PORTO LAVA A CARA NAS ÁGUAS DE ALVALADE

O clássico de Alvalade servia fundamentalmente para saber quem, de entre F.C.Porto e Sporting, seria capaz de reagir melhor aos últimos resultados negativos.
Nesta medida, os dragões deram, uma vez mais, mostras da sua inegável força mental, vencendo um jogo chave para o desenrolar da sua época, pois no caso de uma eventual repetição da vergonhosa prestação de Londrescertamente que nada ficaria como antes no interior da equipa e do clube. Uma primeira parte bastante mais afirmativa do que se esperaria, e uma segunda parte de luta e alguma sorte, chegaram à equipa de Jesualdo Ferreira para levar de vencida um leão demasiado dócil e inofensivo, e terminar assim com a sucessão de vitórias de Paulo Bento no confronto entre estas duas equipas.
O Sporting mostrou alguns dos problemas que já evidenciara na Luz. Trata-se de uma equipa especialmente talhada para colocar gelo nas partidas, fazer circular a bola e dominar o meio-campo. Sabe controlar os tempos de jogo, consegue impedir o adversário de jogar, mas quando, como ontem, se vê em desvantagem e na obrigação de criar, dá mostras de alguma previsibilidade e falta de imaginação. Já não é de agora que os leões revelam esta carência de soluções que, no meu ponto de vista, passa pela excessiva dependência que têm face ao seu modelo de jogo, fruto também de um plantel no qual, por exemplo, não existe um único extremo de raiz.
Outro dos problemas do Sporting - de certo modo decorrente do primeiro, e até há bem pouco tempo comum ao vizinho Benfica - é o estranho hábito de entrar em campo tranquilamente convencido de que, mais minuto menos minuto, as coisas acontecerão como espera. Ontem os leões voltaram a fazer um primeiro tempo muito fraco. Já na quarta-feira isto havia sucedido, só que o F.C.Porto não é o Basileia...
Desconheço a que ponto alguma instabilidade de balneário pode condicionar ou não esta fase menos positiva do Sporting – e ontem foi Grimi a manifestar algum descontentamento. O que é certo é que, em duas jornadas, a equipa de Alvalade pode passar de grande candidato ao título e previsível líder isolado – já se falava em sete pontos de vantagem para cada um dos rivais -, para um modesto e tristonho oitavo lugar, dependendo dos resultados de hoje a aferição do real trambolhão leonino na tabela classificativa.
A arbitragem de Lucílio Baptista esteve melhor do que é habitual nele, tendo ainda assim errado ao poupar a expulsão a Tomás Costa. E a verdade é que ainda faltava muito tempo para jogar…

17 comentários:

Ricardo Campos disse...

o lucilio batista é empregado do BES, o BES tem interesses no sporting, poderá um empregado do BES ser isento quando tem de proteger um inestimento do seu patrão?

tudo bem que o Tomas costa poderia ser expulso, da mesma forma que o derlei tb o devia, mas acham que existe intensidade para aquele penaltie?
o sapuranu apanha uma troçada do derlei, não responde á agressaõ e tb é amarelado? só mesmo na cabeça do lucilio batista q é tipo melancia, verde por fora e vermelho por dentro.

Ricky_cord disse...

Justa vitória do FCP que soube tirar partido dos erros do SCP.

Anónimo disse...

Concordo com o Aurélio, o Derlei tambem devia ter ido para o balneário!
O Sporting joga um futebol fraquinho, por isso só consegue ganhar a Basileias e a Belenenses...

Anónimo disse...

Ola

Eu sou o Grimi e berrei berrei berrei quando o Tomás Costa me tirou aquela bola limpinha como o cu de um bebe. Alias berrei tanto que quase furava os timpanos do realizador na regie e de milhoes de portugueses.. Não deu foi para enganar o meu, o nosso amigo Lucílio. Já lhe liguei a perguntar o que se passou.. E ele disse "oh mas logo a seguir marquei aquele panalty, porra!, entao?"
Peço desculpa aos adeptos do Sporting por ser tão fraco e por nao ter lutado como devia nesse lance. Começou aí a nossa derrota.

Um abraço

Ass. Grimi

Anónimo disse...

ai aquele penalty... e o sporting não é que continua a beneficiar de penalties tão duvidosos? impressionante é como o sr. LF costuma falar tão afincadamente desses penalties e desta vez não o fez... será porque estava o Porto em causa? e assim já pode por a classificaçao real à sua maneira? a ver vamos...

jfk disse...

Sabem qual a semelhança entre Richard Nixon e Lucílio Baptista?

Primeiro: Concordo com os tripeiros: o penalti é forçadíssimo (pelo mesmo Lucílio que o ano passado não assinalou 2 a favor do Benfica no Bessa, na mesma jogada, à frente dele, na mesma posição em que agora se encontrava) e Tomás Costa e Delei deveriam ter ido para o balneário, TM com 2 amerelos, Derlei vermelho directo).

Aliás este Lucílio é do pior que há em Portugal, faz aquela cara de mau mas é só show off.

O antigo presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon era conhecido por Tricky Ricky (Ricardinho dos Truques).

Nós por cá temos o 'Lucilinho dos Truques'

Palavras para quê? É um artista Português!

Falta muito para se reformar?

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...

É estranho como Lucílio marca este penálti, e não viu esses dois do Bessa.
Uma vez escrevi um post a pedir um prémio stromp para Lucílio. Isso explica tudo.

Mas aceito este penálti. Na classificação real não haverá alteração, pois a dúvida seria sempre entre 0-2 ou 1-2


Hoje temos Benquerença.
O árbitro ideal para puxar o Benfica para baixo.
Oxalá eu me engane.

Ricardo Campos disse...

hoje o leixões esta com vontade de ganhar ao benfica, mas a vontade não chega, é preciso alguma qualidade...
por muito que me custe o benfica ira fazer companhia ao meu Porto.
o benfica este ano tem 14/5 jogadores com qualidade.

Anónimo disse...

If:
O benquerença a puxar o benfica para baixo??

Sim, hoje foi isso sem dúvida! tou curioso para ver a classificação real! muito curioso, só para ver a imparcialidade deste blog (ou não)!

Pelo menos 2 lances muito duvidosos (para não falar do golo do Benfica, mas até acho que não é falta do C.MArtins).
Mas aquele fora de jogo não me convence: em caso de dúvida beneficia-se o ataque (aqui nem na TV há certezas, mas como o era o Benfica a defender e havia dúvidas aqui beneficia-se quem defende!)...
E será que o Yebda não faz penalty? stirou-se para cima do Wesley e nada... já me esquecia que o Yebda era do SLB!
Quero mesmo ver a Vossa classificação real, após esta jornada!

Anónimo disse...

e mais: já há muito tempo que não via um árbitro puxar tanto para baixo uma equipa, como hoje o fez com o Leixões!

Em relação ao penalty do T.Costa é só ver hoje as opiniões do quadro do jornal O Jogo (muito azulinho) e basta ver o que eles dizem! e são azuis, e depois ver o que dizem sobre as faltas do T.Costa!

Como estou a ouvir agora o Guilherme Aguiar como o jogo estava calmo foi melhor não mostrar o 2º amarelo ao T.Costa!

enfim... é o que temos!

Anónimo disse...

O Benquerença está perdoado.Viva o Leixões só assim os "lampiões" sairam sem derrota.Assim até o Arrentela era campeão!!!!!Aquele penalty do cabecinha amarela.....Depois o Paulo Bento e o Jesualdo é que falam.....

Anónimo disse...

BUm...Bum...Bum.O Quim hoje não deu nenhum frango,boa.

Anónimo disse...

LF disse...
"Hoje temos Benquerença.
O árbitro ideal para puxar o Benfica para baixo.
Oxalá eu me engane."

Então e agora o que tem a dizer sobre esta linda arbitragem?foi boa,não foi?colinho fofo....

LF disse...

É incrível como, nem com o enmpate do Benfica, alguns adeptos adversários se satisfazem.
Ainda era preciso mais um penalti, e mais outro, e mais outro.

Anónimo disse...

LF: Cala-te porco... empataste pq um golo LIMPINHO do Leiões não foi sancionado e pq perdoaram um penalty ao yebda...

Peyroteo disse...

O Bode Expiatório preferido e do costume!

Os Portistas têm um trauma?
Por que raio deve ser uma regra não se marcar penalty contra o FCP???
E porque raio, quando raramente isso acontece, e por mais erros que aconteçam depois nos jogos, para os Portistas o árbitro ROUBOU-OS SEMPRE?
Gastem uns minutos a ver um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=aWEw2lPA-2M

Sabem o que é um jogo cozinhado?
Conhecem o árbitro?
É inimigo do FCP não é???
E nos 9 Clássicos apitados por ele, o Sporting venceu 1, empatou outro e perdeu 7!
Nos últimos 2 anos não tinha aparecido, e o Sporting “só” levou 1 Taça e 2 SuperTaças para Alvalade.