A ENTREVISTA

Seja qual for o balanço que se faça ao legado de Luís Filipe Vieira no Benfica, numa coisa creio que a esmagadora maioria dos sócios estão de acordo: o ex-presidente pertence ao passado, e não faz qualquer sentido sequer supor um eventual regresso.
Assim sendo, uma entrevista nesta altura seria sempre um mau serviço prestado ao Benfica. E apesar de ter dito de entrada que não pretendia lavar roupa suja, ao longo da hora e meia seguinte Vieira pouco mais fez do que isso mesmo - ressalvando as partes em que puxou dos galões e lembrou a sua obra; em que falou da gestão financeira, de Domingos Oliveira e da profissionalização do clube; e também quando se referiu à próxima AG como inútil e, sobretudo, inoportuna.
Percebo que Vieira seja um homem magoado com alguns dos que lhe foram mais próximos. Também não será fácil para a família ver o seu nome manchado nos media sem que haja ainda qualquer condenação nos tribunais. Mas para além dessa mágoa, que é legítima e que se entende, ele terá de compreender que o seu tempo passou. Diria até que o tempo do seu perfil de dirigismo também passou, e se quer mesmo defender o Benfica deverá optar, sobretudo em momentos de crise, pela maior reserva possível. Se assim for, quando a espuma dos dias desvanecer, quando houver distanciamento histórico suficiente, quando passarem pelo clube mais dois ou três presidentes e umas quantas crises, quando os processos judiciais que o envolvem se concluírem, a sua obra vai ser lembrada, enquadrada e valorizada. Se optar por ceder ao impulso de expor a amargura e ajustar contas no espaço público (na globalidade, foi mais ou menos o que fez nesta entrevista), irá cavar cada vez mais fundo o buraco para onde deixou cair a sua imagem aos olhos dos benfiquistas e do país desportivo.
Se quer aparecer, apareça no Marquês a festejar títulos. Não na CMTV a atacar quem lhe sucedeu e que, mal ou bem, está a fazer o melhor que pode pelo clube.

21 comentários:

Anónimo disse...

Só dá para rir... o post. A entrevista é mais para chorar.
Quo vadis Benfica

Anónimo disse...

Há um clube a norte, cujo presidente tinha o estatuto de um deus, que foi corrido pela porta pequena para dar lugar a um mercenário sem experiência no dirigismo e com uma carreira de treinador falhada. Esse mesmo clube tem tido prestações desastrosas nos últimos campeonatos e desbaratou o jogador mais valioso do plantel num empréstimo com opção de compra à Juventus. Alguém fala em "crise"? Alguém tenta arranjar escândalos? Alguém questiona alguma coisa? Não. Tentam arranjar uma "crise" forçada num clube que foi campeão nacional no ano passado, vem de dois quartos de finais europeus consecutivos, continua a valorizar jogadores da formação e só não foi campeão este ano, porque houve uma equipa que efectivamente jogou melhor (e que curiosamente no ano passado ficou em 4º lugar e também ninguém questionou absolutamente nada, nem se tentaram arranjar crises por causa disso). Serão os benfiquistas assim tão burros para alimentarem estas armadilhas da imprensa?

Joe Nash disse...

Engraçado ele dizer que se apresentar uma lista ganha as eleições enfim, a parte que ele falou do Rui Costa é o que todos nós pensamos de resto fez me lembrar o dom Corleone

joão carlos disse...

o que é extraordinário é como algumas pessoas ainda estão surpreendidas com o que lfv faz quando o que ele faz agora é o que ele sempre fez.
pelos vistos ainda não perceberam depois deste tempo todo quem realmente era lfv.

só a titulo de curiosidade os culambistas e propagandistas tinham como argumento para lfv não dar entrevistas é que só serviam para lavar roupa suja devia ser a isto que eles se estavam a referir.

Jorge Leitão disse...

Compreendo que Vieira esteja magoado... NÃO! Quem está magoado, ou quem deveria estar, é todo o Benfiquista lúcido e decente.

Bruno disse...

E que tal falar da candidatura do Manteigas? isso é que era um bom trabalho! Ou vamos dar palco aos Veiras 2.0 Stock da cunha, acho que ficou patente que nao queremos mais disto! o Manteigas falou e muitos blogs q se dizem benfiquistas nem uma palavra.. mas ja sobre o LFV....

Sócio Nº 9583 disse...

Absolutamente vergonhosa essa entrevista… mentiras, hipocrisias, ridículo.
O que fica é que chega de Vieira, chega de Rui Costa, chega de toda essa gente.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS (8). A “MÃO INVISIVEL”

Sim, LFV lavou alguma roupa suja, que eu detesto, mas disse muita verdade.
O timing foi infeliz.
Só idiotas não perceberam a guerra de 12+ anos que as seitas fizeram para o destruir. E ao DSO. Andaram desesperados para os destituir, usaram todas as manigâncias criminosas. Presidentes da República, primeiros ministros, ministros, presidentes da Câmara, de Associações, de clubes de futebol, Justiça, MP, árbitros, jogadores, treinadores, a lista não tem fim. Acusando dos crimes que eles próprios iam cometendo.

LFV denunciou N. Costa. RC poderá estar mal rodeado, que acorde para a vida e ganhe “cojones”!!!
Também não há grande interesse que LFV se recandidate.
Ele seria MUITO MAIS ÚTIL como CONSELHEIRO. Eu se fosse ao RC, deitava o EGO às malvas e convidava-o para conselheiro da presidência.
Um conselheiro não tem funções executivas, apenas de opinião.
ERA DE HOMEM! E de BENFIQUISTA! Há melhor do que ele em Portugal?
A experiência de 20 anos na cloaca e no pântano que é o futebol português + a seu imenso conhecimento PODEM SER APROVEITADAS e serem uteis ao SLB.
Duas cabeças pensam melhor do que uma, mesmo que uma seja um idiota. Os interesses do SLB TÊM OBRIGATORIAMENTE DE ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR.

Vieira foi o melhor presidente da história do SLB. Os CRIMINOSOS esbirros das seitas sabiam-no, por isso andaram anos a sujá-lo com práticas criminosas, com processos na justiça provados falsos, campanhas de calúnias e mentiras na criminosa media. Compraram muita gente.
Foi ele que denunciou o AD. A agenda é óbvia, vingarem-se e o caminho livre para assaltar o clube. Com LFV era impossível.
Já vemos arrivistas a afiar os dentes para concluir o plano. Quem não conhecer estas seitas... Quem é inteligente e conhece a história...

Quem os chacais vão buscar para “comentar” a entrevista? IDIOTAS inúteis! “Vão ter de resolver o puzzle” em 2025.

https://palhacosdemerda.blogspot.pt/2018/05/o-cam...

O ex-juiz José Costa Pimenta (UM HERÓI!) escreveu, “A MÁFIA DOS TRIBUNAIS PORTUGUESES!”, que foi proibido e ele reformado compulsivamente. Cito Voltaire: “SE QUISERES SABER QUEM MANDA EM TI, ADIVINHA QUEM TU NÃO PODES CRITICAR”.

"O sistema de justiça português é constituído por LOJAS MAÇÓNICAS E CONTROLADO PELA MAÇONARIA. Além de controlar as DECISÕES dos processos - incluindo os casos da Universidade Moderna, Portucale, Casa Pia, APITO DOURADO e Isaltino Morais -, controla igualmente a CARREIRA dos juízes e dos MAGITRADOS do MP e dos ALTOS funcionários do Estado".
“A verdade é que a maçonaria que controla os tribunais deixou-se infiltrar por aquilo que ela própria designa de “JESUITISMO” e “PROFANOS DO AVENTAL”– um grupo de indivíduos que inclui JUIZES, MAGISTRADOS DO MP, MINISTROS, ADVOGADOS, BANQUEIROS, PRESIDENTES DAS CÂMARAS – os quais CAPTURAM e mantém refém o sistema judicial português, distribuindo sentenças entre si em BENEFÍCIO dos seus irmãos”.

Não é surpresa, O MESMO PASSA-SE EM TODO O PLANETA.
Leiam o juramento que os mações são obrigados a fazer. Está na net. Aproveitando a embalagem, leiam também o juramento dos Jesuitas.
Ficarão surpreendidos e horrorizados.
Juram obediência, em 1º lugar, à seita, quando a sua PRIMEIRA OBRIGAÇÃO seria jurar fidelidade ao povo e à Constituição. Isso tem um nome em todo o mundo: TRAIÇÃO.
Se não sabem ficam a saber que seguindo uma Ordem Executiva do (actual) presidente Trump, VÁLIDA EM TODO O MUNDO, os traidores estão a ser presos e pior pelos militares White Hats e pela Aliança Militar Global (35 paises + Federação Galáctica), em todo o mundo. A guerra é global.
O planeta (não os países individualmente) está sob a lei marcial.
Trump em 2017 disse que a guerra iria durar 8 anos. 2025 vai surpreender muita gente.

Foi esta “Mão Invisível” que manteve PC e restante quadrilha fora da prisão, quando deviam ter sido condenados e irradiados para sempre do desporto português e o clube descer de divisão.

LF disse...

Uma candidatura à presidência do maior clube português é uma excelente propaganda para um advogado a precisar de visibilidade.

Joe Nash disse...

Um advogado a precisar de visibilidade... tá certo! Vai ser assim cada candidatura que aparecer vai ser alguém a precisar de visibilidade,sendo assim viva ó rui costa esse genial presidente protegido contra aqueles que querem visibilidade

Anónimo disse...

Ou para malta ir comer umas jantaradas à pala de escrever loas ao líder no jornal do regime

LF disse...

O Noronha seria um candidato credível. Goste-se ou não. O Manteigas manifestamente não é.

LF disse...

Jantares à pala? Não sei a quem se refere.
A mim não é certamente.

Bruno disse...

Ainda nem sei em quem vou ou não votar , mas não entendo, já se ataca alguém mega benfiquista, que anda aos anos nas AG , devido a quê mesmo? Credivel sao os Rui Costas , Stocks daCunha , LFV?
Por amor de Deus. Ainda agora apresentou-se e já há achismos sobre uma pessoa? Eu se quiser me candidatar, não posso, porque vao dizer que quero é visibilidade. Essa é uma visão muito extremista da sua parte.

Anónimo disse...

LFV é um cobarde, que como bom cobarde esperou escondido na esquina a melhor oportunidade de aparecer para dar uns pontapés a quem vê estendido no chão.
O Benfica nada deve a LFV - foi um dos piores presidentes.
É LFV quem muito deve ao Benfica.
Um grande vigarista que sem o Benfica teria sido apenas um pequeno vigarista.
Fosse ele metade do que os seus fãs proclamam e o Alverca andaria aí a lutar pelo título.

Anónimo disse...

O Trump já te convidou para conselheiro da campanha?

Jorge Leitão disse...

Sem saber um corno de nada nem das pessoas, o autor do blogue já decidiu que o Manteigas quer é visibilidade. Eu não sei, prefiro analisar com tempo as propostas e as pessoas e só depois produzir opinião.
Sobre o Noronha, há uns anos era o «hamburgas», agora já é credível.
É isto.

joão carlos disse...

agora é que o noronha é credível, pois, da outra vez não passou de mais um que queria visibilidade.

LF disse...

Não me lembro de dizer que o Noronha só queria visibilidade. Pelo contrário, ele até é da minha terra, e temos amigos em comum. Sempre disse que o achava uma pessoa honesta e capaz. Quando muito, falta-lhe experiência no mundo do futebol, que é bastante específico. O maior problema do Noronha, e que todos parecem ignorar, é que...não se apresentou nas eleições.

LF disse...

...até posso confidenciar que, quando ele foi a eleições, ainda contra Vieira, uma pessoa muito próxima dele convidou-me para integrar a sua campanha. Como já fazia parte da Comissão de Honra de Vieira, obviamente recusei.
Neste momento entre ele e Rui Costa, votaria Rui Costa. Mas posso dizer que dormia descansado com Noronha na presidência. Já a Manteigas, contra quem nada tenho, e acredito que seja tão benfiquista como eu, não reconheço competência, nem experiência para o cargo.

joão carlos disse...

um presidente não precisa de ter conhecimentos no mundo do futebol tem é de se rodear de quem os tenha.
olha o manteigas tem experiência no futebol mas já sei não presta tem bicho.

que conhecimentos do mundo do futebol tinha o borges coutinho, o ferreira queimado, o jorge de brito o joão santos etc.

o noronha apareceu a eleições mas preferiram o melhor presidente de todos os tempos.