O QUE VALE UM PRIMEIRO LUGAR ?

Ao fim de três anos e meio, os benfiquistas podem enfim olhar para os jornais e ver o seu clube no lugar que a história lhe reservou.
É um momento para saborear, mas que não pode desviar um milímetro as atenções da equipa e dos associados do caminho, ainda longo, até ao título. Quando estamos na primeira metade da época, o pior que pode acontecer ao Benfica é embandeirar em arco com este facto, o qual, por muito que possa fazer os adeptos felizes, não passa, por ora, de conjuntural. A liderança que conta é a de Maio de 2009, e essa está muitíssimo longe de ser alcançada.

Diria La Palisse que mais vale ir à frente do que atrás. Mas há que ter em atenção que o Benfica já recebeu na Luz F.C.Porto e Sporting, terá pela frente uma segunda volta extraordinariamente difícil – para além de Dragão e Alvalade, com deslocações, por exemplo, à Choupana e a Braga -, e a vantagem de que dispõe pode esfumar-se a qualquer momento e em qualquer jornada, o que já não seria bem verdade se aquele pontapé de bicicleta de Anderson não tivesse surpreendido Quim no jogo com o Vitória de Setúbal (e devo dizer que bem preferia ter o Leixões à frente e Sporting e Porto um pouco mais distantes…). Há que lembrar também que esta equipa do Benfica, fruto de uma ainda verde mecanização colectiva, tem sido capaz do melhor e do pior, não apresentando ainda a consistência dos grandes campeões. Há muito para crescer, e todo o cuidado é pouco na hora de olhar para o futuro próximo.
Quer isto dizer que a liderança benfiquista seja injusta ou meramente casual ?
Nem pouco mais ou menos ! Por mais mérito seu, ou por mais demérito dos rivais, o Benfica foi inquestionavelmente a melhor equipa do campeonato até agora (pelo menos de entre as três grandes), foi a mais regular (ainda não perdeu), a mais empolgante (a que marcou mais golos), e a verdade é que os momentos mais difíceis da sua época não se verificaram na competição nacional, mas sim quando teve que se haver com campeões de outras paragens, nomeadamente frente a Galatasaray (campeão turco) e Olympiacos (campeão grego). Acresce que, desde o empate com o F.C.Porto na Luz ainda em Agosto, os únicos pontos perdidos pelos encarnados foram-no com golos sofridos nos últimos instantes, em partidas (Leixões e V.Setúbal) que, com um pouco de sorte, poderiam ter tido outro desfecho e, ai sim, permitir falar um pouco mais alto acerca do título. Enquanto se verificaram gritantes momentos de oscilação a dada fase da prova com F.C.Porto (duas vitórias em seis jogos) e Sporting (uma vitória em cinco jogos), a pior série que o Benfica realizou foi a dos dois empates iniciais, o que atesta bem do seu merecimento face ao lugar que ocupa.

Com todas as cautelas que o calendário impõe, com toda a prudência a que os pés no chão obrigam, o Benfica tem no entanto, com esta conjuntura, com estes jogadores, uma oportunidade de ouro para regressar aos títulos. A evolução da equipa – com uma margem de crescimento ainda ampla -, e a sorte dos jogos, mais do que a força dos adversários, ditará o destino final. Diria que, matemáticas à parte, este Benfica depende mais de si próprio do que do que quer que seja, e se crescer de acordo com o seu potencial, o título dificilmente lhe escapará.
Há que estar também preparado para toda a pressão mediática e folclórica que, a partir de agora, se intensificará. A essa terão que ser os benfiquistas a responder, não alinhando com ela, evitando o "oito-oitentismo" tradicional e apoiando a equipa, mesmo na hora de eventuais desaires, coisa que infelizmente nem sempre se viu na passada semana.

8 comentários:

Ricardo Campos disse...

este primeiro lugar do benfica, não foi ganho pelo maior clube do mundo, mas sim foi perdido pelo leixões...
e a mim o que mais me irritou foi que o clube que está amantizado com o clube da rabona é que lhes ofereceu o 1º lugar...
esperemos que seja por pouco tempo.
saudações

Vitor Esteves disse...

O gozo que me dão os comentários dos anti-GLORIOSO ! Alguns até são os primeiros a comentar post´s sobre o SLB !!!!
É verdade, nada está ainda ganho por isso pés no chão e bola na rede ! SLB SEMPRE E PARA SEMPRE

jfk disse...

Apesar das dificuldades futuras, intrínsecas e extrínsecas, sabe muito bem estar à frente.

Também preferia ver o Leixões em 1º, mas dados os maus resultados recentes, esta goleada e liderança alcançadas são provavelmente a melhor panaceia.

Há que saber estar em primeiro e .... ter muita atenção, desconfiar de todos os lados.

O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo.

Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

ao que cegámos... saborear um primeiro lugar.... benza-nos Deus, tamanha parolice...

Anónimo disse...

.. pois, não é engano; é um trocadilho: cegámos / chegámos...

Anónimo disse...

parecem um clube que veio dos distritais e consegue chegar ao primeiro lugar...
vamos lá Metallist, até aos 7 deixem entrar...

Anónimo disse...

há quem cante olés por trocarem umas bolas no seu meio campo quando levam 6 em casa...
felizes pelo primeiro lugar? claro, aí nasceu o clube e só se pode concretizar

Anónimo disse...

Ruth, go die far away