O MITO DA EQUIPA DE MILHÕES

Acima está uma foto do onze que goleou o Atlético de Madrid, há mais ou menos um ano atrás. Da equipa titular sairam praticamente metade dos jogadores (a título de exemplo, só quatro foram utilizados com o Rio Ave). Além destes, saíram muitos mais. Uns melhores, outros piores. Uns mais importantes que outros. Uma debandada de 17 jogadores, o que dá quase um plantel inteiro (além do treinador). Então vejamos:
ANDRÉ GOMES - Alverca
BAJRAMI - Lucerna 5M
CARRERAS - Real Madrid 50M
GUSTAVO MARQUES - Bragantino
FLORENTINO - Burnley 26M
KOKÇU - Besiktas 30M
RENATO SANCHES - Panathinaikos
HUGO FÉLIX - Tondela
RAFAEL LUÍS - Estrasburgo
MARTIM NETO - Elche 1,5M
DI MARIA -Rosário Central
AKTURKOGLU - Fenerbahce 22,5+2,5M
BELOTTI - Cagliari
AMDOUNI - Burnley
ARTHUR CABRAL - Botafogo 12+3M
TIAGO GOUVEIA - Nice 8M
GUSTAVO VARELA - Gil Vicente
TENGSTEDT - Feyenoord 6+1M
Se somarmos mais 13 milhões da transferência de Gedson, 6 milhões pelos objectivos de João Neves, 500 mil euros pela transferência de Darwin, chegamos ao valor que o Benfica encaixou com o desinvestimento desportivo: mais de 180 milhões. Vou escrever por extenso e em maiúsculas: CENTO E OITENTA MILHÕES DE EUROS. Valor muito acima dos 128 investidos em novas contratações.
E ainda podíamos acrescentar Beste (8+1,5), Rollheiser (11), Marcos Leonardo (40), João Mário (2), Morato (17,8), Kaboré e Gerson Souza, que tinham começado a temporada, e que somam mais 80 milhões, com estes o total seria de 260 milhões.
A equipa de milhões é pois um mito. Só se for de jogadores a saírem. Simplificando, diria que a SAD encarnada desinvestiu 52M + Di Maria. Este é, pois, um Benfica mais fraco que o da época passada, mas também mais baratucho.
Se vai ganhar algum título, ninguém sabe. Mas, por favor, não digam que investiu milhões, nem que é uma equipa de milhões. É mentira!

17 comentários:

Ponta Esquerda disse...

A avença está quase a acabar....o Rui banana vende para poder comprar...e depois há gajos como tu para limpar a porcaria que os bananas deixam....das vergonha alheia, avençado

LF disse...

Caro amigo,
Para que saiba, nunca recebi um cêntimo do Benfica. E já agora digo que substituí no jornal uma pessoa que, essa sim, recebia uma avença.
Eu trabalho de borla para o clube há mais de 15 anos.
Defendo o Benfica, seja qual for o treinador, seja qual for o presidente. Foi asim que o.meu pai me ensinou a amar o Benfica.

Jorge Leitão disse...

Mas o comum benfiquista é tolo para engolir este contorcionismo? O Benfica investiu mais de 100 milhões de euros! Facto! Verdade!

Nuno disse...

Estou de acordo com o teor do post, caro LF. Já o referi n vezes, noutras ocasiões: o investimento tem de ser visto na sua plenitude: o que gastamos e o que encaixamos.

Mas há outras formas de ver a coisa.
Quanto gastamos em salários, por exemplo. Está mais barato? Os números do R&C têm mostrado um crescimento. Vamos ver no final deste ano.

Outra forma é a avaliação do “valor dos passes”, via transfermarkt.
E aí, é suposto haver um crescimento do valor do plantel. Devemos vender alguns, mas também comprar outros. E valorizando estes últimos, criar uma tendência positiva.

Desafio-o a ir ver a evolução do valor do nosso plantel ao longo do mandato de Rui Costa, sob essa referência internacional.
Aviso desde já que… magoa.
O nosso plantel é menos valioso que qualquer outro dos últimos 4 anos.

E para não ficar tipo teaser, caso queira comparar com os nossos rivais diretos - que também compram e também vendem - chegará rapidamente à conclusão que somos o TERCEIRO clube mais valioso de Portugal.

Ora (também) isto, para mim, é inaceitável.

Podem fazer os malabarismos todos que quiserem para desacreditar o algoritmo do transfermarkt. São bastante tolos, porque ali é tudo bastante “algorítmico”.
Também não é nenhuma verdade suprema… mas não estamos a falar de ligeiras diferenças entre o valor dos planteis.
O valor inscrito no site, para cada atleta, irá variar ao longo do ano, é certo.
Mas cuidado que nem sempre evolui para cima. E tem sido frequente, em atletas nossos, descer.

É, para mim, um tremendo sinal de alarme.
Ao não valorizarmos os jovens da nossa formação, ao apostar em jogadores com custos já muito elevados, ao dar o sinal ao mercado de que vendemos barato (Kokcu o maior exemplo. Neves também serviria), mais a aposta a titulares de jogadores sem valor de mercado (Otamendi, Di Maria… mais Rafa e Grimaldo, que saíram a custo zero)… estamos mesmo a brincar com o fogo.

Revelam um problema bem maior que um empate com o Santa Clara, uma derrota com o Qarabag ou um empate com o Rio Ave. Indiciam um problema estrutural, de médio (longo?) prazo, que pode redundar em real crise.

Soccernomics é uma teoria bastante bem corroborada pelos dados.

Alberto João disse...

Este post só mostra a péssima gestão desportiva e económica do Rui Costa! Então como continuar a insistir que defender um mau presidente é defender o Benfica? Defender o Benfica é defender a eleição de um novo presidente e uma nova Direção! Tanta é a ânsia de mostrar serviço que se entra em contradição. Temos vindo a perder qualidade desportiva e valor económico com o plantel de ano para ano e os resultados desportivos são medíocres e o importante é desfazer a ideia de que somos uma equipa de milhões? Não, o importante é que isso demonstra que precisamos de fazer algo para mudar isso e mudar o responsável por isso!

Anónimo disse...

Nâo concordo nada que temos uma equipa mais fraca. Nem pensar.
Na minha opinião temos melhores jogadores e mais valiosos.
Agora toda a gente fala no Di Maria, porque convém, mas no ano passado toda a gente o criticava.
Isso contribuiu para o seu desânimo e para a sua desmotivação e vontade de se ir embora. Era o que "eles" queriam. Nada acontece por acaso.

Não podemos julgar uma equipa numa competição de 11 meses após um mês de competição. Isso é doentio.

As pessoas parecem não ter ainda percebido que o futebol está cada vez mais competitivo e nivelado, porque os clubes mais pequenos têm cada vez melhores jogadores e treinadores. Viu-se com o Rio Ave. Têm vários jogadores tecnicamente muito bons. Só um cego não viu.
E vinham com a estratégia bem estudada.

O Mourinho falou na arbitragem com alguma razão, mas os psicopatas não falam nisso. O outro não falava e era criticado por isso. Este fala e é criticado por isso.
São sempre os mesmos doentes que falam e passam a mensagem que querem passar.

As pessoas andam vesgas, cegas, a psicose de massas e a dissonância cognitiva tomou conta das mentes.
Eu sei que os tempos estão differentes, estão mesmo, e isso afeta as cabeças mais ansiosas e menos discernidas. Nâo apenas no futebol.
Pessoalmente não estou nada preocupado. Eu sei o que aí vem.

Anónimo disse...

O melhor é fazer-se uma comparação ponto a ponto, ou posição a posição. Por simplicidade vamos ignorar os jogadores que jogaram/jogam pouco.

24/25 - 25/26:
GR
Trubin/Samuel - Trubin/Samuel
Centrais
Ota/Silva/Araújo - Ota/Silva/Araújo
Lat. Dir.
Bah/Kaboré - Dedic/Bah
Lat. Esq.
Carreras/Beste/Dahl - Obrador/Dahl
Médios
Florentino/Kokçu/Aursnes/Barreiro/Renato - Enzo/Rios/Aursnes/Barreiro/Sudakov
Alas (sem distinguir lado)
Di Maria/Schjelderup/Akturkoglu/Bruma/Prestianni/Rollheiser - Schjelderup/Lukebakio/Bruma/Prestianni
Avançados
Pavlidis/Amdouni/Cabral/Belotti - Pavlidis/Ivanovic/Araújo

Portanto, para mim, nesta fase MUITO PREMATURA da época:
- Melhor: defesas direitos
- Mais opções, mas não necessariamente melhor: meio-campo (prematuro)
- Igual: avançados (e obviamente centrais e guarda-redes)
- Pior: Alas ofensivos e defesa esquerdo

A única posição onde houve uma mudança forçada foi o lateral esquerdo. Aí para já parece que ficou pior mas temos de ver Obrador.
Nas mudanças por opção, ficou-se com menos opções nas alas, sobretudo esquerda (na direita vamos ver o que dá o Lukebakio). No meio-campo a coisa ficou ela por ela. Avançados idem. Melhor, melhor só ter mais um lateral direito razoável. No cômputo geral, muita mexida para pouco resultado prático.

Anónimo disse...

Quanto ao Rio Ave, está em 16º e tem 13 golos sofridos no campeonato. Não é propriamente a melhor defesa e muito menos a equipa sensação do campeonato.
Até pode ter bons jogadores, mas a disparidade de meios é tal que, mesmo que não ganhe, o Benfica tem a obrigação de jogar mais nestes jogos.

O teste do algodão é a comparação com os outros grandes. As equipas pequenas jogam com o Benfica mais ou menos da mesma maneira que jogam com Porto e Sporting. Só o Benfica é que é incapaz de marcar golos.
O Rio Ave levou quantos do Porto? Nos jogos com pequenos, quantas oportunidades cria o Benfica, e quantas criam Porto e Sporting?

Anónimo disse...

LF, olhe que esse "argumento" (que nem chega a ser) é fácil de desmontar. Apoiava Vale e Azevedo em 2000?

Anónimo disse...

Gosto dempre quando se confundem as pessoas com as instituições. Aliás, nem sei para que há eleições! Faziam-se só quando morresse um presidente em funções, tipo monarquia electiva. Aliás, considerando a doutrina da infalibilidade talvez seja mais uma coisa papal do que monárquica. Democrática e plural não é de certeza.

John Wayne disse...

O Rio Ave entrou com metade da equipa constituída por habituais suplentes.

joão carlos disse...

e quem é que mudou mais de metade da equipa pois deve ter sido a oposição só pode.
e depois quem é que vendeu o bom e foi buscar pior, opinião sua nem minha é, deve ter sido a oposição só pode.

mas depois confunde, deve dar jeito, o que se vendeu e o que se comprou com troca de jogadores.
o martin neto, o gedson, o tensted e alguns do neves foram receita mas nenhum deles esteve no plantel do ano passado.
e já agora até podemos ter vendido mais do que aquilo que compramos mas ainda assim gastamos milhões em jogadores, e alguns sem qualidade, mais uma vez opinião sua não minha, mas mais uma vez a culpa disso deve de ser da oposição.

e no fim disto tudo nem percebeu que acabou de passar um atestado de incompetência à direção que defende com unhas e dentes.

Anónimo disse...

Parece-me que o critério nas contratações teve muito a ver com a dimensão física.

A conversa de uma equipa de milhões é uma treta para aumentar audiências e polémicas.

Não há dúvida que, se saem jogadores que valem muito dinheiro, não se pode estar à espera de se conseguir reequilibrar o plantel com jogadores de tostões, ainda por cima quando esse plantel já era à partida desequilibrado - é ver o investimento feito no Porto.

A dimensão física do meio campo deste ano, principalmente com Enzo e Rios, permitiu conquistar uma Supertaça contra o Sporting que tem um meio campo fortíssimo em todos os aspetos, e chegar à Champions League.

Mas depois, é preciso comparar o que é comparável.

Quantos jogadores, do onze mais utilizado, do Sporting e do Porto estão a jogar a maior parte das semanas, de 3 em 3 dias, praticamente há dois meses?
Quantos jogadores, do onze mais utilizado, do Porto e do Sporting jogaram o Mundial de Clubes?
Quantos jogadores, do onze mais utilizado, do Porto e do Sporting tiveram pré-época de 15 dias?
Metade, pelo menos, da equipa do Benfica está completamente rota: Aursnes, Pavlidis, Dahl, Otamendi, Enzo, Rios, Dedic, até mesmo o Schelderup, não se arrastam mais do que 60 minutos e já estou a ser otimista com alguns deles. É que, para ajudar, a maior parte ainda vai às seleções.

Depois há outros fatores: - o "anunciar" que temos uma equipa mais agressiva dá nisto:
Quando é que aos jogadores do Porto e Sporting se mostram amarelos com o critério que é aplicado aos do Benfica?
Porque é que era difícil de marcar golos ao Benfica e agora parece que os nossos jogadores já não se fazem aos lances da mesma forma? é porque não se fazem mesmo, porque corremos o risco de ter 4 ou 5 titulares castigados para jogar contra o Porto.

Não me interessa quem seja o presidente daqui a um mês, nem me interessa estar a apontar culpados, isso não me vai devolver os pontos perdidos e eu sou é do Benfica, não sou do RC, do JNL nem do JDM. Vou votar em quem me der a confiança de que pode/sabe fazer melhor do que tem sido feito, que tem sido fraquinho.

Os factos são estes, (ou pelo menos uma parte deles), e é reconhecendo-os que, seja quem estiver na Direção e no banco, tem de trabalhar, no sentido de encontrar soluções.

É reconhecendo-os também que poderemos optar por lhes dar a devida importância para o que tem corrido mal esta época, ou ignorá-los e achar que o melhor é apontarmos todos as culpas uns aos outros e insultarmo-nos.

Anónimo disse...

Até deveriam ter saído mais pq quem não ganha, não serve.
Eu, perante proposta de 50M pelo Pavlidis tenha-o vendido de imediato pq não passa de um avançado esforçado, não é nenhum fora de série e com 50 M comprava-se 2 da mesma valia dele ou melhores e mais novos com um margem de progressão muito maior
- venderia tb o António silva ou o Tomás Araújo por valores acima dos 30M pq tb não são nenhuns fora de série e como eles há muitos como o Bajrami, o Gonçalo Oliveira, o Gustavo marques ou o Wynder. O Bajrami que não teve 1 oportunidade foi despachado com opção de compra e os suíços já acionaram essa cláusula tão depressa, o que indica que é bom.
-Barreiro tb deveria ter saído para abrir vaga aos jovens da formação
- com jogadores que depois de tantos minutos jogados e nada se ganha, comigo saiam todos desde que as propostas fossem razoáveis.

Anti Amélias

Anónimo disse...

Agora sobre os milhões das compras:
- quando se tem de vender ao desbarato João Neves para solucionar problemas de tesouraria e logo depois gastar-se ainda muitos mais milhões em jogadores inflacionados e gestão danosa pois esses problemas de tesouraria irão se agravar e não resolvidos.
- sobre a qualidade dos reforços temos que aguardar mais um pouco pois o Benfica sem pre época já jogou 12 jogos oficiais enquanto Porto jogou 6 e Sporting 7, o Benfica em 2 meses jogou o dobro dos jogos dos rivais. Contudo, não aceito a displicência de alguns jogadores que permitiram 2 empates nos descontos contra equipas muito fracas bem aceito a diferenciação de critérios dos árbitros que nestas 6 jornadas já ajudaram e muito Porto e Sporting e roubaram a descarada o Benfica nomeadamente nestes 2 jogos na Luz.
- outra pergunta que gostaria de ter resposta é: para que serve os milhões gastos no Seixal se não se dá oportunidades a essa rapaziada nem para suplentes e jogarem uns minutos ou para serem alternativas reais aos titulares?

De que vale gastar fortunas em jogadores num campeonato viciado e vigarista.

O Benfica enquanto não tomar uma posição firme contra toda esta gente anti-Benfica (fpf, liga, arbitragem e comunicação social) e exigir igualdade e isenção jamais ganhará mesmo gastando o dobro dos rivais.

Como não acredito que nenhum dos candidatos irá tomar essa posição firme de combate contra todos estes antis, só espero que deixem de endividar o clube para tentar ganhar num terreno completamente viciado e vigarista.

Anti Amélias

Anónimo disse...

Estou curioso para ver o que irá acontecer a rios e Otamendi que já estão a bica nos amarelos.
Enzo 5 amarelos, Ota e rios 4 em 6 jornadas. e depois ainda tem a lata de os difamar de caceteiros como aquele verme lagartao paulo Andrade. Como isto é possível? Só com mansos e bananas que comandam o Benfica

Posto isto, e como não acredito em coincidências, comigo rios e otamendi não jogavam contra o Gil Vicente. Bem sei que será um meio campo completamente novo mas se queremos ir ao ladrao com a máxima força, estes 2 têm de ir ao banco.

Assim sendo fica aqui o meu 11 para sexta-feira:
Trubin
Dedic, Antonio, Tomás, obrador
Veloso, prioste, sudakov
Lukebako, Pavlidis, prestianni

Anti Amélias

Anónimo disse...

Só uma correção ao meu 11:
Aursnes em vez de prioste ou João Veloso
Aursnes na sua verdadeira posição, médio centro

Anti Amélias