ORGULHO

Sejamos sérios: o Benfica tinha ínfimas possibilidades de ultrapassar o Liverpool, e por mais que puxássemos lustro à confiança, era difícil encontrar argumentos que fossem além da fé, ou, melhor dizendo, da fezada. 
Assim sendo, era também difícil esperar mais do que aquilo que os encarnados fizeram na eliminatória, ou seja, discutir os dois jogos, manter as expectativas até ao fim, realizar duas excelentes exibições, entusiasmar os adeptos, conseguir um ponto no ranking e no cofre, reforçar o prestígio do clube e valorizar os seus jogadores. 
Tudo isso aconteceu, e só pode merecer uma palavra: orgulho!
Podemos agora lamentar os erros defensivos (três golos de bola parada em seis sofridos nos dois jogos, e um momento de Odysseas e Vertonghen para os desenhos animados). Ou aquele fantástico remate de Darwin não ter entrado logo após o golo do empate. Ou o uruguaio não estar uns centímetros atrás nas duas excelentes finalizações anuladas pelo VAR. Ou muitas outras situações, na primeira como na segunda mão.
A verdade é que todos os jogos são compostos de episódios mais ou menos como esses. O Liverpool também cometeu erros. E se, por milagre (isto é, todas essas situações nos terem sido favoráveis) o Benfica chegasse a colocar-se em vantagem, também daí em diante a partida seria diferente, os ingleses iriam reagir em força, e, creio, acabariam por passar a eliminatória na mesma, porque são melhores, muito melhores.
Fica pois uma extraordinária campanha europeia do Benfica, cujos jogadores levaram aos limites o seu potencial. Algo que, infelizmente, não se verificou nas provas domésticas, por motivos que mais tarde, a frio, terão de ser analisados.
Não poderei finalizar sem destacar um nome: Darwin Nuñez, jogador extraordinário, que neste século XXI benfiquista só encontrará paralelo em Jonas. Foi ele que empurrou a equipa, muitas vezes sozinho, Europa fora, para uma campanha com momentos memoráveis. A má notícia é que este foi, seguramente, o seu último jogo internacional pelo Benfica.

4 comentários:

moreira disse...

.........quem serve o Glorioso como Darwin o faz, merece ser feliz..............obrigado Darwin serás sempre um dos nossos..............

Anónimo disse...

E, cá dentro, mais um Hugo Miguel/Veríssimo no apito...é à descarada!! Assim também eu era campeão, ia à final da Taça, ficava em segundo lugar e ganhava a Taça da Liga. Viva o Proença, o Fontelas, o Gomes e a direção do SLB a dormir na parada!!

O Pai Natal Da Finlândia disse...

2021/22 - O CAMPEONATO DO “COVID”... E DO “PATSY”
Liverpool. “God was not on our side”. Detalhes.
Youth League. Não precisámos de Deus.

O futebol em particular é dominado por um gangsterismo cobarde, praticado por sindicatos criminosos com múltiplas facetas e sub-culturas. Uma “racket” à dimensão do país.

A guerra furtiva contra o SLB, sócios e estruturas, leva dezenas de anos. Jogos difíceis na Champions e Liga, massacram com a contratação de novo treinador. “Notícias” que surgem quando o SLB se ergue mais ameaçador.

“Há muito a fazer com a destabilização (alheia)”, o esporádico visconde vinhateiro.
A “corrupção da destabilização”. Dois dedos bastam para detectar a chico espertice própria das máfias.

“Se não está no jornal não é verdade”! E vive-versa.
Artifícios extra desportivos para obtenção de vantagens extra desportivas, retirados de um longo menu, com muitas nódoas de azeite e vinagre.
A rede criminosa grita slogans racistas - “mouros!” - para obter coesão rácica. Não muito diferente do “Goyim” (gado) dos falsos judeus.

É uma criminalidade despida, à vista de todos, uma “impunidade legalizada” só possível num país de ratos e baratas... Todos culpados por associação.
Um sindicato transgenerational que substitui factos por falsas crenças e ilusões. Mestres na manipulação do pensamento e da crença, espalham-na por todos os níveis da sociedade... Alavancagem máxima. O crime compensa.

Final do Hoquei. No norte. “Wherelse”?
1º golo. Erro técnico. Não há VAR no hóquei. Perceberam?
Sempre para o mesmo lado. FCP 5 faltas (hóquei em patins), SLB 17 faltas (hóquei no gelo). Perceberam?
“Corrupção organizada”!!

Agentes da corrupção, de um fascismo furtivo, com aliados, testas de ferro e bodes expiatórios (“Patsies”).
Depois dos árbitros, encontraram o “Patsy” ideal. O VAR!!

Têm de ser denunciados, neutralizados e trazidos à justiça. A verdade pode ser surripiada, mas não pode ser suprimida... para sempre.
“You Can Run But You Can´t Hide”.

Um Juiz Conselheiro do Supremo TJ, ex-Director da PJ e “notável” ex-alto dirigente do SCP, virou porta voz do seu clube:
O “futebol está transformado num antro de tráfico de influências, corrupção, que nem sempre ganha o melhor”.

Ah, sim?! Andou embarcado nos últimos 40 anos?
Desvia as atenções? Mas só dos distraídos.
O perdão de incontáveis milhões de dívidas e juros são devido a quê?
Aos lindos olhos azuis das adeptas do seu clube?
Já ouviu falar em concorrência desleal? Não será devido ao mesmo tráfico de influências e corrupção de que se queixa?
Então o que tem andado a fazer?

Sistema. SCP é quem melhor aproveita as migalhas que caem da lauta mesa. Não é do seu tempo o Projecto Roquette?
O campeonato de 2020/21 foi assim há tanto tempo? Acompanha o actual?
O prato do dia da hipocrisia.

FCP. Venda urgente do Dias. Acertar é cada vez mais fácil. Coincidências.
Novo empréstimo de 40 Milhões para cobrir a tesouraria. Com mais 70M em Junho.
A roda dos ratos. Um rato a correr, sem conseguir parar e sem fôlego, dentro da roda. Coincidências.

Nos 40 anos de guerra furtiva contra o SLB, houve uma gigantesca transferência de riqueza dos pequenos clubes (e do “Maior”) para a “criminalidade organizada”, que lhes permitiu melhorar as estatísticas desportivas (complexo engulhado) e manter a cabeça fora de água.
Mas sempre a amassar lastro nas pernas: -250M e -350M de resultados acumulados. Num país de água límpida já teriam afogado.

Os pequenos sofrem num silêncio referencial, assustados! Chantageados, alimentam-se de migalhas enquanto se distraem com as tretas da regionalização e as pseudo guerras étnico/rácicas norte-sul.

Entretanto, o magistério das “deusas” fez contas. Contrariado, puxa pelo SLB na Europa. O país precisa de pontos, resignam-se. Quando só dois ... na Champions... ausentes... dois anos seguidos ... fundem-se as luzes do túnel! Alleluia!

Os ratos já abandonam o barco. Depois de comerem a carne, de barriga cheia, de deixarem o país moralmente de rastos, deixam os restos.
Os ossos.
Aos nossos.

joão carlos disse...

não foram excelentes exibições, apenas boas e dignas, porque os erros defensivos foram muitos, alguns que eles nem aproveitaram, alguns completamente evitáveis e anedóticos.

a campanha europeia foi muito interessante, sobretudo para a realidade de hoje, e para os desequilíbrios do plantel mas o que temos de tentar perceber é porque é que nesta competição existiram jogos como os dois na holanda e o jogo em barcelona, de muito sacrifício e entrega, mas que depois em nenhum jogo das competições interna nunca vimos nada que se lhe parecesse.
e não tem nada a ver com jogar bem ou mal tem a ver com entrega.