ANDAR À CHUVA...

O Presidente da Comissão Disciplinar da Liga foi agredido à porta a sede do organismo, e a sua viatura foi vandalizada. Um dia depois das ameaças de morte a Lucílio Baptista, temos mais um exemplo de tudo o que não deve ser o futebol e o desporto, e da forma impune como certas práticas mafiosas e cobardes estão a minar o nosso país, enquanto a maioria das forças policiais se entretêm a multar carros mal estacionados.
Se este acto foi perpetrado por adeptos do F.C.Porto, como todos desconfiamos, devo dizer que se trata, para além de um crime, de uma injustiça. Ricardo Costa permitiu ao F.C.Porto passar por entre os pingos da chuva das suas práticas corruptas, subtraindo-lhe seis míseros pontinhos num campeonato já decidido, pelo que mereceria maior consideração por parte dos azuis-e-brancos.
Mas voltando à agressão, há que lembrar que neste caso particular, como noutros (Ricardo Bexiga, Carlos Pinhão, noites brancas, repórteres televisivos ets), há um tronco comum a que as autoridades não podem fechar os olhos. E se a própria Liga de Clubes e o Dr. Hermínio Loureiro quiserem fazer alguma coisa, podem-no fazer.
Porque não vender o horroroso edifício da Rua da Constituição, e transferir a sede para Lisboa? Provavelmente ninguém voltaria a ser agredido à saída ou à entrada, provavelmente haveria muito maior tranquilidade para trabalhar, sem ameaças, sem pressões tipo siciliano, sem arruaceirismos bolhoenses.
Não percebo aliás – ou se calhar até percebo…- porque motivo a Liga, sendo um organismo de âmbito nacional, não tem a sua sede na capital do país como seria lógico e natural. Se o objectivo era apenas descentralizar, porque não tê-la colocado em cidades do interior como Guarda, Portalegre, Castelo Branco ou Évora, que são tão capitais de distrito como o Porto?
Era pois uma boa altura para esta alarveirice – bem à moda dos sinistros anos noventa – ser enfim reparada, e a sede do organismo que comanda o nosso futebol profissional tomar o seu lugar na capital do país. Seria, além do mais, um bonito e simbólico acto de um novo tempo, no qual a corrupção, o tráfico de influências e o crime já não escrevem sozinhos as regras do futebol português.
Fica o desafio.

20 comentários:

Anónimo disse...

CHEGA, BASTA, SEUS ANORMAIS, PORQUE NÃO FALAM NO JOGO DAS MEIAS FINAIS ENTRE O fcp E scp, ONDE O fcp COM OS PUTOS, QUE ATÉ FORAM DE COMBOIO, ENTRARAM A GANHAR E APARECE UM PENALTY INEXISTENTE CONTRA ELES?, E O GOLO FORA DE JOGO NO RIO AVE? E A FALTA DE PEDRO SILVA AO 18 MINUTOS SOBRE AIRMAR AQUILO É AMARELO, ENTÃO EU SOU PRETO...

MORAL, JUSTIÇA, SÓ EM MADAGASCAR...

HIPÓCRITAS, MENTIROSOS, FACTIOSOS, É FODIDO É, QUANDO SOMOS FODIDOS PELOS NOSSOS, SENTINDE NA PELE O QUE SENTI NO JOGO DO DRAGÃO NAQUELE PENALTY FANTASMA....AI JÁ NÃO INTERESSA...EU SEI

NUNO TEIXEIRA

Anónimo disse...

"Provavelmente ninguém voltaria a ser agredido à saída ou à entrada, provavelmente haveria muito maior tranquilidade para trabalhar, sem ameaças, sem pressões tipo siciliano, sem arruaceirismos bolhoenses. "

Onde foi agredido o Rui Santos na época passada? Absurdo post.
Vocês não se enxergam mesmo.

Anónimo disse...

Ó senhor LF, desculpe lá que lhe diga mas você está a ficar completamente doido. Agredido por adeptos do FC Porto, "como todos desconfiamos"? Todos quem?!?Só se for você porque todas as notícias falam em adeptos do BOAVISTA. Que eu saiba, não é a mesma coisa.
E deixe que lhe diga outra coisa. Este arraial que você está a armar aqui contra o Sporting, vai virar-se contra si. Eu nem sequer sou sportinguista, mas fiquei verdadeiramente revoltado pela forma como senhor tem tratado esta questão.

Anónimo disse...

Público, edição on line:

"Os factos ocorreram na terça-feira à noite e, segundo adiantava esta quarta-feira de manhã o jornal Correio da Manhã, o grupo que abordou o líder da Comissão Disciplinar será alegadamente constituíto por adeptos do Boavista, uma vez que exibiam cartazes em que se exigia justiça para o clube do Bessa."

Anónimo disse...

Caro LF,

Não me parece que os adeptos do futebol clube do porto tenham estado envolvidos nesta agressão!
Sou benfiquista e portuense e todos os dias sou "obrigado", por questões laborais, a passar em frente à liga de clubes.
E ontem foi mais um dia rotineiro, mas quando passei na Liga, constatei que havia uma manifestação de adeptos do Boavista à porta da mesma.
Pelo que presumo que foram estes mesmos adeptos que tentaram agredir o presidente da comissão disciplinar da liga, até porque o Boavista desceu de divisão através de uma decisão daquele orgão!
Sinceramente não vi um unico adepto identificado como sendo portista... mas nunca se sabe!

Anónimo disse...

é nestas pequenas coisas que se vê a tua,vossa, ignorância..
Tem toda a logica que a sede da liga profissional de futebol seja no porto. Afinal é na regiao norte que se situam 70% dos clubes de futebol profissional em portugal..
Porque haveria de ser em Lisboa??? onde apenas os miseros sporting estoril estrela belenenses benfica e poucos mais pertencem à liga???!!!
Vê- se que és um mero zé povinho ressabiado que se excita todo por levantar uma cerveja...lol
Enfim, quem se deve estar a rir e a esfregar as maos é o vosso orelhas a pensar "uuufff ainda bem que ganhamos esta taçinha tipo guadiana pq assim os gajos ficam mais calmos", " talvez consiga explicar mais um ano sem ganhar nada"
Um abraço a todos os tristes que se limitam a festejar uma taça da liga queos faz esquecer uma miseravel prestação na taça uefa...ainda se lembram??lol e a taça de Portugal??? e a 3a posiçao a 5 pontos do Campeao????!!!! tristes...
continuem assim seus 6.000.000 de infelizes.

Anónimo disse...

fff

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caro LF longe de mim defender o ricardo costa mas há uma coisa que me foi dada a aperceber em relação ao castigo aplicado ao fcp,é que em casos destes os regulamentos tb não podiam dar outro tipo de castigo. Escusado será dizer que devem ser mudados, e que o guilherme aguiar pelo que me disseram é que os fez, portanto acho que isso diz tudo, aliás quem me disse isto disse-me que ele até o assumiu no programa prós e contras.

Anónimo disse...

A sede da liga profissional de futebol é no porto porque o Pintinho "promoveu" um máximo de clubes dos arredores da região do Porto. Na altura em que as competições profissionais de futebol passaram para a tutela da LIGA, em meados dos anos 90, 50% dos jogos fora do FCP eram disputados na Maia. O apito dourado também se joga nos escalões secundários com a promoção e ajuda dos clubes satélites do FCP. Agora o Pintinho tenta estender geograficamente essa influência, prova disso são a salva de palmas em honra (qual honra?) do CORRUPTO em Belém e os "Business" com o Estrela.

Memória selectiva têm os tripeiros.

A partir de agora no contra-informação, o Bobby e o tareco vão ter a companhia de uma lagartixa no ombro do Bufas.

LF disse...

-Quem agrediu o Rui Santos, e porquê?

-As noticias que li falam de uma manifestação relativamente ordeira de adeptos do Boavista, devidamente identificados, à entrada da reunião, e de tentativas de agressão e vandalização do carro, por outros individuos, sem identificação, à saída da mesma reunião.
Foi o que eu li.

- A resposta aos 70% de clubes do norte está já dada, e bem dada.
Mas, mesmo assim porque não defender que o Ministério da Agricultura passasse para o Alentejo (de preferência no meio dos campos), que o do ensino superior fosse em Coimbra, o do turismo no Algarve, que a defesa passasse para a Bósnia e os negócios estrangeiros para uma qualquer off-shore.

- Quanto aos regulamentos, caro Peter, os mesmos previam descida de divisão para coacção sobre árbitros.
Foi a comissão de disciplina que quis enquadrar os factos na figura da tentativa de corrupção.
Esteve durante meses a trabalhar para isso.

Anónimo disse...

O teu ódio ao Porto é tao grande que levas sempre para lá quando se passa alguma coisa de mal...
Eu acho que isto tem a mao do orelhas, que ficou indignado por Ricardo Costa apenas ter tirado 6 pontos ao Porto...

Falem que nós lá estamos em primeiro...
SOMOS TAO GRANDES! E venha o Manchester... Nao temos medo... Pelo menos se formos eliminados nao sera pelo Olympiakos ou pelo Metallist...

Anónimo disse...

Se isto fosse um país a sério aonde a justiça bombasse, o teu clube regional estaria a discutir a Liga Vitalis com o Olhanense.

Andaram a tentar ganhar tempo e a estratégia resultou com a UEFA, por isso é que puderam ir à Liga dos campeões. No fim, da fama de corruptos sujos e impunes é que não se livram. Toda a Europa sabe disso.

Como diria o jornalista inglês do THE GUARDIAN o vosso problema é o "lack of charisma" coisa que nunca terão. Talvez por isso é que se excitam todos quando o Benfica ganha alguma coisa, nem que seja a taça da cerveja.
Nem quero imaginar quando ganharmos novamente o título.

Anónimo disse...

Mais uma idiotice do sr LF. Daqui a pouco está a querer transferir a SIC para o Porto. E o estádio nacional, onde foi morto um adepto, de Oeiras para Gaia.
Ou então o LF quer mandar tudo para o Algarve, palco mor das calabotices encarnadas!
O teu clube ganhou o título que tem direito, apesar de roubado, nos ultimos 3 anos. O próximo é já em 2012. Parabéns!:D

Anónimo disse...

O senhor está cada vez mais entupido.

Dylan disse...

Mais um excelente texto que muitos teimam em não admitir.

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento LF, pronto assim ficamos com a noção que a podridão mantém-se.

Anónimo disse...

Quanto ao facto de 70% dos clubes profissionais serem "do Norte", penso que há muito a falar.
Entre outras coisas, questiono como surgiu a divisão do país futebolistico em Norte, Centro e Sul, bastante relevante para a composição actual da Liga.
O "Norte" termina, estranhamente, pouco abaixo do Douro. O Centro vai até acima de Lisboa. De Lisboa para Sul, tudo é Sul. E neste Sul ainda se incluia Madeira e Açores.
Sempre achei curiosa esta divisão. Para além da bizarra geografia, sempre me perguntei porque raio estavam as regiões autónomas associadas ao Sul do Continente...
Talvez alguém saiba alguma coisa.

Anónimo disse...

Já sobre os regulamentos da Liga relativamente a actos de coacção, corrupção, tentativa de corrupção, abuso de autoridade, etc., é bom que se saiba que em Julho de 2008, a AG da Liga reuniu-se para deliberar sobre a mudança da punição associada a estes factos.

Sugeriu o CD da Liga que as penas fossem agravadas, para serem reais factores de dissuasão para eventuais prevaricadores.

Entre outras coisas, propôs-se a exclusão das competições para clubes condenados por corrupção consumada.

Em relação à forma tentada de corrupção, a CD da Liga propôs a descida de divisão, mas, por proposta do SPORTING, as penas ficam limitadas à perda de nove pontos: três a seis de punição, mais três por derrota.

Votaram contra a proposta FC Porto, Guimarães, Boavista, União de Leiria, Vizela e Santa Clara.

O Porto foi representado na dita AG da Liga pelo "isento" Guilherme Aguiar (que afirma repetidas vezes, na TV, não ter nenhuma relação institucional com o FCP).

No entanto, a AG não terminaria aqui. Numa 3ª ronda, voltou tudo atrás e "suspenderam-se" as (parcas) alterações já votadas.
Com o voto contra do Benfica, Porto e Braga conduziram outros clubes no sentido de criar "uma comissão de clubes" para decidir a melhor moldura para novas penas por corrupção.
Ver:
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080709/ag-da-liga-tudo-suspenso-alteracoes-remetidas-para-uma-comissao

Disse Guilherme Aguiar:
«As propostas cabem aos legisladores e não aos tribunais. Os papéis estavam invertidos. O órgão que entregou a proposta deveria entregar a proposta atempadamente e não a 10 dias da Assembleia. Se os clubes querem penalizar, devem fazê-lo com ponderação e liberdade de pensamento. Os clubes que tomaram a deliberação na anterior sessão estavam a agir sob coacção, até porque alguns nem sabiam as consequências do que votaram.»

Formada então a comissão, encabeçada por Braga e Académica, ficou a Liga à espera da proposta "dos clubes".
Chegou Janeiro, o prazo expirou e nada foi entregue.
Ver:
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1139009

É este o futebol que temos. É este o comportamento dos clubes a favor da "seriedade" e "honestidade" do nosso futebol.