VERGONHA É OUTRA COISA

O comentador e músico (?) Miguel Guedes está a tornar-se um case-study.
O rapaz mente, inventa, insinua, deturpa, fazendo a festa sozinho, provavelmente no intuito de abafar as vozes portistas que defendiam a ausência de representação do clube no programa no pós-Rui Moreira - esse sim, um homem que defendia as suas cores com alguns excessos, mas sempre com grande dignidade.
Não conto perder muito mais tempo a desmascarar as suas perturbações de espírito. Dizer que o Benfica tem feito uma temporada europeia “vergonhosa” (cito), parece-me, no entanto, idiotice a mais para poder passar em claro.
O Benfica é a única equipa dos oitavos-de-final da Liga Europa que conta por vitórias os jogos disputados na competição, com a particularidade de ter enfrentado até agora apenas adversários do chamado “big-five”- no caso uma alemã e uma francesa. É verdade que a Liga dos Campeões não correu bem, mas recordo que ainda assim os encarnados fizeram seis pontos, só perderam em casa quando o apuramento já era impossível, e a única equipa que triunfou na Luz (o Schalke) já está qualificada para os quartos-de-final dessa prova.
Mas, voltando à Liga Europa (de onde o FC Porto não saiu), vejamos então o quadro de percentagem de vitórias de todos os clubes ainda em competição:
“Vergonhoso”, como se percebe…

18 comentários:

Edgar disse...

O Benfica é 19º no coeficiente UEFA deste ano, a par do Braga (mesmo número de vitórias, e mesmo bónus da CL).
O clube do músico é 16º, com mais um ponto, o equivalente a um empate.
Não me parece que seja uma vergonha assim tão grande!

João disse...

Essa tua mania das estatísticas! É que não consigo entender essa questão. Tu queres comparar uma equipa que fez 9 jogos nas competições europeias (5 vitórias, 4 derrotas) contra outra que fez 11 jogos (9 vitórias, 1 derrota, 1 empate)? É essa a comparação, o Porto tem tantas vitórias como a totalidade dos jogos feitos pelo Benfica! O Benfica na Liga dos Campeões fez uma campanha vergonha sim! Não tentes mascarar essa do "já estavam eliminados no último jogo". Vais-me dizer que o Benfica não quis ganhar o último jogo? A Champions foi de facto vergonhosa, admite e deixa-te de tretas.

Que o Guedes é parvo? É mas não disse mentira nenhuma. Queres comparar uma equipa com 3 jogos com uma com 11 jogos é que é ridículo da tua parte.

É a mesma coisa que agora alguém vir comparar que nas últimas 2 jornadas do campeonato o Benfica tem 0% de vitórias e o Sporting tem 100% de jogos sem perder!

Tira as palas e sê menos faccioso!

Vitória do Benfica disse...

O rapaz faz parte dos Portistas do costume, não considero que Rui Moreira tenha maisdignidade que ele são ambos iguais acompanhados da obra prima anti-ciencia insuflada vulgo Manuel Serrão.

Não passam todos de grandes amigos daquele que nunca chegará a galo, nem por nome nem por categoria.
O maior gozo para mim é que percorrendo as ruas do Porto encontro bandeiras e camisolas do Benfica, coisa e grande coragem para alguém que tem uma porta aberta num local onde até dizem eles os semaforos vermelhos querem dizer para não passar ao Benfica

LF disse...

Eu não comparei últimas nem primeiras jornadas.
Comparo toda a Liga Europa, desde as pré-eliminatórias até agora.
A única equipa nesta Liga Europa que ganhou os jogos que fez, foi o Benfica.
Isto é o facto, o resto são nuvens.

Admito que o FCP tenha uma excelente prestação europeia.
É difícil compará-la com a do Benfica, desde logo porque andaram em provas diferentes até ao Natal.
Um jogou com Lyons e Schalkes, outro com Gents e Rapides.
Mas tudo bem, ganhou, ganhou. Ainda bem para os rankings.

Mas não foi nada disso que eu disse.
O que eu disse é que a prestação europeia do Benfica não pode, de modo algum, ser considerada "uma vergonha".
Pode dizer-se que é boa, que é assim-assim, agora "uma vergonha", é afirmação que não tem pés nem cabeça.
E foi isso que afirmou o dito comentador.

LF disse...

Aliás, e tal como diz o Edgar, o Benfica aprece em 19º lugar no ranking europeu do ano, á frente de clubes como: PSV, Twente, Zenit, CSKA, Villarreal, Leverkusen, D.Kiev, Ajax, Liverpool, Juventus, A.Madrid, M.City, Sevilha, Bremen, Dortmund, Nápoles, Panathinaikos, Anderlecht, entre outros.
Se estar à frente desta gente toda é "uma vergonha", não sei o que seria um orgulho.

Estar nos 15 primeiros?

Mas aí não está nenhum clube português.

Miguel disse...

LF,
Dá-lhe menos atenção... eles querem atenção dos benfiquistas para valorizar as suas próprias vitórias! Sem o Benfica no discurso as vitórias valem metade... Não te esqueças que eles sofrem do sindrome de inferioridade crónica!!

LF disse...

O problema de muitos portistas e sportinguistas é que querem empurrar-nos para a angústia, mas não conseguem.

O Benfica está a fazer uma grande temporada. Só não está na discussão do título porque dela foi afastado pelas arbitragens. E mantém as suas aspirações intactas em todas as outras provas, mesmo depois de ter vendido jogadores no valor de 80 milhões de euros.

Esta é a realidade do Benfica 2010-11.

O resta são cantigas mistificadoras.

LF disse...

Ainda agora achei graça ao Villas-Boas, dizendo que quer que o Benfica demonstre que desistiu do campeonato, jogando o clássico com segundas linhas.
É caso para dizer..."não queria ele mais nada?"

É óbvio que o contexto desse jogo vai ser diferente. Não se trata de lutar pelo título, mas antes pelo orgulho.
Além de que, o jogo com o Portimonense ficava entalado entre uma eliminatória europeia, enquanto esse clássico joga-se após a pausa para as selecções.

Irrita-me quando me tentam fazer de parvo. E esta gente passa a vida a tentar.

LF disse...

Miguel,

Tens razão, mas há coisas que não posso deixar passar.
Tentarem fazer os benfiquistas de idiotas, NÃO!

Peter disse...

Mas o que é que os portistas querem?Andaram a bater a mortos até agora,até o ano passado o Benfica teve 1 fase de grupos mais difícil que o fcp este ano e distribui classe com os 5-0 ao Everton e os 2-0 em Inglaterra coisa que nenhuma equipa andrade conseguiu até hoje.Opá se não fosse a fruta no campeonato onde é que vcs andavam?

No.Worries disse...

Bem, se vamos pela conversa da "vergonha", esse tal guedes (que se me cruzasse com ele na rua não saberia dizer que era musico nem que era o representante dos corruptos num desses programas de 2 contra 1 sobre o futebol português) era abafado muito facilmente, porque VERGONHA é ter um presidente que paga viagens a àrbitros, que os recebe em casa, que lhes fornece fruta de dormir. VERGONHA é não conseguirem ganhar sem ajudas dos àrbitros, sem jogadinhas de bastidores, sem compadrios e clubes satélites. VERGONHA é o país inteiro constatar que os grandes reponsáveis por esta liga mentirosa são aqueles que desde a 1ª jornada andaram a fabricar um pseudo-campeão e um titulo forjado, e esses não são os villas boas (até na conferência de imprensa dum jogo da liga europa fala do Benfica, hehehehe, tadinhos dos provincianos complexados), os beluxos, os lolks, as maçãs podres, mas sim os olegários, os elmanos, os soares dias, os proenças, os batistas, os jorges sousas, os vascos santos, etc.
VERGONHA é ser adepto dum clube condenado por corrupção, é ser adepto da maior podridão de Portugal, é elogiar um presidente condenado por corrupção em vez de se envergonharem.

João disse...

para uma equipa que ia para fazer uma grande campanha europeia sim é uma vergonha, nem a fase de grupos da Champions passou...

Para mim qualquer equipa portuguesa que não passe a fase de grupos sendo 2º cabeça de série é uma vergonha.

Runesocesio disse...

"Os factos estão à vista: saída da Liga dos Campeões sem um único golo marcado fora, com dez golos sofridos em cinco jogos, e com o próprio terceiro lugar fortemente posto em causa. Enfim, uma vergonhosa realidade"

Talvez o Miguel Guedes não tenha sido suficientemente explícito, creio que era a esta realidade que ele se referia.

Não obstante a campanha anterior espero que o Benfica passe esta eliminatória.

Que as equipas portuguesas cheguem o mais longe possível nas provas europeias.

LF disse...

Pois para mim vergonha seria ver o presidente do meu clube acusado e condenado por corrupção desportiva, saber que ele recebia árbitros em casa nas vésperas dos jogos, e que pagava prostitutas e viagens ao Brasil a outros árbitros.
Para mim vergonha seria ouvir o presidente da UEFA dizer que o meu clube era batoteiro, e estar em vias de ser excluído da Champions por corrupção (e só não foi devido a um testemunho amigo de um funcionário da FPF).

Correr risco de ficar fora da Liga Europa por um golo ou uma derrota, ou de fora da Champions por corrupção?
O que será a maior vergonha para vocês?

LF disse...

Mas mesmo falando em golos fora, em casa e estatísticas, devo lembrar que o Benfica marcou tantos golos na fase de grupos como o Manchester United e o Milan, e só sofreu mais um do que o Inter.

Não fez uma boa campanha. Para mim foi uma desilusão, como aqui escrevi na altura.Esteve muito mal sobretudo no jogo de Israel.
Admito até que, dadas as expectativas, alguns considerem um fracasso.
Nunca uma vergonha.

E Miguel Guedes nem sequer falava da Champions. Falava da temporada europeia, lactu sensu.

Runesocesio disse...

Em sentido lato então não posso nem concordar com um (MG) nem com outro (LF). Nem é vergonhosa, a partir do momento que saiu da Champions, nem é brilhante considerando a Champions e as expectativas do Benfica.

Poderá vir a ser brilhante dependendo do percurso ainda a percorrer, se bem me lembro o Porto de 2003 também foi eliminado da Champions e ninguém o menorizou por isso.

Boa sorte mais logo, é o que desejo. Venha de lá a final portuguesa!!!

Quanto a vergonhas, as palavras entre aspas não são minhas LF, como deves ter percebido, são do teu post após o jogo com o Hapoel. E no fim nem um nem outro ficou de fora. Por um lado houve um golo salvador por outro não houve condenação tirando num orgão decisório muito especifico... a Justiça dos "tribunais a sério" e o presidente da UEFA pelos vistos chegaram à conclusão que havia muito alarido e pouca substancia de facto, "penso eu de que."

Anónimo disse...

hoje em dia, o que predomina nesses programas são as homilias dos departamentos de comunicação para os papagaios repetirem ideias-chave até à exaustão. e TODOS os comentadores do FCP tem insistido nessa tecla da champions (que correu mal, admitamos, sobretudo, face às palavras delirantes de jesus no defeso. mas para o ano lá estaremos de novo e vamos fazer melhor)

sinceramente, retiraria todos os comentadores benfiquistas desses programas, esvaziando completamente o seu significado e deixava essa gente a falar sozinha. sem benfica nao ha sentido nem conversa para essa gente. e como bom parolo, o miguel guedes esconde o seu desconhecimento objectivo sobre futebol com o seu jeito bem falante - como alias, um bom aldrabao intectual. tal como os rui oliveiras e costas e por aí fora. termos ali um representnate para discutir com gente intelectualmente desonesta não vale a pena, não dignifica o nosso clube. e que se e para falar do benfica permanentemente, convidem-nos para a Benfica TV.

MC

MacGowan disse...

Então e agora não sai nenhuma estatistica das equipas com maior percentagem de vitórias nos jogos da Liga Europa?
Será porque o primeiro classificado mudou?