25/03/09

PAUZINHOS NA ENGRENAGEM, PÂNICO NAS HOSTES

O futebol português da última década tem-nos revelado um interessante dado de análise: sempre que o Benfica ganha alguma competição, um nervosismo extremo apodera-se do país desportivo, que entra numa paranóia colectiva de acusações tão desesperadas como disparatadas, incapazes de disfarçar um profundo, febril e patológico sentimento de frustração. Foi assim em 2005, com a conquista do primeiro campeonato nacional pós-Apito Dourado. Voltou a ser assim com a conquista da Taça da Liga, que, vê-se agora, era afinal tão importante como importante era, para muitos, que o Benfica permanecesse, por uma época mais, no seu jejum de títulos. A excepção foi a Taça de Portugal de 2004, disputada em vésperas da final de Gelsenkirchen, momento no qual valores mais altos se levantavam.
As situações são diferentes. Em 2005, as polémicas em torno da arbitragem foram totalmente forjadas e ardilosamente construídas, não encontrando qualquer paralelo com o que efectivamente se passava nos relvados. Agora, nesta final, há de facto razões de queixa por parte do Sporting, que não justificam, todavia, o autêntico Carnaval mediático a que se tem assistido.
Acredito que, nos tempos de Manuel Damásio e Vale e Azevedo, muitos adeptos rivais se tenham convencido que o Benfica estava irremediavelmente condenado à decadência. O projecto Roquette apontava para isso mesmo, sustentando, na sua lógica empresarial, que o mercado português apenas suportava dois grandes clubes, pelo que leões e dragões teriam de se unir e deixar o Benfica fora dessa carruagem, leia-se, da discussão dos títulos e das presenças europeias. Não sou eu que o digo, foi João Rocha, ex-presidente do clube de Alvalade, que o denunciou, sem que ninguém o tenha alguma vez desmentido.Talvez por isso, talvez por se terem passado sete anos (1996-2003) sem que a equipa da Luz tenha mostrado sequer capacidade para discutir qualquer troféu, todos se foram convencendo que o Benfica não mais voltaria a emergir do seu prolongado marasmo competitivo, e deixaria todo o espaço para as conquistas dos seus adversários – ainda que só um deles efectivamente ganhasse com frequência.
Acontece que a força do Benfica, do seu gigantismo, da sua enorme massa adepta, de uma gestão mais criteriosa e profissional, permitiu-lhe ultrapassar esse período, voltando, a partir de 2004, com maior ou menor sucesso, a posicionar-se na rota da discussão dos títulos. Cada vitória do Benfica é pois, neste contexto, um enorme revés no sonho, que alguns alimentavam, de ver o Glorioso reduzido a cinzas, belenensizado ou boavistizado, longe das luzes da ribalta, envolto nas sombras do definhamento. Cada triunfo dos encarnados acerta como um enorme murro no nariz desse projecto e dessas intenções. Por isso, tanta frustração desperta.
Dispondo de um espaço comunicacional totalmente desproporcionado face ao peso social que efectivamente têm, Sporting e F.C.Porto aproveitam para, em primeiro lugar, tentar descredibilizar os triunfos benfiquistas – quer ao nível da arbitragem, quer ao nível do merecimento em campo -, e em segundo, procurar evitar que eles se traduzam numa mola impulsionadora de novas conquistas, que no fundo sabem ter razões para temer. Na verdade, enquanto o Benfica dispõe de uma clara e absoluta maioria dos adeptos do futebol, vê-se no espaço mediático reduzido a um terço (ou menos) da representatividade, o que possibilita toda esta estratégia de pressão, descredibilização e condicionamento.
O resultado é esta nuvem de polémica que se cria sobre cada triunfo do Benfica, que é, com alguma perspicácia, facilmente desmontável, mas acaba por contagiar alguns benfiquistas menos atentos. Esse é o principal perigo para o clube da Luz – não o que os outros gritam e berram, mas o que alguns dos seus próprios associados e adeptos são levados a pensar, fruto de toda a mistificação em que são esmagadoramente envolvidos.

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adoro este blog pq demonstra como sao enganados os 6.000.000 por um orelhas que vai calando os tristes com um campeonato aqui (ja vai longe) uma taça ali(ja quase nem me lembrava) e umas taças tipo liga ou guadiana ja pa nao falar das amizade.
enfim, continuem assim!!!!!

25.3.09  
Blogger LF said...

Este comentário foi removido pelo autor.

25.3.09  
Blogger LF said...

Não falei de Guadianas, nem de torneios do Qatar, nem de Taças Eusébio.

Considero, obviamente, apenas títulos oficiais.

25.3.09  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25.3.09  
Anonymous Arsène Lupin said...

Eu cá adoro comentários de anónimos vindos sabe-se lá de onde, nos blogs de benfiquistas.

Porque a mim, que sou benfiquista, nunca me passaria pela cabeça consultar (muito menos comentar) blogs de qualquer outro clube.

(Também) assim se vê a grandeza do Benfica, e a autêntica obsessão que o Benfica é para os adeptos de outros clubes.

FORÇA BENFICA!!!

25.3.09  
Anonymous Peter said...

Uma análise correcta da situação, ontem por exemplo assistiu-se a mais um linchamento do Benfica no programa trio de ataque, e mais uma vez se vê que os 2 emblemas rivais do Benfica estão unidos para o fazê-lo com o beneplácito dos media como o LF refere. Quando neste tipo de programas se lança perguntas sobre isto e aquilo em forma de sondagem os resultados são sempre prejudiciais ao Benfica, o que não deixa de ser estranho tendo em conta que há mais Benfiquistas. O que é podemos concluir disto: Ou de facto os portistas e sportinguistas andam mais arregimentados em torno dos seus clubes, ou estas sondagens apresentadas nestes programas estão manipuladas.Até porque em diversos sites,portais,blogues etc. etc.onde este tipo de iniciativas tb são feitas o resultado normalmente é sempre o oposto, os interesses do Benfica vencem. Uma coisa é certa eles estão juntos.

25.3.09  
Anonymous António said...

Meu Caro LF,
O plano de José Roquete foi denunciado por João Rocha em directo no programa "Os Donos da Bola" na SIC e, ao invés de ser desmentido, foi confirmado por Santana Lopes, à data membro do painel residente de comentadores e também do "Concelho Leonino", na qualidade de ex-presidente do Sporting.
No programa, quando confrontado com a denúncia, limitou-se a confirmar que, embora não tivesse estado presente na reunião do referido concelho em foi discutida a estratégia de José Roquete de "GARANTIR" a presença de uma equipa do Porto e outra de Lisboa em permanência na Liga dos Campeões, sabia por transmissão de um colega de concelho que o que João Rocha denunciava era verdadeiro.
Eu vi esse programa. Milhões de portugueses também viram.

25.3.09  
Anonymous netking said...

Esta é que é a questão relevante: o Benfica teve perto do fim e muito foi feito desde então.

Assim sempre que o Benfica ganha o pânico instala-se.

Mas uma coisa todos podem estar descansados nunca ganhamos tanto, nem ganharemos tanto como a agremiação criminosa ganhou nos últimos 20 anos no mesmo período de tempo.

25.3.09  
Blogger LF said...

Arsene Lupin,

Eu entro em todos os blogues, mas utilizo sempre o meu registo.

Há por aqui quem se identifique para dizer umas graçolas que vão passando, e depois, de forma anónima, lance os mais imbecis insultos.
E estupidamente até pensam que não sei quem são.

Mas como o trabalho de apagar os comentários se resume a um clique, não me incomodam nada...

25.3.09  
Blogger LF said...

Peter,

Já tenho reflectido sobre essas sondagens, e a conclusão a que chego é que os outros benfiquistas são maioritariamente como eu.
Não gastam um tostão a telefonar para responder a perguntas parvas, que só interessam às empresas de telecomunicações.

25.3.09  
Blogger LF said...

António,

Não me recordo desse programa, mas lembro-me de ver o próprio José Roquette, com o ar mais cândido do mundo, a defende-lo na TV.

25.3.09  
Blogger LF said...

netking,

Olhe que não sei.
Um dia este clima vai passar...

25.3.09  
Anonymous Peter said...

Pois verdade seja dita as perguntas são parvas e têm sempre segundas intenções, quanto ao resto não o vou negar já participei algumas vezes.

25.3.09  
Anonymous Anónimo said...

CHEGA, BASTA, SEUS ANORMAIS, PORQUE NÃO FALAM NO JOGO DAS MEIAS FINAIS ENTRE O fcp E scp, ONDE O fcp COM OS PUTOS, QUE ATÉ FORAM DE COMBOIO, ENTRARAM A GANHAR E APARECE UM PENALTY INEXISTENTE CONTRA ELES?, E O GOLO FORA DE JOGO NO RIO AVE? E A FALTA DE PEDRO SILVA AO 18 MINUTOS SOBRE AIRMAR AQUILO É AMARELO, ENTÃO EU SOU PRETO...

MORAL, JUSTIÇA, SÓ EM MADAGASCAR...

HIPÓCRITAS, MENTIROSOS, FACTIOSOS, É FODIDO É, QUANDO SOMOS FODIDOS PELOS NOSSOS, SENTINDE NA PELE O QUE SENTI NO JOGO DO DRAGÃO NAQUELE PENALTY FANTASMA....AI JÁ NÃO INTERESSA...EU SEI

NUNO TEIXEIRA

25.3.09  
Anonymous Anónimo said...

http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=31015/index.html

25.3.09  
Anonymous Anónimo said...

"As conquistas de troféus pelo Benfica, tem infelizmente, uma ligação muito especial com a infância, e é por isso muito feliz a escolha do mote.
Infelizmente porque na nossa infância as vitórias abundavam, e agora são alcançadas na proporcionalidade inversa aos "atentados" contra o Glorioso.
As lágrimas vieram-me aos olhos no final do jogo ao ver a entrevista a P Bento. Hoje que já se conhecem as declarações do árbitro, reconheço que podia perfeitamente ter chorado...
A distribuição impune de mimos por parte dos jogadores do Sporting, é perfeitamente aceitável e bem vistas as coisas, o P Silva não é nada insurrecto. O empurrão ao árbitro só pode ser um sinal de amizade e camaradagem. Mais ainda, no final não quis deixar de demonstrar a sua polivalência e aptidão para representar qualquer clube noutra modalidade. O lançamento do disco.
Quem não viu a forma elegante e ao mesmo tempo vigorosa com que, em frente a Dirigentes, diversas personalidades, espectadores no estádio e um pouco por todo o mundo, arremessou a sua medalha alusiva à participação na competição? Um verdadeiro exemplo aos que aspiram um dia vir a ser atletas.
Se vivêssemos num Pais em condições esta personalidade jamais jogaria futebol ou se aproximaria legalmente de um recinto desportivo. O clube que representa seria severamente punido.
Mas estamos no paradisíaco Portugal, e o clube de que falo é aquele presidido por alguém que "se senta ao lado" de uma outra exemplar figura virtualmente suspensa.
São capazes de lhe fazer uma estátua"

25.3.09  
Anonymous Anónimo said...

que tótós...ainda vão acreditando em vieiras,veigas,damásios...que os puseram onde estão.que os destruiram.que tristes...benfica é clube de pretos e imbecis.não vale a pena discutir.muitos parabens!grande conquista!ah benficaaa!gloriosoo!nos ultimos 20 anos limparam tudo na europa e em portugal.o gajo que escreveu isto, provavelmente, nem 20 anos tem.e festeja campeonatos de futsal em cuecas.

25.3.09  
Blogger angelodias said...

O LF também comenta blogs portistas e sinceramente não vejo qual será o problema desde que se debata com elevação e sem entrar em ofensas gratuitas.
Não é Lf?

25.3.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

Tao cegos que sao...

E venha o Manchester...

25.3.09  
Blogger Joel Ronaldo said...

Mantorras a capitão já!

25.3.09  
Anonymous Anónimo said...

Façam uma Petiçao para que a vitória na taça da liga dê acesso directo para a champions... LOLLLLLLLOOOLLL!!!!!!!!!!!!
SAO MUITO FRACOS VOCÊS LAMPIOES!!
nao passam de um clubezito reles que luta pela uefa.
cuidado com o braga do jesus...

26.3.09  
Blogger Carlão manda-chuva said...

Clube de pretos e imbecis?
De facto o comentário do senhor anónimo é de uma elevação, sim senhora.
Deves ser amigo do Jorge Costa, aquele gordo que tinha mais corpo de cliente do Tallon que de futebolista de alta competição.
De certeza que não deves gostar de pretos desde o dia em que o Weah meteu-lhe uma cabeçada. Pela porrada que ele distribuiu ao longo da carreira, foi merecido.

Agora a sério, o Benfica é um clube universal de pretos, brancos, amarelos, de pobres e ricos.

Há com cada um.

26.3.09  
Anonymous Vitoria do Benfica said...

Muito bom post Luis Fialho!

È por isso que, não sei se não seria melhor termos a Benfica TV em todos os operadores.

26.3.09  
Anonymous Anónimo said...

De taça em taça da Calabotagem para os entreter de vez em quando!
Está já toda a gente cheia de medo, depois de o Benfica ganhar a taça da Liga. Medo das arbitragens, claro está, pq a vossa equipa, como se viu, n joga nadinha!
O Tetra e a dobradinha estão perto, por isso é que o LF anda tão desanimado e se agarra a qq roubo de taça que lhe apareça!
Nos ultimos 3 anos e meios têem ttos títulos como o Setubal! Em mais de 15 anos têem ttos campeonatos como o Boavista.
Em 3 anos tiveram a melhor classificação na Liga como o Guimarães!
É O PÂNICO GERAL!!!!!!
N se medique, caro LF, que a gente n quer!

26.3.09  
Anonymous Anónimo said...

Em quase 80% dos posts deste blog benfiquista aparece mencionado o nome do Fc Porto

26.3.09  
Anonymous Anónimo said...

O Jorge Costa sozinho ganhou mais titulos que o plantel do Benfica todo junto.

26.3.09  
Blogger LF said...

Concordo Angelo Dias,

Aliás, como se pode ver, publico quase tudo.

Só insultos é que não.

26.3.09  
Blogger LF said...

Vitória,

Em breve escreverei no jornal do clube sobre isso (Benfica TV).
Não nesta próxima edição, cujos textos já lá estão, mas eventualmente na semana seguinte.

Até agora, quer-me parecer que a PT tem ganho mais com a Benfica TV que o próprio clube.

26.3.09  
Anonymous Galrinho said...

B-R-I-L-H-A-N-T-E

PARABÉNS

Galrinho

26.3.09  
Anonymous 130140 said...

Caro LF
Totalmente de acordo.
Quem não perceber este artigo deve andar distraido.

26.3.09  
Anonymous Anónimo said...

"Falando em camisolas, Liz também estudou a composição clubista do nosso país. Tendo em conta a amostra em causa, percebe-se que o padrão de seguidismo tem mudado. «Anteriormente, escolhia-se o clube por tradição familiar ou proximidade geográfica. Hoje em dia, é por meritocracia, há uma «desgeonalização» e as novas razões sociológicas ligam-se a quem ganha.»

Nesta meritocracia, não é de estranhar que o líder seja o FCPorto. «É curioso verificar isso. O Benfica continua a ser o clube com mais adeptos, mas se formos a ver por escalões etários, o FCPorto tem conseguido aumentar a sua percentagem. Então nos miúdos entre quatro e doze anos, não há qualquer dúvida. O FCPorto tem ganho muitos adeptos com as vitórias dos últimos anos», constatou o director geral da APEME."

26.3.09  
Blogger Jotas said...

Aí está um post cheio de lucidez, fantástico.
De facto, qualquer outro clube em Portugal, que levasse de seguida com um Damásio e um Vale e Azevedo, estaria irremediavelmente perdido, mas o Benfica é único e é isso que realmente dói.
Curioso é esse anónimos, que de tão cobardes, se refugiam no anonimato para dizer asneiradas, que demonstram bem até onde aqueles pobres cérebros podem ir, é caso para ter pena.

26.3.09  
Blogger portodocrime said...

ó sr lf.
mas não acha que aquele jogo de "futebol",
desculpe,
foi uma merda?

26.3.09  
Anonymous Anónimo said...

O erro de Lucílio

"Parecia uma comédia: Lucílio Baptista pediu a opinião aos dois fiscais de linha sobre o penálti que marcou contra o Sporting. Se pediu a opinião, é porque não tinha certeza nenhuma. É porque, em duas palavras, não tinha visto com os seus olhos nenhuma irregularidade. Dos dois fiscais de linha, o que estava mais perto do lance disse não se ter apercebido de qualquer falta. E o que estava mais longe afirmou que lhe "parecia" ter havido falta, tendo em conta a "trajetória da bola". E, como havia uma maioria de 2 para 1 que se inclinava para a falta, o árbitro marcou penálti."

Autor: JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA
fonte: Record

26.3.09  
Anonymous mário said...

Grande post senhor LF , brilhante. Totalmente de acordo.

26.3.09  
Anonymous Anónimo said...

A propósito da capa da "BOLA" de hoje:
Vejam bem, um burro velho quase em fim de carreira tem quase tantos troféus que qualquer puto do F.C.Porto em dois, três de casa...até o Jesualdo Ferreira aos 60 conseguiu um melhor curriculum do que esse...:-)))
É que para além destas, ele só tem uma Taça de Itália e mais uma Taça de Portugal pelo Boavista....e a não ser estas que não me lembro como foram conquistadas , as outras foram completamente roubadas: Tem o título da APAF 2004/2005, a Taça da Liga Lucílio Baptista 2008/2009 e curiosamente Taça de Portugal Lucílio Baptista 2004/2005 quando a equipa de Mourinho foi completamente roubada com a expulsão do Jorge Costa em que jogámos 1 hora com 10 e dominámos, onde o segundo golo do Benfica foi num escandaloso fora-de-jogo antecedido por uma falta sobre o Paulo Ferreira não marcado, mais umas expulsões perdoadas ao caceteiro Fernando Aguiar, lembram-se? Ou seja, o Nuno Gomes na sua carreira só tem 1 ou 2 troféus ganhos dignamente...é excelente...a média benfiquista ainda é pior...

26.3.09  
Anonymous Special K said...

Palavras lucidas, na mouche.

26.3.09  
Anonymous andre_diogo said...

AO ultimo anonimo recomendo uma vista ao Youtube para obter mais informação quanto à final de Taça. Pesquise por "Nem assim luchulio" vai ter uma surpresa ao constatar que Jorge Costa deveria ter sido expulso muito mais cedo. Também Maniche, Nuno Valente e Derlei deveriam ter recebido ordem de expulsão por parte do Lucílio "Calheiros" Baptista.
Quanto à parte do campeonato recomendo uma visita a este link: "http://vedetadabola.blogspot.com/2008/07/uma-mentira-repetida-muitas-vezes-1.html"

27.3.09  
Anonymous Anónimo said...

"OS MAIORES DA BOLA";

Diz quem sabe do que fala e fala do que sabe:

«O FC Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo ‘O Futebol, as marcas e os adeptos’.

Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

"No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

27.3.09  

Enviar um comentário

<< Home