HA FESTA NA LUZ!



A goleada, a festa nas bancadas, o regresso de um grande Saviola, e a liderança (ainda que repartida) no Campeonato, trouxeram à memória, neste sábado, a saga de 2009-2010. Sentiu-se esse aroma no Estádio da Luz, talvez pela primeira vez desde que, numa certa tarde de Maio, dois golos de Cardozo derrotaram o Rio Ave, e levaram para a rua milhões de pessoas em todo o mundo, numa festa inolvidável.

É cedo para tirar conclusões do que poderá ser esta temporada. E é sempre inoportuno embandeirar em arco, até porque a concorrência mais directa não dá grandes sinais de cedência (o FC Porto continua em primeiro lugar, e o Sporting vem a fazer uma recuperação notável). Há que dizer também, em nome da verdade, que o Paços de Ferreira surgiu na Luz bastante enfraquecido pelas múltiplas ausências de jogadores lesionados e castigados, não sendo, de todo, a equipa que na última temporada triunfou em Alvalade e em Braga, e vendeu cara a derrota na final da Taça da Liga.

Mas se olharmos para o que esta época já nos deu, vemos um Benfica imbatível, que está na frente da Liga, que ultrapassou com distinção duas difíceis pré-eliminatórias europeias, que entrou na fase de grupos da Champions League impondo um empate ao todo poderoso Manchester United, que ganhou na Roménia, e cujo registo global só um triste empate em Barcelos impediu de se cruzar com a perfeição. Quase sem nos darmos conta, temos um Benfica à medida do fato de campeão, que há dois anos tão bem lhe assentou.

Um resultado que pareceu de encomenda (pelo menos pareceu), permitiu ao FC Porto manter, em Coimbra, ante uma equipa orientada por Pedro Emanuel, a liderança aritmética da prova, e um suplemento anímico que de andava urgentemente a necessitar. Nem outra coisa seria de esperar de uma partida onde, fosse o árbitro, fosse um defesa-central ("Real" ou nem por isso) a chegar tarde a um cruzamento, ou a colocar cirurgicamente em jogo um avançado portista, alguma coisa haveria de acontecer para o FC Porto ganhar. A estrutura é poderosa, e não brinca em serviço, sobretudo quando as circunstâncias são difíceis.

O que o Benfica mostrou (e tem mostrado) deixa, no entanto, muitas esperanças no ar. A equipa de Jesus está cada vez mais sólida, e não vai certamente perder muitos pontos. As opções são muitas, e a flexibilidade táctica parece até mais substancial do que a do ano do último título. Além de que um grande guarda-redes dá sempre algum jeito.

Fica o resultado. Foram quatro, mas poderiam ter sido oito. Cássio foi o melhor pacense, e a arbitragem complicou o que era fácil, anulando um golo limpo, perdoando um penálti sobre Aimar (com respectivo cartão vermelho), e um livre indirecto num atraso não sancionado.

8 comentários:

Anónimo disse...

Especula e suspeita sobre o que não sabe nem vê...mas com aquilo que são factos, não especula...meu rico Fabio Faria.

Já tem idade pa ter juízo e não andar a ver fantasmas, com este discurso fanático, doentio, falso, hipócrita, asqueroso e nojento, como o daquele ogre q vomita ódio na Sic Notícias!

Ainda devem estar a ressacar das HUMILHAÇÕES estrondosas da época anterior!

Cambada de ressabiados!

Jotas disse...

De facto há muito que não se via um ambiente assim.
Estranho até que após o empate no Dragão, com a liderança, que não esteja em marcha uma onda vermelha, nota-se uma certa descrença nesta equipa que acho muito injusta.

LF disse...

São efeitos dos traumas da época passada.
Mas com o tempo a coisa vai.

Anónimo disse...

Eu acho que não é só descrença. Até acho que a maioria dos benfiquistas pensa que somos os melhores dentro das 4 linhas. E somos muito melhores. Basta ver a forma como o Porto podia ter sido cilindrado pelo Zenit, ou como podia muito bem ter perdido os jogos contra o Feirense e Benfica. Se reparar-mos os únicos resultados que o Porto obteve de muito positivos foram contra Leiria, Setubal e agora Académica. Todas equipas que abrem as perninhas sempre que os corruptos precisam. O Sporting que para mim até está melhor que o Porto vai ser um osso duro de roer como foi o Braga no ano do título. Ainda assim penso que lhe falta muita coisa para poder estar ao nível do Benfica. Os árbitros mantêm-se em grande plano. Bruno Esteves está a revelar-se esta época, Rui Silva voltou de uma condenação e todos os outros como Artur Soares Dias, Benquerença, Jorge Sousa, Xistra, Paixão, Vasco Santos, etc, mantêm-se em boa forma. O Porto esta época manteve os melhores e ainda se reforçou.

FranciscoB disse...

Os 4 foras-de-jogo na 1ª parte foram todosmal assinalados...

Passado um dia, em Coimbra, não houve foras-de-jogo assinalados ao fócuporko, permitindo um 2º golo irregular... Tb não se falou de um penalti por mão na bola de um jogador do porko, nem a sporkostv repetiu as imagens...

E porque não tb falar da expulsão do jogador Rinaudo em Guimarães... inacreditável... O Sportem começa a ameaçar o lugar do fócuporko na Cahampions...

Anónimo disse...

neste ultimo comentário... por aqui se pode provar que existem mesmo broncos... hahahaha, pobres!!!

zé do boné

ulisses disse...

ficou tb um penalty por marcar (carga nas costas do cardoso) bem mais claro do que os do hulk nas primeiras jornadas

EAGLEHEART disse...

EXISTE UMA COISA QUE AINDA NÃO ENTENDI LÁ MUITO BEM E NÃO SE PASSA AQUI SÓ NESTE FABULOSO BLOG. PORQUE SERÁ QUE NÃO MODERAM DE UMA VEZ POR TODAS OS COMENTÁRIOS QUER SEJAM DOS COBARDES ANONIMOS COMO OUTROS CABRÕES DOS CORRUPTOS OU LAGARTOS? ISTO QUANDO SE TRATA DE FUTEBOL NUNCA FOI E NEM NUNCA DEVERIA SER UMA DEMOCRACIA. ESTE E OUTROS BLOGS DO GLORIOSO SÃO PARA BENFIQUISTAS E NÃO PARA ESSES ANIMAIS, CABRÕES DE MERDA DOS PORTISTAS QUE NADA MAIS TEM A FAZER DO QUE ANDAR A METER-SE E A PROVOCAR NOS BLOGS DOS BENFIQUISTAS. AMIGO LF ACHO QUE JÁ CHEGA DE VIR AQUI AOS COMENTÁRIOS NO SEU BLOG E VER ESTE TIPO DE VÓMITOS DEIXADOS POR ESSES ANIMAIS. PENSE NISSO, ESCREVA PARA BENFIQUISTAS E DE-LHES AONDE MAIS LHES DOI AOS ADVERSÁRIOS MAS NÃO DEIXE ESSES ANIMAIS VIREM AQUI CONSPURCAR O SEU FABULOSO BLOG.