MOURINHO OU TALVEZ NÃO

A presença constante de José Mourinho nos jogos do Benfica parece sinalizar uma disponibilidade para regressar ao clube onde se iniciou como treinador principal.
A sua trajectória nos últimos anos afasta-o dos principais colossos do futebol europeu (os treinadores esgotam-se), e não é de estranhar que pondere voltar a Portugal, voltar a viver em Setúbal, fazer tranquilamente o que gosta - mesmo com um salário distante daqueles que já auferiu noutros tempos - e preparar o final de carreira com que sempre sonhou, no cargo de seleccionador nacional (por agora ocupado). 
Resta saber o que pensa Rui Costa sobre a hipótese, partindo do pressuposto que Roger Schmidt não chega à final da Liga Europa, e, através dela, não consegue recuperar o afecto do universo benfiquista.
Comecemos por aqui: o Benfica discute com o Marselha a passagem às meias-finais da segunda prova continental, e enquanto esse sonho permanecer vivo, é totalmente despropositado que o clube (não, obviamente, os adeptos) deixe passar considerações sobre a eventual substituição de um treinador que tem contrato por mais duas épocas - renovação que, também é preciso dizer,, se está a revelar uma precipitação, não porque Roger Schmidt não possa, de todo, continuar, mas porque era preferível que o clube tivesse agora maior liberdade para tomar decisões sobre a matéria. Seja como for, enquanto houver Liga Europa, há Roger Schmidt. Depois, logo se vê.
Vamos então a Mourinho.
Há uns anos atrás o setubalense estava no topo do mundo, e era tão inimaginável contratá-lo como seria agora trazer Guardiola ou Ancelotti. Após a saída tumultuosa do Real Madrid, e mesmo tendo ainda conquistado duas competições europeias (em Manchester e em Roma), Mourinho entrou num ciclo descendente, que é comum a quase todos os treinadores a partir da altura em que as suas inovações são copiadas, e os factores diferenciadores se esgotam. As carreiras da maioria dos técnicos é pois uma espécie de gráfico de distribuição normal - tanto quanto me lembro das aulas de estatística-,  e poucos escapam a esse padrão de crescimento, pico e declínio.
O Mourinho de 2024 será uma boa opção para o futuro do Benfica? Enfim, há que lembrar que só esta versão se cruza com a possibilidade financeira de o contratar. Se estivesse no auge, era uma hipótese totalmente quimérica. É por estar longe das cogitações de Liverpool, Barcelona, Bayern e afins, e só por isso, que se coloca a hipótese de vir para Portugal.
Quanto a mim, Mourinho seria uma boa opção, precisamente pelos motivos que têm sido invocados para o não ser: o famigerado futebol ofensivo, que faz gastar rios de dinheiro e vê fugir demasiados títulos.
Ou seja, Mourinho era talvez o homem certo para ajudar a transformar o futebol do Benfica, de algo como um corpo de bailarinos, para um carro de combate forte e eficaz. Com a sua experiência, com a sua personalidade e autoridade, talvez só ele mesmo o conseguisse, pois qualquer outro treinador que tentasse trilhar esse rumo encontraria, nas bancadas e nos gabinetes da Luz, montanhas de pedra pela frente.
Fosse possível seguir essa política desportiva, e tal teria de se traduzir também numa reformulação do plantel - onde não caberiam Schjelderups, Carreras, Prestiannis nem Rollheisers. Para além do necessário alinhamento da massa crítica benfiquista.
O melhor seria, todavia, não voltar a este tema tão cedo. Era sinal que o Benfica prosseguia na Liga Europa, e que, como diria Mark Twain , as notícias da morte de Schmidt eram manifestamente exageradas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Luís,

Mourinho é o homem certo.
Que venha rápido para preparar desde já a próxima época e correr com os incompetentes e bajuladores da estrutura e do scouting e com as prima donas e mimados do plantel.

Com Mourinho, quem não corre não joga, no Benfica actual joga quem o treinador tem medo de os afrontar, as famosas primadonas

Benfiquista a sério

UNDIANO MALIMANCO disse...

No dia em que se começou a falar da saída do Amorim para o Liverpool, os manipuladores da extremamente corrupta media retomaram imediatamente a agenda estabelecida desde o princípio da época, dividir o Benfica porque, se não o fizessem, os dois lugares destinados à champions que estavam reservados ficavam em risco.
Isso foi revelado pelos exercícios de magia e de prestigiação arbitral no princípo do ano, linhas propositadamente enviesadas, mais do que uma vez, jogos prolongados várias vezes para além dos 20 minutos, até marcarem, algo que nunca tinha acontecido, nem nos dias mais negros do futebol português. O Sistema está mais forte do que nunca.

O que fizeram? Inventaram duas noticias falsas. Que o Benfica procurava treinador para substituir Schmidt e que Mourinho estava na mira do Benfica. Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que eram mentiras grosseiras, uma tentativa entre tantas outras para dividir o clube.
Passaram horas e dias a especular sobre 2 notícias falsas, que eles, corruptos, sabiam ser falsas, fartos de saber que com a ajuda dos media que dominam, uma pequena franja de adeptos acéfalos iriam engolir as petas com linha, anzol e isco.
É com este tipo de corrupção e outra pior com que nos havemos há dezenas de anos.

Quanto ao Mourinho, é verdade que existe a distribuição normal padrão, mas neste caso não é importante porque Mourinho não se compara a Schmidt que, considero eu, é o melhor treinador depois de Ericson, os dois com mentalidade e capacidade competitiva semelhantes.
Não é por acaso que temos 95% da media nas mãos dos dragartos a tentar escorraçá-lo. De cada vez que há um treinador vitorioso no SLB as campanhas de desinformação e de manipulação de massas repetem-se, tomando várias formas. Quantos foram escorraçados depois de ganhar? NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS. Acorda Rui Costa!

As emoções humanas têm todas frequências/vibrações. A Alegria tem 540, o Medo tem 100, o Sofrimento, 75, a Rejeição, 40, a Vergonha, 20, etc. Quando tentaram obrigar Schmidt a pedir desculpa, foi apenas uma tentativa para o humilhar, baixar a sua frequência e, ao mesmo tempo, dos adeptos. Voltando-os contra ele.
Schmidt é uma pessoa inteligente, não se deixou enredar na tramoia e não pediu desculpa. Grande Schmidt!

Os 5-0 contra uma equipa dopada, foi uma tentativa repetida do Sistema de humilhar o Benfica, o treinador, jogadores, adeptos, baixando a sua frequência. Isto tem-se repetido ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, influencia negativamente a direção do clube, pois mesmo dentro das direções há gente acéfala. Vão por mim.

A táctica de criticar, depreciar, vexar tem por objectivo baixar a frequência e as vibrações dos humanos, adeptos, jogadores, treinadores, direcção, etc, dos mais mentalmente condicionados e lavados.
A mim não baixam porque eu conheço-os de ginjeira, nunca me deixo influenciar por criminosos.

Em todos programas TV, o Benfica é sempre o "bombo da festa", através de mentiras, especulações e representantes medíocres, escolhidos a dedo, que eu apelido de bisbórrias. Não há coincidências.
Usam isso para influenciar as pessoas que, no caso do SLB, são muitas, porque é um clube gigantesco.
Explica a razão pela qual, com o nefasto Macaco preso, ... perderam 13 pontos. NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS.

joão carlos disse...

já o disse na altura que o rui saiu o mourinho era uma excelente hipótese agora não o é, até por aquilo que vários já disseram mourinho era bom por si e pela equipa técnica que tinha, o primeiro mesmo ultrapassado nas ideias até poderia ser útil só que ele não tem o segundo e também não temos estrutura para lho dar.

ao contrario do que os especialista da bola acham o scouting do mourinho foi sempre o mendes o mesmo do nosso clube.
também por eles ficamos a saber que aursnes, neves e o tengstedt são prima donas.

Anónimo disse...

Grande cromo que tu és

Anónimo disse...

Caro LF,

para a saída de Schmidt eu apostaria em Abel Ferreira. Seria uma lufada de ar fresco e, tenho a certeza, que tínhamos alguém que defenderia o clube, plantel e a ele próprio com unhas e dentes.
A direção não fala nem defende o clube/jogadores/técnico dos insultos e provocações constantes provenientes de todos os lados e a comunicação no Benfica não existe, portanto......
Venha o Abel. Grande treinador!

#UmSLBnaInvicta

JP disse...

Totalmente de acordo, só o que diz respeito ao Benfica vende, sejam invenções ou polémicas, o que é preciso é vender

Anónimo disse...

Mourinho? Em minha opinião, não. Quando começou não o aproveitamos e foi ganhar e bem, para outro lado, depois tornou-se um dos melhores na matéria e foi ganhando aqui e ali. Posteriormente e porque tudo tem um fim começou a decair e foi "ganhando" indemnizacoes com despedimentos por essa Europa fora. Agora, depois de decair ainda mais e já ninguém o querer vinha então para o Benfica? Agora não. Para reformados já chegam DiMaria, Otamendi. Há, já me esquecia, vinha p'ro Benfica a ganhar o quê? Ordenado principesco para depois ter indemnização choruda caso as coisas corressem mal? Para isso já nos chega o problema Schmidt. O Benfica precisa de gente tipo Amorim, ideias de gente nova e não de reformados ainda por cima já ricos. José Ferreira.

Anónimo disse...

Oh caríssimo
Faça os seus comentários respeitando a opinião dos outros em vez de se preocupar e comentar os que os outros dizem.
Comente os assuntos em vez de comentar o que os outros dizem senão não passa de um comentador dos comentadores.

Respeite a opinião dos outros se quer que as suas sejam respeitadas.
Eu nunca comentei uma opinião sua.

Benfiquista a sério