que a sua eventual saída seria um suicídio desportivo para o clube. Jesus é um fantástico treinador, que conseguiu, em pouco tempo, reacender a chama do futebol benfiquista, que valorizou jogadores antes desacreditados, e que, nesta temporada, foi vítima de um conjunto de circunstâncias (mundial, arbitragens, venda de jogadores, super-Porto, etc) que o impediram de chegar ao título nacional.

Sendo pois seu admirador, estou à vontade para discordar em absoluto das declarações mais recentes do técnico encarnado a propósito da Liga Europa.

Disse Jesus que nem uma vitória na Liga Europa salvará a época. Digo eu que, não só salva (termo que nem gosto de utilizar), como fará de 2010-11 um ano histórico para o clube da Luz. E vou mais longe: para mim, pessoalmente, enquanto benfiquista, até uma simples presença na final será motivo de grande orgulho, e de registo no caderno dos grandes acontecimentos do meu benfiquismo.

Acredito que possa existir algum “mind-game” escondido nesta estranha declaração, até porque Jorge Jesus é um homem com cultura desportiva suficiente para perceber o que significa o triunfo numa prova europeia. Se o objectivo for, por exemplo, retirar pressão de cima dos jogadores, pois muito bem. Mas se se trata de uma sincera manifestação de opinião, então, não só não concordo, como nem sequer entendo.

Para mim, uma Liga Europa vale por três Campeonatos (assim como uma Champions valeria por dez), independentemente de quem seja o adversário da final. Assim como um Campeonato Nacional valerá, mais coisa menos coisa, por três Taças de Portugal, por cinco Taças da Liga, ou por dez Supertaças.

Uma Taça de Portugal, ou até uma Taça da Liga, sim, podem, em determinadas circunstâncias, salvar uma época. Uma Liga Europa não se coloca nesses termos.

Neste caso, não se trata de salvação. Trata-se de glória!

18 comentários:

Jorge disse...

Caro LF,
Escrever "Super-Porto" assim de forma isolada parece-me demasiado cruel até porque descreveu bem no seu blogue e ao longo da liga as manobras arbitrais, vulgo "sistema", que ajudaram o nosso rival a atingir o actual patamar. E, mais uma vez, lamento que o nosso presidente tenha permitido o enxovalho público da equipa e seus adeptos sem a adequada resposta em tempo real ao "sistema" equilibrando assim as coisas. Mas a revista "Exame" tem um artigo com o titulo "construbol" cuja leitura lhe recomendo vivamente.
Um abraço e gosto de o ler.

O GLORIOSO disse...

Mais uma vez muito bem assino por baixo Luis Fialho.
Acho que independentemente de ser ou não "Mind Games" do nosso Jesus parece-me que se calhar até anda a ler alguns blog´s ditos benfiquistas que consideram esta epoca a mais vergonhosa de sempre do clube (é verdade a maioria sabe qual é esse blog) mesmo que se ganhe a Liga Europa.
Sempre defendi e defendo Jesus e para mim ficava até ao fim da sua carreira no Glorioso. Aliás digo já se por acaso o Presidente Vieira pensar em dispensa-lo dificilmente voltarei a votar nele pois voltaremos aos anos belos dos 2 ou 3 treinadores por epoca e os Corruptos ganharam á vontade 6 ou mesmo 7 titulo seguidos. O pior é que muito Benfiquista vai na conversa e parece que não aprendem, gostam de "sangue" como se isso fosse a solução dos problemas. Enfim...

P.S- Para mim esta epoca se ganhar-mos a Liga Europa será a melhor dos ultimos 20 anos, se perdemos a final uma epoca razoavel (-) (igual por exemplo á de 89/90 com Eriksson onde ganhamos 1 Supertaça e fomos á final da Champions) se perdemos 5ª feira será uma epoca má. Mas olhando para outras epocas por exemplo com Damásio, Vale e Vilarinho seria uma epoca gloriosa, ou têm saudades desses tempos?

O GLORIOSO disse...

Mais uma vez muito bem assino por baixo Luis Fialho.
Acho que independentemente de ser ou não "Mind Games" do nosso Jesus parece-me que se calhar até anda a ler alguns blog´s ditos benfiquistas que consideram esta epoca a mais vergonhosa de sempre do clube (é verdade a maioria sabe qual é esse blog) mesmo que se ganhe a Liga Europa.
Sempre defendi e defendo Jesus e para mim ficava até ao fim da sua carreira no Glorioso. Aliás digo já se por acaso o Presidente Vieira pensar em dispensa-lo dificilmente voltarei a votar nele pois voltaremos aos anos belos dos 2 ou 3 treinadores por epoca e os Corruptos ganharam á vontade 6 ou mesmo 7 titulo seguidos. O pior é que muito Benfiquista vai na conversa e parece que não aprendem, gostam de "sangue" como se isso fosse a solução dos problemas. Enfim...

P.S- Para mim esta epoca se ganhar-mos a Liga Europa será a melhor dos ultimos 20 anos, se perdemos a final uma epoca razoavel (-) (igual por exemplo á de 89/90 com Eriksson onde ganhamos 1 Supertaça e fomos á final da Champions) se perdemos 5ª feira será uma epoca má. Mas olhando para outras epocas por exemplo com Damásio, Vale e Vilarinho seria uma epoca gloriosa, ou têm saudades desses tempos?

abidos disse...

Retirar pressão aos jogadores.

Abraços

B3M disse...

Caso joguemos a final da Liga Europa, arrisco-me a dizer que a mesma tem dois significados:
i) um título europeu em disputa, que, concordo, tem um peso superior ao de um campeonato nacional (embora seja este último que nos garanta a sustentabilidade para o futuro)
ii) o élan para o próximo campeonato. Não nos podemos esquecer a importância (no meu ver decisiva) do jogo da Supertaça este ano. Vencer o Porto na final da Liga Europa significa uma injecção de confiança para os tempos que aí vêm...o que não significa que não seja extremamente difícil, dada a actual conjuntura física e sobretudo mental de ambas as equipas (tecnicamente, acho que não haverá diferenças)

Vitória do Benfica disse...

Caro Jorge
È a revista Exame deste mês?

EAGLEHEART disse...

Um dos meus maiores amores em termos de clube depois é claro do Glorioso é o Liverpool. e esse é um flagrante exemplo de um clube que se mantem ainda no Top do futebol europeu devido ás suas ainda bem recentes conquistas europeias. já não vence um campeonato Ingles á 20 anos, se não fosse as conquistas europeias e a constante presença nas finais e meias finais dessas mesmas competições, há muito que já ninguem se lembraria do Liverpool. isto é apenas um exemplo da importancia de se conquistar uma competição europeia. se o Glorioso conquistar este ano a Liga europa, coisa que sinceramente Eu não acredito, seria para mim o realizar de um dos maiores sonhos de toda a minha vida de adepto fanático do Glorioso e desculpe o termo cagava-me completamente para o campeonato e humilhações que passamos esta época com os corruptos. conquistar uma competição europeia é e será sempre uma Glória para qualquer clube.

Anónimo disse...

Um lindo sonho conquistar a Liga Europa, mas sinceramente não acredito muito nisso. E agora digam-me qual sera melhor: ser eliminado ja com o Braga ou perder a final contra o Poerto? Eu não sei, entre ver o meu Benfica jogar uma final Europeia mas perde-la contra os corruptos, ou ser eliminado ja, o meu coração balança! Acho que quinta feira vou enfim ver um jogo sem grande pressão!!!!

Ps. Completamente de acordo, Jesus deve continuar e espero eu por muitos anos!!!!

LF disse...

É sempre, sempre, preferivel ser eliminado numa final, do que numa meia-final.
Não me interessa nada quem está do outro lado. E numa final não se podem esperar equipas fáceis.
Interessa-me apenas o prestígio de participar na final, o mediatismo da mesma, os pontos para o ranking (do próprio clube), um momento para a história, e tudo o que uma final permite.

Não percebo como se pode ter dúvidas quanto a isso.

Além de que não tenho como dquirido que o Benfica volte a perder com o Porto. E até terá a vantagem de partir como não favorito.
Isto sem dizer que com o Braga, o Porto pode já encomendar a taça. Com o Benfica, pelo menos terá luta.

No.Worries disse...

"super-porto", não é?
Continuo sem perceber estes elogios ao clube corrupto numa época em que o campeonato (e não só) entrou para a história do futebol como sendo um dos mais adulterados de sempre. Se o clube corrupto é assim tão super, para quê tantas ajudas? Será que alguém me pode explicar?!? Foi ajudado na figueira, em paços de ferreira, em vila do conde, em guimarães, em aveiro, na madeira, em braga, e em casa com o setubal, com o braga, com o scp, já para não falar da taça de portugal. E isto tudo sem puxar muito pela cabeça. Se continua a ser eternamente beneficiado, imagino se o clube corrupto não fosse super...
Quanto ao resto do post, concordo em absoluto. Também não percebi o alcance das palavras do Jesus. Uma final europeia é um marco histórico. Para todos, penso eu!

frank disse...

Extamente LF concordo inteiramente consigo se for o Braga o finalista o porto pode comecar a festejar porque a taca e sua,agora se for o Benfica o finalista eles ja nao teem assim tanto a certeza porque isso de nos terem ganho 4 vezes esta epoca nao quer dizer que nos ganhem sempre eles
sabem disso e sendo o Benfica o finalista ficarao apreensivos e nervosos,e quem garante que o Porto estara na final eu ja vi eles levarem 5-0 e 4-0 em futebol tudo pode acontecer mesmo com essa boa equipa que tem nao sao invenciveis alguma vez terao de perder.
Se me perguntaram como Benfiquista entre campeonato e liga europa qual preferiria ganhar a minha resposta seria as duas provas mas mais a liga Europa.

Manuel disse...

Mais um anónimo que pensa que está a enganar os papalvos dos seus consócios e a escrever em blogues dos papalvos andrades.

71460_5/8 disse...

eu também se fosse o JJ diria o mesmo. e se passarmos à final, como todos os benfiquistas desejam, diria que o Porto é o super favorito. e que o Porto está obrigado a ganhar a final e se não a ganhar é um escândalo porque quase todos têm dito que é a melhor equipa e já a comparam ao Barça e dizem que é melhor que o Real Madrid. e isto seria o Benfica que sempre foi! humilde e considerado o under dog nas finais e que conseguiu umas façanhas bem engraçadas ;)

JReis disse...

Caro Vitoria do Benfica,
É a revista Exame do mês de Março (nº 323) e poderá ler a partir da página 44.

LF disse...

No.Worries,

Uma coisa não invalida a outra.
O campeonato foi falseado, mas eles têm uma grande equipa.

Peter disse...

Uma correcção super-corrupto, assim diz a Marca, e o Martins dos Santos um vassalo do pinto da costa, de resto puro mind-game.

Anónimo disse...

Mas ele não ia ganhar a champions?

Vitória do Benfica disse...

Caro J Reis

Muito obrigado