O CRIME TEM ROSTO

Qualquer pessoa bem formada, fosse qual fosse a cor clubista, condenaria veementemente a cobarde agressão feita pelos Super Dragões ao Dr. Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica.
Pinto da Costa, como é hábito, não só não se demarcou do acto, como até o aplaudiu, pois é precisamente um aplauso o que se depreende das suas cínicas palavras. Mais do que um aplauso, creio que será mesmo uma confissão de culpa. Senão de uma culpa objectiva (algo que nem me espantaria particularmente), pelo menos da culpa moral de mais uma acção terrorista, cometida á imagem e semelhança das que, noutros tempos, vitimaram Carlos Pinhão, Marinho Neves, Ricardo Bexiga, Co Adriaanse, Paulo Assunção e muitos outros.
Pinto da Costa trouxe para o futebol um clima constante de guerrilha, ódio, violência, hostilidade, cinismo, provocação, arrogância e crime, o qual tem sido bebido por massas estupidificadas e carneirizadas em torno de vitórias a qualquer preço. Por mais que ganhe, não consegue libertar-se dos complexos provincianos que o fazem sentir-se, ainda assim, inferior. Ele, melhor do que ninguém, sabe como e porque ganha. Ele, melhor que ninguém, conhece os verdadeiros “méritos” das suas vitórias. Daí tanto ódio, daí tanto cinismo, daí tanta provocação. Daí tanto crime, a coberto da impunidade que o sistema de justiça lhe garantiu, ao ignorar ostensivamente aquilo que toda a gente leu e ouviu.
Criminosos sempre existiram. Tal como os sismos, as tempestades ou as doenças, é algo que faz parte do mundo. O que não é natural é que a comunicação social portuguesa continue a ter medo de dizer a verdade, e de tratar esses criminosos como eles devem ser tratados. Não se pode confundir isenção com branqueamento, e Pinto da Costa não pode continuar a ser objecto de uma tolerância ilimitada, como se a sua inimputabilidade fosse algo que os portugueses tivessem de suportar como castigo.

16 comentários:

Anónimo disse...

Super Dragões??? Ia jurar que o Rui Gomes da Silva disse que foram dois encapuçados!!! A estratégia está a funcionar, colar essa suposta agressão a Pinto da Costa e ao F.C.P era o objectivo. E depois vem aquele João Gabriel insinuar que quem avisou os agressores foi AVB...por acaso alguém acredita que PDC ia mandar agredir um dirigente do Benfica á porta de um restaurante onde almoçava o seu treinador...ele pode ser muita coisa mas burro não é de certeza! Alguém quer incendiar as duas idas do Porto á Luz!

José Soares

Jotas disse...

O problema meu caro, é que aquilo é tudo farinha do mesmo saco, Guilherme Aguiar reve-se completamente nos comportamentos do seu presidente, o que por si só, é suficientemente esclarecedor quanto ao seu perfil, o que para as pessoas de bem seria uma ofensa comparálo a Pinto da Costa, para Guilherme Aguiar é uma honra, perante isto, julgo que estamos devidamente esclarecidos.

Mister SLB disse...

Torna-se confrangedor o clima de impunidade que reina no FCP.

A agressão ao vice-presidente do Benfica, ou muito me engano, não será o último episódio deste drama que acabará por matar o futebol.

Sobre a agressão, permitam-se colocar um link para o que escrevi no meu blog: http://www.24dafarmaciafranco.blogspot.com/

LF disse...

José Soares,

Não fui eu que inventei que eram Super Dragões.
Um jornal de grande tiragem é que o disse, adiantando que um dos homens já estaria identificado.

Então mas quem é que acha que poderia ter sido senão Super Dragões?

Eu já não tenho idade para acreditar no pai natal...


Devo dizer, no entanto, que não acredito que Villas Boas avisasse quem quer que fosse com esse fim.
Mas não me admira que, sem intenção, tenha falado ao telefone com alguém, lhe tenha dito que tinha visto RGS, e a partir daí, esse outro alguém, tenha encomendado o trabalho. Isso já me parece plausível.

Considero Pinto da Costa um criminoso. Dos mais perigosos que existem no país. Daqueles que controlam juizes e polícias como os grandes mafiosos da Sicília.
Mas André Villas Boas parece-me apenas um treinador de futebol, fanático pelo Porto, mas fora destes esquemas.

O GLORIOSO disse...

Brilhante post.
Obviamente que essa gentinha estupida será sempre cega enquanto ganhar. Ouvi penso que na nossa TV uma definição fantástica de vitória á Corrupto. É o mesmo que gabar-se ir para a cama com um "avião" depois de a embebedar bastante. Mais ou menos isto.
Quanto ao Corrupto-Mor apesar de ganhar o que ganha, continua um complexado e saloio de 1ª. Tenho que para mim o seu complexo de inferioridade em relação ao Glorioso está na sua grandeza que por mutio que ele ganhe nunca acabará. Isso é terrivel para ele. Por isso tem sempre de ganhar contra o Benfica. Enfim complexos de inferioridade.
No entanto imagino como será o clube Corrupto quando ele morrer (sim morrer pois só sairá de presidente num caixão). Como será o futuro desse Corrupto clube? Vai como é natural quase definhar-se disso não tenho duvidas. Será lembrado pelo clube Corrupto de Portugal como já o é na Europa (até batoteiro foi apelidado pelo presidente da Uefa) como temos os exemplos por exemplo do Steua de Bucareste, da Juventus, do Marselha.
Como disse os adeptos do clube Corrupto continuam a festejar muito e muito, todos felizes. Parabens gostam de ganhar assim então aproveitem.
Para mim por muitos titulos que ganhe se constata-se o meu clube ser enxovalhado pelo presidente da Uefa como batoteiro, ser apelidado quase de corrupto por um treinador como Alex Fergusson (o clube que compra campeonatos no supermercado), ou ter artigos sobre como exemplo de corrupção do futebol num jornal prestigiado com A Marca seria uma vergonha que nada apagaria, mas como os adeptos do Clube Corrupto são felizes assim!

Anónimo disse...

Oh Lf, nao acha plausivel que tenha sido tudo um esquema montado? ou como se calhar foi tudo montado pelos benfiquistas ja nao faz sentido? Ontem vi o Dia Seguinte e nao vi Rui Gomes da Silva com nenhuma marca. Nao acha que se fosse para bater a serio, o tinham pisado todo e nao tinam ficado apenas por uma chapada? Nao ponha culpas se nao sabe quem foi. Pode fazer suposições, agora dizer que foi este ou aquele sem provas é que nao.

Ja agora, foi nomeado um arbitro holandes ( sim, porque tem dito mil e uma coisas por causa do portugal holanda de ha uns anos e tem-se queixado acerca do benfica por causa disso ) para o porto cska. Quero ver, como voce é um defensor das equipas portuguesas ( apesar de cada vez ser cada vez mais anti portista ) se algo acontecer de mal, vai fazer o mesmo escandalo que fez quando foi o benfica.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Porque que a agressao ao rui gomes da silva é mentira?

Porque estas declarações mostram bem o que se "passou":


Dia 11: Dia em que ocorreu a suposta agressão. Nenhuma referência nos jornais nem na internet (Estranho, sabendo que as noticias não demoram mais que uma hora a saber-se)

Dia 12: Capa da Bola faz referência ao sucedido «...quando dois encapuçados agrediram o dirigente encarnado...», «...fomos subitamente surpreendidos por dois indivíduos, que deram um soco no Rui».

Dia 14: «fui surpreendido por uma pessoa, com um boné na cabeça, (...). Passou por mim e pregou-me duas bofetadas».


Duas pessoas fundiram-se numa...FANTÀSTICO!

HÁ QUEM SAIBA MENTIR E HÁ QUEM TENTE MENTIR MAS TROCA-SE TODO!

APANHA-SE MAIS DEPRESSA UM MENTIROSO DO QUE UM COXO!

M disse...

Quem com ferro mata, com ferro morre!

No.Worries disse...

Vinha cá deixar o meu comentário a mais um excelente post, mas metade dos comentários que cá estão são de amantes de corruptos, que tal e qual como o presidente do cluebeco regional de andrades, em vez de repudiarem, ainda deliram com teorias da conspiração e com fantasias puras.

Perdi a vontade.
Se da próxima vez a caixa de comentários esiver mais limpa de certeza que comentarei. Não deveria haver democracia nem liberdade de expressão a quem defende e apoia criminosos em vez de se envergonhar e de os repudiar.

Manuel disse...

O João Gabriel não insinuou que tinha sido o AVB a avisar os agressores. Simplesmente rescusou-se a responder a uma pergunta (estúpida) de um jornalista que lhe perguntou se achava que tinha sido o AVB a avisar os agressores. Que queriam que respondesse, que sim? Ou que não? Como podia saber? Eu teria dito o mesmo: sem comentários (a uma pergunta estúpida).

Pessoalmente, penso que foi um dos empregados do restaurante. Aquilo no Porto é tudo uma quadrilha com olheiros e informadores por todo o lado. Lembra a PIDE no tempo da Velha Senhora.

Além disso, penso que quem está a incendiar o ânimos é o Siciliano que, mais uma vez, mostrou a sua verdadeira cara. A de corrupto complexado, criminoso e doente mental.

Foi o autarca de Paredes, testemunha da agressão, e não RGS que depois de se informar junto de outros elementos dos SD, afirmou saber quem são os agressores.

Devem ler bem as notícias, e não lê-las como queriam ou desejavam que elas estivessem escritas.

Estes anónimos andrades agora querem, mais uma vez, fazer aquilo de que são especialistas: reescrever a história. Até afirmam que foi tudo uma cabala, uma invenção, para culpar os andrades. Quando houve várias testemunhas, para além do Presidente da Câmara de Paredes.

Estas testemunhas até sabem que estes indivíduos chegaram meia hora depois do RGS ter chegado ao restaurante, esperando mais hora e meia até ele sair do mesmo. Foi tudo inventado, hein?

Peter disse...

1º Os adeptos do fcp pelo menos alguns são mesmo assim pq eu já vi ao vivo mais que uma vez comportamentos destes,os últimos foram na estação de serviço de alcácer do sal o ano passado na final da taça da liga e este em ano em aveiro na supertaça vi um puto de vinte e poucos anos agredir um velhote de 60 e tal.2º O villas-boas na minha opinião é inocente pq gostei da maneira como reagiu ao caso.3º O corrupto mor do futebol português se não quer incendiar as idas do fcp a Lisboa basta-lhe não ter aquele tipo de declarações que teve numa casa do fcp não sei aonde sobre este assunto, bastava-lhe ter a mesma postura do villas-boas e até do capo regime guilherme aguiar que lamentaram o sucedido.4ºPortanto as desculpas do josé soares não fazem sentido nenhum.5º Grande Post LF.6º Viva o Benfica e a sua grandeza, abaixo a pequenez e saloíce provinciana que mais uma vez está bem visível,só não vê quem não quer.

Vitória do Benfica disse...

Sabe LF
Depois de eu ver a Fátima Felgueiras ter prescrito o Manuel Godinho na rua o Isaltino e outros que tais o pinto da costa ´o espelho do regime porque com ele se identifica a desgraça deste país ou seja a impunidade

Anónimo disse...

Respondendo primeiro ao no worries:

Felizmente que o LF não usa a prática do teu bloguezinho chamado antitripa, em que quem tem uma opinião diferente da tua, nao pode comentar. Não utiliza linguagem insultuosa como tu, nao oferece quantias de dinheiro para se bater em arbitros, nao publica os numeros de telefone deles, nao faz ameaças a adeptos do outro clube, etc. Se calhar, por isto ser um blog em que os portistas podem ter opinião, nao te apetece comentar, nao deves estar habituado a que tenham uma opiniao diferente da tua., por isso o teu bloguezinho é censurado e as pessoas que dizem amens as barbaridades que la escreves podem comentar, quem tem uma opiniao diferente da tua, entao nao pode. Por o LF nao ser assim, congratulu-o. Sou portista e imagino a quantidade de comentarios que deve ter de apagar todos os dias por serem insultuosos.

Quanto ao post propriamente dito, sou contra a violencia totalmente. Acho que cada um pode ter a sua opiniao e partilhá-la com quem bem entender.

Caro LF, penso que não deveria tentar acusar alguem sem as provas. Claro que sendo o vice-presidente do benfica agredido, no estado caótico em que anda o nosso futebol, as culpas recaiam obviamente em Pinto da Cota. Normal. Mas daí a ter a certeza que foi ele é um grande passo. é lamentável se realmente foi agredido a mando de alguém em específico.

cumprimentos

Anónimo disse...

Oh lfezito:

ja que es tao inteligente diz me uma coisa.

porque que o presidente da camara diz que foram dois individuos encapuzados que espetaram um soco no rui gomes da silva, e este disse ontem no dia seguinte que tinha sido um homem com um bone a espetar-lhe duas bofetadas?

um bocadinho mal contado nao?

e esta hein??

Anónimo disse...

Tendo em conta o que o Jesus disse no final do jogo contra o Nacional, eu diria q n foi uma chapada, foi um empurrão na emoção do acontecimento...

Nuno Figo disse...

Ter sido um murro ou uma bofetada, é relevante?
Ouviram que há inúmeras testemunhas do sucedido? Alguém mentalmente honesto pode achar que é tudo uma mentira?!?
Como ousam criar teorias da conspiração contra "isto" e assobiar para o lado contra os factos provados, as escutas, as denúncias e escritos que provam a corrupção e comportamento absolutamente reprovável de pinto da costa e do FCP durante o seu mandato?! Impressionante a forma como as ovelhas seguem o cão pastor...

Depois e mais importante ainda, o que LF condena em absoluto é a reacção do condenado da costa: a forma como, no seu jeito "irónico" (entre aspas, porque eu não baralho ironia com má educação, mentira e chacota) apelidou a agressão como uma simulação, mais o total desrepeito por Rui Gomes da Silva ao chamar-lhe palhaço. Apenas vem confirmar a total falta de educação e civismo deste tão católico e benemérito senhor.

pinto da costa quer sangue. Não tem qualquer vergonha, pudor ou remorso em mandar os seus esbirros para batalhas campais contra os seus inimigos (porque para o presidente corrupto não há rivais nem adversários - só inimigos), seja qual for o preço. Ri-se de contentamento em cada desacato dos super dragões, em toda a cena de pancadaria dos andrades doentes. Sabe que o constante clima de guerrilha é a energia que faz mover "a máquina" portista, usando até à exaustão a cartilha do seu mestre pedroto.

E "vocês", gente acéfala sem personalidade, dão-lhe guarida e alimentam a máquina pintocostista de ódio. Apelido isso, infelizmente, pelo que revela de vocês: triste.

Deixo um abraço sentido e verdadeiramente sério ao último anónimo (portista) que aqui comentou. Parabéns, meu caro, pela sua lucidez, desportivismo e hombridade. Fossem todos como o senhor.