CLASSIFICAÇÃO REAL

Não vi os jogos do Sporting e do F.C.Porto. Se o primeiro coincidiu com o do Benfica, o segundo coincidiu com um Portugal-Espanha em Hóquei em Patins, modalidade que me é muito querida e que não dispenso. Mesmo sem tais impedimentos, confesso que talvez não tivesse visto nenhum dos jogos, pois se há coisa que eu não gosto no futebol é assistir, pela televisão, a jogos de clubes adversos. No estádio é diferente, há todo um clima, o colorido das bancadas, a análise do jogo que só com total visão do campo é possível de ser feita. Na TV, o futebol é apenas emoção e arbitragem – a primeira reservo-a para o Benfica, a segunda pouco me interessa, por paradoxal que pareça tal afirmação num post da classificação real.
Tudo isto para dizer que não me resta outra alternativa senão considerar o resultado do Sporting como real, e ao do F.C.Porto subtrair apenas o terceiro golo que, vi no resumo, foi obtido em fora-de-jogo. Portanto falarei apenas do jogo do Benfica, e voltarei aos outros se for caso disso, e se puder ver esta noite os resumos detalhados.

BENFICA-ACADÉMICA:
Um penálti claro sobre David Luíz, um golo limpo invalidade sabe-se lá porquê, e, logo no início, um fora-de-jogo tirado a Aimar quando este seguia isolado para a baliza, são ocorrências mais do que suficientes para considerar esta como uma das piores arbitragens desta Liga, a par com as do Benfica-Sp.Braga, Benfica-Nacional, Belenenses-Benfica e Sp.Braga-F.C.Porto.
Nunca tinha ouvido falar deste árbitro (é madeirense, afinal), e não quererei ouvir tão depressa. Entrou na Luz com o claro intuito de colocar o Benfica fora da carroça do título e, quem sabe, compensar o mediatismo de dois penáltis mal assinalados – um no Algarve contra o Sporting, outro na Reboleira.
Nenhum dos lances que referi me deixa qualquer dúvida. Só a expulsão de Hélder Cabral pode levantar alguma polémica, ainda que pareça existir contacto – nem teria lógica Reyes deixar de prosseguir o lance naquele local sem ser impedido. Trata-se de um cartão amarelo, que só deu expulsão porque o jogador já tinha outro. Ele e outro dos defesas da Académica ficaram aliás, neste jogo, impedidos de defrontar o F.C.Porto na próxima jornada, o que não deixa de ser curioso.
Pouco mais haverá a acrescentar. O campeonato está perdido e nem adianta perder muito mais tempo com estas questões. Mas, sem erros de arbitragem, o Benfica estaria na segunda posição, e ainda a lutar pelo título. Coisas que acontecem…
Resultado Real: 2-1

CLASSIFICAÇÃO REAL
F.C.PORTO 51
Benfica 48
Sporting 45

22 comentários:

sestrela disse...

Ponto prévio: O benfica não joga NADA.Mesmo neste jogo com a académica em que criou muita chances de golo, o futebol foi desgarrado(incrivel como o david luiz acabou por ser o elemento mais ofensivo do benfica...)
Mas mesmo tendo em conta que o porto e o sporting estão a jogar mais que o benfica, o curioso é perceber que poderia estar em primeiro lugar se não tivesse sido prejudicado pelas arbitragens.Digo isto sem ponta de fanatismo ou cegueira clubistica.Eu vejo que o porto e o sporting são melhores que o benfica, mas que seria o benfica a estar na frente se houvesse verdade desportiva.

Quem quiser pensar um pouco, certamente chega á mesma conclusão que eu...senão vejamos o golo anulado ao benfica: o que é que o arbitro poderá ter visto naquele lance? Nada...no meio da confusão vê o guarda-redes cair e apita.Na duvida anulou o golo.Curioso que já vi acontecer o mesmo ao sporting.Os arbitros,EM MOMENTOS DECISIVOS, não têm NENHUM MEDO DE PREJUDICAR ESTES DOIS CLUBES....engraçado que não aconteçe o mesmo com o porto.O caso do porto com o braga é flagrante.Nesse jogo todos os lances passiveis de discussão foram sempre julgados em favor do porto..sempre.No caso do benfica académica foi o contrario...custa-me a acreditar que isto seja por acaso...

k disse...

o penalty do david luiz é daqueles... se for a nosso favor dizemos que sim, se for contra temos dúvidas... os mesmos loucos que andaram a gritar penalty no lance do yebda frente ao estrela vão dizer que o luiz deve ser suspenso por simulação...

mas o golo anulado só um fanático pode achar que foi uma boa decisão.

uma palavra de apreço para quique. apesar de tudo o que aconteceu nesse jogo, não veio culpar o apito pela derrota. imaginem que aquele lance acontecia noutro clube...

Anónimo disse...

Classificação real dá PORTO em 1º?

Tens a certeza oh nabo? e entao o sistema e os arbitros comprados?
como é possivel o FCP estar em 1º na tua classificação real...ou melhor como é que o SLmerda esta em 2º se é constantemnete roubado e o porto beneficiado??

nao entendo...LOL

TRISTES MISERAVEIS Lampioesecos de 2ª!!!
VIVA OH QUIQUE,RUI BOSTA e o MAGICO ORELHAS o porto esta convosco!!!!!!!!!!!!!

AH..em vez de ver a novela na 4ª vejam se aprendem qualquer coisinha...

Anónimo disse...

NACIONAL OLéeeeeeeeeeeee!!!!!!

nuno disse...

és uma vergonha!!! e mais não digo!

uma vergonha
uma vergonha
uma vergonha

melhor cego!

Peter disse...

Completamente de acordo com o sestrela mesmo jogando pouco o Benfica se não fosse as arbitragens estava em 1º.

Vitória do Benfica disse...

Bom dia Luis Fialho,

Sim depois do que aconteceu no sábado, não vale a pena pensar mais no campeonato. Resta pensar, e bem, é nas razões que nos levam a perder os campeonatos.

Fiquei descansada quando li nos jornais e José Manuel Delgado, em particular, deu a entender que o treinador irá continuar. Julgo, mesmo, que o Benfica não pode continuar a mudar de treinador, de modelo de jogo e de plantel, sistematicamente. Mas, também, penso que enquanto o Porto dominar a Liga, com a satelização, não haverá campeonatos, para mais ninguém. A época passada tinha 12 jogadores emprestados e este ano tem 23, ou seja para o ano irá ter mais de trinta emprestados a outros clubes, e com jogadores em campo a fazerem o que fazem como aquele do Estrela da Amadora, que diz ser um grande prazer pisar o relvado do Dragão ou do Nacional que fez o penalty infantil ou o Beto, que deixou entrar 4 golos ao Porto, como tinha em anos anteriores deixado entrar cinco golos do Leixões e depois foi contratado pelo Leixões, a julgar pelo que dizem os jornais e a imprensa especializada .

Assim, não há Benfica que resista.

Judite de Sousa não deve fazer reportagens sobre a Câmara de Sintra porque o marido é o Presidente, Ricardo Costa não deve artigos ou reportagens sobre a Câmara de Lisboa porque o irmão é o Presidente, como muito bem recomenda não oficialmente o Sindicato dos Jornalistas. O pessoal a trabalhar em empresas certificadas ou em laboratórios acreditados tem de assinar uma declaração de ética para evitar incompatibilidades de funções. Qualquer referee de um projecto cientifico ou um artigo cientifico tem de assinar documentos como se recusa a avaliar artigos ou projectos onde a sua organização tenha interesses. Não percebo, como o sindicato do jogadores não se insurge, contra os jogadores emprestados, medida que está a arruinar o futebol português e obriga a que mais e mais atletas sejam obrigados a emigrar e os clubes se enfeudam perante o FCP. Veja-se os agradecimentos do speaker no jogo Belenenses - Porto

Por isso acho que o melhor é ir vendo o basquetebol, que é uma modalidade moderna, desporto rei de um país que muito tem feito para adequar o conhecimento cientifico e as novas tecnologias, ao desporto.

Mas, também me queria meter consigo, quanto aos seus escritores favoritos, então um apaixonado por futebol, não refere os Selvagens e Sentimentais do Javier Marias, a melhor antologia de contos sobre o desporto rei ou Manuel Vázquez Montalbán, esse escritor catalão, que tanto amou o seu Barça?

PS. Se é verdade que o Reyes se vai embora, tenho muita pena porque gosto muito dele foi das melhores aquisições

Grande Programa os 45 minutos que passou ontem á noite na BenficaTV. Não só pelo que foi dito sobre o apito, mas antes pelo que foi dito sobre o funcionamento da Justiça portuguesa. Como é possível que o elemento do Ministério Público que instaura o processo não esteja presente em Tribunal onde tudo se decide.

Parabéns ao programa, cada vez tenho mais orgulho em ser benfiquista, pela maneira séria e honesta com que defende a verdade desportiva


Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

o SESTRELA deve ser vesgo / pitosga; então não é que na contabilidade de mercearia que nos apresenta se esqueceu de nomear e contabilizar os jogos, muitos, em que o benfica pontuou (a mais das vezes com 3 pontos) exclusivamente pela actuação favorável dos senhores árbitros? está tudo maluco, ou quê?!...

Anónimo disse...

não, está mesmo pitosga.... então não é que se esqueceu de mencionar o golo mal invalidado ao Futebol Clube do Porto no jogo em Braga? .. e a lista, compridita, de erros desfavoráveis ao FCP ao longo desta época?.......

Vá já ao oftalmologista.... olhe que parece grave....

LF disse...

Quanto às arbitragens, o meu ponto de vista é o que reflecte a classificação real.
O Benfica não estaria em primeiro, mas em segundo e a lutar pelo título.

Julgo que é um erro colocar todas as culpas nas arbitragens. O Benfica tem problemas que tem que resolver, e se os ignorar eles não se resolvem sozinhos.

LF disse...

Vitória,

Percebo que queira prezar a estabilidade e manter Quique.
Creio contudo que a estabilidade não vale por si só, pois quando há alguma coisa mal, temos de mudar.

Neste caso, creio que só Rui Costa terá todos os elementos. Só ele poderá decidir, algo que escreverei no jornal da próxima sexta.

O que é de evitar a todo o custo são situações como a de Fernando Santos, que em nome da estabilidade foi reconduzido contra a vontade de muitos (não eu), e entrando fragilizado na nova época não passou da primeira jornada.
Já com Artur Jorge acontecera o mesmo.
Isso é que não se pode repetir de modo algum.


Quanto ao Reyes devo dizer que também gosto dele. Mas temos de perceber que o seu ordenado é absolutamente incomportável para o futebol português.
Não creio que seja um jogador suficientemente influente (como era por exemplo Simão), para justificar ganhar muito mais que os outros.
Estas coisas são importantes ao nível da coesão do balneário.
No Porto não há tantas diferenças salariais, nem ninguém a ganhar tanto como o Reyes.

Quanto aos escritores, gosto bastante do Montalban. Mas o livro que refere do Javier Marias nunca li.
Obrigado pela dica.

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis FIalho
Não é verdade o que diz do Reyes, apesar de concordar consigo, que não é um jogador tão influente como o Simão, mas aqui vão os ordenados de acordo com a fonte futebol finance que pode "googlar".


Clube Mensal Anual
1 David Suazo SL Benfica 150.000 € 1.800.000 €
2 Lucho Gonzalez FC Porto 135.000 € 1.620.000 €
3 Cristián Rodriguez FC Porto 135.000 € 1.620.000 €
4 José A. Reyes SL Benfica 110.000 € 1.320.000 €
5 Pablo Aimar SL Benfica 110.000 € 1.320.000 €
6 Liedson Sporting CP 110.000 € 1.320.000 €
7 Fábio Rochembach Sporting CP 100.000 € 1.200.000 €
8 Luisão SL Benfica 86.000 € 1.032.000 €
9 Lisandro Lopez FC Porto 85.000 € 1.020.000 €
10 Katsouranis SL Benfica 76.000 € 912.000

Mas concordo é que o futebol do Benfica tem de ser estruturado e muito bem pensado, Rui Costa possui as referências internas e as internacionais. Não é admissível que jogadores a ganharem o que ganham rendam tão pouco. Como é possível Aimar render menos do que liedson, porque se calhar conhece pior o futebol português e l´está a estabilidade necessária.

Ninguém fala do Chelsea que no principio da época goleava as mais variadas equipas e agora está numa curva descendente, a nível nacional, apesar de ter goleado o Liverpool para a Champoins

Saudações Benfiquistas

eduardo disse...

"Grande Programa os 45 minutos que passou ontem á noite na BenficaTV."

"Parabéns ao programa, cada vez tenho mais orgulho em ser benfiquista, pela maneira séria e honesta com que defende a verdade desportiva"

????????????????????????????????????????????
????????????????????????????????????????????

Desanónimo disse...

Achei piada no Domingo Desportivo, que foi no sábado, os comentadores/árbitros gabarem a coragem do fiscal de linha ao validar o 3º golo do porto.

Deve ser preciso uma coragem imensa para validar um golo ao FCP, no Dragão.

Já o que marcou o fora de jogo a Aimar quando ia isolado, na duvida, levantou a bandeira. Terá sido coragem? Ou covardia?

O Futebol é cheio de nuances...

sestrela disse...

Ó anónimo, eu tou a discutir ideias e tu vens com ofensas á minha pessoa?pelo menos dá a cara.

O que voçes não gostam é de ouvir as verdades.Queriam que eu e muitos outros rejubilassem com os méritos do porto fazendo de conta que o que se ouviu nas escutas era a voz do pato donaldinho...

No anao que o benfica ganhou o ultimo campeonato, a equipa era fraquissima, do pior que o benfica já teve...mas nesse ano tinha a arbitragem na mão.Recordo-me que os arbitros não hesitavam em apitar penaltys a favor do benfica, em caso de duvida era a favor do benfica(curiosamente a excepção foram os jogos com o porto).O benfica acaba esse campeonato com um golo polémico do luisão contra o sporting e um penalty no bessa.O que teria acontecido se o arbitro não tivesse assinalado esse penalty...

Nos ultimos 20 anos foi o unico campeonato em que o benfica beneficiou das arbitragens...e ganhou.

Eu vi o benfica em casa com o nacional e nessa altura o benfica jogava....foi roubado.Vi o benfica no dragão ser a melhor equipa...e foi roubado.Nestes momentos decisivos deram força ao porto.As vitorias moralizam e dão confiança, estar em primeiro moraliza...Depois de terem arrumado com o benfica e os proprios jogadores perceberem que a 4 pontos já tinham o campeonato perdido é que querem que o benfica jogue muito á bola?

LF: Todos sabemos que as arbitragens por si só não servem de desculpa...ma não me venham com conversas...num campeonato como o portugues valem ouro...

k disse...

caro desanónimo:

nuances, intensómetros, e regras que mudam do dia para a noite, ou do verde para o azul...

:)

Vitor Esteves disse...

A arbitragem não é aunica responsavel pelo nossa classificação, concordo, mas que foi de um agrande ajuda,
isso todos nós sabemos que sim, apesar dos asnos que nos merdias nos tentam convencer do contrário.
No entanto sirvo-me destas linhas para alertar para essa personagem, que se assumiu como candidato a presidente do SLB.Este senhor é diretor de um MERDIA, e eu gostaria que ele esplicasse onde estava o seu merdia, qual o trabalho do seu merdia, para defender o clube dos cozinhados, das patranhas, dos ROUBOS PREPETADOS PELOS SENHORES CORRUPTOS.

Anónimo disse...

Ter duvidas no lance que resultou na expulsao do jogador da Académica é o mesmo ou pior q ter duvidas no lance do penalti do Yebda com o Lisandro. Ambos foram lances em q o unico contacto foi da mão no peito, sendo que o Yebda tem mais capado e o Lisandro ia em mudança de direcção. Mas cá está, como já se sabe, o LF n tem isenção nem coerência...
Já o lance do David Luis, é mais do que nítido que o David Luis se faz à falta, antes de haver toque sequer o David já está em queda, o que provoca o tropeçar do jogador da Académica no mesmo David. Mas claro, as lentes são como são...

Silva Barqueiro disse...

o golo do Porto é em fora de jogo? Veja bem a repetiçao...

Silva Barqueiro disse...

http://www.youtube.com/watch?v=39RIpU7Wb2A

LF, pare no segundo 29 e analise...

k disse...

muito obrigado sr. anónimo por me fazer rir quando fala sobre o lance do david luiz, que na sua opinião

"provoca o tropeçar do jogador da Académica no mesmo David."

se fosse no meio-campo ninguém duvidava que era falta, mas quando é na área - em particular na área do adversário do slb, as regras mudam.
idiotas!

Pedro disse...

Ahahahahaahh NÃO SAO AJUDADOS PELOS ARBITROS=ROUBADOS!!!

VIGARISTA!