REALISMO

O problema do Benfica não é desta época. O problema do Benfica não é dos últimos oito anos. Na verdade, o problema do Benfica não é… nenhum.


Existe é um clube que há quase trinta anos, por várias vias, dentro e fora dos campos (e há aspectos que terão de continuar a ser denunciados), assumiu a hegemonia do futebol português, e que hoje se situa num plano desportivo consideravelmente mais elevado que os encarnados.


Não adianta clamar por milagres, nem esperar por varinhas mágicas. Para o Benfica voltar a ser a principal força desportiva do futebol português, terá de continuar a lutar, a prosseguir o seu caminho, sem precipitações, nem angústias existenciais ridículas. Com humildade, tranquilidade, união e perseverança, talvez possa lá chegar dentro de alguns anos. Sobretudo se olhar mais para si, e menos para o rival (que nalguns quadrantes do benfiquismo começa a transformar-se numa estúpida obsessão). Sobretudo se puxar pelas suas principais armas: a capacidade de mobilização, a popularidade, a paixão. Sobretudo se não desvalorizar o que tem, e o que ganha, e não hipervalorizar aquilo que perde.


Ser derrotado por um dos melhores Portos de todos os tempos, não é humilhação para nenhuma equipa do mundo. Pode ser tristeza, pode ser desilusão, mas só envergonha os irrealistas. Para a realidade do Benfica actual, lutar pelo acesso a uma final europeia, ter assegurado presença nas pré-eliminatórias da próxima Champions League, e ter erguido um troféu oficial, já traduz uma temporada razoável – havendo ainda a esperança de a mesma se poder vir a tornar histórica, com uma inédita conquista europeia a abrilhantá-la.



Alguns poderão continuar a cantar de alto, ou pretender que o Benfica, só por ser Benfica, terá de se superiorizar por decreto a todos os adversários, acusando de falta de exigência quem lhes chama a atenção para a …realidade. Esses, apenas contribuem para o adiar de um Benfica verdadeiramente hegemónico.

8 comentários:

Manuel disse...

Concordo. Os "big mouths" têm de se calar. Aqueles que utilizam a história gloriosa do Benfica como argumento para se ganhar devem calar-se. Ninguém ganha com pergaminhos, ganha-se com sangue, suor e algumas lágrimas, com os pés bem assentes na terra e a olhar, APENAS, para o próximo jogo.

Quando vejo benfiquistas a sonhar alto, a pensar em conquistas, quando ainda nem sequer jogámos contra o próximo adversário, sinto logo um arrepio na espinha. Pois é o primeiro passo para a derrota.

Anónimo por motivo obvios disse...

O clube dos corruptos começa sistematicamente os campeonatos com 20 pontos de avanço! Diz-me um amigo ex-capitão de uma equipa da primeira divisão dos anos 90, contra o porto somos obrigados a perder para não descer de divisão! Cada vez são mais as equipas do norte na primeira divisao...e todas elas tem que ceder pontos ao patronato! Não se chateiem muito com o futebol porque isto é tudo mais do que planeado! por algum motivo os estadios entre 1982 e a data de hoje foram-se esvaziando de interesse...nada acontece por acaso! Enquanto a era dos pintos (pinto de sousa, pinto da costa, lourenço pinto) nao terminar o futebol portugues nao tem qualquer tipo de interesse! Questionem-se sobre o silêncio do presidente da liga durante uma época em que tanta polémica ouve...

Tiago Godinho disse...

Excelente comentário! Infelizmente existe muita gente que não percebe que não é por colocar tudo em causa que vencemos...aliás o melhor exemplo para mim no Benfica chama-se M. Damásio...entrou no Benfica sem perceber nada de futebol e sem ter uma estrutura profissional condizente com um clube como ao Benfica...quando começou a criar essa estrutura devido a um mau inicio de época despediu o treinador e demitiu-se dando azo à entrada do demagogo e popular, para não chamar outras coisas, Vale e Azevedo.

Devemos de olhar para o FCPorto e perceber 2 coisas:

1 - É verdade que continuam a dominar os bastidores do futebol portugues e que temos que continuar essa dura batalha para acabar com isso.

2 - Apesar do ponto 1, também temos que olhar para eles como exemplo na gestão desportiva e no saber criar ciclos de vitórias e de e isso é o mais dificil, voltar a ganhar quando se perde, quando vencemos os nossos dirigentes devem deixar a festa para os adeptos e jogadores, mas internamente o culto da humildade, da ambição deve continuar bem presente.

Nos dias de hoje dizem que Villas Boas para motivar os jogadores do FCPorto tinha simbolicamente um poster com o plantel campeão nacional do Benfica, pois bem, nós temos que forrar as paredes do balneário com posters do FCPorto penta campeão e neste momento em que podemos alcançar uma final europeia em que o nosso adversário pode ser o FCPorto, deveremos assumir o seu favoritivismo sem vergonha, mostraram em 5 jogos esta época que foram melhores que nós, ponto final...mas no balneário se isso vier a verificar-se ou seja final Benfica - FCPorto espero que seja mostrado aos jogadores, todos os dias a todas as horas antes de começar esse jogo em Dublin os videos da festa azul e branca nos 2 jogos da Luz, não por uma questão de vingança, mas para percebermos que temos que ser nós a festejar e que não devemos temer uma excelente equipa devemos isso sim é motivar-nos ainda mais para os poder vencer!

Vitória do Benfica disse...

Luis
Concordo em absoluto consigo. Há quantos anos não tinhamos uma performance como esta perdemos a taça na última meia final.

Não devemos ir por um espirito de vingança como eles fazem devemos sim ir pelo caminho da competência

pedroserafim78 disse...

Nem mais. Nem menos. É isso tudo. É preciso crescer por dentro e continuar a combater a nojeira que vai lá fora.

EAGLEHEART disse...

« O demagogo e popular, para não chamar outras coisas, Vale e Azevedo » foi simplesmente o Homem de bom ou mau caracter que descobriu um tal de José Mourinho e que fez em publico aquilo que esta direção não tem sequer coragem para o fazer, que foi já na altura rasgar, ok talvez até num acto de exibicionismo, o contrato com os mafiosos da Olivedesportos, coisa que hoje tanto Benfiquista reclama. o resto não sei. só sei uma coisa o Glorioso só coltará a ser grande e a recuperar a hegemonia do futebol cá em portugal quando esse ANIMAL do Pinto da Costa bater a bota, nesse sagrado e santificado dia acabará com ele esse maldito clube de corruptos e todo o futebol voltará ao normal, mas infelizmente talvez pelos genes da familia dele ou pela maldade que o alimenta e sustenta dentro dele, o Gajo tarda em morrer. e só de pensar Meu deus que por esse mundo fora anda tanta bala perdida.

Tiago Godinho disse...

EAGLEHEART...respeito a sua opinião mas Vale e Azevedo não encontrou Mourinho nenhum...o que aconteceu é que naquela altura poucos eram os treinadores que assumiam o Benfica e Mourinho ingressou no Benfica por José Veiga que na altura já tinha grande influência no Benfica...foi uma sugestão de Veiga que Vale e Azevedo aceitou...tão simples quanto isso...mas já agora lembra-se da sua opinião quando Mourinho chegou ao Benfica!? ou a opinião generalizada dos benfiquistas!? Relativamente ao contrato que refere da Olivedesportos concordo que por mim o Benfica também deverá renegociar e se possivel escolher outro parceiro, resta é saber se alguém dá mais, agora o que Vale e Azevedo fez foi "rasgar" literalmente um contrato...isso levou a que o Benfica tenha ido para tribunal perdido na 1 ª instancia e ganho na relação, ou vice-versa, honestamente já não recordo da sua ordem, o que sei é que caso o Benfica perdesse no Supremo ficariamos numa situação financeira muito, muito complicada...se Vale e Azevedo foi o pior Presidente do Benfica!? Não, não foi, é somente mais um criminoso, infelizmente que roubou o clube que tanto amo, sinceramente para mim o pior Presidente da história do SLBenfica foi o seu antecessor, M. Damásio, destruiu uma equipa campeã de futebol, mais tarde ajudaria a destruir a de Basquetebol e Hóquei Patins, acabou com o Voleibol, destruiu a formação, que já não estava grande coisa é verdade, e quando começou a perceber o que tinha que fazer para ter sucesso foi-se embora...

Manuel disse...

Tiago, ele foi-se embora depois de encher os bolsos.
E concordo, foi o pior presidente do Benfica, porque além de pouco inteligente, eu diria mesmo estúpido e incompetente, veio para o Benfica apenas para se encher. Afinal fez a mesma coisa que o VA só que soube-o fazer sem ser apanhado.