O MITO DA EQUIPA DE MILHÕES

Acima está uma foto do onze que goleou o Atlético de Madrid, há mais ou menos um ano atrás. Da equipa titular sairam praticamente metade dos jogadores (a título de exemplo, só quatro foram utilizados com o Rio Ave). Além destes, saíram muitos mais. Uns melhores, outros piores. Uns mais importantes que outros. Uma debandada de 17 jogadores, o que dá quase um plantel inteiro (além do treinador). Então vejamos:
ANDRÉ GOMES - Alverca
BAJRAMI - Lucerna 5M
CARRERAS - Real Madrid 50M
GUSTAVO MARQUES - Bragantino
FLORENTINO - Burnley 26M
KOKÇU - Besiktas 30M
RENATO SANCHES - Panathinaikos
HUGO FÉLIX - Tondela
RAFAEL LUÍS - Estrasburgo
MARTIM NETO - Elche 1,5M
DI MARIA -Rosário Central
AKTURKOGLU - Fenerbahce 22,5+2,5M
BELOTTI - Cagliari
AMDOUNI - Burnley
ARTHUR CABRAL - Botafogo 12+3M
TIAGO GOUVEIA - Nice 8M
GUSTAVO VARELA - Gil Vicente
TENGSTEDT - Feyenoord 6+1M
Se somarmos mais 13 milhões da transferência de Gedson, 6 milhões pelos objectivos de João Neves, 500 mil euros pela transferência de Darwin, chegamos ao valor que o Benfica encaixou com o desinvestimento desportivo: mais de 180 milhões. Vou escrever por extenso e em maiúsculas: CENTO E OITENTA MILHÕES DE EUROS. Valor muito acima dos 128 investidos em novas contratações.
E ainda podíamos acrescentar Beste (8+1,5), Rollheiser (11), Marcos Leonardo (40), João Mário (2), Morato (17,8), Kaboré e Gerson Souza, que tinham começado a temporada, e que somam mais 80 milhões, com estes o total seria de 260 milhões.
A equipa de milhões é pois um mito. Só se for de jogadores a saírem. Simplificando, diria que a SAD encarnada desinvestiu 52M + Di Maria. Este é, pois, um Benfica mais fraco que o da época passada, mas também mais baratucho.
Se vai ganhar algum título, ninguém sabe. Mas, por favor, não digam que investiu milhões, nem que é uma equipa de milhões. É mentira!

5 comentários:

Ponta Esquerda disse...

A avença está quase a acabar....o Rui banana vende para poder comprar...e depois há gajos como tu para limpar a porcaria que os bananas deixam....das vergonha alheia, avençado

LF disse...

Caro amigo,
Para que saiba, nunca recebi um cêntimo do Benfica. E já agora digo que substituí no jornal uma pessoa que, essa sim, recebia uma avença.
Eu trabalho de borla para o clube há mais de 15 anos.
Defendo o Benfica, seja qual for o treinador, seja qual for o presidente. Foi asim que o.meu pai me ensinou a amar o Benfica.

Jorge Leitão disse...

Mas o comum benfiquista é tolo para engolir este contorcionismo? O Benfica investiu mais de 100 milhões de euros! Facto! Verdade!

Nuno disse...

Estou de acordo com o teor do post, caro LF. Já o referi n vezes, noutras ocasiões: o investimento tem de ser visto na sua plenitude: o que gastamos e o que encaixamos.

Mas há outras formas de ver a coisa.
Quanto gastamos em salários, por exemplo. Está mais barato? Os números do R&C têm mostrado um crescimento. Vamos ver no final deste ano.

Outra forma é a avaliação do “valor dos passes”, via transfermarkt.
E aí, é suposto haver um crescimento do valor do plantel. Devemos vender alguns, mas também comprar outros. E valorizando estes últimos, criar uma tendência positiva.

Desafio-o a ir ver a evolução do valor do nosso plantel ao longo do mandato de Rui Costa, sob essa referência internacional.
Aviso desde já que… magoa.
O nosso plantel é menos valioso que qualquer outro dos últimos 4 anos.

E para não ficar tipo teaser, caso queira comparar com os nossos rivais diretos - que também compram e também vendem - chegará rapidamente à conclusão que somos o TERCEIRO clube mais valioso de Portugal.

Ora (também) isto, para mim, é inaceitável.

Podem fazer os malabarismos todos que quiserem para desacreditar o algoritmo do transfermarkt. São bastante tolos, porque ali é tudo bastante “algorítmico”.
Também não é nenhuma verdade suprema… mas não estamos a falar de ligeiras diferenças entre o valor dos planteis.
O valor inscrito no site, para cada atleta, irá variar ao longo do ano, é certo.
Mas cuidado que nem sempre evolui para cima. E tem sido frequente, em atletas nossos, descer.

É, para mim, um tremendo sinal de alarme.
Ao não valorizarmos os jovens da nossa formação, ao apostar em jogadores com custos já muito elevados, ao dar o sinal ao mercado de que vendemos barato (Kokcu o maior exemplo. Neves também serviria), mais a aposta a titulares de jogadores sem valor de mercado (Otamendi, Di Maria… mais Rafa e Grimaldo, que saíram a custo zero)… estamos mesmo a brincar com o fogo.

Revelam um problema bem maior que um empate com o Santa Clara, uma derrota com o Qarabag ou um empate com o Rio Ave. Indiciam um problema estrutural, de médio (longo?) prazo, que pode redundar em real crise.

Soccernomics é uma teoria bastante bem corroborada pelos dados.

Alberto João disse...

Este post só mostra a péssima gestão desportiva e económica do Rui Costa! Então como continuar a insistir que defender um mau presidente é defender o Benfica? Defender o Benfica é defender a eleição de um novo presidente e uma nova Direção! Tanta é a ânsia de mostrar serviço que se entra em contradição. Temos vindo a perder qualidade desportiva e valor económico com o plantel de ano para ano e os resultados desportivos são medíocres e o importante é desfazer a ideia de que somos uma equipa de milhões? Não, o importante é que isso demonstra que precisamos de fazer algo para mudar isso e mudar o responsável por isso!