O MITO DA EQUIPA DE MILHÕES

Acima está uma foto do onze que goleou o Atlético de Madrid, há mais ou menos um ano atrás. Da equipa titular sairam praticamente metade dos jogadores (a título de exemplo, só quatro foram utilizados com o Rio Ave). Além destes, saíram muitos mais. Uns melhores, outros piores, outros assim-assim. Uns mais importantes, outros quase irrelevantes. Considerando todos os que começaram a época passada, vimos uma debandada de 25 jogadores, o que dá um plantel inteiro (além do treinador). Então vejamos:
ANDRÉ GOMES - Alverca
BAJRAMI - Lucerna 5M
CARRERAS - Real Madrid 50M
GUSTAVO MARQUES - Bragantino
FLORENTINO - Burnley 26M
KOKÇU - Besiktas 30M
RENATO SANCHES - Panathinaikos
HUGO FÉLIX - Tondela
RAFAEL LUÍS - Estrasburgo
MARTIM NETO - Elche 1,5M
DI MARIA -Rosário Central
AKTURKOGLU - Fenerbahce 22,5+2,5M
BELOTTI - Cagliari
AMDOUNI - Burnley
ARTHUR CABRAL - Botafogo 12+3M
TIAGO GOUVEIA - Nice 8M
GUSTAVO VARELA - Gil Vicente
TENGSTEDT - Feyenoord 6+1M
BESTE - Wolfsburg 8+1,5M
ROLLHEISER - Santos 11M
MARCOS LEONARDO - Al Hilal 40M
JOÃO MÁRIO - Besiktas 2M
MORATO - Nottingham Forest 17,8M
KABORÉ - Wrexham
GERSON SOUSA - Kifisias
Se somarmos mais 13 milhões de direitos na transferência de Gedson, 500 mil euros na de Darwin e 6 milhões pelos objectivos cumpridos de João Neves, chegamos ao valor que o Benfica encaixou com este desinvestimento desportivo: cerca de 260 milhões de euros. Vou escrever por extenso e em maiúsculas: DUZENTOS E SESSENTA MILHÕES DE EUROS!
A equipa de milhões é pois um mito. Só se for de jogadores a saírem e milhões a entrarem nos cofres. Este é, pois, um Benfica mais fraco que o da época passada, mas também bastante mais baratucho.
Se vai ganhar algum título, ninguém sabe. Mas, por favor, não digam que investiu milhões, nem que é uma equipa de milhões. É mentira!

60 comentários:

Ponta Esquerda disse...

A avença está quase a acabar....o Rui banana vende para poder comprar...e depois há gajos como tu para limpar a porcaria que os bananas deixam....das vergonha alheia, avençado

LF disse...

Caro amigo,
Para que saiba, nunca recebi um cêntimo do Benfica. E já agora digo que substituí no jornal uma pessoa que, essa sim, recebia uma avença.
Eu trabalho de borla para o clube há mais de 15 anos.
Defendo o Benfica, seja qual for o treinador, seja qual for o presidente. Foi asim que o.meu pai me ensinou a amar o Benfica.

Jorge Leitão disse...

Mas o comum benfiquista é tolo para engolir este contorcionismo? O Benfica investiu mais de 100 milhões de euros! Facto! Verdade!

Nuno disse...

Estou de acordo com o teor do post, caro LF. Já o referi n vezes, noutras ocasiões: o investimento tem de ser visto na sua plenitude: o que gastamos e o que encaixamos.

Mas há outras formas de ver a coisa.
Quanto gastamos em salários, por exemplo. Está mais barato? Os números do R&C têm mostrado um crescimento. Vamos ver no final deste ano.

Outra forma é a avaliação do “valor dos passes”, via transfermarkt.
E aí, é suposto haver um crescimento do valor do plantel. Devemos vender alguns, mas também comprar outros. E valorizando estes últimos, criar uma tendência positiva.

Desafio-o a ir ver a evolução do valor do nosso plantel ao longo do mandato de Rui Costa, sob essa referência internacional.
Aviso desde já que… magoa.
O nosso plantel é menos valioso que qualquer outro dos últimos 4 anos.

E para não ficar tipo teaser, caso queira comparar com os nossos rivais diretos - que também compram e também vendem - chegará rapidamente à conclusão que somos o TERCEIRO clube mais valioso de Portugal.

Ora (também) isto, para mim, é inaceitável.

Podem fazer os malabarismos todos que quiserem para desacreditar o algoritmo do transfermarkt. São bastante tolos, porque ali é tudo bastante “algorítmico”.
Também não é nenhuma verdade suprema… mas não estamos a falar de ligeiras diferenças entre o valor dos planteis.
O valor inscrito no site, para cada atleta, irá variar ao longo do ano, é certo.
Mas cuidado que nem sempre evolui para cima. E tem sido frequente, em atletas nossos, descer.

É, para mim, um tremendo sinal de alarme.
Ao não valorizarmos os jovens da nossa formação, ao apostar em jogadores com custos já muito elevados, ao dar o sinal ao mercado de que vendemos barato (Kokcu o maior exemplo. Neves também serviria), mais a aposta a titulares de jogadores sem valor de mercado (Otamendi, Di Maria… mais Rafa e Grimaldo, que saíram a custo zero)… estamos mesmo a brincar com o fogo.

Revelam um problema bem maior que um empate com o Santa Clara, uma derrota com o Qarabag ou um empate com o Rio Ave. Indiciam um problema estrutural, de médio (longo?) prazo, que pode redundar em real crise.

Soccernomics é uma teoria bastante bem corroborada pelos dados.

Alberto João disse...

Este post só mostra a péssima gestão desportiva e económica do Rui Costa! Então como continuar a insistir que defender um mau presidente é defender o Benfica? Defender o Benfica é defender a eleição de um novo presidente e uma nova Direção! Tanta é a ânsia de mostrar serviço que se entra em contradição. Temos vindo a perder qualidade desportiva e valor económico com o plantel de ano para ano e os resultados desportivos são medíocres e o importante é desfazer a ideia de que somos uma equipa de milhões? Não, o importante é que isso demonstra que precisamos de fazer algo para mudar isso e mudar o responsável por isso!

Anónimo disse...

Nâo concordo nada que temos uma equipa mais fraca. Nem pensar.
Na minha opinião temos melhores jogadores e mais valiosos.
Agora toda a gente fala no Di Maria, porque convém, mas no ano passado toda a gente o criticava.
Isso contribuiu para o seu desânimo e para a sua desmotivação e vontade de se ir embora. Era o que "eles" queriam. Nada acontece por acaso.

Não podemos julgar uma equipa numa competição de 11 meses após um mês de competição. Isso é doentio.

As pessoas parecem não ter ainda percebido que o futebol está cada vez mais competitivo e nivelado, porque os clubes mais pequenos têm cada vez melhores jogadores e treinadores. Viu-se com o Rio Ave. Têm vários jogadores tecnicamente muito bons. Só um cego não viu.
E vinham com a estratégia bem estudada.

O Mourinho falou na arbitragem com alguma razão, mas os psicopatas não falam nisso. O outro não falava e era criticado por isso. Este fala e é criticado por isso.
São sempre os mesmos doentes que falam e passam a mensagem que querem passar.

As pessoas andam vesgas, cegas, a psicose de massas e a dissonância cognitiva tomou conta das mentes.
Eu sei que os tempos estão differentes, estão mesmo, e isso afeta as cabeças mais ansiosas e menos discernidas. Nâo apenas no futebol.
Pessoalmente não estou nada preocupado. Eu sei o que aí vem.

Anónimo disse...

O melhor é fazer-se uma comparação ponto a ponto, ou posição a posição. Por simplicidade vamos ignorar os jogadores que jogaram/jogam pouco.

24/25 - 25/26:
GR
Trubin/Samuel - Trubin/Samuel
Centrais
Ota/Silva/Araújo - Ota/Silva/Araújo
Lat. Dir.
Bah/Kaboré - Dedic/Bah
Lat. Esq.
Carreras/Beste/Dahl - Obrador/Dahl
Médios
Florentino/Kokçu/Aursnes/Barreiro/Renato - Enzo/Rios/Aursnes/Barreiro/Sudakov
Alas (sem distinguir lado)
Di Maria/Schjelderup/Akturkoglu/Bruma/Prestianni/Rollheiser - Schjelderup/Lukebakio/Bruma/Prestianni
Avançados
Pavlidis/Amdouni/Cabral/Belotti - Pavlidis/Ivanovic/Araújo

Portanto, para mim, nesta fase MUITO PREMATURA da época:
- Melhor: defesas direitos
- Mais opções, mas não necessariamente melhor: meio-campo (prematuro)
- Igual: avançados (e obviamente centrais e guarda-redes)
- Pior: Alas ofensivos e defesa esquerdo

A única posição onde houve uma mudança forçada foi o lateral esquerdo. Aí para já parece que ficou pior mas temos de ver Obrador.
Nas mudanças por opção, ficou-se com menos opções nas alas, sobretudo esquerda (na direita vamos ver o que dá o Lukebakio). No meio-campo a coisa ficou ela por ela. Avançados idem. Melhor, melhor só ter mais um lateral direito razoável. No cômputo geral, muita mexida para pouco resultado prático.

Anónimo disse...

Quanto ao Rio Ave, está em 16º e tem 13 golos sofridos no campeonato. Não é propriamente a melhor defesa e muito menos a equipa sensação do campeonato.
Até pode ter bons jogadores, mas a disparidade de meios é tal que, mesmo que não ganhe, o Benfica tem a obrigação de jogar mais nestes jogos.

O teste do algodão é a comparação com os outros grandes. As equipas pequenas jogam com o Benfica mais ou menos da mesma maneira que jogam com Porto e Sporting. Só o Benfica é que é incapaz de marcar golos.
O Rio Ave levou quantos do Porto? Nos jogos com pequenos, quantas oportunidades cria o Benfica, e quantas criam Porto e Sporting?

Anónimo disse...

LF, olhe que esse "argumento" (que nem chega a ser) é fácil de desmontar. Apoiava Vale e Azevedo em 2000?

Anónimo disse...

Gosto dempre quando se confundem as pessoas com as instituições. Aliás, nem sei para que há eleições! Faziam-se só quando morresse um presidente em funções, tipo monarquia electiva. Aliás, considerando a doutrina da infalibilidade talvez seja mais uma coisa papal do que monárquica. Democrática e plural não é de certeza.

John Wayne disse...

O Rio Ave entrou com metade da equipa constituída por habituais suplentes.

joão carlos disse...

e quem é que mudou mais de metade da equipa pois deve ter sido a oposição só pode.
e depois quem é que vendeu o bom e foi buscar pior, opinião sua nem minha é, deve ter sido a oposição só pode.

mas depois confunde, deve dar jeito, o que se vendeu e o que se comprou com troca de jogadores.
o martin neto, o gedson, o tensted e alguns do neves foram receita mas nenhum deles esteve no plantel do ano passado.
e já agora até podemos ter vendido mais do que aquilo que compramos mas ainda assim gastamos milhões em jogadores, e alguns sem qualidade, mais uma vez opinião sua não minha, mas mais uma vez a culpa disso deve de ser da oposição.

e no fim disto tudo nem percebeu que acabou de passar um atestado de incompetência à direção que defende com unhas e dentes.

Anónimo disse...

Parece-me que o critério nas contratações teve muito a ver com a dimensão física.

A conversa de uma equipa de milhões é uma treta para aumentar audiências e polémicas.

Não há dúvida que, se saem jogadores que valem muito dinheiro, não se pode estar à espera de se conseguir reequilibrar o plantel com jogadores de tostões, ainda por cima quando esse plantel já era à partida desequilibrado - é ver o investimento feito no Porto.

A dimensão física do meio campo deste ano, principalmente com Enzo e Rios, permitiu conquistar uma Supertaça contra o Sporting que tem um meio campo fortíssimo em todos os aspetos, e chegar à Champions League.

Mas depois, é preciso comparar o que é comparável.

Quantos jogadores, do onze mais utilizado, do Sporting e do Porto estão a jogar a maior parte das semanas, de 3 em 3 dias, praticamente há dois meses?
Quantos jogadores, do onze mais utilizado, do Porto e do Sporting jogaram o Mundial de Clubes?
Quantos jogadores, do onze mais utilizado, do Porto e do Sporting tiveram pré-época de 15 dias?
Metade, pelo menos, da equipa do Benfica está completamente rota: Aursnes, Pavlidis, Dahl, Otamendi, Enzo, Rios, Dedic, até mesmo o Schelderup, não se arrastam mais do que 60 minutos e já estou a ser otimista com alguns deles. É que, para ajudar, a maior parte ainda vai às seleções.

Depois há outros fatores: - o "anunciar" que temos uma equipa mais agressiva dá nisto:
Quando é que aos jogadores do Porto e Sporting se mostram amarelos com o critério que é aplicado aos do Benfica?
Porque é que era difícil de marcar golos ao Benfica e agora parece que os nossos jogadores já não se fazem aos lances da mesma forma? é porque não se fazem mesmo, porque corremos o risco de ter 4 ou 5 titulares castigados para jogar contra o Porto.

Não me interessa quem seja o presidente daqui a um mês, nem me interessa estar a apontar culpados, isso não me vai devolver os pontos perdidos e eu sou é do Benfica, não sou do RC, do JNL nem do JDM. Vou votar em quem me der a confiança de que pode/sabe fazer melhor do que tem sido feito, que tem sido fraquinho.

Os factos são estes, (ou pelo menos uma parte deles), e é reconhecendo-os que, seja quem estiver na Direção e no banco, tem de trabalhar, no sentido de encontrar soluções.

É reconhecendo-os também que poderemos optar por lhes dar a devida importância para o que tem corrido mal esta época, ou ignorá-los e achar que o melhor é apontarmos todos as culpas uns aos outros e insultarmo-nos.

Anónimo disse...

Até deveriam ter saído mais pq quem não ganha, não serve.
Eu, perante proposta de 50M pelo Pavlidis tenha-o vendido de imediato pq não passa de um avançado esforçado, não é nenhum fora de série e com 50 M comprava-se 2 da mesma valia dele ou melhores e mais novos com um margem de progressão muito maior
- venderia tb o António silva ou o Tomás Araújo por valores acima dos 30M pq tb não são nenhuns fora de série e como eles há muitos como o Bajrami, o Gonçalo Oliveira, o Gustavo marques ou o Wynder. O Bajrami que não teve 1 oportunidade foi despachado com opção de compra e os suíços já acionaram essa cláusula tão depressa, o que indica que é bom.
-Barreiro tb deveria ter saído para abrir vaga aos jovens da formação
- com jogadores que depois de tantos minutos jogados e nada se ganha, comigo saiam todos desde que as propostas fossem razoáveis.

Anti Amélias

Anónimo disse...

Agora sobre os milhões das compras:
- quando se tem de vender ao desbarato João Neves para solucionar problemas de tesouraria e logo depois gastar-se ainda muitos mais milhões em jogadores inflacionados e gestão danosa pois esses problemas de tesouraria irão se agravar e não resolvidos.
- sobre a qualidade dos reforços temos que aguardar mais um pouco pois o Benfica sem pre época já jogou 12 jogos oficiais enquanto Porto jogou 6 e Sporting 7, o Benfica em 2 meses jogou o dobro dos jogos dos rivais. Contudo, não aceito a displicência de alguns jogadores que permitiram 2 empates nos descontos contra equipas muito fracas bem aceito a diferenciação de critérios dos árbitros que nestas 6 jornadas já ajudaram e muito Porto e Sporting e roubaram a descarada o Benfica nomeadamente nestes 2 jogos na Luz.
- outra pergunta que gostaria de ter resposta é: para que serve os milhões gastos no Seixal se não se dá oportunidades a essa rapaziada nem para suplentes e jogarem uns minutos ou para serem alternativas reais aos titulares?

De que vale gastar fortunas em jogadores num campeonato viciado e vigarista.

O Benfica enquanto não tomar uma posição firme contra toda esta gente anti-Benfica (fpf, liga, arbitragem e comunicação social) e exigir igualdade e isenção jamais ganhará mesmo gastando o dobro dos rivais.

Como não acredito que nenhum dos candidatos irá tomar essa posição firme de combate contra todos estes antis, só espero que deixem de endividar o clube para tentar ganhar num terreno completamente viciado e vigarista.

Anti Amélias

Anónimo disse...

Estou curioso para ver o que irá acontecer a rios e Otamendi que já estão a bica nos amarelos.
Enzo 5 amarelos, Ota e rios 4 em 6 jornadas. e depois ainda tem a lata de os difamar de caceteiros como aquele verme lagartao paulo Andrade. Como isto é possível? Só com mansos e bananas que comandam o Benfica

Posto isto, e como não acredito em coincidências, comigo rios e otamendi não jogavam contra o Gil Vicente. Bem sei que será um meio campo completamente novo mas se queremos ir ao ladrao com a máxima força, estes 2 têm de ir ao banco.

Assim sendo fica aqui o meu 11 para sexta-feira:
Trubin
Dedic, Antonio, Tomás, obrador
Veloso, prioste, sudakov
Lukebako, Pavlidis, prestianni

Anti Amélias

Anónimo disse...

Só uma correção ao meu 11:
Aursnes em vez de prioste ou João Veloso
Aursnes na sua verdadeira posição, médio centro

Anti Amélias

Anónimo disse...

O LF é um gajo muito reto,sempre pá frente,apoia tudo seja bom ou seja m... inflexível nas ideias,não consegue ter uma opinião própria um espírito auto crítico, é presidente? Então é bom sem discussão ,maus são esses adeptos bandidos sempre a criticarem... vergonhoso

Anónimo disse...

Sim, John Wayne. Entrou claramente para defender e contra-atacar. Até o Clayton começou no banco. Mas na Luz, Antas ou Alvalade jogam todos assim.

Empatámos com o Rio Ave e com o Santa Clara por serem boas equipas? Ou foi mais porque o Benfica não joga nada e é incapaz de criar chances de golo?

Anónimo disse...

Concordo genericamente com o que disse.

Quanto ao critério físico, parece que voltámos à década de 80 e 90, em que perdíamos com os alemães porque eram "grandes e fortes". Como se um gajo grande não pudesse ser molengão. Parece que João Neves ou Petit ganhavam duelos porque tinham 1,90m. Dá jeito ser grande, mas achar que com jogadores grandes se ganha agressividade é uma parvoíce.

O plantel foi construído a pensar mais na Liga dos Campeões do que no Campeonato. Só que a longo prazo isso não é sustentável a não ser que as equipas portuguesas façam Portugal subir no ranking. A longo prazo rende mais ser consistente a nível interno e entrar (quase) sempre na LC, do que fazer brilharetes.

Quanto ao cansaço, nada a apontar. É notório. Mas então porque jogam sempre os mesmos? Porque é que foi preciso adiar um jogo em casa com o Rio Ave antes do colosso Nice? Se só há 3 centrais e 2 avançados porque não ir rodando, e descansando os que voltam das seleções?

Finalmente os cartões. Não discordo do que escreveu, mas tem de se ver caso a caso. E entronca um bocado na questão da falta de rotação e do cansaço.
Há um jogador suspenso, Barrenechea. Metade dos cartões que viu não foram por faltas, foram por parvoíces dele.
Os outros "à bica" são o Otamendi e o Silva. O Otamendi sempre viu muitos cartões, e quanto menos pernas tiver, pior. Silva anda a ver muitos amarelos, mas é um jogador do ano anterior, por isso o argumento da equipa mais agressiva cai pela base.
Rios e Dedic são os novos com mais amarelos. Rios não precisa jogar sempre. Dedic não tem alternativa neste momento (a não ser Araújo).
Os cartões também resultam da equipa jogar mal e não resolver os jogos cedo.

Quanto aos insultos estou absolutamente de acordo, mas acho que isso em grande parte se deve a uma minoria de 2 ou 3 trolls que andam por aqui. Acham que são mais benfiquistas ou mais espertos que os outros. É não lhes ligar.

Anónimo disse...

O teste do algodão, a comparação com os outros candidatos, sem tomar em linha de conta as ajudas arbitrais habituais que já houve em profusão (porque raio não falam nisso?), não é feito no princípio da época mas no fim. Quando as equipa estabilizarem e quando começarem a competir na Europa.
Não falam nisso porque a agenda é outra.

Anónimo disse...

Será que houve mesmo oferta de 50M pelo Pavlidis? Não sei se acredito nisso.

Não concordo com essa opção de vender tudo ao mesmo tempo. Acho que são bons jogadores e os plantéis devem ser geridos com prudência e a vários anos, não ao sabor de "boas ofertas" que apareçam.

Pavlidis, não sendo excepcional é o único avançado do plantel que é uma "known quantity". Os avançados são caros.

Quanto ao Silva e Araújo, num plantel com 3 centrais, vender 2 é partir quase do zero no ano seguinte. E vender os dois mais novos e ficar com um quase quarentão com valor residual zero era um péssimo acto de gestão. Num prazo de 2 anos tinha de renovar toda a defesa com 4 centrais, gastava os 60M e não sabia se ficava mais bem servido. Os jogadores vendem-se a pouco e pouco e em alta, depois de boas campanhas.

Mas repare que essas entradas e saídas todas não batem certo com a planificação da direção. Rui Costa disse claramente que não quis mexer no treinador no verão por causa do Mundial e do playoff da LC. Ia vender o avançado titular e os centrais? Ele não o fez e aí acho que fez bem.

Anónimo disse...

Amigo, largue lá os árbitros e as agendas. A minha agenda diz que há jogo na 6ª feira.

Tem razão que as contas fazem-se no fim, mas para já a amostra que há são estes poucos jogos, com um calendário muito favorável no arranque do campeonato. Os problemas do Benfica contra equipas pequenas não são deste ano, vêm do ano anterior.

Anónimo disse...

Acho que o Rios não tem 4 cartões. Tem a certeza?

Anónimo disse...

Fazia falta o Florentino?

Anónimo disse...

Entao onde anda o Guito??? Ja pensaste fazer uma cronica no Jornal do Benfica com esse titulo? Se vende mais do que compra, porque sobe o passivo? Porque a equipa esta cada vez pior?

Anónimo disse...

Bem me parecia que não querem falar nos árbitros. Porque será?
É uma realidade há mais de 40 anos e quem tem sido beneficiado é quem não quer falar nisso. Todos sabemos quem são.
Or problema do Benfica contra equipas pequenas vem do tempo do Eusébio! OK? POrquêw? POrque as equipa pequens querm morrtar e´cotnr o Benfica e fazerm das trips corção. MAs estes "adepts" que de pet não rtwm nada, naoto percebm isa,

Anónimo disse...

O problema do Benfica contra equipas pequenas vem do tempo do Eusébio! OK? Porquê? Porque as equipas pequenas, os seus jogadores e treinadores, quando se querem mostrar é contra o Benfica, fazem por isso das tripas coração.
Porque se têm successo conseguem melhores contratos futuros e como toda a gente, têm familia e têm de pôr a sopa na mesa.
Mas explicar coisas, que miudos de 9 anos percebem sem esforço, a pessoas sem cérebro é um pouco mais difícil.

Anónimo disse...

Outro ignorante sem nada para maldizer trás de novo um não assunto, a cantilena do passivo. Se queres falar de passivo olha para os corruptos que deve ser o teu clube. Pelo cheiro…

LF disse...

Não apoiei Vale e Azevedo, que era um criminoso, um vigarista e um populista. Nunca houve outro como ele, e qualquer comparação é absurda. Felizmente, nunca votei nele. Porém, enquanto foi presidente, não deixei de ir à Luz apoiar a equipa. Quando chegou o momento da eleição, votei contra.

No dia 27 apoiarei quem for o presidente escolhido pela maioria dos benfiquistas, quer seja aquele em que eu tenha votado, ou não.

Intriga-me como é difícil perceberem que se apoie os nossos enquanto estão em funções.
O que tenho visto é, durante todo o mandato, uma guerra constante contra Rui Costa, como antes contra Vieira, sobretudo na internet.
Nunca apelei aqui ao voto em Rui Costa. Mas neste momento é o presidente do meu clube.
É assim tão difícil entender que uma oposição constante, durante um mandato inteiro, só prejudica o clube? E dá armas aos rivais? E dá matéria para folclore mediático?
Tenho a minha consciência limpa. Nunca contribuí para a desunião nem para a polarização entre benfiquistas.
O mesmo vale para treinadores. Apoiei o Lage pois essa era a forma de o ajudar a traballhar serenamente e a ganhar. Ele saíu, apoio o Mourinho que é quem agora se senta no banco. Os meus ídolos são aqueles que representam o clube, enquanto o representam.
Podemos não gostar de A ou B, mas se cada um der largas à sua contestação a cada momento, cria-se um ruído insuportável que prejudica a equipa e não a ajuda a ganhar. Facilmente temos 3 milhões a dizerem preto e outros 3 a dizerem branco, e isso serve para quê?
Gosto demais do Benfica para entrar por aí. E faço os possíveis por combater esse modus operandi, que nasceu com as redes sociais, e que se estende a outros aspectosa da vida colectiva.

LF disse...

O guito é com o que se pagam salários de 3, 4 e 5 milhões a jogadores e a treinadores de futebol. Ou eles andam lá de borla?

Anónimo disse...

Não partilho nada dessa visão. O escrutínio e a crítica não são guerra nenhuma. Aplicado à sociedade como um todo são prova de vitalidade, participação e interesse pela coisa pública. A alternativa é a alienação, o desinteresse, o abstencionismo e o declínio. Quanto mais discussão e debate houver melhor será a governação. Agora, o debate tem de ser de ideias, de projetos, com respeito e urbanidade. Não pode ser a sarjeta das redes sociais, que já agora, ao não moderar os comentários o senhor permite no seu blog.

Discussão e polarização não são a mesma coisa. Isso é um equívoco. E é a conversa que passei boa parte da juventude a ouvir, que os que criticavam eram "do contra" e que estavam ao serviço de tenebrosos "interesses externos".

A oposição durante o mandato inteiro é resultado do profundo descontentamento com o que se tornou o clube nos últimas décadas. Resulta do anormalmente longo mandato de Vieira - resultado do trauma de Vale e Azevedo - e da continuidade que representa Rui Costa.

O folclore mediático passa-me ao lado (aconselho-o a mudar de canal quando o incomoda). Quanto à dar armas aos rivais, não vejo as coisas assim. Aliás, nem percebo como é que a existência de crítica e discussão internas dá alento aos rivais ou prejudica o clube. Talvez seja ingenuidade minha, pelo que lhe peço que concretize como exactamente é que isso funciona.

Sou a favor da estabilidade. Estabilidade dos treinadores, dos plantéis e dos projetos. Por isso não votarei em Rui Costa, que tem sido a antítese da estabilidade.
Sou contra os despedimentos de treinadores a partir da bancada. Fui, e continuo a ser, contra o despedimento de Lage. Tal como sou contra os assobios e os lenços brancos, que não ajudam nada a equipa. Mas nesse caso deve criticar a fraca liderança de Rui Costa, que já fez isso duas vezes. E os despedimentos de treinadores não começaram nos últimos 4 anos, nem no tempo das redes sociais. São endémicos. Têm pouca correlação com processos eleitorais.

Estamos em processo eleitoral. Já viu alguma campanha em que as candidaturas troquem elogios? Se não se critíca e apresenta projetos alternativos nesta altura quando é que se pode criticar a gestão de um presidente?

Reconheço as suas boas intenções, mas parece-me que a sua linha de raciocínio encerra muitas contradições. Nunca houve tanta participação como actualmente, seja na internet (da pior das formas), nas assembleias e nos actos eleitorais. Para mim, isso é bom.

LF disse...

O futebol é extremamente mediatizado. E é extremamente concorrencial. O Benfica é o clube que vende mais em Portugal. Contestação no Benfica é sempre aproveitada para audiências televisivas. E o ataque permanente aos treinadores, jogadores ou dirigentes, não só contribui para dividir os benfiquistas, como para leva a uma desestabilização do clube - naturalmente com efeitos na qualidade do trabalho de todos os que lá estão, no campo, no banco ou nos gabinetes.
Não estamos numa sala fechada. As redes sociais amplificam as mensagens negativas (as pessoas não escrevem para dizer bem). E os comentadores, jornalistas, etc afectos aos rivais, aproveitam para intensificar a onda.
O Benfica é dos sócios, mas não é de cada um dos sócios. Não temos o direito de querer impôr a nossa visão pessoal do Benfica aos outros associados. Senão o que se vê são 6 milhões de opiniões, a causarem um ruído insuportável, que não ajuda nada, e prejudica bastante - pois é também impossível blindar as equipas a tudo o que se passa cá fora.

O problema nem é agora, que estamos a um mês das eleições. O problema é que isto dura há 4 anos, e o próximo presidente, seja quem for, depois de uns meses de estado de graça, à primeira sequência de resultados negativos, vai ser alvo outra vez.

LF disse...

O que eu tento fazer aqui, e onde quer que escreva, é contribuír, ainda que humildemente, para a união em torno daqueles que, circunstancialmente, nos representam. Por isso tento desconstruir, como posso, tudo o que me parece ser destrutivo e factor de desagregação do clube e da equipa.
Acho bem que aparecam vários candidatos, e que cada sócio faça a sua escolha. Acho mal que, durante o mandato, e anos antes das eleições, se vejam lençóis de insultos e acusações constantes a tudo e a todos.

LF disse...

Gostava de ver toda a energia que se vê nas críticas ao Rui Costa, antes ao Lage, daqui a pouco ao Mourinho, e mais tarde ao Noronha ou a outro presidente qualquer, gasta a apontar os enormes prejuízos que o Benfica sofreu com as arbitragens, por exemplo na última época, ou contra a centralização de receitas, que é um roubo a todos nós, etc, etc.
Se a força dos benfiquistas se concentrasse nisso, o clube estaria certamente melhor e mais forte.

Anónimo disse...

António Silva é um cepo

Celso Lopes disse...

A pergunta é quanto custa a formação anualmente?

Anónimo disse...

Cepos eram o Paredão, o Jorge Soares, o Bermudez, etc. Silva foi campeão no Benfica a titular. As palavras aplicadas sem critério deixam de ter sentido.

Independentemente de ser ou não o melhor central, custou zero, ganha pouco e já mostrou que dá para o gasto, nem que seja como suplente. Os jogadores também custam o que ganham em salário, inclusivé os cepos.

Enquanto não contratarem outros 2 e tratarem da sucessão de Otamendi, que já devia ter sido acautelada, é melhor não mandar embora os que lá estão e dão serventia. Arranjem 2 bons centrais e depois podem vender os que quiserem.

Essa lógica do manda embora e depois contrata outro é futebol-casino. Custa dinheiro, não dá estabilidade, nem títulos.

Anónimo disse...

À volta de 12 milhões por ano. E o retorno não se avalia só nas vendas, mas também no que evita gastar em contratações e salários. O Benfica ganhou centenas de milhões nos últimos 20 anos com o Seixal.

Anónimo disse...

Caro LF,
Essas críticas as arbitragens e a centralização de receitas são feitas por muitos de nós mas tem sido completamente inócuos quando vemos a direção muda e calada atrevendo-se a nos contrariar com apoios a Proença, ao presidente da liga e a nada fazerem contra a arbitragem e jornalistas vigaristas e anti-benfiquistas primários

A direção tem a obrigação de combater estas vergonhosas federação, liga, arbitragem e comunicação social. Estas 4 entidades só tem um propósito que é roubar, prejudicar, espezinhar e enxovalhar o nosso glorioso clube

Anti Amélias

Anónimo disse...

Caro LF,

Contestação no Benfica gera audiências?
Isso é uma das maiores mentiras que esses jornalistas utilizam para encobrir todo ódio que tem ao Benfica fazendo crer que a contestação da audiência.

E as vitórias do Benfica não dão audiências?
Claro que dão muito mais audiências do que a contestação mas o que interessa a essa gentalha anti benfiquista é dizer o contrário, e muitos benfiquistas como o LF acreditam nessa grande mentira.

Eu e grande parte dos benfiquistas quando o Benfica perde não veem televisão quanto mais esses programas que nessas alturas gozam com o Benfica e com os benfiquistas.

LF isso é um mito criado por esses antis para malharem diariamente no Benfica.

Anti Amélias

Anónimo disse...

Claro que sim.
Bem como o Martim Neto.
E dada a ausência de extremos, meu querido (e corajoso, e 100% Benfiquista) Tiago Gouveia.

Irra, para ter um Scheldrup ou um Prestianni, até recuaria até ao nosso Jota.

Mas como temos uma gestão de incompetentes, todos estes foram de vela, sem alguma vez sabermos se eram bons.
O que sabemos é que foram trocados… por não bons. E… Bem mais caros.

Também porque somos geridos por uma turma de incompetentes, sem coragem, pulso ou um mínimo de visão, Veloso e Prioste quase nenhuns minutos tiveram até hoje - especialmente no mundial de clubes, onde podiam ter ganho calo e rotinas.
Nada.

Época perdida. Não hajam ilusões.
4 pontos perdidos na Luz contra equipas em péssima forma. 5 pontos em 9 possíveis, perante um dos mais “felizes” calendário para arranque, dos últimos anos.
Modelo de jogo inexistente.
Reforços a ser integrados, na 6a jornada.
Zero dias para treinar.
Treinador novo, JÁ a queixar-se de insuficiências e falhas no plantel.
E como não jogamos sozinhos… os nossos rivais diretos (e desta vez, ao contrário das últimas épocas, são 2) a mostrar competência.

Milagres podem acontecer? Podem.
Mas acreditar neles é irracional.

Mudar. Para ter alguma esperança para o futuro. Com quem nos lidera, a única força que temos é fé.

Nuno disse...

Não poderia estar mais de acordo com o caro anónimo.

Respeito muito o caro LF, mas o racional dele para apoiar Rui Costa é totalmente irracional. Bem como a permanente acusação que as candidaturas rivais andam há anos a criar contestação (Manteigas surgiu há 1 ano, Noronha há meses). Como se a contestação não nascesse da falta de títulos… e como se a responsabilidade do fracasso pudesse ser transmitida para quem não está no poder!

Não tenho ambições de mudar o sentido de voto do caro LF. Nem de ninguém.
Já não acredito que seja possível convencer alguém em votar no que seja. As pessoas votam por simpatia e emoção.

Anónimo disse...

LF… Lençóis de insultos e acusações… são obra das candidaturas rivais?!

Acha mesmo?! Não tem essa relação trocada?!
Não acha muito mais crível que as candidaturas rivais só existem (e ganham força) porque há contestação?!

Se estivéssemos a vencer, a convencer e numa trajetória de sucesso, acha que haveriam tantos candidatos? Não acha que seria natural estarmos todos abraçados e agradecidos a Rui Costa e a sua direção?

Porquê acusar quem vê o que está à vista - falta de estratégia, ausência de planeamento, péssimos resultados desportivos - de interesse? Não será mero Benfiquismo?!?


Se, na sua linha de raciocínio, Rui Costa e a direção atual (que deduzo ser a próxima, pois Rui Costa nada anuncia quanto à sua equipa - logo, será mais do mesmo, no futebol , modalidades, etc) não têm competência para lidar com a pressão de gerir o Benfica tal como ele existe, então mais uma razão para os afastar - serão, literalmente, incompetentes.

LF disse...

Eu não falei das outras candidaturas. Mas basta andar pelas redes sociais e por alguns blogues, para saber que há anos que se contesta tudo e todos. Que se insultam dirigentes e treinadores.
Curiosamente, no estádio é onde há menos contestação? Porque será?

Nuno disse...

Novamente não entendo o LF.

Onde quer que essa contestação - com a qual concordo - decorra? Nas ruas? Uma manifestação à porta da FPF promovida por sócios anónimos?!

Eu faço a minha parte. Saio rouco do Estádio, sempre que lá vou. Grito com árbitros, adversários manhosos, faltas de tempo, simulações.

Fora isso, manifesto-me aqui.
E…
Todos os 4 anos, manifesto-me em AG extraordinária do Meu Clube, para eleger quem me vai representar, com efetivos poderes - de gestão, planeamento, decisão, execução - na liderança do Benfica.

A esses peço - perdão… não peço, exijo! - que defendam o Clube junto das instituições que gerem o futebol. O Benfica É membro da Liga. Tem voto na FPF. Esse voto, NOSSO, foi transmitido, por mandato, à direção eleita.

Direção essa que decidiu, pública e explicitamente, APOIAR o inenarrável Proença na Federação, bem como o seu incompetente sucessor na Liga!

Agora o LF… Quer que os Benfiquistas se insurjam publicamente CONTRA as decisões da direção eleita?!


Aponta isso como o que o Clube precisa para ficar mais forte?
Então, sugiro eu, para o Clube ficar mais forte, NÃO apoie quem apoiou a Federação e Liga que temos!!

Simples!!

Nuno disse...

Terá de se explicar melhor, caro LF.

Digo sinceramente.
Eu vou ao estádio. E não contesto nada no estádio. No estádio apoia-se a equipa.
Ademais, creio que há até demasiada contestação no estádio… mas é natural. Sem resultados, nem exibições, nem ninguém eleito a assumir responsabilidades… é normal que se perca a paciência.

Aqui neste blog (não uso redes sociais), contesto o que está mal.
Sem problemas. Não vejo como isso pode afetar a equipa.
Acuso Rui Costa de incompetência, porque a sua ação é incompetente e os seus resultados abaixo do aceitável (que é, para mim, a média do nosso registo histórico). E porque revela uma total incapacidade, ao fim de 4 anos, de definir um rumo e o executar.

E aqui estamos. No 4o ano de mandato. Com uma equipa nova, que não se conhece. E menos valiosa. Com novo treinador há 5a jornada. Outra vez (Felizmente, desta feita, sem ter de pagar muitos milhões de indemnização, por “simpatia” de Lage).

Inimigos externos temos muitos. Devemos estar atentos a isso.

Mas dentro de portas, é nosso dever cuidar de nós. Não o estaremos a fazer se perpetuarmos incompetência.

John Wayne disse...

O Benfica é constituído por Amélias. Quando se é criticado, cerram-se os dentes e dá-se mais do nosso esforço para se melhorar e ultrapassar a crítica.
Vieira andou solto por aí e veja-se no que deu de negativo.
Sete anos = 1 campeonato: é para aqui que se caminha. Vamos apoiar isto?

Anónimo disse...

muito bem Nuno.
A direcção tem de ser a alavanca no protesto quando o clube é desrespeitado, roubado ou enxovalhado.
e não é com comunicados pifios que essa defesa do clube será feita, é obrigatorio mais musculo no protesto e sempre que somos prejudicados e não depois de se perder tudo. tem de haver açoes previas e não reações depois de tudo perdido

anti- amelias

ISMAEL PEREZ disse...

O escrutinio e a critica são uma das muitas formas de guerra usadas para nos dividir, como é a politica, as religiões, os partidos, as eleições, as sondagens, a democracia inventada como degrau para o socialismo e o comunismo.
A discussão advém da polarização.

Controlam-nos há milhares de anos com estratégias perpetradas por quem governa o planeta. Enganam as pessoas com chavões demagógicos, "democracia em acção", "vitalidade e interesse pela coisa publica", e outros dejectos demagógicos que os carneiros sem discernimento engolem na mangedoura da lavagem cerebral.

O resultado de toda esta propaganda é precisamente, "a alienação, o desinteresse, o abstencionismo e o declínio", tudo fruto da falta de noção e de conhecimento de que vivemos numa falsa realidade.
Faz parte da estratégia destas forças a insinuação e a infiltração de elementos que fomentam toda esta “discussão, polarização e critica” usadas para a concretização da agenda.

No fim, contradizem-se quando dizem que são a favor da estabilidade, quando agem ao contrário. Nota-se o nível da lavagem e de alienação mental.
Como diz o outro, “falta de noção”.
E não me venham falar em filósofos ou sociólogos franceses que não passam de propagandistas “fake Jews” Ashkenazi, os mesmos que implementam as estratégias intectuais que nos controlam.

Sócrates dizia: “A democracia irá cair porque tenta adaptar-se a toda gente."
O liberalismo odeia-se a si próprio. Deu lugar à democracia.
"A democracia é o caminho para o Socialismo." – o “judeu” Karl Marx
“O objetivo do Socialismo é o Comunismo.” – o “judeu” Vladimir Lenin
Uma democracia acaba por degenerar numa ditadura.
O comunismo é tirania pela bota. O Socialismo é tirania pelo voto.

COSME Damião, um trabalhador da LUZ, escreveu:
"O êxito de um Clube está na COESÃO e UNIFORMIDADE dos elementos que o defendem. O triunfo do ideal que se defende está na UNIDADE DE PENSAMENTO E ACÇÃO que os inspira e guia.
Jamais instituição alguma progredirá quando minada pela INCOERÊNCIA, INDISCIPLINA, MESQUINHICE DE INTERESSES (EGOS inchados), diversidade de pensamentos ou ANARQUIA NA ACÇÃO. Tais corporações estão destinadas a fatalmente desaparecer…"

As nossas associações mais importantes devem os seus melhores triunfos à COESÃO E DISCIPLINA DOS SóCIOS".
"O interesse e a BOA CRÍTICA são, dentro do clube, as forças morais, MAS ESTAS NÃO SE DEVEM CONVERTER EM INSTRUMENTOS DE IMPOSIÇÃO OU PREDOMÍNIO, porque se tornarão antipáticas, PERIGOSAS e, até mesmo, prejudiciais."

Para estes sábios, Damião não passava de um idiota.
“ONDE VAI UM, VÃO TODOS”.

Nuno disse...

Et Pluribus Unum é o nosso lema. “De muitos um”.

Não é “Onde vai um vão todos”. Essa foi usada por Amorim, retirada do slogan do grupo Qanon: “where we go one, we go all”.

Qanon é um grupo de extrema direita norte americano, que propaga teorias de conspiração sobre o deep state. Conhecidos pelo pizzagate e o ataque ao capitólio, entre outros.
Não sei se é a sua ideologia, nem vou entrar nesse debate.

O Benfica É um clube democrático, sempre foi, sempre será.

joão carlos disse...

tal como o nuno não ando nas redes sociais e nem vejo programas de desporto na televisão há muitos anos, muito menos de cumentadeiros, mas sim nas redes sociais é só insultos, mas é sobre todo e qualquer assunto.
mas explique como é que insultos nas redes sociais afetam treinadores, dirigentes ou jogadores, só se eles andarem pelas redes sociais mas assim sendo se calhar o problema esta ai em vez de andarem a trabalhar andam nas redes sociais.

Anónimo disse...

o BENFICA GASTA QUAE 40 MILHOES NO RIO E NINGUEM ACHA ESTRANHO O FRACO RENDIMENTO DELE MAIS VALIA TER COMPRADO UM FERNANDO AGUIAR OU BETO ENFIM MILHOES MILHOES E MAIS MILHOES PELO MENOS O PSG GANHA JA O BENFICA SE CONTENTA E O SORTEIO HORRIVEL E COMPRADO DA TAÇA DE PORTUGAL SEMPRE A PREJUDICAR O BENFICA ESSES CINICOS DE MMMMMMMMMMMM

Jorge Leitão disse...

Porque parte da malta que está no estádio é croquetada.

Anónimo disse...

Nuno, não ligue ao Ismael. Ele não toma a medicação e depois fica assim.

LF disse...

O futebol não é matemática. Há jogadores que rendem num determinado contexto e depois não se adaptam. O Gabigol é uma super-estrela no Brasil. O Everton Cebolinha era titular do escrete quando veio para o Benfica. Fora do Benfica, o Riquelme é uma lenda do Boca Juniors, e no Barcelona não fez nada.
Por vezes sucede o contrário: quem diria que o Jonas, que veio desempregado, ia ter o impacto que teve?

LF disse...

Quer dizer então, Jorge Leitão, que quem vai ao estádio é menos benfiquista do que aqueles que dizem mal de tudo nas redes sociais?

Alberto João disse...

Mas o que é que interessa aqueles que dizem mal de tudo nas redes sociais? E quem são esses? Eu nunca assobiei, contestei ou protestei um jogador, treinador, dirigente do Benfica. Não ando nas redes sociais e não vejo programas de televisão sobre o Benfica, nem os da BTV! Contudo, em alguns blogs faço crítica desta Direção e presidente porque há razões objetivas para o fazer! Isso é o que interessa! 1 campeonato em 6 anos, rotação excessiva de jogadores e treinadores, a não defesa do Benfica junto das instituições e péssima comunicação são motivos mais que suficiente para criticar a Direção e pedir a mudança.

ISMAEL PEREZ disse...

Outro “sábio” que engoliu a propaganda.

1.. O movimento QANON não existe. É mentira. Foi criado pelos media para o difamar. É propaganda da esquerda (globalismo, comunismo, socialismo, fascismo, etc) para denegrir o movemento Q, que existe há centenas de anos, desde 1865, começado pelos militares americanos após o assassinato de Abraham Lincoln (Ibrahim Kahlooni).
Entrou em pleno funcionamento após o “assassinato” de JFKennedy em 1963 (não morreu, mataram um duplo), que era neto de Lincoln.
“Q” vem do alemão "quelle” que significa "fonte", que é Deus.

2.. “Q” é um canal de inteligência militar, armada com a verdade e os segredos mais negros das elites, ligado a informações provenientes de um grupo do exército na Virgínia com mais de 800 pessoas, que aconselha o presidente, para comunicar informações críticas à população civil sobre eventos em curso ocorridos nos EUA e no mundo. "Q" são 6 agências de inteligência militar lideradas pelo Presidente dos EUA Trump e por JFKenedy Jr (não morreu).

3.. “Q” é um programa de formação em DISCERNIMENTO e PENSAMENTO LÓGICO, uma arma de informação contra o crime institucionalizado e a corrupta media. Não admira que seja difamada pela mesma media.

4.. “Q” é um dos 711 livros que foram intencionalmente escondidos da Bíblia pelo dem,ónico (não, não é santo nenhum) imperator Constantino no Concílio de Niceia em 325, quando estabeleceram a religião católica, conhecimentos que iam contra a sua demónica agenda. Eram 777 livros.
Publicaram apenas 66 livros (duplo do numero 33. Sabem o que é?).

5.. A extrema direita existe, chama-se fascismo, comunismo, nazismo, globalismo, elites, zionismo, etc, movimentos criados pelos mesmos Edomitas, os Impostores e falsos judeus Khazars/Ashkenazi que se apropriaram da palavra “Jew” (Judeu), que não existia e só apareceu no século XIX, para se poderem passar por isso.
Os verdadeiros judeus, Hebreus, chamavam-se Judios. Jesus era judio.

6.. São esses movimentos que foram criados pelos mesmos que governaram o planeta (já não governam), que os apelida de extrema direita para os minorar e diminuir (o mesmo que a Media que lhes pertence faz ao SLB), que os incautos e ignorantes engolem e espalham como se fosse a verdade.
Essa é mesmo a sua intenção.

7.. Existe “Q” e existe o movimento ANON, apoiado por Trump, pelos White Hats (Aliança Militar Global + Galácticos) que nada tem a ver com extrema direita ou esquerda.
São Patriotas Civis que recebem e interpretam as comunicações e partilham os dados com outros Civis. ANONS são Testemunhas, Investigadores, Mantedores de Registos, Analistas, 50 milhões Fortes e a crescer, são o maior medo do Governo Sombra. ELES SÃO AGORA AS NOTÍCIAS.

8.. WWG1WGA (“Where WE GO 1 We Go ALL”) é um slogan que nada tem a ver com a QANON, mas um lema do movimento “Q” de Trump assim como NCSWIC (“Nothing can stop what is coming”, Trump).

Não usem Google, é uma arma de propaganda das agendas desses fascistas e globalistas, que censuram a verdade e empregam pessoas que para escrever textos fraudulentos e mentirosos. Usem YANDEX.
A ignorância não é apenas atrevida, raia a estupidez!

Nuno disse...

Obrigado pelo alerta, caro Anónimo.

Está explicado.