PORQUÊ ?

Depois de a comunicação social ter falado de nomes sonantes como Gladstone, Pellegrino ou Zoro como eventuais substitutos de Ricardo Rocha no plantel benfiquista, todos eles com claras condições para assumir a titularidade, eis que a montanha pariu um rato e o contratado acabou por ser um ilustre desconhecido oriundo da terceira divisão brasileira. É certo que foi internacional pelas camadas jovens, e também que o Real Madrid chegou a oferecer um milhão de euros pelo seu passe (de forma a colocá-lo a jogar na sua equipa "B"), mas não deixa de ser enigmático que o plantel do Benfica fique com as suas opções de banco para o lugar limitadas a este jovem, certamente talentoso, mas perfeitamente anónimo no futebol internacional, com a agravante de ter recentemente sido atormentado por uma pubalgia que não se sabe ao certo se estará ou não totalmente debelada.
De forma a poder dar a conhecer aos leitores mais alguma coisa sobre este jogador, contactámos Marcel Jabbour, colaborador do site brasileiro "DI LETRA" e velho amigo do "VEDETA". A sua resposta é bem elucidativa.
Passo a transcrever:
"Não o conheço. Amo futebol e convivo com pessoal que também amam. A todos os colegas do DILETRA perguntei sobre David Luiz e ninguém soube me dizer sequer uma palavra sobre ele.
O que posso dizer é que é mais um jogador que, se der certo, será famoso fora do país, antes de ser conhecido por aqui. O que não é muito raro. O ex-atacante Élber só veio a ser conhecido quando despontou no Bayern.Com Thiago Motta do Barcelona a mesma coisa. Amauri que hoje joga na Itália e, é claro, o mais famoso dos exemplos, Deco (que dispensa comentários, não é mesmo).
Fora isso, posso dizer que o clube onde David Luiz foi revelado, o Vitória da Bahia, tem tradição em revelar grandes jogadores. Alguns deles se tornaram mundialmente famosos ao defender a seleção brasileira. Bebeto, eterno companheiro de Romário, foi revelado pelo clube. Outros dois campeões mundias começaram no Vitória. Dida e Vampeta se destacaram na pela campanha do clube baiano, no Campeonato Brasileiro de 1993, que o vítoria foi finalista derrotado, frente o Palmeiras. Além disso, o clube já conquistou 21 títulos baianos, o segundo maior vencedor só perdendo para o Bahia-FC, seu maior rival. Nos últimos anos, ambos os clubes passaram por crises terríveis e foram parar na série C do campeonato brasileiro. O Vitória, com bela campanha, retornou a Série B. Seu rival permanece na briga da terceirona"

3 comentários:

Anónimo disse...

Certamente as dificulddes financeiras falaram mais alto. Atenção que não se trata de uma contratação, mas sim de um empréstimo, o que faz alguma diferença..., mas é claro que partilho das tuas preocupações. Agora, só nos resta rezar para que nem Luisão nem Anderson se lesionem!::: Se algo correr mal, vai ser difil a esta direcção explicar esta contratação não do quarto defesa-central mas sim do terceiro!

Marcel Jabbour disse...

Como brasileiro, torcedor do Benfica, espero que David Luiz demonstre ser um excelente jogador. Como ja disse, isso não eh tão raro de acontecer. O jeito eh esperar e torcer.

Abraços!!!

LF disse...

Brytto,
Se o problema era financeiro porque não resgatar o José Fonte emprestado ao Estrela, ou o André Luíz que nem sei onde foi parar ?
Havia ainda o Amoreirinha, isto para falar apenas em jogadores cujo passe é do clube.
Porque não contratar o Paulo Jorge do Braga ? Será assim tão caro ?
O Benfica tem dois bons centrais, mas precisa claramente de alternativas. Será que David Luiz o é ? Mesmo que seja, é claramente pouco.
Como muito bem dizes tratar-se-ia talvez de um bom 4º central, caso houvesse um 3º.

Marcel,
Assim o espero também.
O Pepe do F.C.Porto veio daí desconhecido para o Marítimo, e hoje é juntamente com Luisão, um dos dois melhores centrais da Liga Portuguesa.
O problema é que o Benfica, com as saidas de Alcides (PSV Eindhoven) e Ricardo Rocha (Tottenham) ficou apenas com 3 centrais: Luisão, Anderson e este David Luiz.
Além de deixar de existir a salutar competição pela titularidade, caso haja uma lesão vai ser dramático, e caso haja duas, será o fim da época do Benfica.