28/02/12

CLASSIFICAÇÃO REAL

Já escrevi tudo o que penso sobre o momento do Benfica, e sobre a forma inqualificável como entregou a excelente vantagem que tinha no campeonato. É altura de dizer também, que houve gente a ajudar a essa festa.


ACADÉMICA-BENFICA

A primeira vez que vi este árbitro actuar foi num jogo de apresentação contra o Atlético de Madrid, na primeira época de Jesus, e a forma como então prejudicou o Benfica (assinalando, entre outras coisas, um penálti inexistente a favor dos espanhóis) apresentou-o desde logo também a ele.

Depois disso, recordo um penálti completamente absurdo marcado também na Luz, contra os encarnados, em jogo com o Rio Ave da temporada passada (a uma bola que bateu na barriga de, creio, David Luiz); e já esta época, um outro penálti, este mais duvidoso, no FC Porto-V.Guimarães, em lance protagonizado por James Rodriguez.

Resulta daqui a ideia de que o problema deste árbitro tem sido o de marcar penáltis por “dá cá aquela palha”, onde existem e onde não existem. Mais ainda se estranha o que se passou em Coimbra.

Vou deixar de lado os foras-de-jogo mal tirados a Aimar, na primeira parte, e a Bruno César, nos instantes finais, em lances que poderiam causar bastante perigo. Também poderia dar de barato o corte com o braço do defesa da Académica (cujo movimento denuncia a intencionalidade), logo aos 7 minutos, após cruzamento do mesmo Bruno César. Já a estapafúrdia análise à falta clara cometida sobre Aimar, aos 57 minutos, me parece indesculpável.

Estou em crer que os árbitros são informados, ao intervalo, dos seus erros na primeira parte. Tendo já havido um lance polémico, decidido contra o Benfica, ao fazer vista grossa a um penálti evidente, apenas uma dúzia de minutos após o intervalo, Hugo Miguel deixou perceber as suas intenções. Ficou claro que, em caso de dúvida, puxaria o Benfica pelo pé. Conseguiu. Daí talvez o piscar de olho no final da partida.

Já em Guimarães tinha havido um penálti sobre Rodrigo, que na altura decidi não considerar. Desta vez, não posso deixar de atribuir os três pontos ao Benfica.

É uma pena que, na altura decisiva do campeonato, comecem a fazer-se sentir este tipo de influências. Uma coisa é o Benfica jogar mal (e já escrevi sobre isso), outra é, mesmo jogando mal, não o deixarem ganhar. Veremos o que faz Pedro Proença (o mais que provável árbitro do clássico), ele que também é especialista em deixar passar penáltis a favor do Benfica, e marcar penáltis inexistentes contra o clube de que se diz ser sócio.

Resultado Real: 0-2


SPORTING-RIO AVE

No único lance polémico que vi, João Pereira parece forçar a queda, pelo que não há motivo para grande penalidade.

Falaram-me de uma defesa do guarda-redes com as mãos fora da área, mas não pude ver as imagens. Na verdade, neste domingo, teve alguma dificuldade em ver futebol.

Resultado Real: 1-0


FC PORTO-FEIRENSE

O penálti assinalado não deixa dúvidas. Gostaria contudo de ver melhor a posição de onde parte Janko, antes de sofrer a falta. Lamentavelmente, as televisões não aprofundaram o lance. O penálti não foi convertido, mas dele resultou uma expulsão, que de certa forma condicionou o desenrolar do jogo.

Quanto ao resto, ficou-me também na retina um fora-de-jogo inacreditavelmente assinalado a um avançado Feirense, ainda na primeira parte.

Resultado Real: 2-0


CLASSIFICAÇÃO REAL

BENFICA 53

FC Porto 50

Sp.Braga ??

Sporting 42

Etiquetas:

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tenho pena que não tenhas reparado que o penalti no dragay nasce de um fora de jogo inexistente, marcado ao Feirense que dava certamente o 0-1 ao Feirense.

28.2.12  
Anonymous Anónimo said...

Benfica - há um penalti por assinalar contra a AAC, se daria golo ou não, não sei mas cá para mim um penalti convertido só dá um golo.

Sporting - o único lance digno de registo é o amarelo mal mostrado ao GR do Rio Ave, pois ele não toca a bola com a mão, mas sim com a cara, sem influência no resultado, até porque foi o Polga a marcar o livre...

Porto - penalti é clarinho, Janko parece-me partir em posição regular no lance. Nada influente no resultado.

28.2.12  
Anonymous Anónimo said...

Acho que deves ser primo do Salazar. Gandas palas

28.2.12  
Anonymous Gandhy said...

O que se passa no futebol português é demasiado nojento para continuar a acreditar. Olhando friamente para os critérios que são usados, fico com sérias dúvidas se contiua a valer a pena assitir a esta palhaçada que dizem ser uma competição. Para competir à que estar em pé de igualdade, e o que se passa não é pé de igualdade, é concorrência desleal. Este Hugo Miguel, um fil** da pu** de todo o tamanho, é nojento. Ver o penalty que assinalou no dragão a algumas semanas a favor do fcp contra o Guimarães, e não assinalar este do Aimar, sendo que cai no ridículo de marcar falta ao Aimar, é inacreditável, e está longe de ser inocente. Pensar que o Benfica em braga sofre uma penalidade por uma mão do Emerson junto ao corpo e em Coimbra não é marcado penalty no lance do Bruno César, não é igualmente inocente. O próprio fora de jogo na primeira parte ao Aimar também deixa muito a desejar, muito mesmo. E Proença para sexta é algo que me dá voltas ao estômago!

28.2.12  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Está tudo feito para os Hulkinhos serem campeões outravez.

Mas isto não invalida as modestas exibições do Benfica. Hoje percebe-se que Rodrigo não devia ter convocado para Guimareaes.

Espero que Vieira abra os olhos e veja bem os inimigos fora do clube e os infantis que estão no Benfica

29.2.12  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Está tudo feito para os Hulkinhos serem campeões outravez.

Mas isto não invalida as modestas exibições do Benfica. Hoje percebe-se que Rodrigo não devia ter convocado para Guimareaes.

Espero que Vieira abra os olhos e veja bem os inimigos fora do clube e os infantis que estão no Benfica

29.2.12  
Blogger Mandrake said...

Com o clima tão efervescente entre Benfica e Porto - com alegadas magais negras à mistura - vai haver "zona de conforto" para os adeptos do FC Porto na próxima sexta-feira?

É que ninguém fala disso e, na altura do jogo com o Sportig - na semana que antecedeu o dérbi lisboeta - não se falava noutra coisa.

Vai haver caixa/gaiola/zona de conforto... what ever? ou não?

29.2.12  

Enviar um comentário

<< Home