TESTEMUNHO

O director do jornal “O Benfica”, José Nuno Martins, está, segundo alguma imprensa, a ser alvo de contestação no seio do clube, devido às críticas que na última edição fez aos jogadores encarnados, a propósito dos jogos de Atenas e diante do V.Setúbal.
Ora eu próprio, colunista do jornal que José Nuno Martins dirige, escrevi, no mesmo número, praticamente o contrário dele – defendendo eu os jogadores e o seu esforço -, o que atesta bem da sua (e minha) noção de liberdade de imprensa.
Mal de “O Benfica” e do S.L.Benfica, no dia em que a crítica for silenciada, em que o pensamento se torne restringido, em que a opinião seja espartilhada. Não é, nunca foi, nem alguma vez poderá ser essa a filosofia do maior clube português, e consequentemente do seu jornal oficial.
Não é por ele, nem pelo jornal, e muito menos por mim – que a única coisa que lá ganho é o prazer de fazer ouvir a minha voz, e com ela, ainda que modestamente, servir o clube -, mas sim pelo Sport Lisboa e Benfica, que me sinto no dever de, a partir deste espaço, enviar um abraço solidário a José Nuno Martins, fazendo votos para que este mal-entendido – se é que existe – seja sanado o mais brevemente possível, e de preferência selado com vitórias.

15 comentários:

Anónimo disse...

É por isso que eu sempre afirmei que tenho algumas desconfianças em relação a este tipo de publicações, incluindo a futura tv. Sob o pretexto da união (muitas vezes até aqui já utilizado), são orgãos de pensamento único , onde o unanimismo é a regra. Estas publicações não são mais do que orgãos oficiais que veiculam a posição da direcção, ou melhor, do seu presidente e seus bajuladores, contra inimigos internos/externos, que leia-se, são todos aqueles cujas suas opiniões diferem da emanada pela direcção. Como sempre fui a favor da pluralidade de opiniões, sempre me fez alguma confusão este tipo de "jornalismo", Mas atenção, o que se passa nos clubes, passa-se com as famosas publicações das Cãmaras Municipais (fazem campanha e ainda por cima com o dinheiro de todos nós), dos partidos, etc.

LF disse...

Mas o que está aqui em causa é precisamente o contrário: um editorial em que a equipa foi criticada.

Anónimo disse...

o pasquin do benfica fala das idas ás putas do nuno gomes e do katsoranis?
parece que as meninas da zona da anadia andam loucas com eles...

eu pelo menos já os vi aqui, e não estavam a comer leitão, iam era comer umas vitelinhas... hehehehe

Anónimo disse...

o grande inimigo do benfica chama.se luis filipe vieira...

uma pessoa que profissionalmente sempre viveu na obscuridade e veio para o benfica para clarear algumas coisas.

a unica coisa que esse sr tem de positivo é o facto de não levantar o ordenado...
é um mau benfiquista, mas não é um benfiquista chulo.

Anónimo disse...

notícias da Rabona? boa....

mafegos disse...

afinal o jornal e a Tv do clube será só para os beija mão?
Os opositores a direcção do clube não tem lugar?
Não se pode chamar a atenção aos meninos ricos,pagos principescamente,num país de gente miseravel?
É por estas e por outras,que os nossos jogadores das equipas jovens pensam ser vedetas e não dão nada,porque a exigência desapareceu,como benfiquista,sócio e assinante do jornal,sou um dos adeptos do Benfica anti-vieira,porque nunca vou esquecer as afrontas que esse individuo fez ao Benfica,mas acima de tudo sou do Benfica e por isso mesmo vivendo no Porto e não ter possibilidade de ir ver jogos a catedral,vou ajudando o meu clube como posso e custa ver,neste momento,tipos que nem benfiquistas são,na direcção,e ver pessoas como o António Sala fora do Benfica e agora querem queimar o josé Nuno Martins.

Anónimo disse...

O Sr. Brytto tem muita razão no que diz. Mas há que notar que muitos órgãos de com. social sofrem do mesmo, apesar da sua alegada independência.
Aqui para nós, o Sporting e o Porto não precisam dos seus próprios canais porque já os têm - respectivamente SIC/SIC-N e RTP/RTP-N.
Se pensarmos em assuntos mais sérios que o futebol, basta olhar a forma como os jornais e as tvs trataram as candidaturas de Cavaco e Soares nas últimas presidenciais...
A Com. Social está há muito na mão de interesses tenebrosos e não é o Benfica TV ou O Benfica jornal que inaugura o problema.

Já agora:
Alguém se lembra de um comentador lagarto que foi dispensado da RTP depois de ter chamado a atenção para o facto de a equipa mais faltosa do campeonato ter diminuído assinavelmente o número de faltas num jogo contra o FCP?

RN disse...

Caro LF,

As suas intenções e ideais são nobres. Contudo, creio que de pouco valerão junto de quem manda, ou seja, Luís Filipe Vieira.

Sou benfiquista desde sempre, o que equivale a dizer há várias dezenas de anos. Por isso, não é certamente do Sr. Luís Filipe Vieira que recebo lições de benfiquismo. Como tal, jamais aceitarei um tipo de discurso que quer fazer passar a ideia de que todos aqueles que pensem de maneira diferente (de LFV) são inimigos do Benfica e/ou que a alternativa a ele (LFV) é o caos.

Este é, de facto, o discurso a que LFV nos habituou e com o qual tem adormecido os sócios. Por isso, não vejo motivos para grande surpresa relativamente a eventuais pressões sobre José Nuno Martins.

LF disse...

Ao que me parece a insatisfação não parte de LFV, mas sim do próprio plantel (alegadamente expressa por Luisão no fim do jogo do Funchal), e eventualmente de Rui Costa e mais alguns dirigentes.
Mas o que sei é tão somente o que vem nos jornais.

RN disse...

Caro LF,

Também não me custa creditar no que diz. Como bem sabe, esse é o comportamento típico dos jogadores, especialmente quando estão em Portugal. É a famosa cultura do "contra tudo e contra todos".
Quando alguém perde e é criticado - especialmente se a derrota em questão é, de facto, repreensível - tem sempre a tendência para na vitória seguinte se atirar ferozmente aos que ousaram fazer qualquer reparo.
Já vimos isso acontecer este ano com o Sporting quando garantiu em Alvalade o apuramento para a fase seguinte da Champions; já vimos o mesmo sintoma no discurso de Jesualdo Ferreira após as várias derrotas do FCP (e se hoje ganhar ao Arsenal, aposto que se vai repetir) e, finalmente, viu-se agora com o Benfica. Como se alguém se mostrar incomodado após uma derrota como a sofrida em Atenas fosse uma aberração de um qualquer indigente interessado tão somente em destruir a harmonia do clube...

Anónimo disse...

este blog e plural MAS deixa os fdp falarem de qualquer maneira !
QUAL FOI O CASTIGO DOS GRUNHOS DOS DE CEDOFEITA QUE FORAM ENCONTRADOS NAS BOATES A COMER FOPRA DE HORAS ! QUAL FOI O CASTIGO DO EX INTER QUE FOI AS CASAS DE ALTERNE ! NEPIA NIMGUÉM QUER SABER POIS E ....

Anónimo disse...

MAU MAU TAMBÉM OS GAY TEM DIREITO DE ANTENA ...

O LUISÃO DEU RESPOSTA SUAVE AO ,DEVERIA MANDAR BRASA !!!

SER MAIS DURO COM O ZÉ POIS FOI O S.L.BENFICA QUE PERDEU NÃO FORAM OS JOGADORES DO S.L.BENFICA ! ELE ANDA TODOS OS DIAS ALEGRES !!!

Anónimo disse...

LF

Não percebi a resposta! É exactamente por se ter cometido a leviandade de criticar, pelos vistos, os jogadores que se levantu toda esta celeuma... logo não são aceitáveis opiniões criticas, logo não se aceitam opiniões que possam beliscar/melindrar as dondocas, francaemnte!...
Mais parecem umas donzelas, pagas princepescamente, e ainda por cima muito sencíveis, bah para esta gente...haja paciência!

Deviam é copiar a técnica do Mourinho, recortar e colocar no balneário, para criar ainda mais união no grupo e tentar provar que essa criticas são injustas.

LF disse...

Quem sabe não fizeram isso.
E se calhar resultou (0-6 !)

Anónimo disse...

Então, no próximo artigo já sabes o que hás-de escrever... não tenhas dó nem piedade.