CHAMPIONS POR UM CANUDO

Com o FC Porto a caminhar para o tetra, a luta pelo segundo lugar começa a desenhar-se, uma vez mais, no horizonte dos dois históricos rivais lisboetas.
Mas ao contrário daquilo a que estávamos habituados, a partir deste ano o segundo posto, não só não garante o apuramento directo, como implica a passagem de duas duríssimas pré-eliminatórias até chegar à almejada fase de grupos da Liga dos Campeões. Ou seja, será bem pior um segundo lugar agora do que era um terceiro nas últimas épocas.
A título de exemplo - e partindo das actuais classificações dos vários campeonatos - para chegar à Liga dos Campeões o vice-campeão português teria de jogar, ainda em Julho, com uma equipa de um eventual lote composto por: Dínamo de Moscovo, Cluj, Ajax, Sparta de Praga, Panathinaikos, Shakhtar Donetsk, Glasgow Rangers, Anderlecht ou Besiktas.
Mas o pior viria depois. É que mesmo ultrapassando um destes adversários, Benfica ou Sporting, teriam, em Agosto, de defrontar uma equipa saída de um lote de cinco, constituído pelos quartos classificados de Espanha, Inglaterra e Itália, e pelos terceiros de Alemanha e França. Ou seja, poderiam ter pela frente um dos seguintes adversários: Arsenal, Roma, Villarreal, Bayern de Munique ou Marselha.
Como se percebe o caminho para a Liga dos Campeões a partir do segundo lugar é bastante mais sinuoso do que se possa pensar. O tempo dos Basileias, dos Beitares, dos Austrias ou dos Copenhagas já passou. Agora, ou se é campeão, ou o destino mais provável é a Taça UEFA.

25 comentários:

Ricardo Campos disse...

se o benfas fizesse alguma coisa de jeito nas competições europeias nada disto acontecia.
anda o porto a carregar Portugal ás costas desde 1984!!!
´
e tu sempre a dizer mal deles.
tu cospes no prato que te deu a oportunidade de ver o liverpool na luz e o barcelona...
és um mal agradecido!

Anónimo disse...

e se o Porto perder em guimarães?

Anónimo disse...

e se o sporting perder no leixões?

estas a ser parvo e precipitado... vamos com calma

M disse...

caro Lf...

como vimos pelo nosso adversario da segunda circular, so toca guitarra quem tem unhas...

se nao existe capacidade para lutar ombro a ombro com "Dínamo de Moscovo, Cluj, Ajax, Sparta de Praga, Panathinaikos, Shakhtar Donetsk, Glasgow Rangers, Anderlecht ou Besiktas." e depois "Arsenal, Roma, Villarreal, Bayern de Munique ou Marselha" num apuramento directo, para que é que se quer participar numa competição com adversarios de nivel superior ao destes por si, a titulo de exemplo, apresentados?

sinceramente, nunca fui adepto de, nas alturas de sorteios, desejar sempre os mais fracos, tipo balao de oxigenio, para durante mais um joguito ou outro....

sempre desejei os mais fortes, os melhores palcos...se formos mais fracos e perdermos, que seja com equipas fortes, nao com metalists e herthas e afins...

e ja agora, com treinador sem "floreados"...

Anónimo disse...

Por isso é que este ano as arbitragens benefeciam descaradamente o fcp, não fosse o diabo tecê-las.

Mestre Alves disse...

Parece-me que é esta mentalidade Benfiquista que os vem consumindo por dentro.

Como Portista o unico que posso dizer é : Venham eles.

Anónimo disse...

Aurélio Estorninho,

Se o F.c.Porto fizer em duas décadas o que o S.l.Benfica fez na década de 6,já te poderias dar por feliz.Mas esquece isso q não conta..

Anónimo disse...

Pois a mim parece-me uma boa ideia, antes de entrar na Champions, o que dá uma avultada quantidade de €s, já temos bastante dinheiro ganho nas vitorias de acesso.

Eu acredito

Benfica da Aldeia

... disse...

ATENÇÃO



VEM AÍ O ESTRELA-PORTO. ESTEJAM ATENTOS AOS JOGADORES INDISPONÍVEIS DO ESTRELA PARA ESSE JOGO.



É PROIBIDO PELA LIGA FAZER ACORDOS QUE IMPEÇAM A UTILIZAÇÃO DE EMPRESTADOS, MAS FOI-ME GARANTIDO POR ALGUÉM DO ESTRELA QUE O ACORDO EXISTE.



AH, ACRESCENTO - VARELA IA RESCINDIR E SO FICOU POR INTERVENÇAO DO PORTO.

Anónimo disse...

aurelio...

final da uefa em 83.

final da champions em 88.

final da champions em 90.

e nos ultimos 5 anos, quem mais pontos deu a portugal foi mesmo o benfas... e sem fruta para irmos a champions.

Anónimo disse...

Sim, o Porto lá teve de enfrentar o Arsenal e nao se queixou... Levou 4, mas valeu a pena a desforra no Dragao e o primeiro lugar do grupo...
Porqu levar 4 do Arsenal não é o mesmo que levar 5 do Olympiakos...

Anónimo disse...

O manchester,liverpool e o barcelona jogaram na luz pq o Benfica na época anterior foi campeão nacional portanto o Benfica nessa época não deve nada em relação ao fcp na champions caro aurélio.

Anónimo disse...

Sim Peter, continuem assim... Isso é musica para os nossos ouvidos, logo nao nos afecta... Lá estamos nos na frente outra vez. Custa nao custa?

Ricardo Campos disse...

a todos os que me mandaram respostas... o Porto ganhou mais que o benfica ganhou a nivel internacional, quanto as finais perdidas o meu clube tem duas e ainda bem, eu não sinto orgulho pelo meu clube perder finais.

Anónimo disse...

Realmente... Acham que o Sporting tem orgulho por ter perdido a final da taça UEFA?
Para que servem as finais perdidas?
Ninguem fala dos vencidos....

Anónimo disse...

Caro cornélio só acreditarei nos titulos do seu clube, quando tiverem um saldo positivo na contas da SAD...

O resto é musica para moucos...

Nuno Teixeira

Mestre Alves disse...

O Remate Cruzado deveria fazer como a Carolina, ir ao Ministério Público e entregar as provas que tem, porque as acusaçoes que faz sao graves.

Talvez como muitas das acusaçoes, as suas sao infundadas e ditas muitas vezes um dia alguém dirá que nesta época o Porto comprava os jogadores.

A única coisa que você fez foi mentir, porque se diz a verdade e se nao é adepto do Porto a sua obrigaçao e a sua motivaçao, sao mais que muitas para dar esse passo.

Deduzo que até essa data, eu tenha que o considerar um aldrabao, ou um menino fantasista.

Anónimo disse...

Custa porque se vê que isso deve-se e muito às arbitragens, porque quando o Benfica esteve em 1º só não aumentou a vantagem porque foi roubado em diversos jogos, não nego o benefício com o braga mas no deve e haver muitos pontos foram roubados ao Benfica.E tb custa muito ver que os jogadores do fcp são isentos a amarelos, vermelhos e sumaríssimos, este campeonato independentemente do desfecho fica marcado por isto, o fcp apesar de apitos dourados e afins continua a manipular as arbitragens e mais grave ainda a justiça.Quando o tribunal de maior peso e poder no país torna decisões como aquela que tomou, a conclusão que se pode tirar, é que este país bateu no fundo, aliás a postura da justiça noutros casos tb mediáticos tem sido a mesma, sempre a ilibar os criminosos e corruptos de colarinho branco. Não é por acaso que estamos na cauda europa em tudo o resto para além do futebol.O terceiro mundo começa aqui e não no norte de áfrica.

Anónimo disse...

Caro Luis Fialho

Eu volto outravez à carga dos jogadores emprestrados. O Porto ganha os campeonatos porque tem tal como este ano 40 jogadores 27 dos quais emprestados a clubes da primeira liga ou clubes que vão para a primeira liga como o OLhanensse.
è por isso que o Porto como ontem no programa o dia seguinte Guliherme de Aguiar informou os clubes vão votar contra a medida de Herminio loureiro. Assim com esta batotice, com os clubes na mão do pOrto que paga uma grande parte dos ordenados dos jogadores que votam contra eles continuamos cada vez pior e países como a Inlaterra onde esta chaga dos jogadores emprestados não existe tem o futebol que tem, tal como a Espanha.

Saudações Benfiqistas

Anónimo disse...

O Remate Cruzado é um hipócrita; se os jogadores emprestados não jogam é porque, com a sua ausência prerendem beneficiar o clube que os cedeu; se jogam, e por muito que corram e joguem, no final do encontro têm logo um dedo apontado dos que logo vêm dizer que foram moles e pouco empenhados porque jogavam contra o clube que os emprestou....
as habituais posturas de caca....

Anónimo disse...

Meu caros esta-se a preparar o terreno como em 2004 para o fcp ser campeão nacional e lutar pela liga de campeões, e pelas minhas previsões até sê-lo...viva fcp, viva a corrupção, viva o dinheiro...

Nuno Teixeira

Ricardo Campos disse...

Caro Nuno Teixeira:

eu acho que você não acredita no que escreve.
o FC PORTO é sem duvida o porta estandarte do futebol Português, é graças ao FC PORTO que o benfas vai á uefa e perde em casa fora e pelo caminho, é graças ao FC Porto que o zborteen vai á champions e perde em casa fora e no caminho...
que querem mais?
querem ir vocês ás competições europeias e andamos sempre de mãos vazias?
o benfas ganhou dois titulos europeus nos anos 60, e depois disso?
ZERO?
O FC PORTO é o unico clube português a ter titulos internacionais em dois seculos diferentes...

Anónimo disse...

Ò peter,
diz aí ao vedeta para corrigir ainda mais a classificação "real"...porque segundo as tuas maravilhosas teorias o FCP ainda foi mais beneficiado e o benfas mais prejudicado...
O que se vê aqui é que feitas as contas benfiquistas o benfas afinal tá em segundo e o FCP em primeiro..ou será que se enganaram nos prejuízos e benefícios..será que têm de arranjar mais uns benefícios e prejuízos para serem campeões virtuais??
Ainda assim está muito à frente dos lagartos que parece que são imensamente beneficiados..muito mais do que vocês...É a palhaçada do costume..enfim..Só da pa rir mesmo!
Vá lá peter, pega na calculadora e chora.. ;)

Anónimo disse...

Caro Cornélio, mais vale não ganhar nada, do que ganhar roubado...


É a minha forma de pensar e estar na vida, e que tento transmiir aos filhos, mais vale pobre e humilde, do rico e corrupto...

Nuno Teixeira

Anónimo disse...

O vosso problema é a maldição que vos foi lançada, muitos anos atrás, por Béla Guttmann:
“Sem a minha pessoa estes gajos nem daqui a cem anos voltam a ser campeões europeus!”