REALIDADE ESCONDIDA

A classificação real, aqui semanalmente actualizada, procura traduzir os erros de arbitragem em pontos ganhos e perdidos, da forma mais objectiva possível.
Mas, para além dessa tradução, existem múltiplos erros que acabam por influenciar os jogos, sem que seja possível afirmar que se ganhou ou perdeu por causa deles. Não deixam contudo de ser erros, por vezes até mais óbvios e graves que os outros, só que, ou ocorrem em jogos que as equipas prejudicadas acabam por vencer, ou acabam disfarçados no meio de um resultado amplo, independentemente de para ele terem ou não contribuído.
É esta contabilidade global que VEDETA DA BOLA põe agora à disposição do leitor.
Continuam ainda a faltar alguns aspectos do jogo, como faltas assinaladas a meio-campo, cartões amarelos bem ou mal mostrados, cantos por pontapés de baliza e vice-versa. Para tal seria necessário ver todos os jogos (com elevado grau de atenção) e não apenas os resumos. Como perder noventa preciosos minutos de vida para assistir pela TV a um qualquer F.C.Porto-Trofense não faz manifestamente parte das minhas prioridades, não vou poder prometer tão elevado grau de rigor. Fiquemo-nos pois pelos lances mais polémicos, e que já dão pano para mangas.
No final da época este quadro será actualizado.
Chamo particular atenção para o elevadíssimo número de grandes penalidades que ficaram por marcar a favor do Benfica (doze!), bem como para o número de expulsões perdoadas ao F.C.Porto (três das quais a Bruno Alves), e de golos irregulares conseguidos pela equipa de Jesualdo, quer em posição de fora-de-jogo (um de Mariano, um de Rodriguez e dois de Farias), quer na sequência de livres mal marcados (Rodriguez na Reboleira e agora Rolando nos Barreiros).
Nenhum árbitro anulou qualquer golo limpo ao F.C.Porto, nem assinalou mal contra si qualquer penálti, coisa de que Benfica e Sporting não se podem gabar.
Os jogos do Sporting são aqueles em que ocorreram menos erros. Destaque para os oito penáltis por marcar contra a equipa de Paulo Bento, alguns dos quais decisivos, como espelha a classificação real.
Refira-se por fim que, se o Sporting acaba por ser o clube pontualmente mais beneficiado em termos pontuais (em virtude de os erros a seu favor terem decidido mais jogos), contabilizando todos os erros é o F.C.Porto aquele que mais ajudas deve aos árbitros. Afinal de contas, a tradição ainda é o que era...

30 comentários:

jfk disse...

É o espelho da classificação e da influência que cada clube tem no futebol: FCP 1º, SCP, 2º, SLB 3º.

E é também por isto que o Sporting não desgruda do Porto: ficam com as sobras e superam o Eterno Rival.

Vitor Esteves disse...

.... e continuará a ser. Só mudará quando pela força do futebol praticado o Benfica conseguir ganhar apesar dos erros dos árbitros, aí por força da opinião pública os erros crassos diminuirão.

angelodias disse...

LOL. Vou esperar pelo fim do dia a ver se ganhaste juízo e tiraste daqui esse post. Se não tiraste então dou mais umas belas gargalhadas...

P.S - Então o FCPorto teve um fora-de-jogo mal assinalado em toda a época? Afinal temos uns grandes árbitros :)

LF disse...

Obviamente que quando falo de foras-de-jogo mal tirados falo apenas de lances de golo iminente.

Miguel disse...

Luis Fialho,
Não compreendo a tua obcessão pelos arbitros... sou benfiquista, mas nao me revejo neste tipo de discurso!
O benfica tem a obrigação de ser muito melhor do que os outros e dessa forma conseguir esbater os erros de arbitragem!!
Não admito que o Benfica mesmo com 10 penaltys por marcar a seu favor perca em casa com equipas como a académica...é inconcebivel!!
E deve ser este o pensamento dos dirigentes e dos jogadores, porque se usam a arbitragem como refugio para a falta de resultados é sinal que não sentem as derrotas como deviam!
Mas parece que aqui no Norte o futebol é visto de uma forma diferente... mesmo por aqueles que nao se identificam com os padrinhos!

abidos disse...

O Benfica já teve 4 golos mal anulados, e não 2...

Yebda, Leixões
Suazo, Setubal
Cardozo, Nacional
Aimar, Académica

Nestes jogos o Benfica perdeu 9 pontos!!!

Bermelhão disse...

é sempre a mm roubalheira... o problema é que enquanto slb e scp se "agridem" mutuamente os porcos vão assobiando pro ar e ganhando títulos

Anónimo disse...

12 penalties???

ahahaahhahaah

Se voltassem às origens e ajogar num pelado queria ver desses 12 lances quantas vezes os meninos caíam no chão.

Anónimo disse...

Bem por estas contas de um homem que se roi por dentro e por fora de inveja o super slb tinha o campeonato ganho ao final da primeira volta.

Umm... e na taça uefa foram roubados a torto e a direito por isso o último lugar num grupo onde estavam colossos europeus como: Olympiakos,Hertha Berlim,Galatassaray, Shaktar qualquer coisa (todas equipas das mais fortes ligas europeias).

A inveja visceral por vezes faz mal.

Ah, esqueci-me que este ano pelo menos ganharam a Taça da Liga.

Tiago Pereira disse...

Esta tabela foi feita com base em quê? A opinião de um Benfiquista ou a opinião do árbitro benfiquista do domingo desportivo?

Vasco disse...

excelente LF

Vitória do Benfica disse...

Boa Tarde Luis Fialho e restantes visitantes do blogge

O seu quadro é muito bom, e deveria ser apresentado às entidades competentes, porque associado às escutas telefónicas percebe-se o objectividade dos erros.

São deste tipo de estudos que o futebol português precisa e é pena que a Liga não tenha mais estatísticas objectivas para ser possível salvar o futebol português.

Por isso não me admira que só uma equipa seja treinada por um treinador estrangeiro ou seja Quique Flores. Por isso Leo vem em parangonas no jornal dizer que Quique não percebe o futebol português.

Eu continuo a dizer que não basta o Benfica ter uma boa equipa, não basta ter um bom treinador, o Porto só é destronado se o Benfica tivesse uma equipa Europeia igual aquelas com quem ele tem perdido, porque pela leitura do seu quadro muito se percebe.

O tempo não permite, mas era bom que se pudesse fazer uma equiparação com o número de faltas que são perdoadas ao Porto. O seu quadro explica muito. E explica também que não são com leituras de jogo como o Guilherme de Aguiar faz no Dia Seguinte sobre o jogo Benfica Marítimo em que a falta do Reyes é precedida de uma agressão do Manu ,mas em que a SIC, só pede para o Sílvio Cervan e o Guilherme de Aguiar, para comentarem a agressão do Reyes , cortando a imagem da agressão do Manu . imagem que foi mostrada no programa da TVI 24 horas.

Então o Porto está interessado no Reyes, para pagar o Paulo Assunção???

Sim enquanto, como alguém escreveu aqui, o sporting e o benfica se degladiarem o clube condenado por corrupção continua a ganhar campeonatos e a enriquecer à custa dos nossos impostos

Saudações Benfiquistas

Pedro Monteiro disse...

LF,

Concordo plenamente com a reflecção que fez e seguramente consciente de tudo o quanto falhou durante esta época.

O importante agora é pensar a nova época de forma a que, tudo que aconteceu ao SLB não volte a surgir esta época.
E falo claramente da planificação de toda a época desportiva.
Continua a ser a grande falha do nosso clube, criam-se os D.Sebastiões e depois constantemente sentimos as desilusões umas em cima das outras.
Ao investimento feito é VERGONHOSO ESTARMOS A DISCUTIR O 3º LUGAR COM O NACIONAL.

Isto sim é importante debater.
Terão sido só as lamentaveis arbitragens de que fomos alvo?
Não me parece.

Que estabilidade podem ter aqueles jogadores quando constamente se fala em nomes para os substituirem, ou diariamente vem a publico ofertas de clubes interessados neste ou naquele atleta...muito complicado.

Aqui entra o papel do Director Desportivo (desculpa Rui Costa, sempre serás 1 idolo) que não soube blindar o balneario...como José Veiga o soube e muito bem fazer...goste-se ou não do estilo (particularmente não aprecio muito, mas o certo é que foi eficaz).

Não me parece normal um atleta exemplar, como Léo sempre foi enquanto cá esteve, dentro e fora do campo, fazer o tipo de afirmações que tem feito...estranho ter sido dispensado quando tinha existido um dificil processo de renovação...

Demasiadas coisas estranhas no nosso clube que nesta altura do ano deveria refletir seriamente para não repetir tantos erros (repetidos ano após ano).

Não é de todo o lugar do meu clube, mas pressinto que temos o 4º lugar destinado...é triste...

kilas disse...

Caro LF

Sou benfiquista mas não posso concordar com este quadro. Uma coisa é contabilizar penalties e golos mal anulados, outra coisa é decidir o que é um fora-de-jogo pontuável ou não.

Não tenho dúvidas de que o Benfica tem muito que lamentar na arbitragem esta época - e que a influência do apito se reflecte não só nos pontos mas também no espírito anímico da equipa.

Mas o seu quadro presta-se facilmente à crítica, de vários pontos de vista. Bastava - e teria mais força - fazer uma conta global de golos mal anulados e penalties soegados/oferecidos para chegarmos às devidas conclusões.

LF disse...

Vitória,

Não acredito que o Reyes vá para o Porto.
Primeiro que tudo, o prazo para a opção ainda não terminou. Segundo, o Benfica já é detentor de uma parte do passe.

Isso cheira-me a boato vindo de Madrid, de forma a pressionar o Benfica a exercer a opção.

Vitória do Benfica disse...

LLuis

Não sei foi o Dias Ferreira que disse isso ontem no programa o Dia Seguinte

Anónimo disse...

O Reys no Porto?
Não é algo de desejável, mas uma coisa posso garantir: sé cá vier parar, fazemos dele mais um grande jogador; é limpinho....

Anónimo disse...

Afinal o LF ainda tem por aí uma aziazita escondida...

Nuno Figo disse...

Admito que o quadro esteja "enviesado" pela posição obviamente pró-benfica de LF.

Mas creio que não deixará de reflectir a tendência. Ou se quiserem, a inclinação dos relvados portugueses.

Outras estatísticas interessantes que gostaria de ver, relativamente aos 3 grandes:
- média de amarelos e vermelhos por jogo
- rácio nº de faltas / nº de cartões
- média de ataques vs penalties assinalados contra e a favor
- média de remates vs penalties assinalados contra e a favor

Entre outras correlações. São meros números, bem sei, mas permitiriam entender algumas coisas e tirar subjectividade a muita análise.

BoyGenius disse...

Basta ver quem é o melhor marcador do FCP, época 08/09!!!

Lucho Gonzalez o grande marcador de penalites!!!


Boa, Luís F!!!

Pedro disse...

És um lírico! ;)

Peter disse...

Excelente LF,como diz o outro "uma verdade inconveniente".

Kurouki disse...

Meus caros amigos.. com tanta constestação sobre as exibições do benfica ainda que uams menos bem conseguidas que outras.. vos lanço umas simples questão.. imaginem vocês que eram ou o reyes ou o aimar por exemplo.. ou até digo o moutinho.. a levarem sarrafadas durante jogos inteiros e os respectivos arbitros desses jogos a vos mandarem levantar pq n existe qualquer falta.. sempre queria ver se continuariam motivados a continuar a jogar à bola no decorrer dessas partidas? pensem bem pq a resposta parece-me bastante óbvia.. o porto e os seus emissários continuam a espalhar o que se vê no futebol português e vão-se rindo da malta do sul (sim pq n é por acaso q cada vez existem menos clubes do sul na primeira divisão.. já o disse e repito, pensem bem..) o porto tem muito merito nos grandes jogos que fez no campeonato? sim é bastante provavel tirando os ditos lances polémicos.. o q eu questiono é o decrescimo de rendimento das equipas opositoras (seja pq tem mto respeitinho pelo porto seja pq são jogadores emprestados, seja pq o treinador adversario tenha negociozinhos de fundo com o porto.. etc etc) o porto tem melhor equipa que o benfica? ahaha n me façam rir.. se o tivesse.. n tinha sido a vergonha que foi nos confrontos directos que só de penalty é que lá chegaram.

Não se idudam benfiquistas.. n caiam no erro de condenar o vosso proprio clube.. o Rui entrou esta epoca e está (penso eu) à procura de estabilidade.. dêem mais um aninho ao quique.. porque por exemplo o united de ferguson tambem esteve algumas epocas aos papeis e no entanto ele continua lá e hoje em dia tem a força europeia que demonstra.

Tenham calma que o Benfica está a ser reconstruído e o LFV sabe bem que o Maestro é a pessoa indicada para o cargo.

acreditemos neles já que estão todos contra nós.. pq por alguma razão somos o clube mais amado e ao mesmo tempo mais odiado de portugal..

Mtos parabens ao senhor Luis Fialho pela atitude de não conformismo demonstrada pela podridão do futebol português dos ultimos 25 anos.

Saudações Benfiquistas

Desconhecido disse...

12 penalties?! Ah,ah,ah,ah...mt bom, ao nível humoristico de um Malucos do Riso.
Continuem assim durante muitos e muitos anos que nós agradecemos.

kilas disse...

havia um comentador televisivo, afecto ao sporting, que há uns anos apresentou na rtp uma estatística interessante.

o porto tinha jogado com uma equipa qualquer de segunda metade da tabela. não me recordo dos números exactos, mas esta equipa tinha, digamos, uma média de 25 faltas por jogo. ou seja, uma defesa agrassiva.
no jogo contra o porto, essa média desceu brutalmente, para 5 faltas ou coisa que o valha. ou seja, a agressividade foi-se.

esse comentador foi despedido da rtp uma ou duas semanas depois.

alguém sabe o nome dele?

E. Marques disse...

Caro autor,

O SCP é o clube dos "grandes" que tem mais penalties contra que a favor (3-2)... ou seja, dos grandes é o que em caso de duvida não tem penalti. Caso único nas últimas épocas para os três grandes... Este é um facto e torna-se, na minha opinião, um indicador tão forte como o seu (reforço, seu) estudo.
Lamento, mas tenta pegar numa opinião sua, reiterada durante a época, enviesada como a que qualquer forte adepto teria, e quer-lhe dar um tónico de "estudo" sério e factual.
Dou-lhe o crédito de ter tido a paciência de "ver" o que lhe apeteceu durante a época e fazer uma tabela a partir dessas informações. Eu não teria/tive essa paciência.
As suas conclusões são de benfiquista e, certamente, as poderá fazer e debater com os seus companheiros de clube, mas não são sérias para discussão com os restantes adeptos (minha opinião).
Lamento porque acho que escreve e pensa bem o futebol e por isso o leio, mas a "clubite" atinge todos (SCP, SLB, FCP...) e no aspecto da arbitragem estamos em tempos que não haverá concórdia e por isso irrelevante discuti-la.
Tento evitar ler os seus posts da classificação e ficar pelos restantes, mas este 'estudo'...

Saudações desportivas,
E. Marques

Anónimo disse...

Ahahahah! Agora no fim da epoca, como a classificaçao "real" do LF n se ajustava ao que queria, lá vem o LF tentar dar a volta!
Olhe, Kompensan meu amigo, Kompensan!

Anónimo disse...

Acho q sim, o Benfica só n é campeão por causa dos árbitros! Os ladrões!!!

Unknown disse...

nem era preciso esse quadro, porque só quem tem aquelas palas azuis nos olhos é que não vê que esta foi a época de maior roubalheira, os bois de preto viram que os julgamentos do papa não iam dar em nada e então foi um continuar a roubar ainda mais à descarada...
o BENFICA foi mais penalizado naquela fase em que o c.r.a.c. não jogava a ponta dum corno, eram assobiados em todo o lado e ainda mais no estàdio do cavalo marinho, disso os avençados jà se não lembram!
BENFICA SEMPREEE!!!

Silva Barqueiro disse...

Tem toda a razao LF...

Tetracampeões allez... E domingo lá vou estar no Dragão...