FOCO NA EUROPA

O campeonato acabou. Parabéns ao Sporting, que apesar de nestes dois derbis não se ter superiorizado em nada ao Benfica (a não ser na eficácia) , na globalidade da época foi mais regular e mais consistente. Ganhou, sobretudo, no mercado de transferências - quando, com muito menos dinheiro, se reforçou cirurgicamente e de forma certeira, ao passo que o Benfica gastou quase 150 milhões e ficou com um plantel mais fraco e mais desequilibrado do que aquele que tinha. Ainda assim podia ter ganhado estes dois jogos, e agora tudo seria diferente. Mas com um trio de pontas de lança absolutamente medíocre, torna-se difícil ser feliz. 
Há que aprender com os erros, e não deitar fora o menino com a água do banho.  Ou seja, não atirar culpas para quem não as tem. Eu, pelo menos, não sei quem as tem, e mais do que as procurar, interessa-me garantir que não se repitam. 
Dito isto, e reafirmando que o Benfica não merecia perder esta partida, há que lembrar o que resta, e que é bastante importante. 
Ontem vi o Lille-Marselha, e fiquei com a sensação que em condições normais, os franceses estão claramente ao alcance do Benfica. Estamos já nos quartos de final, e isso não é despiciendo, nem pode ser desvalorizado ou ignorado. Há que recuperar animicamente os jogadores (os adeptos podem dar uma ajuda), e apostar todas as fichas na prova internacional. Chegar a umas meias finais permite, de algum modo, salvar a face. Chegar à final será construir história. Ganhar, seria abafar tudo o resto e concretizar um sonho. E por agora, os benfiquutas ainda podem sonhar. 
No campeonato resta gerir o segundo lugar, e esperar que tal garanta o apuramento directo para a Champions. 
O Sporting, por seu lado, já tem o segundo campeonato destas décadas. 1980 e 1982.2000 e 2002. Agora 2021 e 2024. Aproveitem bem, que pode não se repetir tão cedo. 

19 comentários:

disse...

voltar a ganhar seja o que for com o butt-head a treinador só mesmo em sonhos

DARK SHADOW disse...

Pois, o Benfica não merecia perder estes dois jogos. Tens toda a razão. Mas não te vi dizer o mesmo quando o Benfica ganhou sem merecer. Coerências.

José Rama disse...

Será que nos vamos ver livres da anedota do treinador?

Anónimo disse...

O Benfica não foi melhor, foi muito melhor, em condições normais teria ganho. Mas no futebol em Portugal nada é normal. Tiveram a ajuda da arbitragem. Já estava decidido desde o princípio do ano que os lagartos seriam campeões. Só falharam no 2º lugar que esta(va) guardado para os corruptos. Mas ainda vão a tempo.
Corruptos que também foram muito beneficiados com as arbitragens, em especial no principio ao ano. Não esquecemos. Tanto um como outro têm 6-7 pontos a mais oferecidos pelos árbitros.

Não me esqueço que começaram a ganhar na Liga com dois jogos cujos VAR eram adeptos lagartos. Assim como estão na final da Taça por oferta desses mesmo árbitros. Não devemos ter medo de dizer as coisas como elas são. Estou farto de cobardes e de acéfalos dentro do Benfica.
Temos de lutar pelo 2 º lugar e ir o mais longe possível na Europa.

É verdade que não acertámos em todas as contratações, mas deixem a excelente equipa técnica de fora dessa discussão. Não tem culpa absolutamente nenhuma. Aliás, procurar culpados é próprio de idiotas. As pessoas competentes que cometem erros não precisam que lhos apontem. Eles são os primeiros a perceber onde eles estão.

Mas como disse, apesar de todos os erros, que toda a gente comete, com arbitragens normais que não lhes dessem um forte empurrão bem cedo logo no começo do campeonato, estávamos muito à frente. Esse empurrão foi dado por ordens superiores para indicar quem "eles" queiram que ficasse nos dois primeiro lugares. Sinais inconfundíveis.
Já são muito anos a virar frangos e conhecemos este "sistema" de ginjeira.
A CORRUPÇÃO É O "SISTEMA"!! OK?
Assim como os sorteios e as eleições são decididas ANTES de acontecerem, também no futebol português os campeões são decididos ANTES das épocas começarem.

joão carlos disse...

mas só quem não percebe muito de futebol é que poderia achar que era repetir o mesmo onze e que só isso bastava para ser tudo igual.
curiosamente eles alteraram metade da equipa antes e durante os dois jogos.

nos seis jogos deste treinador contra este adversário em todos eles marcaram primeiro mas o que convém é não mandar o menino fora na agua do banho.

pela enésima vez esta época voltamos a sofre um golo ou no inicio da partida, ou no recomeço e aqui contando recomeços após termos marcado.
desta vez a idiotice foi foi maior que sofremos no primeiro lance da partida numa saída de bola nossa.
mas o que convém é não mandar fora o menino na agua do banho.

e continuem a gozar com os outros que vamos no bom caminho.

Semper Fidelis disse...

foco na Europa???
o foco tem de ser em manter mas é o 2º lugar!!!

Agostinho Soares disse...

O texto "Foco na Europa" pode substituir bem um "Foco no Campeonato", tal com vir em lugar do anterior "Foco na Europa, no Campeonato e na Taça, Ainda podemos ganhar tudo!
"

Agostinho Soares disse...

Texto de um benfiquista resignado!

Anónimo disse...

Sofrer um golo daqueles no primeiro lance é deitar tudo a perder. Trubin com culpas no lance (mas Bah também) porque podia ter agarrado a bola, ou pelo menos tudo menos socá-la diretamente para os pés do jogador lagarto. Ainda não tem, nem de perto nem de longe, maturidade para guarda-redes do Benfica, e ainda mandou vir com o seleccionador ucraniano porque jogou o Lunin (titular do Real Madrid...) em vez dele. Aursnes também não estava lá, tal como não esteve no lance do segundo golo, mas não lhe posso apontar grandes culpas. Culpa é de quem o põe a jogar numa posição que nunca será a dele, e de quem tem todo o tempo do mundo para contratar um lateral esquerdo razoável e não o faz.

Mesmo assim, com tanta estupidez cometida por este treinador, passámos a primeira parte em cima deles, com menos um (Rafa), e com o Di Maria a fazer merda, e na segunda parte, quando era óbvio que era necessário mexer na equipa e tirar jogadores que tinham dado o berro, o treinador continuou de mãos nos bolsos a ver jogar, ao passo que o outro meteu mais um avançado, refrescou a equipa, fez o óbvio. Anda toda a gente a dizer que é um génio, mas faz apenas o básico. Senso comum.

E desculpa, eu gosto do teu blogue e do que escreves, mas tens noção de como a equipa está animicamente após dois objetivos deitados fora no espaço de dias, tens noção de como não conseguimos ter alguém que seja um avançado que marque golos, tens noção da nódoa do treinador que temos que é incapaz de um golpe de asa, de agitar as águas, de surprender o adversário, que joga sempre, mas sempre com a mesma receita, seja contra o Rio ave, contra os sapos ou seja contra quem quer que seja? Até o treinador sapo voltou a dizer isso. 'Como o Benfica jogou bem sabíamos que não ia mudar'. O nosso treinador ganha quanto por mês? Já ouvi falar em 500.000 euros. Recuso-me a acreditar. Se ganhar 100.000 euros por mês e não nos consegue dar o campeonato ou a taça, para que é que o queremos cá? Em dois anos, em 9 títulos possíveis ganhou 2. Agora pode ganhar a Liga Europa? Por amor de Deus.

Nau disse...

E dinheiro não faltava, como dizia o outro que esteve no governo e caiu com estrondo, por não ter sabido gastá-lo, senhor Presidente Rui Costa.
Para qualquer adepto que queira usar a testa, eram previsíveis, os desaires da equipa principal de futebol do Benfica.
Guarda-redes: Vlachodimos não servia? Por ser um horror a jogar com os pés e medíocre a sair da baliza e a defender penáltis? O que é que se terá passado com ele para sair como saiu? E este, está pronto para ser indiscutível na baliza, é bom em tudo?
Defesas laterais: não havia no mundo, em Portugal (e nas equipas B, sub-23, juniores do clube) dois defesas-esquerdos? E um defesa-direito para substituir Bah, quando necessário?
Pontas de lança: quanto custaram os três contratados a martelo? 50 milhões, mais? Não são avançados para uma equipa de um clube como o Sport Lisboa e Benfica. Não são. Em rendimento, os três não valem um – o jogo que jogam e o número de golos somados é tudo ridículo. Não será por acaso que o Rafa (um perdedor nato de golos-feitos) tem sido o mais avançado no campo, por tantas vezes.
Pergunto-me: como é que é possível constituir um plantel (e mantê-lo assim uma época inteira) tão falho de equilíbrio quanto este, no SLB, senhor Presidente?
A somar a todas estas desgraças, há um treinador teimoso e inventor e não sei que mais dizer, ou melhor, não devo. Para além de outras casmurrices (só casmurrices ou haverá algo mais?), só agora é que terá percebido que a melhor dupla (de longe!) para jogar no miolo do terreno é Florentino/João Neves? Só agora? Eh, pá!
Planificada como foi, a época (e logo esta, que antecede aquela em que A Liga dos Campeões passará a valer dinheiro a sério!) tinha tudo para correr mal. Qualquer adepto imaginava isso, senhor Presidente Rui Costa, nem é preciso ser ex-jogador profissional de futebol, basta ter olhos na cara.
Se dinheiro não faltava, como dizia o outro, o que é que faltou, senhor Presidente? Há razões para pensarmos em gestão ruinosa.
Agora, é preciso que não se cometam os mesmos erros. É preciso que não se façam contratações a martelo e prego de galiota, à última hora, ou porque sim, ou por aquelas razões que a gente (os adeptos e os sócios, que na boca do Presidente parece contarem muito, parece) nunca consegue perceber. É preciso fazer os possíveis para que jogadores essenciais à equipa (como eram Vlachodimos e Grimaldo) não saiam. É preciso que o João Neves não seja despachado como se despachou o Gonçalo Ramos. Agora, é urgente que não se repitam os mesmos erros de planificar em cima do joelho, apressada e erraticamente. Os benfiquistas exigem-no.

Anónimo disse...

Caro LF,

o seu post, com todo o respeito, é uma desilusão e consitui muita lixívia para o nosso "nãotreinador" e para a direção/RC.
Nada de empurrar o lixo para debaixo do tapete e chamar os bois pelos nomes!!
Época de milhões para títulos de tostões.

#UmSLBnaInvicta

JP disse...

Tudo bem dito Anónimo, só acrescentar que o melhor jogador do campeonato na época passada, esta temporada foi só um tapa buracos...

Nau disse...

E dinheiro não faltava, como dizia o outro que esteve no governo e caiu com estrondo, por não ter sabido gastá-lo, senhor Presidente Rui Costa.
Para qualquer adepto que queira usar a testa, eram previsíveis, os desaires da equipa principal de futebol do Benfica.
Guarda-redes: Vlachodimos não servia? Por ser um horror a jogar com os pés e medíocre a sair da baliza e a defender penáltis? O que é que se terá passado com ele para sair como saiu? E este, está pronto para ser indiscutível na baliza, é bom em tudo?
Defesas laterais: não havia no mundo, em Portugal (e nas equipas B, sub-23, juniores do clube) dois defesas-esquerdos? E um defesa-direito para substituir Bah, quando necessário?
Pontas de lança: quanto custaram os três contratados a martelo? 50 milhões, mais? Não são avançados para uma equipa de um clube como o Sport Lisboa e Benfica. Não são. Em rendimento, os três não valem um – o jogo que jogam e o número de golos somados é tudo ridículo. Não será por acaso que o Rafa (um perdedor nato de golos-feitos) tem sido o mais avançado no campo, por tantas vezes.
Pergunto-me: como é que é possível constituir um plantel (e mantê-lo assim uma época inteira) tão falho de equilíbrio quanto este, no SLB, senhor Presidente?
A somar a todas estas desgraças, há um treinador teimoso e inventor e não sei que mais dizer, ou melhor, não devo. Para além de outras casmurrices (só casmurrices ou haverá algo mais?), só agora é que terá percebido que a melhor dupla (de longe!) para jogar no miolo do terreno é Florentino/João Neves? Só agora? Eh, pá!
Planificada como foi, a época (e logo esta, que antecede aquela em que A Liga dos Campeões passará a valer dinheiro a sério!) tinha tudo para correr mal. Qualquer adepto imaginava isso, senhor Presidente Rui Costa, nem é preciso ser ex-jogador profissional de futebol, basta ter olhos na cara.
Se dinheiro não faltava, como dizia o outro, o que é que faltou, senhor Presidente? Há razões para pensarmos em gestão ruinosa.
Agora, é preciso que não se cometam os mesmos erros. É preciso que não se façam contratações a martelo e prego de galiota, à última hora, ou porque sim, ou por aquelas razões que a gente (os adeptos e os sócios, que na boca do Presidente parece contarem muito, parece) nunca consegue perceber. É preciso fazer os possíveis para que jogadores essenciais à equipa (como eram Vlachodimos e Grimaldo) não saiam. É preciso que o João Neves não seja despachado como se despachou o Gonçalo Ramos. Agora, é urgente que não se repitam os mesmos erros de planificar em cima do joelho, apressada e erraticamente. Os benfiquistas exigem-no.

Anónimo disse...

Mas o que se há-de fazer, vamos ter de aguenta-lo pelo menos até ao fim da época e se calhar mais outra época, a fazer fé no contrato que o Presidente lhe firmou! Tem a palavra Rui Costa.

Anónimo disse...

Os sinais de quem "eles" queriam que ficasse nos 2 primeiros lugares foram dados desde o começo do campeonato assim como de quem eles queriam que ficasse de fora desses lugares. É preciso um desenho?

A forma como os dragartos ganharam pontos nos primeiros jogos oferecidos pela arbitragem foi um sinal claro para árbitros e media, que estão todos nas suas mãos, os quais começaram uma campanha nojenta de desinformação contra o treinador, contra as contrações (muito caras) contra o Scouting (Incompetente), a direcção, um chorrilho de mentiras e de propaganda que se repete ano após ano, tentando dividir os adeptos do Benfica que são facilmente enganados devido ao défice de discernimento e à campanha de manipulação dos media que os influencia mentalmente. Isto ocorre há dezenas de anos.
Tenho a sensação de que o próprio benfiquista Ruben apercebeu-se da campanha.

A mensagem era clara: "ESTES são os DOIS CANDIDATOS!" Toda a gente que viu os jogos com olhos de ver, percebeu. Nada tem a ver com táticas, jogadores ou treinadores. Ocorre há 40 anos!

O Benfica perdeu logo o primeiro jogo e toda a gente viu a forma como isso aconteceu. Era importante começar cedo a puxar o Benfica para baixo. Chama-se a isso, "marcar posição!"
Repararam que os dois UNICOS jogos que perdemos foram com equipas do Porto? NÃO HÀ COINCIDÊNCIAS!
O jogo que perdemos por 5-0 foi com uma equipa DOPADA! Não deixou dúvidas a ninguém que viu o jogo! Foi evidente!

O jogo que perdemos com o Boavista logo na 1ª jornada havia lá um tipos que corriam como danados mas deixaram de correr da mesma forma nos jogos seguintes. Onde está o Boavista agora? Despacharam logo o treinador! NÂO HÁ COINCIDÊNCIAS!
Vejam é se abrem os olhos que os meus já estão abertos há muitos anos.

O "SISTEMA" É A CORRUPÇÂO ou A CORRUPÇÂO É O "SISTEMA". O qual toma muitas formas.

Anónimo disse...

Corroborando o que eu escrevi acima, o cinismo e a hipocrisia destes líderes corruptos e nefastos, no dia seguinte ao Benfica ter sido expoliado da final da Taça por 2 arbitragens corruptas, dando força interior ao adversário que iria ter um jogo em casa a seguir para a Liga, consumando a agenda previamente estabelecida, no dia seguinte, o Fernando das deusas veio anunciar que um dos jogos das meias finais do Europeu seria no Estádio da Luz, pensando que com isso os benfiquistas lambiam os beiços de satisfação e esqueciam os crimes acabados de sofrer, parecendo desculpar-se dos crimes que a instituição há anos comete, desde sorteios falsificados a resultados combinados de antemão mas que, afinal, não passou de uma implicita confissão. Quem não os conheça que os compre.

joão carlos disse...

@anonimo
no primeiro o aursnes não é culpado de nada.
ele esta sozinho com dois jogadores para marcar decidiu ir marcar aquele que lhe compete marcar o extremo direito, podemos dizer que decidiu mal mas não era ele que tinha de marcar o defesa direito do adversário era o neres que esse não marcou ninguém.

Anónimo disse...

"O Benfica gastou quase 150 milhões e ficou com um plantel mais fraco e mais desequilibrado do que aquele que tinha".

Se calhar a preocupacao nso negocios nao foi tornar o clube, mas o bolso de alguns mais forte!!!!

Anónimo disse...

O Benfica não venceu apenas a Liga Portuguesa em 2022/23. Foi coroado também rei das comissões. Trata-se do período que albergou o mercado de verão e de inverno de 2022/23.

A SAD liderada por Rui Costa gastou 33.322.226,85 € (trinta e três milhões, trezentos e vinte e dois mil, duzentos e vinte e seis euros e oitenta e cinco cêntimos).

Convém escrever por extenso para que não haja dúvidas sobre a descrição da cifra e para que se perceba a envergadura do custo e gasto notável (pela negativa) para somente duas janelas de transferências. Como exemplo meramente comparativo para este mesmo período de tempo, a Sporting SAD teve uma despesa de 18.697.805,46 € (dezoito milhões, seiscentos e noventa e sete mil, oitocentos e cinco euros e quarenta e seis cêntimos) e a FC Porto SAD assumiu um custo de 17.428.241,27 € (dezassete milhões, quatrocentos e vinte e oito mil, duzentos e quarenta e um euros e vinte e sete cêntimos).

Contas feitas, Sporting e FC Porto juntos gastaram apenas mais 2.804.819,88 € que a Benfica SAD. Não se consegue fugir à evidência de que parece fazer todo o sentido para Rui Costa continuar aquele que foi o legado mercantil de Vieira. Ou seja, pagando principescamente a alguns agentes de futebol e respetivas empresas (em 17 operações da Gestifute, 10 são com o SLB) e fazendo com que estes se mantenham motivados a continuar a trabalhar em seu prol.

A façanha repetiu a época 2021/22 cuja abertura ficou marcada pela detenção de Luís Filipe Vieira. O Benfica conseguiu gastar nesta também mais do que os seus rivais ainda que em menor escala: 19.632.009,00 € por comparação a 14.511.091,50 € do FC Porto e 5.205.378,40 € do Sporting.

Talvez o modus operandi de Rui Costa se justifique por ter sido aquela a sua única escola de formação em gestão e administração que teve desde a época 2008/09. Não é de criticar. É a vida.

Ainda que não se possa ter memória curta para o facto de Vieira ter que ser sempre responsabilizado por ter depositado a função de diretor desportivo de uma verdadeira multinacional num Rui Costa altamente impreparado e que acabara de fechar o seu ciclo futebolístico. Numa estrutura profissional que se preze aos dias de hoje com uma liderança obrigatoriamente servidora, não há nome ou figura que valha, que deva prevalecer ou relevar por mais que seja forte a nível público ou querida pelo passado agregado ao clube. Por mais que a paixão e irracionalidade estejam sempre presentes e ditem (mais do que deviam) determinadas decisões, o setor desportivo profissional exige hoje, necessária e minimamente, formação adequada, experiência relevante e dedicação. E acima de tudo, ao contrário do que muitos possam pensar ou ou sequer considerar, sensibilidade. É este o ingrediente essencial que permitirá alcançar a tão almejada antecipação transversal a todos os níveis. Quer perante os seus concorrentes, quer em termos de posicionamento e estratégia global do próprio mercado onde se encontra inserida (receitas, patrocinadores, parceiros, Liga e Federação, entre outros). Há que atuar com delicadeza em determinados dossiers. Como, por exemplo, atualizar planos de carreiras e respetivas políticas de remunerações dos seus trabalhadores in house.

Como se sentirão estes a olhar para gastos operacionais como o fornecimento e serviços externos (despesas externas à organização) a disparar nos relatórios de contas da SAD benfiquista de ano para ano quando a sua base salarial se encontra estagnada a par do seu futuro em termos de progressão na carreira? Mais de 50% destes trabalhadores devem situar-se num escalão remuneratório entre salário mínimo nacional e 1000 € e uma parca percentagem deles acima deste valor mensal até aos 2000 € líquidos.

Isto para nem falar do ridículo que é um administrador executivo da SAD que desempenha ao mesmo tempo o cargo de diretor no Clube não poder ser remunerado. Espero que tais administradores integrem agregado familiar onde são os seus cônjuges a meter o pão e leite na mesa em casa, tal é o pro bono praticado.