QUE DEUS QUEIRA

Em futebol, há milagres.
Já vi muitos, e ainda esta noite o Chelsea mostrou em Madrid como se vira uma derrota caseira de 1-3 (acabou eliminado, mas chegou a estar à frente da eliminatória), e o Villarreal mostrou em Munique como se ultrapassa um tubarão na sua própria casa.
É verdade que o Benfica não é o Chelsea, e que o Villarreal vinha de Espanha em vantagem. Mas o futebol é um jogo, são onze contra onze, a bola é redonda, e tudo pode sempre acontecer. É esse, de resto, o seu encanto. 
Neste caso, será preciso ocorrer muita coisa em simultâneo para o Benfica poder sonhar com as Meias-Finais. Primeiro que tudo, há que fazer o melhor jogo da época, e acompanhá-lo de total eficácia diante da baliza. Depois, é preciso que o Liverpool esteja particularmente desinspirado e ineficaz. Finalmente, há que contar com a sorte. E se formos crentes, com a vontade de Deus. Mesmo não tendo Fernando Santos no banco, nada disto é totalmente impossível.
Se, como infelizmente é mais provável, a equipa de Nélson Veríssimo não conseguir ultrapassar esta montanha, espero, ao menos, uma grande exibição, um resultado nivelado (se possível evitando a derrota), e uma saída digna de uma prova que, nesta temporada, aconteça o que acontecer, já me proporcionou grandes alegrias (Eindhoven, Barcelona na Luz, Amesterdão...), e já devolveu o Benfica ao lugar de destaque europeu onde sempre deveria estar.
A ausência de Rafa é preocupante. Para além de Darwin, é o jogador mais determinante da equipa, e num jogo de contra-ataque (como se deseja em Anfield) estaria na sua praia. Porém, para que as coisas corram bem, o Benfica deverá privilegiar o rigor defensivo. Só defendendo muito bem os encarnados poderão esperar pacientemente a oportunidade para ferir o Liverpool. A receita, no fundo, é a mesma de Amesterdão, ainda que com uma dose suplementar de felicidade lá na frente.
Neste momento só há seis equipas em prova: Real, Villarreal, Atlético, City, Liverpool e ... Benfica. Um destes vai ser campeão europeu. Se o milagre de Anfield acontecesse, teríamos um Benfica-Villarreal na Meia-Final, e...,bem, já estou a divagar.
Fica o onze para Anfield, e, se me permitem: sonhar é grátis.


1 comentário:

Anónimo disse...

Nem um milagre nos safa... são precisos 3!!