OS NÚMEROS DE UMA FARSA

"Terminado que está o Campeonato Nacional de Futebol, a desilusão reina entre os benfiquistas. O principal objectivo da época não foi atingido. O título voltou a fugir-nos, depois de se insinuar, durante semanas, no nosso horizonte.
Perante a decepcionante realidade, diferentes tipos de reacção se observam. Uns choram as lágrimas da sua genuína amargura. Outros procuram exorcizar frustrações, disparando culpas para cima de quase toda a gente. É a natureza humana que, particularmente no mundo da bola, onde todas as emoções são levadas ao extremo, se manifesta nas suas melhores, e piores, facetas. Cabe agora aos cronistas dissecar os motivos que levaram a este desfecho. Houve erros próprios, que não podemos iludir, e que deveremos saber corrigir dentro da nossa casa, com serenidade, e sem pressões nem dramatismos exagerados. Mas há uma verdade que nenhum observador isento poderá agora vir negar, e nenhum benfiquista poderá esquecer: este Campeonato foi, em larguíssima medida, manipulado pelas arbitragens, que nos momentos decisivos nos puxaram pelos pés, levando outros ao colo.
É assim há mais de vinte anos. Já estamos de certo modo habituados. Tão habituados que até achamos normal, e exigimos aos nossos profissionais que se sobreponham a esse obstáculo - como se ele não existisse, como se ele não fosse suficientemente opaco para os impedir de chegar mais longe, e de nos oferecer mais alegrias. O futebol é sempre analisado em cima dos resultados. Quem ganha, leva tudo. Para quem perde, fica apenas a desilusão, e por vezes a revolta. O FC Porto foi campeão, e é isso que vai constar dos arquivos da história. Poucos se irão lembrar das portas e travessas por onde este título passou. Ninguém irá reconhecer mérito aos perdedores, mesmo sendo eles, neste caso, apenas vítimas de uma perseguição ignóbil e desenfreada.
Resta-nos a memória. E para isso deixo aqui um número: 24. Vinte e quatro penáltis por marcar a favor do Benfica. Em 24 ocasiões, os árbitros não viram, ou não quiseram ver, infracções dentro da área dos nossos adversários. É demais, para uma só época, para tão só trinta jornadas. Deixo aqui a referência a todos esses lances. Dariam para um filme. O filme de uma mentira. Não nos deixemos enganar por ela.
2ª J, c/Feirense: agarrão a Nolito;
4ª J, c/V.Guimarães: corte com a mão junto à linha de fundo, com o resultado a zero;
5ª J, c/Académica: corte com a mão dentro da área a remate de Bruno César;
7ª J, c/P.Ferreira: falta sobre Aimar aos 44 minutos, derrube a Matic, e corte com a mão;
10ª J, f/Sp.Braga: falta sobre Luisão na sequência de um canto;
17ª J, f/Feirense: corte com a mão, falta sobre Rodrigo, e empurrão a Javi;
19ª J, f/V.Guimarães: pontapé no pé de Rodrigo;
20ª J, f/Académica: corte com a mão de Cedric aos 7 minutos, e rasteira a Aimar aos 57 minutos; 22ª J, f/P.Ferreira: agarrão a Javi logo no início, derrube a Bruno César, e duas faltas sobre Nélson Oliveira nos minutos finais;
24ª J, f/Olhanense: empurrão a Javi, agarrão a Cardozo, e corte com a mão de Toy;
26ª J, f/Sporting: rasteira a Gaitán logo no primeiro minuto, e agarrão a Luisão ainda na primeira parte;
28ª J, f/Rio Ave: empurrões a Cardozo e Saviola, ambos nos últimos dez minutos.
São estes os lances que referi, 17 dos quais ocorridos a partir do momento em que nos viram com 5 pontos de vantagem. Não são todos claros. Alguns seriam passíveis de diferentes interpretações. Mas muitos – seguramente bem mais de metade -, constituíram erros grosseiros de quem tinha por missão fazer cumprir as regras. E, juntamente com outros lances (fora-de-jogo de Maicon, penálti de Emerson em Braga, etc) desvirtuaram o Campeonato, fabricando um campeão que não merecia sê-lo. Não adianta queixarmo-nos do treinador, das opções tácticas, ou dos falhanços deste ou daquele jogador. Muito menos dos dirigentes, e de uma ou outra contratação. Em condições normais, com verdade desportiva, teríamos sido campeões, com este treinador, com este plantel, e com esta direcção. E essa é uma verdade que jamais poderemos ignorar na hora de fazer o balanço a esta triste temporada."

LF no jornal "O Benfica" da última sexta-feira

11 comentários:

Luís disse...

Caro Luís Fialho,
eu não vivi os anos 80 do nosso Benfica e entendendo o funcionamento do Sistema de PdC acredito que este fosse menos eficaz nessa altura do que o que é hoje. Mas a verdade é que o Benfica dessa altura, mesmo contra arbitragens manhosas, ganhou mais 50% das competições internas.
5 campeonatos e 6 taças de Portugal
(para mim supertaça não é competição é troféu mas para que fique registado ganhámos 2 em 7 disputadas)

Hoje em dia os árbitros estão forçados a fazer as coisas com mais cuidado e já não podem promover os escândalos que vimos nos anos 90.

A direcção da equipa tem obrigação de incutir em todos os funcionários do clube (especialmente equipas técnicas, jogadores e equipas de comunicação) que a corrupção existe e que vamos lutar contra ela.

Dentro e fora do campo!

Não tenho qualquer dúvida que, com verdade desportiva, o futebol do Benfica seria campeão, mas eles devem lutar mesmo a contar que existe corrupção.
Foi injusto mas a vida está cheia de injustiças
Não era preciso ser-se muito melhor para conseguir ganhar o campeonato mesmo contra corrupção.

Um pouco mais de humildade e de espírito de sacrifício seriam suficientes.

É responsabilidade da direcção do nosso clube incutir essas qualidades no plantel através de um recrutamento de jogadores que se encaixem nesse perfil e da promoção do crescimento individual dos jogadores do clube.

Por outro lado, a nossa direcção tem também a obrigação de dar todas as condições aos técnicos e jogadores, isso inclui fazer tudo o que poder, dentro dos limites da lei e da moralidade, para que a equipa não seja roubada como tem sido.

Jesus tem defeitos, como todos têm.
Luisão, Maxi, Aimar, Javi, Cardozo (...) têm defeitos, como todos têm!

Luís Filipe Vieira e a sua direcção têm defeitos, mas não se vê que queiram melhor e a responsabilidade é deles!

Luís disse...

PS:
Sócio 126529

No.Worries disse...

Pois... eu já tinha dito que nunca tinha visto um campeonato tão roubado e tão falso como este, e infelizmente já vi muitas vezes o SLB a ser prejudicado...mas alguma vez uma equipa consegue ser superior a uma coisa destas?!? Que treinador conseguia que os seus jogadores jogassem e ganhassem contra 14? E repare-se que o sistema corrupto cada vez tem menos vergonha e cada vez mais é tudo à descarada. O curioso é que há uns poucos que pensam que basta mudar de direcção e/ou treinador para que isto não aconteça... haja paciência para tanta ingenuidade...

Manuel disse...

Uma farsa! O nome certo!

Luís disse...

Caro No.Worries
Então o que é suposto fazermos?
Ficar sentados e contentes porque somos os "primeiros dos honestos"?
Temos de lutar activamente contra esta pocilga!

Não é a apoiar os mesmo que permitem (Vítor Pereira) e constroem (Fernando Gomes) este nojo que vamos deixar de ter corrupção no futebol!

Sócio 126529

Anónimo disse...

LF no seu melhor a enganar os benfiquistas cegos.

ja começamos a entender de onde vem tanta cegueira junta, caso não escrevesse estas mentiras no seu blog nao teria o direito de escrever no jornal nem em ir a ebnfica tv.

cada um procura a fama como melhor lhe convem.

no seu caso é a ser MENTIROSO

Nós Sébio disse...

Não compreendo como pode aceitar que um anónimo venha ao seu blog chamá-lo, sem mais, de mentiroso.

Normalmente, os anónimos não respondem. Mas deixo-lhe o desafio de consubstanciar a sua afirmação e dizer quais dos 24 lances enumerados pelo LF não são penalty.

Anónimo disse...

nos sebio

em primeiro, o meu anonimo é to anonimo como o seu nome. nao me acredito que haja algume no mundo que se chame nos sebio,mas...

segundo, eu faço isso quando voce me enumerar os jogos em que o benfica foi beneficiado sem cegueiras pode ser?

e ja agora desses supostos 24 penaltis, a maior parte deles sao em jogos que o benfica acabou por ganahr, por isso mais uma vez reitero, é areia para os olhinhos e procura de fama do senhor lf

Nós Sébio disse...

Sr. Anónimo,

Saberá, por certo, a diferença entre um pseudónimo e o anonimato. Neste caso, a diferença é que eu assino sempre com o mesmo pseudónimo, pelo que o LF sabe quem sou e qualquer leitor me pode responder. Assinar Nós Sébio, Pedro Proença ou António Garrido é, na internet, o mesmo.

Não tenho vida nem materiais para ir ver os penalties de que o LF fala. Vou, portanto, limitar-me à minha memória.
- Jogo com o Braga: penalty sobre Luisão, penalty oferecido ao SCB por falta muitíssimo duvidosa de Emerson. Menos dois pontos.
- Jogo com a AAC: pelo menos dois penalties. Jogo empatado, menos dois pontos.
- Jogo com o SCP: penalty aos 2 minutos, mais um ainda na primeira parte. Jogo perdido, menos 3 pontos.

Só aqui, como vê, vão 7 pontos, o que bastaria para ganhar a liga. Pode dizer-me que em tal jogo o SLB foi beneficiado, mas repare que esta lista apenas refere penalties (não fala de golos offside, pace Maicon) de três jogos.

Anónimo disse...

Veja quem quiser:
http://1.bp.blogspot.com/-r4T7627nsOU/T7aErXjDEUI/AAAAAAAADJ8/KXIY96cLk1k/s1600/mr+king.jpg

A vossa vergonha n tem limites.

Anónimo disse...

Caro nos sebio,

Sei com certeza a diferença.

O que não entendo é porque só se refere a lances em que o slb foi prejudicado.

o fcp tambem o foi( jogo com a cademica em casa, jogo em olhao, apesar de ter desperdiçado um penalti), etc, portanto se calhar esses 7 pontos poderiam nao chegar para vencer o campeonato, entende o que estou a tentar dizer?

O campeonato fo mau, muitos erros, mau futebol, o melhor futebol foi vosso sem duvida, mas chegou a uma altura em que os vossos jogadores rebentaram fisicamente, devido a insistencia de Jorge Jesus em colocar sempre os mesmos para vencer a champions em vez do campeonato por exemplo.

Agora virem so com desculpas dos arbitros é que não pode ser, por exemplo, o fcp em barcelos fez o pior jogo dos ultimos anos, perdeu e foi muito prejudicado, mas, no entanto, eu pelo menos, reconheço que o fcp perdeu bem, apesar de que podia ter ganho sem os erros, pois o lance do 2º golo é precedido de fora de jogo e ficaram 2 penaltis por marcar, mas se calhar foi a melhor coisa que aconteceu essa derrota, pois assim fomos buscar lucho e janko em emprestamos quem nao queria ca estar, enquanto voces fizeram por exemplo a troca de enzo perez por djalo.

Sao apenas exemplos que nem tudo é como voces dizem e que so dizem o que vos convem, esquecem-se de olhar para dentro e ver os problemas e preocupam-se sempre em arranjar bodes expiatorios para tudo.

Cumprimentos