CALDEIRÃO DE EMOÇÕES

Nem sempre as grandes exibições, ou as goleadas, garantem o efeito anímico equivalente ao de uma vitória conseguida no último segundo, após uma reviravolta sensacional e só ao alcance de jogadores hiper-confiantes. Foi o caso deste jogo com o Marítimo, em que a equipa encarnada mostrou o carácter de grande campeã, respondendo nos instantes finais, de forma esmagadora, às vicissitudes de um jogo que nem sempre lhe correu de feição.
Vencer um jogo aos 94 minutos é algo que, para além de lançar o grupo de trabalho e os adeptos num clima de total euforia, enerva e fere profundamente os rivais. A esta hora, André Villas-Boas e o seu adjunto devem estar frustrados (utilizando as suas próprias palavras), ao ver que as jornadas passam e não conseguem libertar-se do fantasma que os persegue. Quando Djalma marcou o golo madeirense terão pensado que era desta. Debalde. O Benfica está fortíssimo, resiste a tudo, e com 55 mil pessoas nas bancadas a apoiar incessantemente ainda encontrou forças nas pernas e na alma para chegar à 17ª vitória consecutiva, mantendo um registo cem por cento vitorioso no ano de 2011.
Sabemos que não há campeões morais. Mas deveriam existir campeões da seriedade, e ao recordarmos as origens da desvantagem pontual que a classificação do campeonato ainda reflecte, não podemos deixar de atribuir essa menção ao conjunto de Jorge Jesus. Tal não irá contar para as estatísticas oficiais, mas deve ao menos servir para reforçar o orgulho que esta equipa merece da parte dos benfiquistas, que nunca poderão esquecer porque motivo ela está apenas em segundo lugar numa competição que deveria, com justiça, liderar. Ganhar jogos sucessivamente, encher estádios, deslumbrar adeptos, impressionar críticos, mostrar um carácter ímpar, também é, de algum modo, ser campeão, e se forças externas conseguirem tirar este título ao Benfica (como parece poder vir a acontecer), ninguém poderá acusá-lo de não o saber defender. O Benfica tem sabido manter o seu título, tem sabido jogar e ganhar como um campeão, e se continuar nesta senda até ao fim, o campeonato 2010-2011 entrará para a história do futebol português como um dos mais injustos de sempre.
Uma vez mais não me apetece destacar individualmente qualquer jogador do Benfica. Diria mesmo que nem me apetece destacar a equipa de futebol do Benfica de todos os 55 mil adeptos que se deslocaram à Luz. Como Jesus bem disse, foi a simbiose entre relvado e bancadas que permitiu o suplemento de alma necessário a uma vitória sofrida, mas muito, muito, saborosa.
O árbitro esteve bem ao anular o golo a Luisão (Cardozo parece efectivamente carregar o guarda-redes adversário), mas esteve mal ao não conceder o penálti naquele corte com a mão ainda na primeira parte. O jogo poderia ter sido mais fácil, mas, já tranquilamente em casa, confesso que gostei mais assim.

14 comentários:

´Peter disse...

Caro LF confesso que quando o Coentrão marcou ia desmaiando tal a tensão que estava a viver no estádio da Luz, mas valeu a pena todo o sofrimento. Se não formos Campeões ao menos teremos a consciência tranquila, porque as 4 primeiras jornadas disseram tudo o apito dourado está vivo e bem vivo, aliás eu sempre disse isto sem os castigos correctos a vergonha iria continuar e não me enganei. Quarta lá estarei novamente pq ver este Benfica que é uma dádiva.

Anónimo disse...

Quando as forças externas de 2009/2010 vos deram o título, não vi estes queixumes! Nem agradecimentos sequer! Jogam bem, 100% vitórias em 2011, e depois?? Por decreto-lei, queriam que vos pusessem em 1º lugar?? É o raio da mania da superioridade...e q o resto é paísagem. É só olhar para o próprio umbigo e sobrevalorizarem tudo o q fazem. Os campeoantos começam à 1ª jornada, e sem basófias, nem faixas encomendadas à partida!

Anónimo disse...

Continuo a não perceber pq vêem aqui os palhaços dos tripeiros comentar este blog do Benfica!
São mm palhaços!!
força Benfica!

No.Worries disse...

Acho que só mesmo quem esteve ontem no estádio pode descrever a loucura total que foi quando o Coentrão marcou golo.
Penso que foi o momento mais festejado da època, pela injustiça que estava a ser e pela recompensa do esforço da nossa equipa ter chegado mesmo à beirinha do fim.
Óbviamente que todos os prejuízos que já sofremos enquanto o clube corrupto é/foi beneficiado já está a tornar este campeonato como o mais injusto de sempre, pois uma coisa é jogar com o opositor à frente ou com um ou dois pontos de diferença, outra coisa é jogar com 8 pontos a mais fruto de todos os penalties inventados a favor e perdodados contra o clubeco regional de andrades corruptos.
Ou alguém acha que é a mesma coisa?

antonioSLB disse...

Ontem sofri como não sofria desde o jogo com a Naval o ano passado, tal como nessa altura o 2º golo do Coentrão foi um dos momentos mais emocionantes e de maior alegria na minha vida! Imagino a explosão de alegria nesse momento em todo o país e todo o mundo por parte dos milhões de benfiquistas que estavam a ver o jogo. Só comparável á explosão de bílis , raiva, inveja e frustração de todos os anti-benfiquistas ranhosos, que sofriam ao mesmo tempo que viam e suspiravam por outro resultado que nos fosse adverso! Muitas televisões devem ter levado com o respectivo telecomando em cima de tanta raiva!

PARABÉNS!

HOJE ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS!

PARABÉNS AO GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA!

Faz hoje 107 anos que 24 visionários e gloriosos heróis se juntaram para fundar o nosso QUERIDO e AMADO ENORME clube!

Por isso HOJE ESTAMOS DE PARABÉNS!

PORQUE O BENFICA SOMOS NÓS!

VIVA O BENFICA!

Peter disse...

Forças externas quais?Essa é de morrer a rir.Por decreto de lei está o fcp em 1º isso sim e as primeiras 4 jornadas viu-se o Benfica sempre a ser prejudicado e vcs beneficiados, como é que explicas que o penalty ontem que não foi assinalado da mão do roberge não seja assinalado e aquele penalty que dá os 3 pontos ao fcp na naval seja?Só não vê quem não quere, e o teu clube é 1 clube corrupto e só num país como o nosso é que nada lhe acontece, em frança o marselha desceu de divisão em Itália um dos países mais mafiosos do mundo a juventus desceu, cá com provas evidentes o fcp não desce e o pinto da costa anda á solta,só um cego não consegue ver isto.

Anónimo disse...

Nem um piu sobre o triturador de pastilhas e o seu exemplar comportamento? Máfia vermelha no seu melhor

Miguel disse...

Será que vamos resistir ao jorge "cabrão" sousa?? As estatisticas dizem que não...

marley disse...

OH Peter nem vale a pela responder a pessoas como o 1º anónimo. São quase todos como ele...CEGOS e também pouco sérios porque, qdo se defende a malandragem,a corrupcção,a imoralidade em toda a acepcção da palavra,quando vale tudo para estarem á frente,ainda que á custa dos favores mais que evidentes do SISTEMA que eles tanto acarinham,nós só temos que os relegar para o ínfimo plano da mediocridade, não lhes ligarmos a mais pequena importância e ficarmos muito felizes por sermos diferentes e infinitamente melhores.
Viva o Benfica

fair-play disse...

o que está a tornar-se muito divertido são os momentos após o apito final do árbitro.
nunca mudo de canal até ver JJ e RC a cumprimentarem os inimigos.
ainda dizem que o fair-play é uma treta; injusto é o que é; aquilo é só beijinhos e abraços!

Anónimo disse...

Injustiça? AHAHAHAH!
Só lhe digo uma coisa:
5-0.
De recordar que em o FCP em 2011 tb ainda n fez outra coisa q n ganhar. Ainda mais lhe digo que em todo o campeonato ainda está invicto e tem apenas 2 empates. Para além disso tem o melhor ataque e a melhor defesa do mesmo.
Assim sendo, tenho de concordar consigo que este campeonato está a ser do mais injusto que já vi!
O senhor é uma risota!
Já agora, pq é q o Jesus continua no banco depois de ter agredido um jogador (e desta vez n agrediu mas andou lá perto, já para n falar do comportamento q teve qdo o arbitro anulou o golo. Por menos o Vilas Boas foi castigado.) e pq é q o Coentrão n foi expulso qdo cortou à cotovelada uma jogada de perigo do Maritimo? Por causa, obviamente, da seriedade!

Peter disse...

Lá está anónimo só vês para o teu lado e o penalty do roberge que é antes disso tudo e o jogo ainda estava 0-0 e se o Cardozo o marcasse o Benfica não teria sofrido o que sofreu.E as 4as primeiras jornadas e as 3 vitórias por 1-o do fcp por penalty em que nenhum deles existe juntando ao facto do árbitro contra o setúbal mandou repetir o penalty que o setúbal já tinha marcado,isso tu nunca vez, e esse jogo o fcp perdia-o.Se o fcp for campeão é um campeão da fruta e aliás basta ver o que é qua a associação de futebol do porto anda a fazer para boicotar a nova lei de bases da federação para se perceber que não querem largar o controle das arbitragens, só 1 cego não vê. E amanhã o superdragão jorge de sousa vai encher o Benfica de amarelos para o Benfica ter jogadores castigados em braga.Queres apostar?

Anónimo disse...

Caro Peter, se o senhor n conhece as regras a culpa n é minha. Se o jogador marcou o penalti antes de o arbitro apitar, este n pode validar o golo só para lhe fazer o favor ou fazer mais uma pag da Bola com a "festa do Povo". Por outro lado, certamente q o árbitro tinha a liçao bem estudada e marcou um penalti contra o Porto no ultimo minuto, para depois adivinhar q o jogador ia marcar à primeira antes dele apitar e falhar à segunda. Deve ter fruta zandinga, certamente!

the_passenger disse...

@Anónimo de 1.03.11

«De recordar que em o FCP em 2011 tb ainda n fez outra coisa q n ganhar.»

2011-02-02 - Porto 0 - Benfica 2
2011-02-23 - Porto 0 - Sevilha 1

Isto são vitórias em 2011? Só se forem morais.

Acabou de perder qualquer credibilidade. Se até neste assunto é evidente que não é capaz de ser sério e falar a verdade, já nem vou falar de mais nada... Pode ficar a falar sozinho.