CHAMPIONS 2011-12: um esboço dos possíveis adversários

A posição do Benfica no campeonato está definida. Vai terminar em segundo lugar, acedendo à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Importa pois averiguar, desde já, que tipo de adversários poderá apanhar pela frente, ainda que alguns campeonatos apresentem, nesta fase da época, elevados graus de incerteza.
É desde já seguro que o Benfica irá ser cabeça-de-série nessa pré-eliminatória, havendo fortes hipóteses de também o vir a ser no play-off que se lhe segue, se para ele se apurar.
Mas vejamos primeiro o que pode acontecer na ronda inicial, designadamente que clubes estão em condições de figurar no quadro dessa fase, de acordo com o ranking dos países no final da época passada (aquele que conta para o efeito), e com as classificações actuais dos respectivos campeonatos nacionais:Como se vê pela coluna da direita, nenhum dos emblemas em causa tem um ranking superior ao do Benfica (que ainda pode ser melhorado na Liga Europa), pelo que o estatuto de cabeça-de-série está assegurado para esta fase. O mesmo acontece com Dínamo de Kiev, Panathinaikos, e qualquer das equipas holandesas que se apure (embora no caso do Twente existam hipóteses académicas de assim não ser). O quinto cabeça-de-série poderá ser o Fenerbahce, se se apurar; o Anderlecht, idem; ou - se nenhum destes dois integrar o quadro - o Rubin Kazan. Todos os outros estão fora da possibilidade de usufruir desse estatuto.
Assim sendo, é possível fazer desde já um esboço dos cinco possíveis adversários do Benfica nessa 3ª pré-eliminatória. São eles:Caso ultrapasse esta fase, o Benfica disputará então o play-off, onde já figuram as equipas dos cinco países melhor classificados no ranking (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e França). Aqui há muito mais dúvidas, pois além dos campeonatos estarem ainda muito indefinidos, não se sabe, obviamente, quais os clubes que transitam da 3ª pré-eliminatória, sendo portanto mais difícil hierarquizá-los a todos.
É possível todavia perceber que o Benfica só não será cabeça-de-série com uma combinação que junte nesta fase: Chelsea ou Tottenham, Roma, Bayern de Munique, Lyon e Valência (ou Villarreal, no caso deste conseguir ultrapassar o Benfica no ranking de clubes durante a corrente Liga Europa). Se o lote dos qualificados do chamado “big-five” fugir a esta combinação, o Benfica será cabeça-de-série. Ou seja, basta uma destas equipas não constar dos apurados (ou por ter ficado fora, ou por ter conseguido entrada directa), e serão os encarnados que a ele ascenderão de imediato.
Vejamos como está o panorama entre estes cinco países melhor colocados no ranking:Acontecerá pois, como diria La Palisse, uma de duas coisas: ou o Benfica não é cabeça-de-série (no caso que mencionei), ou é cabeça-de-série. Se não for, terá pela frente justamente uma daquelas fortíssimas equipas, o que dificulta muito a sua caminhada para a fase de grupos. Se for (basta que entre Manchester City, Lazio, Udinese, Rennes, Hannover, Marselha, ou Villarreal, este último sob reserva, um deles faça parte do play-off), poderá encontrar então qualquer um dos clubes constantes do quadro da 3ª pré-eliminatória, para além naturalmente daquele, ou daqueles, que sobrar dos "big-five" (e que constam do parêntesis atrás).
Partindo do princípio, moderadamente optimista, de que o Benfica será cabeça-de-série também nesta fase, os possíveis adversários seriam então os seguintes:
Como se vê, há muitas hipóteses em cima da mesa. Mas convenhamos que, com um bocadinho de sorte, o Benfica poderá mesmo estar na próxima edição da Champions. E, diga-se, bem merece lá estar.

6 comentários:

Anónimo disse...

O LF vai-me desculpar mas cinco posts em seis horas não faz qualquer sentido para quem está do lado de cá.

Porque não espaça mais os seus posts? Parece que quer enfiar tudo à pressão no blog, não percebo. Está a tornar-se maçador.

LF disse...

Meu amigo,

Tenho de aproveitar quando tenho tempo, e hoje tive um dia livre.

Não precisa ler tudo de uma vez...

mWo disse...

Caro LF, peÇo desculpa pela correcÇão mas o Benfica não entra na 2ªpré-eliminatória da Champions, mas sim na 3ª. Depois sim é o Play-off. ;)
Quanto aos adversários, apenas o Rubin Kazan e o Trabzonspor, se mantiver a mesma equipa desta temporada, nos podem fazer frente na minha opinião.
Depois no play-off é termos a sorte de sermos cabeÇas-de-série e assim a vida fica mais facilitada.

AbraÇo e SaudaÇões Benfiquistas!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

LF disse...

Tens razão nWo.

Logo que possível, irei corrigir.

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis

O Benfica deve-lhe muito, toda a sua dedicação e aprofundamento de conhecimento que nos dá ou seja aos leitores deste blogue. Hoje brindou-nos com tres posts este sobretudo é importante, porque considera que o Benfica tem o segundo lugar garantido, isso e muito bom, pena é que não tenha já a entrada assegurada

Anónimo disse...

Que coincidência...só há 3 castigados para a próxima ronda, e todos para não jogarem contra o benfica. O sistema não foi a tempo!

Caro LF..não leve a mal. É só uma farpa de brincadeira.