AO LADO
O empate de Portugal diante da Colômbia empurrou a equipa lusa para um caminho de pedras - no qual encontrará a Croácia, e, se avançar, a Espanha.
Sendo rigoroso, foi mais o jogo contra o Congo que deixou Portugal no segundo lugar do grupo. Havia a hipótese de recuperar diante dos colombianos, mas essa hipótese passou ao lado. E só não terminou em derrota graças às repetidas defesas de Diogo Costa.
Confesso que não percebo Roberto Martinez. Não percebi a ausência de João Neves do onze inicial (o técnico também não a soube, ou não a quis explicar), nem as substituições. E dizer que a equipa lutou muito para manter a baliza a zeros, quando a derrota ou o empate eram praticamente a mesma coisa, não me entra na cabeça.
Este é o homem que votou em Brozovic para Bola de Ouro, que tem relutância em fazer valer aquela que é considerada a melhor dupla de médios do mundo, e que insiste na utilização de um jogador de 40 anos em todos e cada um dos minutos de todos e cada um dos jogos. Por outro lado, parece extremamente simpático e afável, é um verdadeiro diplomata, e é elogiado pelos jogadores - parece-me que de forma genuína. Ainda não percebi se é um génio incompreendido, ou se é apenas um incompetente com talento para vender a imagem. Estava para ser despedido antes de vencer a Liga das Nações. E desde que Ronaldo jogue sempre, o balneário estará em paz. Com ele ao leme, tanto podemos ser campeões do mundo como perder 3-0 já com a Croácia. Isso deixa-me curioso, mas não me deixa nada tranquilo.
Acresce que o fio de jogo é quase inexistente. O onze é vezes demais uma tortura táctica à qualidade e às caraterísticas de muitos dos jogadores. E se não é, parece, uma mera forma de ajudar Ronaldo a marcar e bater records, à qual ele já raramente corresponde.
Sendo rigoroso, foi mais o jogo contra o Congo que deixou Portugal no segundo lugar do grupo. Havia a hipótese de recuperar diante dos colombianos, mas essa hipótese passou ao lado. E só não terminou em derrota graças às repetidas defesas de Diogo Costa.
Confesso que não percebo Roberto Martinez. Não percebi a ausência de João Neves do onze inicial (o técnico também não a soube, ou não a quis explicar), nem as substituições. E dizer que a equipa lutou muito para manter a baliza a zeros, quando a derrota ou o empate eram praticamente a mesma coisa, não me entra na cabeça.
Este é o homem que votou em Brozovic para Bola de Ouro, que tem relutância em fazer valer aquela que é considerada a melhor dupla de médios do mundo, e que insiste na utilização de um jogador de 40 anos em todos e cada um dos minutos de todos e cada um dos jogos. Por outro lado, parece extremamente simpático e afável, é um verdadeiro diplomata, e é elogiado pelos jogadores - parece-me que de forma genuína. Ainda não percebi se é um génio incompreendido, ou se é apenas um incompetente com talento para vender a imagem. Estava para ser despedido antes de vencer a Liga das Nações. E desde que Ronaldo jogue sempre, o balneário estará em paz. Com ele ao leme, tanto podemos ser campeões do mundo como perder 3-0 já com a Croácia. Isso deixa-me curioso, mas não me deixa nada tranquilo.
Acresce que o fio de jogo é quase inexistente. O onze é vezes demais uma tortura táctica à qualidade e às caraterísticas de muitos dos jogadores. E se não é, parece, uma mera forma de ajudar Ronaldo a marcar e bater records, à qual ele já raramente corresponde.
Bem sei que os jogadores das principais selecções chegam a estes torneios de gatas, que o calor é mais um obstáculo, e que os jogos de Europeus e Mundiais ganham-me muitas vezes explorando o erro do adversário (ou, não havendo erros, por penáltis).
Tenho a certeza absoluta que Martinez quer tanto ser campeão do mundo como qualquer português. Mas, caramba, gostava de perceber o homem. Ainda não consegui.
Enfim, venha a Croácia. Mas se nos virmos diante da Espanha, acho que será preciso muito mais futebol, muito mais critério e muito mais assertividade para alimentar outras ambições.
3 comentários:
Culpa do Rui Costa, com toda a certeza. Sempre.
Não foi com o Congo que se perdeu o primeiro lugar. Foi quando se contratou esta porcaria de treinador. Não sabe fazer um onze, não sabe ler o jogo, não sabe fazer uma substituição e no final fica sempre satisfeito com o resultado tipo PCP. Matou o jogo quando tirou o felix e o vitinha. Já o Pinheiro ficou mais 90 minutos a arrastar se em campo. A jogar assim até pode jogar 180 minutos seguidos. Até 9 bruno Fernandes acabou o jogo de rastos mas há jogadores que são insubstituíveis. Que venha rapidamente o JJ.
não, ele só é culpado do mal que faz ao Benfica.
Enviar um comentário