QUEM TROUXE JURASEK E ARTHUR?

Percebo que a SAD não possa comunicar a questão nestes termos, até para proteger os profissionais (que não têm culpa nenhuma). Mas há formas de fazer saber, através da comunicação social, quem na verdade achou que Jurasek valia 15M e podia substituir Grimaldo, e quem achou que Arthur Cabral valia 20+5M e podia substituir Gonçalo Ramos. Era importante saber se esses nomes foram impostos a Schmidt ou foram escolhas directas dele. E isso faz toda a diferença na avaliação pública do técnico encarnado.
Schmidt tem problemas de leitura de jogo, de teimosia, etc. Mas o maior problema do Benfica é um plantel que não tem um lateral-esquerdo nem um ponta-de-lança (além da lesão de Bah, para o qual também não tem um substituto). E gastou 35M para os ter.
Há opções que correm bem, e outras que correm mal. Jurasek e Arhur Cabral não entram nesse lote. De Arthur Cabral, logo que o vi pela primeira vez, disse a quem estava comigo o mesmo que dissera um dia de Dyego Souza: "não vai marcar um golo no Benfica!". Em termos de campeonato, estamos em Dezembro, e ainda não me enganei. Quanto a Jurasek, acho que a análise foi unânime, pois toda a gente percebeu de imediato tratar-se de um claro erro de casting. 
Em qualquer dos casos estamos perante segundas, terceiras ou quartas escolhas (falharam, pelo menos, Kerkez, Gimenez e Beltrán). Não se percebe é o montante investido. Nem como o Sporting traz um Gyokeres praticamente pelo mesmo valor que o avançado brasileiro contratado à Fiorentina - onde aliás era suplente.
Já tinham chegado Schjelderup e Tengstedt por valores exorbitantes a meio da época passada. E agora fala-se de mais dois extremos argentinos imberbes, frágeis, inúteis e caros (um deles até com fama de mau profissional) - tudo aquilo de que o Benfica não necessita.
Porque não apostar no mercado nacional, muito mais seguro? Porque insistir sempre no mesmo perfil de jogador (criativo mas frágil, impreparado e tacticamente inútil) e não suprir as reais lacunas do plantel?
Confesso que gostava mesmo de saber quem é o responsável por estas escolhas. Só assim se saberá se, em rigor, Roger Schmidt é culpado ou vítima. Haja coragem para o assumir. Toda a gente erra, mas quem tem coragem não se esconde atrás dos erros.
Já agora, recordo o plantel que sugeri em Agosto, muito mais barato, e certamente mais equilibrado, com laterais pelo menos razoáveis, e o grosso do investimento concentrado num ponta-de-lança a sério - absolutamente determinante numa liga como a portuguesa (como se está a ver, e como sempre se viu):
Quatro meses depois, direi que até Di Maria era dispensável. Tiago Gouveia corre mais e ganha (muito) menos.

9 comentários:

Paulo disse...

Bom dia...mt pertinente e atual este post. Atendendo às questoes da formulação do plantel estao presentes a maioria das dúvidas que tb tenho para mim. Sinceramente, acredito que Juracek e Kokcu foram escolha do treinador e Cabral da dita estrutura.
Quanto a Kokcu parece me que é grande jogador mas nunca um dito 8.
Mais um medio centro num meio campo a 3.
Juracek é apenas inacreditável e vergonhoso pensar em gastar 15 milhões. Nem tem perfil de grimaldo. Francisco Moura do Famalicão é mt superior.
Cabral neste estilo de jogo tb nal acredito que renda e vem com um passado recente e mero suplente.
Pensar em Prestiani e outros que tais será , a meu ver , e espero estar enganado, Brincas na areia, sem fisico, sem estrutura mental e profissionalismo necessarios num rquipa de alta competição e que supostamente quer andar na liga campeões . Decisões mt duvidosas realmente.
Quanto ao treinador, põe a jeito. Decisoes inacreditáveis e a somar a tudo a campanha vergonhosa da comunicação social contra este e a estrutura nem da a cara. Lamentável tudo isto

Paulo disse...

O treinador que supostamente tem estilo germânico com j de blm e de menos bom que isso traz, parece achar que Di Maria está a fazer um favor ao Benfica e temos que aproveitar tê lo cá, ver este, Joao Mario e Rafa a passear em campo algumas vezes e nada lhes acontece , não saem, parecem ter lugar cativo. É incompreensível a meu ver. Substituicoes aos 90 e tal. Joao Vitor esta semana e tantas mais... parecem todos andar perdidos, treinador, jogadores e estrutura

Redbuster disse...

Post com boa análise da realidade. Ouvi algures, e partilho da mesma opinião. O problema, a meu ver, além das contratações falhadas é a insistência no mesmo modelo táctico do ano passado com jogadores diferentes. O ano passado tínhamos pressão alta, este ano não temos jogadores a fazer isso. E creio que é por aí que tudo começa a desmoronar, mais as alas. Esta insistência na mesma tática com outros protagonistas já vimos que não dá. Só RS é que não. E parece que não tem tática alternativa. O que é confrangedor.

Anónimo disse...

Primeiro culpado: Rui Costa...é um lirico que como jogador perfumou muitos campos e nunca entendeu que actualmente o futebol já não se compadece com toquezinhos, rodopios e afins. Porque continua convicto das suas fantasias, continua num processo de compra de anõezinhos com jeitinho!

francisco disse...

Também gostava de saber quem é o cepo responsável pelas contratações, uma coisa é certa o dr Rui Gomes da Silva não acertou nas suas profecias ao fim dum ano estaremos cá todos outra vez para eleger novo presidente não acertou porque o Benfica foi campeão mas pelo que vamos vendo não deve tardar porque o Benfica parece uma nau a deriva, e os sócios estão a ficar cheios com tantas asneiras sem fim à vista.
Roger Schmidt também é culpado em muitas coisas é teimoso como um burro e persiste sempre nos mesmos erros em contratações vocês já aí falaram mas vem mais um minorca a caminho, quando vejo jogadores espalhados pelas equipas ditas pequenas matulões e nada toscos como esse Artur.
Eu avisei quando o sporting andava com o olho em cima do Gyokeres a coisa estava um pouco emperrada eu escrevi que o Benfica devia entrar na corrida e disputar a sua contratação porque se o sporting insistia e insistia nele é porque era bom, Tanto Gyokeres como Artur eram desconhecidos para a maioria dos benfiquistas mas o sporting acertou e nós falhamos.
Pessoalmente vejo no mercado nacional jogadores muito superiores em qualidade daqueles que temos contratado lá fora mas o Rui e o Schmidt não estão para aí virado.

joão carlos disse...

só que essas fugas de informação desde quando é que são fidedignas muitas vezes são lançadas não sendo verdade sabendo que depois um treinador nunca as ira desmentir, se não forem verdade, ou então são lançadas para o treinador se ver forçado a desmentir e arranjar conflito e motivos para o mandar embora.

mas vamos supor que esses dois jogadores, ou outros quaisquer foram pedidos do treinador mas quer dizer ninguém na estrutura sabe avaliar a qualidade dos pedidos do treinador permitem contratações que sabem ser ruinosas que no aspeto desportivo que no financeiro.
a direção é a responsável máxima pelo desempenho do treinador e das contratações porque em ultima analise é ela que as sanciona permite.

o problema não esta nos mercados que se contrata, exemplo enzo, aursnes mas na qualidade e no perfil do jogador.
de nada vale contratar no mercado nacional se formos contratar o mesmo perfil de jogadores que no exterior.
o mercado nacional é ainda mais inflacionado que os outros a maioria dos jogadores tem falta gritante de qualidade porque a maioria só sabe jogar no contra ataque e no erro dos outros.

isso do tiago gouveia versus di maria era giro se fosse atletismo só que não é, bom mesmo pelos vistos é o rafa.

o que alguns deveriam de perguntar é porque é que à mais de quinze anos se contratam extremos atrás de extremos ás carradas, a maioria sem nenhuma qualidade, tipo quem joga na raspadinha à espera que um dê prémio.
e depois noutras posições apenas se tenha um jogador como defesa direito e trinco.

Anónimo disse...

Terão sido os mesmos que escolheram Trubin, Aursnes, Bah e Neres… Não?

E que escolheram, da análise nos escalões de formação, António Silva e Neves… não?

E decidiram recuperar Florentino, Tomás Araújo e Tiago Gouveia. Até mesmo Guedes.

Kokcu é indiscutivelmente bom. Um jogador diferenciado, que volta agora de lesão.
Jurasek é erro de casting. E um erro caro. Sem duvida. Como já escreveram, Moura era bem melhor. A opção do caro LF, Bruno do Boavista, acrescente-se, tem feito exibições paupérrimas.
Infelizmente, Bernat não veio em condições (e se também se duvida da qualidade de Bernat…). O PSG parece ter encontrado o hospital da Luz.

Colocar em causa a qualidade de Di Maria… enfim, nem o LF o fez. Faz agora, de forma injusta.

Finalmente, Cabral. Um erro, também caro, aparentemente. Embora quem o seguia e saiba de bola tenha aplaudido a contratação, conhecendo o trabalho do brasileiro há vários anos. Não obstante, não parece adequar-se ao que precisamos.

Quanto a Scheldrup, é extremamente jovem. E tem cachet indiscutível. Mesmo que não regresse, recuperaremos todo ou quase todo o investimento.

Tengsted, que era até o caso que mais questionava, tem mostrado agora qualidades que eu desconhecia. E, para ponta de lança, refira-se, não foi caro.


Há erros nas escolhas. Se juntarmos a Jurasek e Cabral o Ristic, há 3 aquisições, até ver, más.

Mas eu conto 7 boas (Trubin, Kokcu, Di Maria, Bah, Aursnes, Neres, Guedes). E 2 promoções à equipa A fenomenais (Silva e Neves). E 3 recuperações de emprestados que aplaudo (Florentino, Tomás, Tiago).

Se a bitola é não falhar um único… falharemos sempre.


Notar que o Sporting, usado como exemplo, acertou, no mesmo espaço de tempo, em cheio em Gyokeres, também foi buscar Hjulmand, Morita e Diomande, boas escolhas. Mas falhou em Trincão, em Vinagre, em gregos e argentinos que já nem lembro o nome, em St Juste (de cristal). Promoções à equipa A, só Catano…

Enfim, todos falham. Até Klopp e Guardiola falham.
Mas o nosso rácio nem parece nada mau. Andamos é a querer diabolizar tudo.

Fernando Lopes disse...

Assino por baixo:
"Primeiro culpado: Rui Costa...é um lirico que como jogador perfumou muitos campos e nunca entendeu que actualmente o futebol já não se compadece com toquezinhos, rodopios e afins. Porque continua convicto das suas fantasias, continua num processo de compra de anõezinhos com jeitinho!"

Rui Costa e que o acompanha? nao parecem ter consciencia das necessidades do futebol actual e continuam a trazer jogadores completamente inadequados.
Mais anoes? Mais brincas na areia? Mais gente sem mentalidade competitiva a serio?
Do que precisamos como de pao para a boca e de mais gente como Joao Neves e Aursnes.
Enfim, continuamos muito mal entregues a estes dirigentes que queimam o dinheiro das vendas dos nossos melhores jogadores duma forma verdadeiramente pornografica.

Mark Trencher disse...

Já jogamos sem laterais, por isso temos que ir buscar os "anões" para completar o plantel de matraquilhos.