AFOGADOS NO MAR


Depois de duas vitórias galvanizadoras, e duas exibições a condizer, nada fazia prever que o Benfica desse tão pálida imagem de si na deslocação a Matosinhos, num jogo que o podia levar, 1233 dias depois, à liderança da tabela classificativa da Liga.
Não consigo compreender o que se terá passado com a equipa neste jogo, em particular na segunda parte. Como palavra para definir a atitude benfiquista após o intervalo, só me ocorre suicídio. Foi suicidária a forma como o Benfica jogou nesse período, recuando inexplicavelmente no terreno, dando toda a iniciativa de jogo ao adversário, defendendo mal, não conseguindo segurar o meio-campo, e prescindindo de atacar, diante de um resultado tangencial, e perante um adversário moralizado e combativo. Mais uma vez a equipa encarnada pareceu pensar que o jogo acabaria por, mais tarde ou mais cedo, pender para o seu lado. Terá reforçado esse pensamento quando, ao intervalo, se via em vantagem, mesmo sem o merecer.
Foi afinal o que tinha acontecido em Paços de Ferreira, embora então a felicidade tenha bafejado os encarnados. Desta vez, o anunciado golo do empate do adversário acabou por surgir mesmo, constituindo, até pelo momento em que ocorreu, um verdadeiro golpe no estômago da equipa da Luz, e em particular, dos seus adeptos, muitos dos quais crentes que o tempo destas coisas já teria passado.
Quem é que no Benfica ainda não percebeu que é em momentos como este que se ganham campeonatos ? Quem é que no Benfica ainda não percebeu como se ganha a estas equipas ?
É verdade que a agressividade que este tipo de adversários põe frente ao Benfica não é comparável a que demonstram diante de outros. É verdade que equipas de qualidade técnica medíocre e assente apenas na dureza de jogo, como o Leixões, o Paços, o Rio Ave e muitas outras da nosso futebol, em particular o que se joga a norte, não existem em campeonatos de primeira linha europeia, e técnicos como Quique Flores não estarão habituados a defrontá-las. Mas nada disso justifica a atitude expectante, hesitante, timorata, com que os encarnados – por sinal vestidos de branco – pensaram poder ganhar um jogo, que desde cedo lhes mostrou má cara.
Tirando, aliás, os últimos minutos da primeira parte, o que o Benfica produziu foi um redondo zero. Uma miserável exibição. A pior da época, até agora, que até poderia ter valido a derrota, caso o árbitro tivesse assinalado um empurrão de Yebda (juntamente com Quim, o único que se salvou deste naufrágio) a um adversário dentro da área. Um retrocesso enorme nos progressos que havia mostrado ultimamente. Um golpe cujo futuro dirá até que ponto condiciona ou não a história do campeonato, num momento em que a liderança estava ali tão próxima.

Não posso deixar de manifestar a minha profunda indignação para com as declarações de Cardozo no flash interview, onde se confessou... contente (!) pela conquista de um ponto e pelo golo marcado (a única coisa que, de resto, fez em todo o jogo). Num momento em que eu, simples sócio, ainda me beliscava para perceber se estaria ou não a viver um pesadelo, num momento em que ainda me contorcia interior e exteriormente com a revolta da perda de dois importantíssimos pontos, ouvir um profissional do clube dizer aquilo deu-me a volta ao estômago. Não pode ser esta a fibra de jogadores que se querem (?) campeões. Um empate como este, com sabor à mais pesada das derrotas, na sequência de vitórias capazes de catapultar a equipa para uma dimensão superior, em vésperas de uma longa pausa competitiva, não pode ser tolerado sem a maior das revoltas. Se assim não for, se os jogadores não interiorizarem esta atitude, escusamos de esperar grande coisa desta equipa. Entendia melhor que ninguém aparecesse para a entrevista, coisa que eu teria feito se lá estivesse.

22 comentários:

Anónimo disse...

Os porcos la empataram... Bela arbitragem sim sr... GOLO LIMPO ANULADO AO LEIXOES E PENALTYU POR MARCAR CONTRA A AGREMIACAO DESPORTIVA DA LUZ... O CIRCO CONTINUA

Anónimo disse...

"que até poderia ter valido a derrota, caso o árbitro tivesse assinalado um empurrão de Yebda" - esta frase não fio a bold Sr LF??? Venha de la a sua clasificação (ir)real... E não esqueça o golo mal anulado (se bem que para as suas "contas" so o penaltizinho ja chegava para ZERO pontos...

Anónimo disse...

Lf,
Este jogo,um pouco à imagem de Vila do Conde, foi com uma equipa que em casa vai ser muito complicada de defronta, vejo este Leixões com equipa para rondar a Uefa.
O Benfica com uma pálida imagem nunca conseguiu criar verdadeiro sufico continuado na area adversária.
Esperemos que tenha sido um precalço. Esta paragem vai ser boa para recuperar muitos jogadores, e certamente os próximos jogos terão melhores resultados.

FORÇA SLB

Anónimo disse...

pois é meus caros... de volta à realidade não é verdade?
a vossa sina continua e não me parece que seja por causa dos arbitros, antes pelo contrario...
Mas não se preocupem... Esta vossa equipa deve chegar para se conseguirem apurar para a Uefa

Anónimo disse...

É caso para se dizer, bem-vindos à dura realidade.E já vão em dois empates em três jogos fora, nada mau para um candidato ao título. Se estas saídas são dificeis, então o que se dirá quando forem a Braga, Guimarães, Nacional, Marítimo, Setúbal, etc?
Achei a equipa completamente sem chama, para mim a condição fisica foi determinante, depois de dois jogos em que deram o que tinham e não tinham, apresentaram-se completamente de rastos!...
Não mereciam sequer o empate, valha a verdade, logo tenho que concordar com o Cardozo, foi um pontinho ganho.
Para terminar, sempre quero ver estas equipas a jogar em casa com os outros dois, estou para ver se esta determinação, superação, empenahmento, raiva, vai ser a mesma, eu duvido, principalmente com os batoteiros...vá lá saber-se porquê.

Peyroteo disse...

Quanto ao jogo de hoje, aguardo a TUA CLASSIFICAÇÃO e a óbvia subtracção de 1 ponto ao SLB.

Anónimo disse...

Penso que o Leixões merecia ter vencido este jogo,onde acabou com 8 portugueses em campo.
Não conheço a palavra suicidária, mas sim suicida.

... disse...

nao existe falta nenhum do yebda que ganha a frente do lance com a bola a distancia jogavel. nao ha falta.

e nao entendo a falta de honestidade dos que dizem que o golo do leixoes e mal anulado. a tv mostra bem que ha offside.

nao te deixes enganar, lf.

unsaid love disse...

FAZ LA AGORA A TUA CLASSIFICAÇÂO REAL!!! PARA VER-MOS SE COMEÇAS A ACERTAR MAIS OU SE CONTINUAS A PENDER PARA A PALHAÇADA COMO DE COSTUME.

Anónimo disse...

Mais uma vez pontuam com ajudinhas. Desta vez a exibição foi tão vergonhosa que certamente não terão lata de chorar como de costume. Atirar areia para os olhos é o vosso hábito. O presidente chorão, esse verdadeiro saloio analfabeto sem classe personifica vocês todos! Desta vez não choram mas mais uma vez pontuaram com ajudinhas! Só assim aspiram a alguma coisa. Só assim se lembram de ganhar um título! São vergonhosos, arrogantes e uns cínicos na forma como se fazem de vítimas! Lá levaram um ponto que roubaram ao Leixões! São sempre os mesmos e depois ainda falam dos tripeiros! Desejo mesmo que sejam eles a ganhar e que vos roubem à grande pois é o que vocês merecem desde sempre! LADRÕES CÍNICOS E ARROGANTES! SÃO UNS COITADOS ENDINHEIRADOS E SALOIOS SEM CLASSE!

Anónimo disse...

boas.

Caro LF, permita-me que lhe sugira que talvez seja boa ideia acalmar impulsos após jogos do nosso SLB...tempos atrás eramos equipinha, 2 jogos depois grande equipa tácticamente do melhor, agora descemos ao amadorismo de novo...meio termo não?

Campeonato é isso mesmo, jogos bons e jogos maus! Regularidade é algo que nao pode pedir ao SLB especialmente depois de ter baixado tanto as expectativas no inicio da epoca!

Nós estamos a construir equipa para o futuro!!!

se tivessemos ganho à rasquinha, era jogo mau na mesma, mas alguem diria que "é destes jogos que se fazem campeões e tal, sofrido e tal, sem jogar bem mas com espirito colectivo a defender pontos importantes para o futuro...", correcto?

Sempre achei que este jogo era tao ou mais importante que os "grandes" jogos anteriores...novo ambiente, equipa aguerrida, jogo de batalha, jogo de humildade..
nao ganhamos, aprendemos (espero), ha que seguir em frente, pois a confiança (minha)no futuro proximo mantem-se!

Ate porque, é bom nao embandeirar em arco (sempre o disse), é bom aprender a ser humilde (e o
Quique ja mostrou que nao gostou nadinha do que se passou, vai haver ilaçoes a retirar do jogo de ontem...) e acima de tudo..pés no chão, epoca longa, vamos ser grandes!!!

nao me parece que tenha havido penalty a favor do leixoes, nem tampouco golo mal anulado...o que me pareceu é IMPOSSIVEL um arbitro nao ter marcado de pronto penalty a favor do Benfica no lance que acabou em golo do Cardozo..a mão foi clarissima e o arbitro estava de frente ao lance....calhou...marcamos no seguimento da jogada..o gajo teve sorte....e nao me venham dizer que o martins fez falta sobre o jogador leixonense, lance apos o qual a bola sobra para o katso assistir o cardozo..

saudaçoes benfiquistas,

M.

Anónimo disse...

Bom dia a todos, principalmente aos da familia benfiquista, não posso esconder o meu desagrado com o empate diante do leixões, não me lembro de ficar tão f..., com este empate justo analisando a frio, mas com muito a dizer.
Para mim a chave do jogo começou logo com uma falta sobre Reys, que logo foi substituido, e o infractor o que viu????NADA, jogadores amarelados não jogam da mesma forma, e revejam os primeiros 30 minutos e vejam entradas dos jogadores do leixões sem dó. Assim Não...
Obrigado.

Anónimo disse...

VAMOS LÁ A RECTIFICAR A CLASSIFICAÇÃO REAL; AI O GOLO, AI O PENALTI, AI, AI, AI... MINHA MACHADINHA.....

Anónimo disse...

Ola

O meu nome é Yebda e venho por este meio pedir desculpa a todos os benfiquistas por ser tão idiota.
Além de ter cometido um penalty que o nosso amigo Olegário fingiu que não viu peço desculpa pela minha burrice. Não sei como deixei fugir o gajo que se andava a arrastar desde o inicio da segunda parte, e eu apesar de ter mais 2587 cm do que ele, naquele canto não fui capaz de defender bem esse grande jogador (!) que é o Wesley.

Pela minha burrice, e pelo meu cabelo, já agora, as minhas desculpas.

Obg.

Ass. Yebda, (Fernando Aguiar com um boacadinho, mas só um bocadinho mais de técnica)

Anónimo disse...

A DEPEDÊNCIA DO ALCOOL

Aos BENFIQUISTAS já leram a crónica na BOLA do artista comentador Miguel de Sousa Tavares.Não então leiam e depois verifiquem o que o estado de dependência faz às pessoas.Vergonha é um jornal como a BOLA permitir que pessoas a determinadas horas do dia e alcoolizadas escrevem em jornais nacionais e internacionais. Não se esqueçam que a crónica deste senhor foi escrita após o jogo do BENFICA portanto depois das 23 horas. GRANDE BEBEDEIRA QUE O ANIMAL TINHA.

Anónimo disse...

Para o PPA:
"Já que têm o vídeo, vejam o 2º golo do Benfica de 01:30 a 01:42 e reparem que o livre é marcado 20 metros mais à frente do que o local da falta."
Não é essa a falta que dá origem ao 2º golo!!
As imagens no Trio de Ataque são todas montadas e cortadas, portanto não são seguidas ao segundo...

Ricardo Campos disse...

parece que os lampiões andam mais mansos...
o que eu vo ontem no estadio do mar, foi o porto a ser prejudicado, ou seja existe um penaltie clarissimo a favor do benfica onde o leixonense desvia a bola com a mão e esse jogador nem amarelo levou... devia ter levado vermelho e já não jogado contra o FC PORTO.

o golo do leixões é bem anulado...
o benfica perdeu pq não teve vontade, na segunda parte os craques do benfica estavam em campo á espera que o tempo passasse... uma miseria... a continuar assim será mais um passeio para o fc porto.

Anónimo disse...

Antes demais nada o Benfica não esteve ao mesmo nível dos últimos 2 jogos.O Quique na minha opinião em vez de tirar o C.Martins que fazia o elo de ligação com os atacantes devia ter tirado o Katsouranis que já tinha 1 amarelo e apartir daí desapareceu do jogo.O Yebda por mais força que tenha não aguenta tudo.Quanto a arbitragens, o golo anulado ao Leixões é fora de jogo sim senhor, há o penalty do Yebda, e há o penalty da mão que apesar de o Cardozo ter feito golo no seguimento dessa jogada não invalida tb esse erro grave que expulsaria 1 jogador do Leixões.Quanto a sumaríssimos então não é que a Sportv não fez os 50 replays da agressão do B.Alves ao M.Veloso como o fez da agressão do Luísão ao Sapunaru, estou para ver o que é a C.D. da Liga vai fazer,nada é o mais certo.Quanto ao Olegário (1 velho ladrão conhecido), mostrar cartões aos jogadores do Leixões e nomeadamente àquele que arrumou logo com o Reyes no ínicio do jogo diz tudo.Não acham que foi uma coincidência fazer logo aquilo ao Reyes?Quando o Anderson levou aquela trancada do Katsouranis caiu o Carmo e a Trindade e houve 50 replays, neste caso nada.O Benfica não devia perder estas oportunidades de se chegar á frente,no entanto estamos apenas a 2 pontos do 1ºlugar,portanto á que ver o que correu o mal e corrigir.

P.S.-Estou para ver qual é que vai ser a atitude do Leixões no Dragão pois palpita-me que vai ser de vassalagem,para variar.

Peyroteo disse...

Sérgio ALJ:

Evidentemente que a minha referência ao tempo é respeitante ao vídeo do programa disponível no Site da RTP.
Isso não é o cronometro do jogo, mas sim o tempo do vídeo.

Anónimo disse...

No golo anulado do Yebda que dava 2-0 foi assinalada falta de Nuno Gomes sobre Beto!
Revejam o lance e expliquem-me onde existiu falta de Nuno Gomes...
Beto sai-se mal, nao consegue passar pois Nuno Gomes e o defesa do leixoes estao de costas para este a lutarem pela posiçao, e Beto atira-se pro chao de forma ridicula.....

jfk disse...

Dois aspectos sobre o momento Encarnado:

1º Sobre o jogo: Quique reconheceu no final que não soube interpretar o jogo. Nitidamente. Nos minutos finais de sufoco deveria ter fechado a esquerda com Leo, porque estava à vista que o melhor que conseguiriamos era vencer por 1-0, logo havia que defender o resultado com unhas e dentes. E reconhecer isto em campo é que é a humildade que tanto apregoam antes dos encontros como sendo a fórmula para o sucesso.

2º Mais preocupante e estrutural: o Benfica não sabe segurar o jogo, controlá-lo. Sabe pressionar, jogar ao atace. Mas quando precisa de inteligência...Talvez com Aimar e Reyes em campo melhore. Mas o problema maior é no meio campo. C.Martins está a milhas de porder fazer este papel. Despacha bolas para longe desparatadamente. Por isso é que é invariavelmente substituido. E não temos outros médios para o fazer.

Assim jogos como este estão a ser consecutivos e vão continuar.

Haja corações fortes.

Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

A Jorge Brás (não incluo nenhum título respeitoso) digo apenas que saloio e sem classe é, nitidamente, você.

Choradinho? De quem? O Benfica é o único dos 3 grandes que até agora não fez uma única crítica às arbitragens.

Paulo Bento fez logo um escabeche na primeira jornada, sobre um penalty (sem dúvida) mal assinalado, mas sem qualquer efeito na distribuição de pontos e sanção disciplinar ao atleta em causa.

Jesualdo, mal teve um mau jogo, desatou também a meter as culpas sobre o apito dourado; revelando por um lado desconhecimento (queria certamente falar do apito final) e por outro, no mínimo, desrespeito pela justiça. Ter-se-à esquecido que o Porto não só foi acusado como SENTENCIADO POR CORRUPÇÃO DESPORTIVA ("na forma tentada", para os puristas).

Por isso fique lá com os seus epítetos e vá mandar bocas foleiras para a sua terra... se faz favor (porque aqui somos bem educados).


Quanto ao jogo, nada a acrescentar. O Leixões jogou bem: agressivo, duro até e para além dos limites (veja-se a lesão de Reyes, sem punição disciplinar).
O Benfica foi amorfo, deixou-se enredar e não conseguiu gerir o ritmo do jogo na 2ª parte.

De qualquer forma, as minhas expectativas para esta época são cautelosamente baixas (já para o ano exijo resultados), pelo que não me choca um empate fora num campo complicado. Se continuaroms a vencer em casa e empatar fora, creio que faremos um campeonato "interessante".