LIMPAR A FACE

Ok. Talvez tenha sido demasiado duro no post anterior. Escrevi a quente, e ter um blogue também serve para aliviar a frustração dos maus resultados. Para descarregar a bílis, quando é preciso. 
E o jogo de Guimarães era mesmo para ganhar. Havia perigo e muitos avisos. Fiquei com a sensação de que os jogadores (a maioria deles depois de umas belas férias) entraram em campo já a pensar no PSG - não porventura em ganhar ao PSG, mas em brilhar individualmente com o PSG. Isso custa-me a aceitar. Como custa verificar que Roger Schmidt (como outros treinadores estrangeiros de que me lembro, Koeman, Quique, etc) ainda não percebeu que o Benfica, no campeonato português, tem de ganhar sempre, em casa e fora, e que qualquer outra coisa é um fracasso. 
Porém, devo dizer também que um empate em Guimarães, ao fim de 13 vitórias consecutivas, pode e deve ser perdoado. Perdoada também foi a derrota de há um ano em casa frente ao Portimonense (com palmas e tudo, lembram-se?), e talvez por isso qualquer gato escaldado fique agora a tremer com este balde de água fria, exactamente na mesma oitava jornada. 
Não faltam ocasiões para os jogadores se redimirem. Não necessariamente com o PSG, mas este mês ainda haverá Porto e Juventus, por exemplo. E Rio Ave já no fim-de-semana.
Com o PSG, tudo o que vier à rede é peixe. Quaisquer que sejam os outros resultados, um empate na Luz com a Vecchia Signora, e uma vitória em Israel, selam o apuramento matemático para os Oitavos. A meu ver, é por aí que passa o caminho do Benfica nesta Champions. O jogo desta quarta-feira é sobretudo para o espectáculo.
Importa ainda assim construir uma equipa que dê luta. Gonçalo Ramos está totalmente fora dela. Desde o início da temporada, sempre me pareceu o ponto mais débil deste Benfica. Na cidade-berço foi confrangedoramente débil. Não sei o que se passa com Henrique Araújo (neste jogo, sabe-se, estava castigado, mas nos anteriores nem saiu do banco, ou por vezes da bancada, coisa que me intriga). Não desgosto de Rodrigo Pinho (pelo menos na comparação com Musa). Roger Schmidt tem crédito, mas não está (ninguém está) imune à crítica. E o grupo de fãs do jovem algarvio é numeroso. Para mim, Gonçalo é ainda apenas uma promessa, e ser titular absoluto pode até queimá-lo para o futuro.
Assim, deixo aqui o onze que eu escolheria para enfrentar o touro. Com reforço do meio-campo, e sem ponta-de-lança (para quê, se o Benfica irá, quando muito, contra-atacar?).

13 comentários:

Tsubasa Ozora disse...

Eu colocaria o Draxler em vez do Neres.

Mark Trencher disse...

Bom post, claramente mais a frio e menos emocional. Pese embora os meus pequenos reparos ao post anterior também percebi a ideia, que até foi bem explicada neste post, alguém dentro do Benfica tem que explicar aos treinadores estrangeiros que por menos que valorizem as provas nacionais (não estou a ser literal, obviamente), o Benfica e consequentemente os seus treinadores têm que jogar sempre para ganhar e só admitir esse resultado (uma vez mais não estou a ser literal).

Relativamente à questão do Ramos, do Ramos, penso que é mau aproveitamento ele ser o nosso único homem na frente, pode até ser o último homem (o mais correcto para mim será ser o penúltimo), mas nunca o único.

Quanto aos outros avançados, sim o Araújo talvez justifique mais alguns minutos, e se o Pinho estiver fisicamente bem, deve ser opção. Nada contra o Musa, mas já leva alguns bons minutos e golos nem vê-los.

Na minha opinião falta-nos (pelo menos) um tanque (que seja avançado e não central) lá para a frente, mas "quem não tem cão caça como gato", ou seja, haverá formas de suprir essa carência, é precisa é (mais) alguma sagacidade.

Islander disse...

Uma coisa é no fim de um jogo que correu mal admitir a realidade: que jogamos pouco e o empate foi até bom, outra completamente diferente é achar que não se deve ganhar os jogos todos.
Infelizmente parece que não é normal haver a capacidade de distinguir as 2 coisas para muita gente....

Anónimo disse...

Eis o meu 11 para amanhã:
Ody
Gilberto, António silva, otamendi, ristic
Aursness, tino, enzo
Rafa, Araújo, ramos

Anónimo disse...

Eu colocaria outro árbitro......este espanholito é da casta do ASD e afins!!

Anónimo disse...

O Rodrigo Pinho é melhor que o Musa 100 vezes. Uma decepção este ex-boavista!! Ainda não mostrou nada.

Anónimo disse...

Logo à noite a "imprensa" vai começar com os títulos de "Crise". E não temos paragem de seleção para acalmar as hostes e são vários jogos difíceis
. Vem aí um período muito complicado. Temos que estar "Unum".

an0n disse...


a blogosfera benfiquista é um passatempo maravilhoso rsrsrs

com amigos destes não há necessidade de haver inimigos rsrsrs

an0n disse...


https://pt.uefa.com/uefayouthleague/match/2035832--benfica-vs-paris/

an0n disse...


... entraram em campo já a pensar no PSG - não porventura em ganhar ao PSG, mas em brilhar individualmente com o PSG ...

o negócio do football mercenário ... o football association acabou, de vez, quando se instituiu as sociedades anónimas desportivas, vulgo sad's, de kapital_financeiro_acionista e o zé pagode (que se fode) nem se apercebeu ... rsrsrs

Da Fonseca disse...

Parabéns pelo empate lampiões...

joão carlos disse...

mas agora é que descobriram que o gonçalo ramos é uma promessa mas depois andam a pedir o araujo que é também ele uma promessa, e no caso mais atrás no desenvolvimento que o gonçalo.
o problema do gonçalo é que ele não é ponta de lança, talvez o seja um dia, é um segundo avançado e se contra equipa que jogam o jogo pelo jogo disfarça contra equipas fechadas fica evidente que não é um ponta de lança.
depois temos o musa que é um ponta de lança mas não sabe finalizar e nunca teve características de finalizador.

mas não andaram a dizer que tínhamos de mandar o único ponta de lança experiente e com capacidade de finalização que tínhamos porque ganhava muito estavam à espera do que que fossem jogadores já na casa dos trinta que tiveram uma época boa que fossem a solução.
parece que nunca ouviram a expressão que o barato por vezes sai caro.

Anónimo disse...

hoje sim, fomos BENFICA.
em guimaraes fomos BENFICA DE CASTELO BRANCO.

AQUI FICA O MEU 11 PARA O RIO AVE:

ODY,
GILBERTO, SILVA, OTAMENDI, GRIMALDO
TINO, AURSNESS
NERES, PINHO/ARAUJO, RAMOS, RAFA

BENFIQUISTA A SERIO