TRÊS BREVES NOTAS SOBRE A ACTUALIDADE

LIONEL MESSI – O jogo que fez em Madrid confirma uma vez mais o seu talento ímpar e a magia digna de um herdeiro de Maradona. Quando ainda estamos em Janeiro, adivinha-se desde já quem vai ser o melhor do mundo em 2009 e, ou me engano muito, também nos anos seguintes. Um fenómeno!

SOARES FRANCO – Passar de Messi para Soares Franco é, com o devido respeito, passar da obra prima do mestre para a prima do mestre de obras. Mas a actualidade impõe um breve comentário à sua decisão de abandonar o Sporting.
Em primeiro lugar desconfio que, na sequência de uma vaga de fumo, ao contrário do que ontem disse, ele ainda se venha a recandidatar. Se assim não suceder, lamento pelo Sporting, que perde um bom presidente e um gestor sério e competente. Mas não esqueço a sua atitude encolhida e timorata no decurso do processo Apito Dourado, a qual deixou custos que o futuro do futebol português não poderá um dia deixar de contabilizar. Ao contrário de Dias da Cunha, Soares Franco não mexeu uma palha para combater a podridão personificada por Pinto da Costa, ao qual nunca hesitou em dispensar as maiores amabilidades. Foi esse o lado negro da sua presidência.

TAÇA DA LIGA – Presente na fase eliminatória da Liga dos Campeões, na liderança do Campeonato, e nos quartos-de-final da Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira apostou naturalmente em jogadores menos utilizados para enfrentar a Taça da Liga. Mesmo assim ganhou, diante de um Vitória de Setúbal muito pouco digno de um detentor do troféu. Com ofertas como as de Bruno Vale e Leandro Lima (dois jogadores com forte ligação aos portistas), qualquer equipa se arrisca a ganhar qualquer jogo. O F.C.Porto aproveitou para somar os três pontos e manter intactas todas as aspirações na competição.
Mas, pelo que sucedeu nesta jornada, adianto desde já um palpite para a final da prova: que tal um Benfica-Sporting no Estádio do Algarve ?

14 comentários:

Anónimo disse...

O C.Ronaldo em 2009 dificilmente vai ganhar os troféus que venceu em 2008, é que o Messi realmente não está a dar hipóteses e o Barcelona tb.Os catalães até podem não vencer a Champions mas são a equipa que melhor futebol pratica actualmente.Quanto ao FSF na minha opinião está a fazer chantagem com os sócios do Sporting ao anunciar que não se recandidata por estes em consecutivas assembleias-gerais recusarem aquilo que ele e a banca pretendem.Quando a Judite de Sousa se referiu á postura de Dias da Cunha face ao sistema ele preferiu referir-se ao Estoril-Benfica. O seu anti-benfiquismo primário demonstra que pelos vistos ele está satisfeito apenas com os 2ºs lugares e a conquista de taças e supertaças,vencer campeonatos pelos vistos não ambiciona.Quanto ao fcp-vitória de setúbal além daquilo que o LF referiu a equipa de arbitragem esteve apesar de tudo mal. Se por uma lado teve a coragem de assinalar 2 penalty´s contra o fcp (aleluia, o duarte gomes não teve) esqueceu-se de expulsar o Sapunaru. È que a gravata que este fez ao Leandro Lima no 1ºpenalty por incrível que pareça não foi motivo suficiente para lhe mostrar o cartão amarelo. 5 a 10 minutos depois, Sapunaru voltou a cometer uma falta dura (sobre o leandro lima) e aí o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo, só que devia ser o 2º e consequentemente o vermelho. Nos últimos 3 jogos os benefícios têm sido claros, só não vê quem não quere.

Maestro disse...

Concordo plenamente com o amigo LF.
Messi é o mais digno sucessor de Maradona, e o Cristianinho não lhe chega aos calcanhares.

Quanto ao FSF acho que ele mão trouxe nada ao Sporting a não ser total falta de ambição e submissão perante o Pinto flatulento.
Essa atitude refletiu-se nos adeptos.
Hoje em dia existem muitos blogs de lagartos a defender o FCP, são uns submissos autenticos.

Quanto á taça da liga, a final que falas era um bom jogo sim sr.
Ate porque o Sporting é fraquinho, facilmente batido por nós.


Aquele abraço a todos os Benfiquistas

Ricardo Campos disse...

Caro Peter:

O facto do soares franco se referir ao jogo do benfas com o estoril no algarve, revela um anti benfiquismo primario, e o facto dos adeptos do benfas referirem sempre a fruta, o café com leite, etc revela o q?
um anti portismo primario ?
abraço

p.s. o cristiano ronaldo para mim é mais marketing q outra coisa.

Anónimo disse...

O FSF se tivesse a mesma postura em relação ao apito dourado eu até concordava consigo. O problema é que o FSF tem 2 pesos e 2 medidas. Quer dizer um caso que está mais provado que houve corrupção ou tentativa de...o FSF não se pronuncia mas sobre factos que nem sequer são casos já se pronuncia. Olhe eu respeito muito o dr.Dias da Cunha por tudo o que ele fez pela transparência do futebol português, sinceramente até tenho inveja de não ter sido um presidente do meu clube a denunciar tudo o que ele disse. Sabe qual foi a paga que ele teve por parte da ala FSF no Sporting: Apunhalado pelas costas tal como Júlio César. E sabe porque é que o FSF não se pronuncia sobre o apito dourado?Não é porque o caso está nos tribunais e tem que se deixar a justiça trabalhar...isso é o que ele diz,ele não quer é estragar a amizade que tem com o fcp.Porque ele prefere o fcp ao Benfica independentemente de o Sporting ficar em 2º ou 3º. É preciso é que o Benfica não seja campeão. Ontem estreou-se um miúdo extremo direito no fcp resultado da transferência do Postiga. e digo-lhe sinceramente o miúdo é bom jogador, e eu pensei cá para comigo...queres ver que o Sporting levou mais 1 barrete? Ainda é cedo para fazer uma análise mais séria do miúdo mas o Futre tb foi assim que foi para o fcp. Quanto ao que diz sobre a fruta e os chocolates aurélio leia as escutas e mostre-nos 1 jogo em que o fcp não seja beneficiado,porque o problema é esse são constantemente beneficiados quer que a gente pense o quê?

Ricardo Campos disse...

Caro Peter:

se bem me lembro os jogos das escutas o FC PORTO não ganhou nenhum... mas posso estar enganado!
O dias da cunha é um senil, é uma pessoa afectada com tiques de loucura e foi abandonado pelos filhos pela familia e inclusive pelos sportinguistas em geral, o que ele disse não passam de babarbaridades.
em 1992 o benfas pagou a prostitutas para que o arbitro favorecesse o benfas para ganhar o jogo. o sporting com a vitoria na unica vitoria europeia , fez o mesmo e só apontam o dedo ao FC PORTO?
sabe o que eu acho Peter, é que existe muita falta de seriedade.

Anónimo disse...

Meu caro Aurélio...o Dias da Cunha é louco? Sabe normalmente as pessoas que chocam com o políticamente correcto e abanam com os pilares das instituições/sistemas são sempre denominados de loucos pelos acríticos e por aqueles que querem que as coisas se mantenham como estão. O Galileu Galilei quando disse que a terra era redonda também lhe chamaram isso e no final ele é que tinha razão. Mas pronto como diria o outro a ignorância é uma benção o aurélio é que sabe.

1904-Amaral disse...

peter,

de longe o melhor comentário que já alguma vez li...

parece até que o "senhor" aurélio não teve sequer reação, quanto mais resposta.

abraço a todos os verdadeiros Benfiquistas

Anónimo disse...

É verdade. No Julio de Matos há 387 Galileus. Ah, e tb 3 virgens.

Anónimo disse...

Meu caro LF
Concordo com este seu post. Gostaria apenas de fazer uma pequena correcção: O FSF pode vir a apresentar-se à recandidatura na sequência de "uma vaga de fundo" e não de "uma vaga de fumo", como diz.
Cumprimentos
José Sousa

Ricardo Campos disse...

caro peter:

todas as pessoas têm direito a um julgamento justo, e se existirem provas , deve-se condenar o criminoso.
este é um ponto que suponho é de mutuo acordo.

agora em Portugal a comunicação social o dias e o vieira é que andaram a "inventar" crimes e a arranjar investigadores que dissessem aquilo que eles queriam ouvir.

não estou a dizer que existem santos no futebol português, mas acredite q nem o P da costa é tão culpado como dizem, nem o vieira é tão correcto como ele diz.

o dias da cunha é de uma boçalidade que você não imagina, já viu que quando lhe perguntaram quem era o rosto do sistema, ele poderia ter respondido o nome do ex do benfas o Fernando Martins, ou outro, e depois como seria?

ele na altura disse os nomes das pessoas que mais lutaram para que o futebol fosse reconhecido a Norte.
sabe o que acho, é q existe muita inveja de tudo que foi conseguido a norte...

Anónimo disse...

Gostei bastante do desejo para a final.
O Sr. Soares Franco devia estar calado quando faz insinuações na televisão. Aliás, o Benfica não devia deixar passar em claro este tipo de situações e recordar coisas que se passaram com o Sporting.
O Sr. Soares Franco não falou do roubo que aconteceu em Penafiel no ano do último título do Benfica, curiosamente antes da recepção ao Sporting, jogo que decidiu o título. Até aí tentaram dizer que o Ricardo sofreu falta no lance do golo do Luisão. Falta de jeito, muita falta de jeito.

Anónimo disse...

Anonimo: Nem com fotos viste que o Luisinho TOCA no Ricardo dentro da pequena área quando o mesmo NÃO TEM os 2 pés no chão? SABES LER??? SABES AS LEIS??? E Hoje??? David Luiz em campo ate ao fim, golo em FORA DE JOGO, PENALTY inventado para o suazo tentar marcar e penalty ROUBADO ao Braga... Ou tb NÃO VISTE?

Mestre Alves disse...

quando um ignorante afirma que o jogo do Algarve nem sequer é caso, desconhece que a CMVM condenou o na altura Dirigente Benfiquista, José Veiga a pagar uma multa, por declarações falsas sobre a propriedade das acções da Estoril Sad.

A isto chama-se tráfico de influências e ainda ninguém da equipa da Maria José Morgado veio explicar, porque razão depois da CMVM provar tal ilícito, ninguém o investigou, nem sequer o Ricardo Justiceiro Costa se deu a esse trabalho.

Hoje uma vez mais assistiu-se ao colinho. Numa semana 3 penaltys por marcar contra o Benfica, dois deles eu posso afirmar que os árbitros não quiseram apitar, o Maxi-Empurrão e o Levo-tudo-à-frente Luisão, são mais claros que a água e não vejo nenhum gaivoto a reclamar pela justiça e pela limpeza do futebol.

Já quando o jogador do clube da gaivota toca a bola com a mão e esta desvia a sua trajectória beneficiando assim a sua equipa, e bem o árbitro anula o lance, aqui D'el Rei que isto está tudo comprado e viciado.

É a justiça lampiónica que não pára de fazer rir aos que assistem a tudo isto incrédulos como eu.

Mestre Alves disse...

Chamar gravata ao penalty fantasma do Sapunaru é ser simplesmente um invisual ou um idiota. A gravata não se leva ao lado do pescoço, leva-se no pescoço, garrulo.