CLASSIFICAÇÃO "REAL"

Esta foi uma jornada com alguns casos.
Quer em Alvalade, quer em Matosinhos, dois árbitros com um prestígio desproporcionado face à sua fraca qualidade, cometeram erros, nalguns casos erros grosseiros.

SPORTING-FC PORTO:
Quanto ao penálti assinalado, por muito que se discuta a intensidade do toque, o que se vê é um contacto intencional com a mão de Tomás Costa no peito de Moutinho, e como tal, Lucílio Baptista ajuizou bem.
O maior erro do árbitro setubalense foi, justamente, não ter expulso o médio argentino do F.C.Porto, não por esse lance, mas por uma sucessão de faltas duras e merecedoras de cartão amarelo.
Há também um lance de Derlei sobre Sapunaru, mas aí, francamente, é com dificuldade que vejo intenção de atingir o adversário. O brasileiro falha a bola e acerta na canela do defesa portista.
Na jogada do primeiro golo do F.C.Porto, após ver as repetições, creio que não há motivo para assinalar qualquer infracção. Terá sido apenas falta…de jeito.
Resultado Real: 1-2

LEIXÕES-BENFICA:
Podem os inimigos do Benfica (e tantos que eles são…) dizer que a equipa encarnada foi beneficiada, pois Benquerença não assinalou uma grande penalidade cometida por Yebda, já perto do final do jogo. É verdade. No meu ponto de vista, ainda que o lance não seja óbvio, houve motivo para grande penalidade, e na classificação “real” terei de subtrair um ponto ao Benfica.
Mas não foi esse o maior erro do árbitro neste jogo.
É perfeitamente inacreditável como Olegário Benquerença não assinalou – porque não quis, pois está de frente para o lance, a poucos metros do mesmo – a mão do defesa leixonense no lance que precede o golo de Cardozo. Esse sim é um penálti absolutamente claro e indiscutível, a que o árbitro fez vista grossa. É um daqueles lances que demonstra má fé. É o chamado erro grosseiro, tipo de erro em que, aliás, Benquerença tem por hábito reincidir.
Felizmente, o lance terminou em golo. Agora poucos falarão dele, mas para mim fica como a principal nódoa na actuação de Benquerença, e claramente como o erro mais flagrante da jornada.
Para além destes dois lances, terei de dizer que o juiz leiriense foi extremamente benevolente para com os jogadores do Leixões, que nos primeiros quinze minutos arrumaram Reyes, e quase iam fazendo o mesmo a Di Maria.
No golo anulado ao Paços, o avançado da equipa da casa está com um pé fora de jogo, e como tal o árbitro assistente esteve bem, assinalando o impedimento. No golo anulado a Yebda, aceita-se que Nuno Gomes tenha de facto impedido o guardião Beto de se fazer à bola.
Houve também um momento importante, já nos últimos dez minutos, em que o Benfica lutava para afastar a pressão leixonense, conseguiu um canto (numa disputa entre Ruben Amorim e um defesa contrário), mas a equipa de arbitragem deu indicação de pontapé de baliza, empurrando dessa forma o Leixões para o golo que viria a marcar pouco depois. Um pontapé de canto naquela altura podia significar um ou dois minutos passados, o afastar da pressão, o tranquilizar da equipa. É por vezes com habilidades como essa que se decidem jogos.
Este árbitro, apesar de poliglota e bem falante, mantém um histórico negro, quase sempre em prejuízo do Benfica e do Sporting, e em benefício do F.C.Porto. É um árbitro da velha guarda. Tem ainda tiques de pré-Apito Dourado, talvez por reconhecimento face a quem o ajudou a fazer carreira internacional. Infelizmente ainda faltam alguns anos para abandonar a carreira.
Por falar em Apito Dourado – e há muito tempo que digo isto -, gostaria de um dia ver devidamente investigado o comportamento deste tipo de equipas perante Benfica e outros adversários, designadamente aqueles que são comprovadamente capazes de utilizar todos os meios, lícitos ou ilícitos, para ganhar. A diferença de entrega, de agressividade, de organização é gritante, e salta à vista. Não estou a acusar ninguém directamente, mas lá que gostaria de ver uma investigação incidir sobre esse aspecto, isso gostava.
Resultado Real: 2-1

CLASSIFICAÇÃO REAL
FC PORTO 13
Benfica 8
Sporting 7

14 comentários:

Ricardo Campos disse...

olha que o empate do leixões é justo...
acho que que se fala do apito dourado para que se esconda a falta de qualidade do benfica...

Anónimo disse...

Inacreditável, esta necessidade de passar a ideia que és imparcial, é realmente digna de um tratado psicologico!!!

Então o Yebda faz penalty?!!!
Isso quer dizer que o Rubem Amorim sofreu falta para penalty contra o Nápoles, porque o contacto é idêntico...!!!
Por falar em Yebda, por acaso ele não marcou um golo?!!!
Qual foi a falta que o Nuno fez?!!!
O Beto atirou-se claramente para cima do Nuno, sem qualquer intenção de jogar a bola. Em nenhuma parte do mundo, um árbitro marcaria falta...
Além do canto transformado em pontapé de baliza, existiram 'centenas' de falta mal assinaladas principalmente na segunda parte, sempre contra o Benfica, sendo que os jogadores do Benfica estavam claramente condicionados na maneira como disputavam os lances.
A entrada do Vasco Fernandes, é para vermelho directo em qualquer parte do mundo...!!!
Já agora para não pensares que és o único Benfiquista imparcial, fica aqui um lance em que na minha opnião existiu um erro por parte da equipa de arbitragem: fora-de-jogo mal assinalado ao Marques no inicio do jogo, mas que pela maneira como ele parou a bola, não me parece que consegui-se marcar golo!!!
Até o Zé do Boné ficou contente com a arbitragem, algo rarissímo...

Anónimo disse...

LOL
O lance do Yebda e do Tomas Costa (Moutinho) só são penaltys neste país à beira-mar plantado!!!
Em Inglaterra eram mostrados cartões amarelos por simulação!!

... disse...

nao ha penalty nenhum do yebda.

diz a regra que obstrucao com bola a distancia jogavel nao é falta. foi o que aconteceu.

Anónimo disse...

Concordo muitas vezes com a sua opinião, mas desta vez permita-me discordar. Tirar um ponto ao Benfica na classificação Real!!!!!!!!!! Concordo que o Benfica fez a pior exibição da época, mas também jogou (novamente) CONTRA AS DUAS EQUIPAS, oS caceteiros e os gatunos. Então desde o primeiro minuto que os jogadores fizeram entradas assassinas, fartaram-se de entrar com tudo, de carrinho, por trás, e depois de tantas faltas o primeiro cartão é para o Katsouranis por ter chutado a bola para longe!!!!!!! O Pobre Yebda fez duas faltas normais em futebol e foi logo avisado pelo árbitro!!!!!!! Aqule senhor que lesionou o Reyes continuou a distribuir pau o jogo todo e nada de cartões!!!!!!!!!!!! Mais nos u´ltimos instantes da partida o nuno gomes sofre uma falta na área adversária e o senhor olegário marca falta contra o Benfica, e logo em seguida há m canto a favor do benfica transformado em pontapé de balisa!!!! O lance do yebda só é penalty aqui neste futebol de mentirosos e enganadores!!!!!

Veremos como o treinador mais repugnante do futebol português vai jogar contra os corruptos na próxima jornada. Se houver portistas a queixarem-se da agressividade do Leixões vejam então o que sofreram ontem os jogadores do Benfica!!!

Vergonhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Saudações benfiquistas

angelodias disse...

Oh Mario que jogo viste? hahahahahahahaha...Nem um lance duvidoso a favor do Leixões? Vergonhoso realmente...o teu comentário!

Anónimo disse...

Aceita-se o lance do Nuno Gomes fazer falta sobre o Beto???
Entao mas Nuno Gomes esta parado e de costas pra baliza e o Beto queria o que passar-lhe por cima??? hahahahaha Ganda frangalhao que era...
Do que esse Beto se livrou...

RN disse...

LF,

Não queira ser mais "papista do que o papa". Na verdade, não consigo entender como é que "dá de barato" o lance do Yebda como sendo penalty e depois não considera lances semelhantes como o sofrido por Aimar no jogo da 1ª jornada frente ao Rio Ave ou o lance do Raul Meireles sobre o Di Maria no Benfica - FC Porto.
Bem sei que cada um tem direito à sua opinião e que as mesmas dificilmente se poderão considerar isentas quando estão em causa as paixões clubísticas, mas da sua análise também posso entender que se LF fosse árbitro, muita gente não apreciaria, seguramente, a sua diferença de critérios.

Um abraço!

popyfm disse...

e mais uma vez num sporting - porto (como nos ultimos 7 ou 8 encontros entre os 2 clubes) o porto consegue terminar o jogo com 11 jogadores em campo..va-se lá perceber como e porquê...

Anónimo disse...

"Então o Yebda faz penalty?!!!"

Não, não faz penalty... Lol. Só lhe deu um encontrão tipo rinoceronte!

Mete aí mais 2 pontos pó FCP e menos um pó SLBosta, k o Luisão na Luz vinha pa rua aos 4min.

Anónimo disse...

Por acaso o Nuno Gomes nem devia ter jogado por ter agredido um jogador na jornada anterior frente ao Paços. Mas isso são pormenores n é? Agora, vir dizer que o árbitro prejudicou o SLB neste jogo é típico da mouraria, n jogam uma pevide e depois queixam-se do árbitro que, por acaso, até lhes perdoou um penalti e anulou um golo completamente ao calhas (n me parece q o árbitro auxiliar tivesse visto o pé do jogador do Leixoes à frente do pé do jogador do Benfica... No mínimo teria duvidas e na dúvida deixava jogar! Portanto, este lance é tão passível de suspeita como o lance do penalti antes do golo do Benfica, n é sr lf???).

Anónimo disse...

Tb acho piada à letra do costume:
"ah! quero ver se contra o Porto jogam como contra o Benfica! ah! contra o benfica comem a relva mas contra o porto nem se mexem! ah! PJ!!!!"
Mas que grande estupidez! Primeiro uma equipa joga o q a outra deixa, e para o Leixoes jogar assim o FCP vai ter de fazer uma exibição completamente medíocre como a q o SLB fez! Depois, o jogo n é no Mar, é no Dragão! Depois, se o FCP jogar bem, o Leixões bem que se pode ir queixar à PJ pq o Porto contra o Arsenal abriu as pernas e contra o Leixões até relva comeu!
Estes benfiquistas mais deviam andar no Circo a contar anedotas!

Anónimo disse...

Já a jogada do Tomas Costa só pode ser para rir! Se a segunda falta que cometeu era para amarelo então estamos bem arranjados! É que se derem um amarelo a todo o jogador que faz uma falta sobre o Moutinho e ele grita e rebola como se lhe tivessem arrancado a perna (e qtas vezes é que eu já n receei que lhe tivessem acabado com a carreira em jogadas dessas, a julgar pelo berreiro!!), os adversários do Sporting acabavam todos os jogos com 7...

Anónimo disse...

MEUS AMIGOS, COMO BENFIQUISTA NÃO TENHO PROBLEMA ALGUM EM DIZER 3 COISAS:

* O LEIXÕES JOGOU MUITO MAIS;
* O LEIXÕES MERECIA GANHAR;
* O BENFICA FEZ O PIOR JOGO DA ÉPOCA;
* O LEIXÕES FOI ROUBADO (Não quero dizer que o Benfica pagou o árbitro, mas sim que este árbitro é um incompetente);
* PARABÉNS LEIXÕES, ADEPTOS, TREINADOR E DIRECÇÃO, se jogarem como até aqui durante o ano todo fazem um campeonato espectacular;

Saudações